terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

BAHIA – GREVE DA PM: A OPINIÃO DE UM OFICIAL DA PM DO RIO DE JANEIRO.

EMAIL RECEBIDO:
A greve da PM na Bahia, por Milton Corrêa da Costa
Autor: Milton Corrêa da Costa
Bahia: restauração da ordem e rendição já
O gravíssimo e perigoso clima de tensão que toma conta de Salvador, neste instante, no interior e fora da Assembleia Legislativa do Estado, ocupada por um grupo de policiais militares amotinados, já tendo ocorrido, nas cercanias, confronto entre PMs manifestantes e que também tentavam adentrar ao prédio e tropas do Exército e da tropa de choque da própria Polícia Militar, que cercam o local para cumprir o pedido oficial de evacuação do prédio público e restauração da ordem, mostra a que ponto chegou a insensatez de militares, totalmente esquecidos dos princípios basilares da hierarquia e da disciplina que o rigor da legislação militar (Código Penal Militar e Regulamento Disciplinar) os impõe. O que é mais grave: utilizam-se de crianças e mulheres como escudos humanos para alcançar seus objetivos. Insensatez com todas as letras.
Doze mandados de prisão, por crime de roubo de viaturas e formação de quadrilha, terão que ser cumpridos pela Polícia Federal, com grupo de elite também presente na capital do Estado, em apoio ao efetivo da Forças Armadas, sob pena inclusive de enfraquecimento do poder legal em todos os sentidos, especialmente do Poder Judiciário. O encaminhamento dos amotinados a presídios federais também terá que ser levado adiante. O Estado da Bahia está sob intervenção federal para manutenção da lei e da ordem, portanto os crimes conexos são de competência federal.
Registre-se que a ideia-força do “JUNTOS SOMOS FORTES” é imprópria para o estado democrático de direito e não resolverá, de imediato, um problema salarial que afeta as instituições policiais de quase todos os estados da federação, com remunerações, sabe-se de longa data, não condizentes com a relevante missão. A questão se arrasta por longo período em vários estados-membros e só pode ser solucionado com negociações entre as partes, não com amotinamento e indisciplina.
A ordem pública precisa imediatamente, pois, ser restaurada no Estado da Bahia onde a paz social e a vida da população civil estão sob a grave ameaça da desordem. A maioria de profissionais da Polícia Militar do Estado continuam cumprindo sua missão constitucional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública. A estes os nossos aplausos. Aos sublevados que pensem, o quanto antes, nas graves consequências de seus atos. A restauração imediata da ordem pública é medida que se impõe. Quanto a isso não há negociação. O cumprimento das leis em vigor, o bom senso, o diálogo e a rendição dos insuflados – há interesses políticos inconfessáveis também em jogo - precisam falar mais alto. Militares têm o dever de zelar pela paz social, não pela anarquia e subversão da ordem. A estratégia do “JUNTOS SOMOS FORTES” tem limites no estado de direito.
Milton Corrêa da Costa é coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro.
Comento:
Respeito a opinião do Oficial, mas uma coisa é certa, Policiais Militares cometeram excessos na Bahia e essa é a única parte que concordo do texto do Oficial, com o qual trabalhei no 3º BPM.
Posso estar errado, mas penso que ele participou do famoso cerco dos Oficiais ao Palácio Guanabara, isso na década de oitenta, quando o governador foi impedido de sair e o seu veículo oficial teve os quatro pneus furados. Não tenho certeza, mas um amigo confirmou a participação dele, mas caso isso não tenha ocorrido, basta um aviso para que retifique o artigo.
O articulista chega a concordar com o encaminhamento de PMs para presídios federais, um desrespeito as suas prerrogativas, com o que discordo inteiramente.
Erra ao escrever que a maioria dos PMs está trabalhando, pois as notícias dão conta de adesão superior a 90% da tropa. Talvez a sua fonte seja o governo Jaques Wagner (PT), o mesmo que incentivou a greve de PMs de 2001 e que agora não negocia, só reprime, no jeitinho democrático da união PT-PMDB.
Critica a ideia-força “Juntos Somos Fortes!”, mas nunca li qualquer crítica de sua parte nos artigos que escreve habitualmente ao “Somando Forças” do governo Sérgio Cabral, que pode ser interpretada na direção idêntica que usou para criticar o nosso lema.
Por derradeiro, cita o estado democrático de direito, algo que só conheço dos livros, infelizmente.
Juntos Somos Fortes!

