quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SER COMANDANTE - VALDESIO GUILHERME FIGUEIREDO - GENERAL DE EXÉRCITO REFORMADO.

Prezados leitores, bom dia!
"Ser Comandante
Realmente, as coisas não vão bem, mas fruto da eterna desunião que existe entre os componentes do EB. Começa com a separação estatutária entre oficiais e praças, hoje bastante acirrada, inclusive com a tentativa de organização de sindicatos. Tudo, falta de capacidade de comando e de medo da idéia errada de que deva existir ampla defesa e contraditório em tudo.
É interessante que se faça uma reflexão sobre o que é ser comandante na Infantaria de Sampaio. Existem comandantes de diversos níveis, a começar pelo “cabo”, que pode ser comandante de esquadra, ou de peça, após realização de curso; o terceiro sargento exerce um comando mais importante, o de comandante de Grupo de Combate, ou de seção, preparado na Escola de Sargento das Armas; o tenente comanda pelotão, habilitado pelo curso da Academia Militar das Agulhas Negras; o capitão comanda a subunidade, já com um efetivo de mais de uma centena de militares; o coronel comanda a unidade, após um curso de aperfeiçoamento realizado na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e o general comanda as Grande Unidades, ou Grandes Comandos, após ter realizado curso na Escola de Comando e Estado Maior do Exército.
No caso dos oficiais, considere-se que a evolução processa-se ao longo de anos, não só pelo preparo adquirido em cursos, mas, também, pela observação dos diversos comandantes que passam pela nossa vida profissional, alguns dando bons exemplos e outros, nem tanto, mas sempre acatando a decisão do comandante – isto é básico, ou pelo menos foi!
Não se pode aceitar passivamente que um qualquer que caia de pára-quedas na estrutura de comando, seja aceito como preparado para integrá-la. A Constituição Federal e Lei Complementar deram ao Presidente da República o título de Comandante em Chefe das Forças Armadas. Isto poderia funcionar quando o mesmo dispunha, junto de si, os ministros militares a assessorá-lo; o Ministro da Defesa, que tem até vestido farda e criou insígnias que o definam como militar, não tem nenhum preparo de comando e o faz intuitivamente, contando, ou não, com a assessoria militar, ou “genuinamente” civil.
Tudo é cópia mal feita da estrutura de defesa dos Estados Unidos, onde a Secretaria de Defesa é um órgão essencialmente político, assim como os secretários das cinco forças armadas americanas são civis e tratam, apenas, do aspecto político das forças. A estrutura militar está ligada ao chefe do estado maior conjunto e os comandantes de teatros de operações ligam-se diretamente ao presidente da república.
A criação do ministério da defesa no Brasil deu-se por pressão americana. Quando fui chefe da Delegação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, por várias vezes, recebi convite para eventos internacionais dirigido ao ministro da defesa do Brasil. Em todas elas restituí o convite informando que se desejassem a presença do estamento militar brasileiro, deveriam enviar quatro convites: ao Chefe do EMFA, ao Cmt da Marinha, ao Cmt do Exército e ao Cmt da Aeronáutica. Isto se passou no governo do Presidente Itamar Franco. A partir daí, prevaleceu a vontade yankee.
É de estranhar o episódio recente atribuído aos Clubes Militares e a estrutura política do poder executivo brasileiro. O Clube Militar, que nem é destinado aos militares do Exército, mas sim aos das três forças e a civis, é um entidade civil, pessoa jurídica que não é vinculada a nenhuma das três Forças Armadas e não recebe nenhum valor do orçamento da União para sustentar-se. Logo, por que deveria receber ordem do presidente da república, do ministro da defesa, ou mesmo, do Comandante do Exército. Admito que pudesse ter havido um acordo entre amigos, pois o Presidente do Clube Militar e o Comandante do Exército são generais da mesma safra, quase companheiros de turma.
Também sou amigo e admirador do Comandante do Exército, mas nem por isso eu deixaria de discutir com ele a conveniência da tomada da atitude de recuar. Não haveria cabimento para tal. Se a nota dos clubes militares desagradou ao presidente da república e a seu ministro da defesa, também são inúmeras as atitudes, o descaso, a legislação revanchista por eles levada adiante, sem que os clubes militares impusessem um recuo.
Costumo dizer que quem muito abaixa as calças mostra a cueca, ou a calcinha. Não posso admitir que a alta estrutura de comando do Exército deixe de lado a disciplina, ou a hierarquia, mas permitir que qualquer civil de passado não muito recomendável, venha humilhar o Exército, empregando-o como polícia militar, fazendo com que a Força Armada agora passe a ser força auxiliar das polícias militares estaduais, ou que inverta a hierarquia permitindo que os soldos de determinados militares estaduais sejam infinitamente superiores aos dos militares do Exército.
Não quero revolução, mas exijo respeito, ainda que tenha de impô-lo pela força. Não me acusem de estar falando por estar imune às sanções disciplinares, de acordo com lei de 1986. Posso falar de política, posso combater ideologias e posso e devo defender a minha Instituição e meus antigos subordinados. Não me acusem de covardia, porque nunca me apeguei a cargos e sempre coloquei minha cabeça a prêmio na Extinta Diretoria Patrimonial de Brasília, no comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, no comando da Guarnição da Vila Militar, no Departamento Geral do Pessoal e no Comando Militar da Amazônia. No Superior Tribunal Militar, do qual fui ministro, sempre julguei à luz da Lei do Serviço Militar e de seu regulamento, visando guardar a Instituição dos maus militares. Se falhei algumas vezes, faz parte da minha condição de ser humano.
Diz-se que vingança é um prato que se come frio. Se há espírito de vingança de um lado, por que não partir também para a vingança em igual ou maior intensidade. Quem tem o telhado mais vulnerável?
Insisto que devamos nos unir, se possível, oficiais e praças, da ativa e da reserva, mesmo da reserva de segunda classe, não para derrubar nenhum governo que o povo quis para si, mas para prestigiar a estrutura de comando militar e fazer sentir que atacado o comandante, atacados estaremos todos.
Não permitamos que os militares sejam tratados como cidadãos de segunda classe, que só são valorizados quando há que se construir estradas onde não seja compensador para as empreiteiras, ou para levar desaforo de bandidos ocupantes dos morros cariocas, ou ainda, para ocupar o subalterno lugar de grevistas impunes.
Valdesio Guilherme de Figueiredo
General de Exército Reformado e Ministro do STM aposentado.
Juntos Somos Fortes!

