terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O ESTADO DE SÃO PAULO: BELTRAME AUTORIZA PROCESSO DE EXPULSÃO DE PMs GREVISTAS NO RIO.

Beltrame autoriza processo para expulsão de PMs grevistas no Rio.
Ação é contra três oficiais da polícia envolvidos na paralisação; ao todo, seis podem deixar corporação.
27 de fevereiro de 2012.
Pedro Dantas - O Estado de S.Paulo
RIO - O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, assinou nesta segunda-feira, 27, as autorizações para os processos de expulsão no Conselho de Justificação da Polícia Militar contra três oficiais da corporação. Eles são acusados de participação no movimento grevista no início do mês. Ao todo, seis oficiais podem ser expulsos por incitar a paralisação.
Os policiais indiciados hoje são o tenente coronel Sérgio de Alvarenga Rodrigues e os tenentes Fernando Alves de Lima Inácio Silva e Diego Luciano de Almeida. Eles deverão apresentar suas justificativas ao conselho, que decidirá pela expulsão ou permanência na corporação.
Em seguida, a PM remete a decisão ao Tribunal de Justiça do Rio. Em março, o Governo do Estado diminuiu por decreto o prazo de julgamento nas corporações para bombeiros e policiais. O limite para conclusão dos trabalhos caiu de 30 para 15 dias. O processo de expulsão para oficiais costumava ser lento e demorava anos, segundo especialistas.
O movimento grevista de bombeiros, policiais militares e civis foi iniciado no dia 10 de março. A paralisação teve baixa adesão e foi desmobilizada três dias depois. O Governo do Rio agiu rápido para reprimir o protesto. Na manhã do primeiro dia de greve, a Justiça decretou a prisão de 16 lideranças. Todos foram enviados para o presídio de segurança máxima de Bangu 1.
Dois coronéis e um major já respondiam ao Conselho de Justificação. Os oficiais preparam as suas defesas. Ex-corregedor da PM e blogueiro, o coronel reformado Paulo Ricardo Paúl afirmou que sua expulsão é "tecnicamente impossível". "Eu era contra a greve e sequer participei do movimento. Minha prisão foi política por causa do meu blog", disse Paúl.
Os outros oficiais ameaçados de expulsão são o coronel e líder do movimento pela PEC 300, Adalberto de Souza Rabello, e o major Hélio da Silva de Oliveira, que fazia parte do comando de greve. Ambos são da reserva da PM (Fonte).
Comento:
Eu fiz outras declarações, oportunamente comentarei.
Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

Anônimo disse...

e os praças cel paul vc não fala só fala de oficias

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo comentário.
Como expliquei, fiz outros comentários. E, se ler com atenção, verá que foi o jornalista que comentou sobre os outros dois Oficiais, não eu. Possivelmente, deve ter entrevistado os dois.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

O TJERJ não vai embarcar nessa de jeito nenhum, até porque os arbítrios cometidos contra os inativos foram muito graves. Até hoje, somente três oficiais PM perderam a patente e mesmo assim a conduta deles foram muito graves, mas diante das babáries cometidas e a bagatela que cometeram, duvido. O TJERJ não vai se prestar a ficar ao lado de vinganças políticas.