32 comentários:

Blog Católico do Leniéverson disse...

Concordo com o comentário do Cel Paul.

Danilo cerqueira disse...

O autor está mal informado sobre o que acontece na Bahia!

Anônimo disse...

Por que ele não escreve um artigo para explicar estas denúncias e COBRAR APURAÇÃO. SÃO COMPROVADAS ATÉ POR DOCUMENTAÇÃO:

EXCLUSIVO! O mundo mágico de Sérgio Cabral em Mangaratiba - Capítulo 1
http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=8246

EXCLUSIVO! O mundo mágico de Sérgio Cabral em Mangaratiba – Parte 2
As duas mansões no luxuoso Portobello
http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=8247

EXCLUSIVO! O mundo mágico de Sérgio Cabral em Mangaratiba – Parte 3
A MANSÃO DE SÉRGIO CÔRTES
http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=8248

EXCLUSIVO! A milionária cobertura de Sérgio Côrtes na Lagoa
http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=8254

MAR DE LAMA DO GOVERNO SÉRGIO CABRAL: O cerco vai se fechando
http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=5802

Claudio Velloso disse...

Informo ao coronel da reserva da PM do Rio de Janeiro Milton Corrêa da Costa que o dever dos militares das forças armadas também é manter a soberania nacional e salvar o Brasil das mãos dos subversivos que foram eleitos pelo povo de forma democrática e estão no poder não mais representado o povo, mas representando grupos que tomam de assalto a nação transformando o estado de direito em um estado cleptocrático. Afirmo ao coronel Milton Corrêa da Costa que a estratégia do "Somando Forças" do governo Sérgio Cabral (PMDB)também passou dos limites no estado democrático de direito. O povo, a sociedade civil organizada, podemos sim protestar fazendo manifestações para apoiar a luta pela dignidade do nossos "HERÒIS SOCIAIS" contra os subversivos que estão no poder e cabem aos verdadeiros militares que honram suas fardas a obrigação por juramento defender o povo brasileiro contra a quadrilha que roubam diariamente o erário nacional. SOU CLAUDIO VELLOSO, CIDADÃO BRASILEIRO, PATRIOTA E DEFENDO MEU BRASIL. "JUNTOS SOMOS FORTES!"

Anônimo disse...

CONCORDO COM O CORONEL PAUL, QUE PROVA QUE FORAM POLICIAS QUE FIZERAM ESTES ATOS NA BAHIA , E MAIS QUANDO SE ESGOTAM AS NEGOCIAÇÕES PRECISAM SE TOMAR ATITUDES PARA QUE O POVO RECONHEÇA A VERDADE, PARABÉNS AOS COLEGAS DA BAHIA E O EFETIVO PARADO JÁ ESTÁ EM QUASE 100% O LEMA QUE SER PRENDEU UM PRENDEU TODOS kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

É mole! O Governador achou um defensor das suas estrepolias. Faça-me o favor Sr Milton, continue descansando, que é o melhor a fazer.

Anônimo disse...

Se ficasse de boca fechada seria melhor.

Anônimo disse...

Irmãos do Rio, estamos sendo massacrados na Bahia. A imprensa foi comprada pelo Governo. O Exercito tem torturado os policiais que são agredidos fisicamente, as nossas mulheres estão sendo presas e levadas para delegacia pelos Federais e nossos filhos ameaçados. Com lágrimas nos olhos pedimos ajuda aos colegas do RJ. Nosso movimento é de paz, mas temos coragem e orgulho da farda que vestimos. Nossa Esperança está na força das gigantes PMRJ e BMRJ. Humildemente suplicamos socorro. Do sgt/PMBA Silva, do CPM/BA, email. jose.silva@gmail,

Anônimo disse...