15 comentários:

TEN SERGIO disse...

ATÉ QUE ENFIM APARECEU UM GENERAL MACHO DE VERDADE, ESPERO QUE SIGA EM FRENTE COM SUAS IDÉIAS, É DISSO QUE O POVO BRASILEIRO ESTA PRECISANDO.

Anônimo disse...

Na greve da BA,os militares das PMS do país, entenderam a emoção do Gen em Comando ao abraçar o militar.Todos sabem que se tratava de uma voz engasgada, oprimida, por situações que passam os Homens da mais alta patente ao Sd mais moderno na caserna.Aquele episódio no meu ponto de vista nos leva ao denominador comum e reflete como ato de grandeza e misericórdia com os de força que já também estão massacrados a anos. FORÇA, CORAGEM E DIGNADE ACIMA DE TUDO.

Anônimo disse...

AS ATITUDES DOS GOVERNANTES,SEMPRE LEGISLANDO AO SEU FAVOR E BEL PARZER ATROPELANDO DIREITOS HUMANOS,OAB,MP DE MODO GERAL, TJE E TJF MOSTRA A INSATISFAÇÃO QUE TOMA CONTA DE TODOS E DE TODA A POPULAÇÃO DO BRASIL, EM ESPECIAL PELO QUE PUDE ENTENDER NA NOTA O RIO DE JANEIRO.

Anônimo disse...

a partir de hoje general vou passar aprestar mas atençao no senhor,nunca ouvi ou vi o nome do senhor lutando por nada, apesar de escrever bem...
a segregaçao sempre veio por parte dos oficiais ,os praças estao clamando a muitos para ser respeitado pois entendo que hierarquia serve para distribuir responsabilidade .nao para separar pessoas enbora haja merito naquilo que cada um veio conquistar ou desejar. general genaral,coronel coronel sargento sargento e soldado soldado etc...o praça a muito deseja este tal oficial que venha comandar com dignidade e admiraçao. mas ate agora só apareceu politicos e farinha pouco meu pirao primeiro.
veja recentemente um movimento onde tinha um cabo liderando conseguiu derrubar um comando civil e restaurar a ordem ou seja a tropa se comandada por seu semelhante(militar coronel) fora outros ganhos.
general mas do escrita precisamos de liderança que bota a cara ... vai a publico falar! general seja benvindo !mas bota a caraaaaaaaaaaaaaa!
olha o coronel paul ta apanhando porque acredita na causa, e tem um preço ao qual ele sabe de perto. e esta pagando; venha para o clube dos que botam a cara!!!!!!!!!!!!!
simples assim!
porque juntos somos fortes!
fortissimos!
adsumus!
e general neunhum passo daremos atras!
exitem aqueles que querem mas nao podem
existem aqueles que podem mas nao querem
mas eu quero eu posso e eu vou!
juntos somos fortissimos!