CORONEL PAUL O SR. COLOCOU AS PALAVRAS CERTAS,ESTE CORONEL É DO TEMPO DA DITADURA,ELES SÓ FALAM EM HIERARQUIA DISCIPLINA EM REGULAMENTO, TEM MUITOS CORONEIS QUE DA SUA OPINIÃO ENGASGADO,PORQUE ELES NUNCA VIRAM A TROPA TÃO UNIDA COMO ESTÁ AGORA,TEM MUITOS QUE ESTÃO QUERENDO UM EMPREGO NO DESGOVERNO DO CABRAL,ATÉ A FRASE JUNTOS SOMOS FORTES INCOMODA ELE,SE REALMENTE NÃO HOUVER ACORDO, FAREMOS UMA GREVE PACIFICA,ORDEIRA VAMOS DAR UMA LIÇÃO DE CIDADANIA, BASTA UM DIA O RIO PARAR SEM AS FORÇAS DE SEGURANÇA VAI SER UM CAOS TODOS NOS SABEMOS DISSO,DIGO MENOS O CABRAL,JUNTOS SOMOS FORTESSSSSSSSSS.

Anônimo disse...

baseado nessa afirmativa de que o militar tem que respeitar...é que eles deitam o cabelo em cima de militares. Baseado nisso, que somos os cordeiros indo para o abate. E quanto a não atender nosso pleito, por usar de "violencia", podem não nos atender, mas enquanto não formos atendidos, daremos maior prejuizo na arrecadação do estado, na imagem do governo, no pib do estado. E ao final caso ainda nao atendidos e voltarmos ao trebalho, de periodo em periodo faremos paralizações para, no minimo, se nao atendidos, dar prejuizo ao estado,

Anônimo disse...

O Reformado em tela,não sofre as pressões financeiras dos demais aposentados e pensionistas da PM e BM.Como Oficial,jamais se interessou pelo bem de seus subordinados,pois mandava e não comandava.
Se participou ao cerco ao Governador,então estava totalmente errado,pois não pediu o apoio de seus comandados.

Anônimo disse...

Faço parte da populaçao que estar sendo destruída por um governador que tem senso de EUquipe. parabens! Senhor coronel Paúl,aprendir a admira lo pela sua sempre verdade dos fatos,Deus é com a sua tropa de juntos sempre vão estar fortes,porque Deus tambem estar presente neste negocio.

Anônimo disse...

Em um momento tão importante, quando precisamos do apoio da populão, das pensionistas e dos reformados, surge um "grande" reformado como este coronel para declarar tais palavras, como ele mesmo diz vivemos em um estado de direito, por isso acredito eu que o nobre cel paul colocou o seu comentario no blog, pois todos tem o direito de se manifestar, mas um comentario infeliz como este não ira nos desanimar nem aos nobres companheiros de luta na bahia, quero ver no dia 10 quando for deflagrada aqui e houver ao mesmo tempo rio e bahia, aos colegas das forças armadas, tenham dignidade o governo federal esta c... E andando para os senhores, quem ta no poder diz que foi torturado, massacrado por voces, o mais incrivel e que na greve de 2001 estas mesmas pessoas apoiavam os policiais ja que queriam estar no poder e uma vez no poder, agora fazem igual ao escorpião com o elefante, pede para ajudar a atravessar o rio e quando chego do outro lado ja em terra firme, da uma ferroada no elefante, companheiro do Rio vamos ficar longe de politicos pois so querem nos usar para o seu bem prazer. Juntos somos fortes

Anônimo disse...

A pergunta que não quer calar? Como reivindicar melhorias salarial se o Governo não abre a porta para o dialogo. Quantos PM e CBM terão quer ser presos para se ouvido. Não existe outro cominho se não a GREVE. A greve ordeira e pacifica é democrática. Não somos burro de carroça como o Governado da Bahia chamou os PPMM de lá. JSF

Anônimo disse...

que negocio e esse coronel paul!
deixa eu da o meu tapinha tambem!
existem pessoas que sao tao soberba que nao ve que abaixo de sua patente existem homens que deveriam a muito ser respeitado.
digo é muito facil brigar pra baixo quando se encontra em uma posiçao preveligiada.mas brigar pracima é pra quem tem disposiçao o culhoes!
teve uma vida toda profissional pela pm e nao lutou por nada .nada, nada, nada ,a nao ser, proteger sua posiçao. deve te babado muitos politicos e agora vem com repudio a um movimento que tem adesao de 90%na bahia e que a luta é pela dignidade. claro que percebermos que ouve excesso e de devem ser averiquado com vigor.nao fechamos com esse tipo de postura. ate porqure nao pregamos isto,mas sim a luta pela dignidade.é facil coronel ter farinha poco meu pirao primeiro.
quero fazer uma pergunta?
o que o coronel fez em toda sua vida pela famila pmerj?nao me lembro de alguem mencionar o coronel no movimento como referencia ou inspiraçao para nossa luta.coronel voltar pro seu pijama o seu tempo acabou e ja foi em tempo!
devo lembra-lo pequeno grupo?adesao é de 90% da policias.as familias que estao la e que estao lutando juntos com seus pais pelo direito da dignidade e esse e um valor que apredemos com nossos presidente lula e dilma .
o coronel ja teve peito para questionar publicamente o governador o presidente?ja sei a reposta brigar pra baixo é molinho!
insesatez ao principio da hierarquia e disciplina o que isto troxe pra nois?a nao ser se submetido a caprixo de antiguidade.o que isto constroi? no meu modo de ver so ira, isto é implantado porque é deste pricipio que voces se prevalecem para punir.digo que o respeito é maior dos principio. esse sim! merece respeito.mas que fique claro: e todos as ameças e corvadia que vem sendo pregado no dia dia pelos cmts e governo esse nao vale ,nao contan! deixe de hipocrisia.cade a restaraçao da dignidade ate hoje esperada ,ouve uma promessa deste governo essa foi sua plataforma.
cade os coroneis cobrando esta parte... estao se vendendo por cargo commissionados esqueceram da tropa.
de novo meu pirao prinmeiro
coronel. este movimento nao luta pelo praça ele luta é por todos, e assim que deveria ser, é assim que deve ser. se o bolo nao der pra todos nimguem come. isto sim seria um respeito a disciplina e hierarquia! e quanto a restauraçao da ordem... tiro de borraçha na cara vale para restaurar a ondem?nao vi resistencia e confontro de armas mas animos acirrado se defendendo se posicionando porque este é uma postura de quem luta pelos seus direito que é a dignidade!porque o disparo nao foi efutuado da cintura para baixo. isto mostra o total dispreparo ...
nao vem querer jogar balde de agua fria aqui nao.
juntos somos forte sim fortissimo!
e nenhum passo daremos atras rumo a dignidade! para todos, ate pra voce coronel. quando ela chegar o coronel doe a parte da melhoria se tiver carater!porque vai te que conviver com a melhoria salarial e lembrar todas as vezes que estiver gastando uma parte do seu salario. que guerreiros como nois lutou para todos !nao para um pequeno grupo>
adsumos!
greve!
greve! greve! greve! greve!
proque ela é a unica arma que temos para ser mos ouvidos.
aos que tem coragem para lutar pela dignidade ordeira e pacificamente ate o dia 10.
porque juntos somos fortes!
e nenhum passo daremos atras!
adsumos!
rumo a dignidade!
só os coajosos lutam!
sei que posso apanhar, ser esculachado, sofrer arbriatrariedade!
mas, eis me aqui!

Anônimo disse...

governador
sei que voce nao houvira a nossa voz!
mas, houvira a voz da populaçao!
juntos somos fortes!
nenhum passo daremos atras!
adsumos!

Anônimo disse...

cel milton correa,gostaria de lhe pedir que voce fizesse uma lista da disciplina e hierarquia que nossos comandantes estam desrrespeitando. e a comentacem abertamente aqui.
democraticamente!
nenhum passo daremos atras!
e juntos somos forte sim!fortissimo!
adsumus!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Esse Inativo sempre viveu nas tetas do poder executivo, se tem coragem coloque seu curriculo qdo na ativa. Lembro que sua imagem nunca foi de Cmt da Tropa, mas nos gabinetes da SSP/RJ. Caro CEL Paul os mortos vivos estão ressurgindo quase sempre, infelizmente, Oficiais PM.Alerta, inativos que nada fizeram, efetivamente, por seus comandos por favor não se manifestem, pois a verdade será exposta neste espaço Democratico.Ass. "O meu passado me condena"

Anônimo disse...

CORONEL PAÚL VENHO DIZER QUE O SR.ESTÁ DE PARABÉNS PELA FORÇA E ORIENTAÇÃO QUE TEM PASSADO PARA NOS PM BM É CVS,NOSSA GREVE TENHO CERTEZA QUE VAI SER ORDEIRA E PACIFICA.

Anônimo disse...

Os ânimos se exaltam, aparecem os defensores do indenfensável.

Quando os limites da dignidade são ultrapassados, o que se pode esperar de quem é submetido a tratamento desumano? Criaram algo que o Estado e seu desgovernador não controlará sozinho. Explodiu a reação, a prosseguir como os desmoronamentos sucessivos dos prédios que estão a ruir. E
a ordem virá do caos?
Tomara que não precisemos chegar a tanto.

Policial Cidadão não aceita ser reduzido a condição escrava e miserável.

Viva a Bahia! JSF!

Anônimo disse...

De acordo com a CF/88 e o DIEESE, um Soldado PM/BM deve ganhar em torno de R$ 2.400,00 mensais (valor líquido).

O Salário Mínimo Necessário divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, capaz de atender às necessidades vitais básicas (moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social), de acordo com o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal, em janeiro de 2012 correspondeu a R$ 2.398,82 (dois mil, trezentos e noventa e oito reais e oitenta e dois centavos). O piso salarial deve ser reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo dos Militares Estaduais do Brasil.

http://www.dieese.org.br

Anônimo disse...

Cel Milton, vc nunca foi nada na PM enquanto esteve na ativa. Não precisamos da sua postagem, apenas insistir nos companheiros que não invadam nem subtraiam nada, senão isso vai nos levar a choques com as forças federais, além da possibilidade de nos enquadrar nos crimes de quadrilha ou bando e furto. No mais, pacificamente, vamos dizer apenas não aos serviços que teríamos que fazer, cruzando os braços, até que o governo negocie e atenda as nossas reivindicações. Tem mais: o governo federal está com essa corda toda porque somente a Bahia está em greve, queria ver se estariam com o mesmo pensamento se a greve fosse nacional. Aí a conversa seria outra, porque nem as tres forças armadas, apoiadas por forças internas e até internacionais, teriam como policiar todo o Brasil, que ficaria um caos, principalmente Rio e São Paulo. Amigos PM do Brasil inteiro, exceto DF, estamos na miséria, a hora é essa, hem! Vamos passar a segurança pública a limpo! Em tempo: iniciada a greve, se as forças federais receberem a incumbência de assumirem o policiamente, a pé ou motorizado, não imponham nenhuma resistência, porque pouco vão conseguir de produtivo, principalmente na região metropolitana do Estado, que é enorme, além de possuir peculiaridades que só nós conhecemos, portanto, tudo fadado ao fracasso e eles sabem disso.

Cap PM Revoltado

Anônimo disse...

Prezado Sr. Cel Paúl, brilhante o seu espaço democrático, ora disponível no seu Blog. Blog este que tem o intúito de informar a Força de Segurança do nosso Estado e, porque não das demais Forças de Segurança dos estados da Federação. por oportuno gostaria de dirigir-me ao nobre sr. Cel Milton Corrêa da Costa, para informar-lhe que por ocasião que antecedeu a deflagração da Greve da P.M.B.A, o GOVERNADOR do Estado da Bahia, mesmo sabendo da insatisfação da Tropa, resolveu passear nas Ilhas Caribenhas,fumando os seus perfumados charutos cubanos, tomando cachaça, e tudo isto com o nosso dinheiro. Digo nosso dinheiro coronel, pois apesar de estar na Reserva, sou subtraído do meu mísero salário o Imposto de Renda, para custear esta corja que aí estão, e com certeza, isto não deve acontecer com o senhor, que está reformado e, conseguiu nos bons tempo REFORMA, para ficar isento do IMPOSTO DE RENDA. Agora falar em Estado Democrático de Direito, para Governanates como os nossos que visitam Ditadores e sanguinários como Raúl Castro e Fidel, ditadores estes que mantém o seu povo cubano sobre Opressão e, cerceando o seus Direitos de ir e vir. É óbvio que somos policiais Militares, Bombeiros Militares, mas que MILITARES SOMOS NÓS? Talvez o senhor nunca precisou de viajar para fora do Estado do Rio de Janeiro, e precisar de um HOTEL DE TRÂNSITO (H.T.), das Forças Armadas, aí sim o senhor iria sentir na pele, que nós MILITARES, não somos CONSIDERADOS MILITARES, pelas FORÇAS ARMADAS, MILITARES de fato e de direito são o EXÉRCITO, MARINHA E AERONÁUTICA, estou escrevendo isto porque é assim mesmo, e se este missivista não procurasse a Co-irmã da P.M.P.R. em Curitiba tinha ficado ao relento, JUNTOS SOMOS FORTES sim, e em toda Batalha sempre haverá baixas.

Anônimo disse...

É MUITO CAGAÇO PRO MEU GOSTO!!!!!!!!AINDA BEM QUE VCS ESTÃO TODOS NA RESERVAAAA!!!!!!PORQUE SE NÃO CERTAMENTE ESTARIAM DENTRO DE BATALHÕES AJUDANDO A CONSTRANGER E A PUNIR NOSSOS ESFOMEADOS PRAÇAS....MEU SENTIMENTO É DE VERGONHA PELOS SENHORES!!!!!!EXISTEM DEZENAS DE OFICIAIS EM NOSSO MOVIMENTO,SEM SE SENTIREM CONSTRANGIDOS POR ESTAREM AO LADO DOS PRAÇAS E CONSEQUENTEMENTE TEM NOSSO RESPEITO E CONSIDERAÇÃO!!!!!MAS OS SENHORES?????ONDE ESTÃO SUA GARRA E DETERMINAÇÃO,ONDE ESTÁ A HONRA E O SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE PARA COM OS COMANDADOS!!!!!CORONEL PAUL, SAIA DE CIMA DO MUROOOO!!!!!!DIA 09 NÃO VAI HAVER ESPAÇO PARA QUEM FICAR NESSA POSIÇÃO!!!!OU O SR. NOS APOIA OU NÃO SERÁ BEM RECEBIDO MAIS EM NOSSO MEIO!!!!!!É SÓ UM AVISO,E QUEM AVISA AMIGO É!!!!!!

Anônimo disse...

Desapontado com a atual postura do "amigo" Cel Milton que tive o prazer de conhecer e trabalhar no batalhão de Copacabana quando era Ten e Cap.Provavelmente atualmente trabalha para o Governo do Sérgio Cabral ou depende de alguma forma desse governo, assim como o faz a Rede Globo, que oficialmente não declara mas que deixa isso evidente quando só apresenta reportagens convenientes ao "patrão".

Sgt BM Felipe disse...

Por causa dessa linha de pensamento, da qual muitos Oficiais Superiores da atualidade ainda comungam, é que nossas instituições estão falidas de brios. Deprimente...

José Neres disse...

Sou Sargento da PMMG e não vejo motivos para ficar chateado com esse tipo comentário do coronel,pois ele não se deu conta que o caos só se instala onde há fome,opressão,falta de escolas superiores para o crescimento profissional e pessoal da família militar entre outros.Ele passa a impressão de que pertence a uma PM cujo salário é igual ao da PMDF(que ameaça entrar em greve),Os PMs baianos apenas se deram conta de que o poder de reivindicação deve partir da maioria e não apenas de oficiais e nós Pms de verdade estamos com o coração apertado em saber mos que enquato ums tiveram coragem de expor suas crianças, outros os chamam de bandidos, anarquistas e apenas esperam o desfecho para apreitar as conquistas obtidas,criticam o Prisco,mas ele é muito mais soldado do que aqueles coronéis que deveriam lutar por melhoria e não o fazem ,já saiu um grupo de Pms de Minas para se juntar aos irmãos baianos e nos juntaremos aos irmaos do Rio se entrarem em greve,se o coronel não sabe em minas é exigido curso de direito para cfo e curso superior para soldado,não temos esse regulamento invocado por ele para respingar a farda baiana de lama,mas sim um codigo de ética onde na comunicação disciplinar o pm tem direito de vistas e auxilio de um advogado para apresentar suas contra razoes,quando estou longe de casa,me sentindo sozinho e ao avistar um PM, por algums instantes sinto que encontrei um parente meu, e por isso não consigo entender alguem que se diz PM sujerir a prisão de PMs em presidio federal,sujiro ao sr coronel antes de criticar os baianos dê uma chegada em minas e verfique os avanços que conseguimos com a luta e sofrimento dos praças,e que vem contando aos pucos com o envolvimento dos oficiais,o sr verá que apesar de haver muito o que se conquistar, esta provado que para uma convivência harmônica o respeito pode ser mútuo.Aos irmão baianos o meu muito obrigado,e que eles não parem de lutar nunca pois a conjuração baiana, onde cabos e soldAdos condenados a morte deve nortear a caminhada dos senhores e provem ao sr coronel que na Bahia tambem se respira liberdade.

Anônimo disse...

De acordo com a CF/88 e o DIEESE, um Soldado PM/BM deve ganhar em torno de R$ 2.400,00 mensais (valor líquido).

O Salário Mínimo Necessário divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, capaz de atender às necessidades vitais básicas (moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social), de acordo com o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal, em janeiro de 2012 correspondeu a R$ 2.398,82 (dois mil, trezentos e noventa e oito reais e oitenta e dois centavos). O piso salarial deve ser reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo dos Militares Estaduais do Brasil.

http://www.dieese.org.br

Obs: Na PMERJ, alguns Sargentos estão ganhando menos de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais, incluindo o dinheiro do POEPP)... Imagine os Cabos e os Soldados!

O Governo do Estado dá com uma mão e tira com a outra. Já que alegam impossibilidade de aprovação da PEC 300 (balela), o PM e o BM deveriam ser isentos de qualquer imposto (municipal, estadual e federal).

AS GREVES PARECEM INEVITÁVEIS EM TODO O BRASIL, POIS A CARA DE PAU DOS POLÍTICOS JÁ PASSOU DOS LIMITES!

O ZORRO disse...

UM SOLDADO TEM QUE GANHAR R$ 3.500,00 ! ABAIXO DISTO É ESCRAVIDÃO ! SOLICITO A TODOS QUE PAREM DE DIZER QUE UM SOLDADO TEM QUE GANHAR LIQUIDO EM TORNO DE R$ 2.400, POR FAVOR ESTAMOS LUTANDO POR DIGNIDADE E TETO É TETO. O TETO É R$ 3.500,00 ! NADA MAIS, NADA A MENOS !!! OBRIGADO PESSOAL !

ASS : O ZORRO

Anônimo disse...

HEROIS? AQUI NA BAHIA, EM SALVADOR , NA ALBA? NUNCA SOUBE DE HERÓIS QUE MANDA TOCAR FOGO EM ÔNIBUS ESCOLAR, SE DEFENDE ATRÁS DE CRIANÇAS OU AMEAÇA A POPULAÇÃO COM ARMA EM PUNHO...ESSES SÃO OS EXEMPLOS DE LUTA QUE TEMOS VISTO POR AQUI...QUE PENA ...UM DIA EU TAMBÉM SONHEI QUE VCS (POLICIAIS, BOMBEIROS) FOSSEM REALMENTE HERÓIS...APENAS SONHOS...

Anônimo disse...

A policia,eu acho que por muito tempo será o único poder do estado na favela.