Anônimo disse...

Concordo em parte com o general. Acho humilhante o glorioso EB fazer papel de polícia, por incompetência dos Governos Estaduais. Quanto aos vencimentos de algumas polícias estaduais serem superiores, não concordo, pois, há no judiciário e legislativo salários muito maiores. Cada caso é um caso.

Anônimo disse...

general, foram presos varios militares no rio de janeiro lutando por dignidade... certo ou errado! eles deveriam ir para um presideo de bangu 1?
ja que o senhor foi ministro do STM e é general ; o que é certo?
é devido ,ou estado pode prender um militar em bangu 1?
responda se for capaz!
simples assim!
adsumus!
aguardo resposta se for capaz!

ROBOCOP disse...

GENERAL Valdesio Guilherme de Figueiredo, ESTAMOS DE PLENO ACORDO, JÁ ESTAVA PENSANDO QUE NÃO HAVIA MAIS HOMENS DE CORAGENS NO EXÉRCITO OU FORÇAS ARMADAS PARA AGUENTAR TAMANHO DESAFORO E DESCASO POR PARTE DE POLÍTICOS CORRUPTOS E LADRÕES QUE SÓ PENSAM EM ENRIQUECIMENTO ILÍCITO E NÃO SABEM COMO FUNCIONA UMA CARREIRA MILITAR! VIVEMOS NUMA CLEPTOCRACIA E DESEJAMOS SAIR DELA, TODA FORÇA SERÁ BEM VINDA E ESPERAMOS EM BREVE UNIRMOS COM FORÇA TOTAL EM PRÓ DO RESPEITO E DIGNIDADE.

POLICIA MILITAR - CORPO DE BOMBEIROS E FUTURAMENTE FORÇAS ARMADAS ! ESTAREMOS JUNTOS PARA ACABAR COM ESTA DITADURA CIVIL E CORRUPTA !!!

JUNTOS SOMOS FORTES !!!

Anônimo disse...

a ultima frase do discurso do general ficou subjetiva, estará ele falando de quem? se for de PM e BM, impunes acho que não, pois a punição foi além , muito além de tudo q se possa imaginar com a palavra BANGU I
Se nao for sobre a PM e BM, me desculpa a má interpretação.

Anônimo disse...

tá dificil postar aqui, até o fiel escudeiro do cel paul já foi censurado,agora tenho que provar que não sou robot,se falar que esse general é um fanfarão vou ser deletado,agora sr,general que o sr.acordou? nunca mais esse pais irá sair das maos deste pessoal que ai está,meus netos votarão bastante tempo em gente que vcs.deixaram assumir o pais,

Anônimo disse...

ha sempre o primeiro passo.
a força do EB é sempre bem vinda
a porta está aberta.
JUNTOS SOMOS FORTES.

Anônimo disse...

Maldade desagradou Lula

Por falar em malvadeza, o presidente Lula detestou o teor da entrevista do General quatro estrelas Valdésio Guilherme de Figueiredo ao O Globo, em que o ministro do Superior Tribunal Militar advertiu que o Exército interviria se algum bobo tentasse se perpetuar no poder.

Mas o governo petista prefere não se pronunciar sobre a incisiva declaração do General, que era conhecido como “Toquinho da Maldade”, quando comandou a Vila Militar, no Rio de Janeiro.

E o General não pode ser punido, porque falou como representante do Poder Judiciário.

Em tempo: O General odeia que o chamem pelo apelido injurioso, e já processou jornalistas que assim o fizeram. O Alerta Total não concorda com o apelido, mas o citou porque a expressão foi empregada jornalisticamente na época em que o militar atuava no RJ.

Anônimo disse...

Cel Paúl, é por isso que não dá certo, lendo os comentários, tem sempre um ou dois idiotas aki que prefere se encher de orgulho por sua corporação do que unir-se. É lamentável a posturas de alguns "seguidores" do blog, não é hora de ser PM ou BM, mas sermos MILITARES e buscar o que diz o lema do blog: "Juntos Somos Fortes". LAMENTÁVEL!!!

Anônimo disse...

já deu saudades da ditadura? olha o que ela fez com a nossa pm,já fomos comandados por eles mudou o quê?formaturas longas,desfiles,e quando ia reclamar, não passava da sargenteação,quando tinha formatura dos cadetes na AMAN,resende,a pm ficava na via dutra em pé, do km zero até o municipio de resende até alguém avisar que tão logo a comitiva do presidente passasse,estavámos dispensados,nunca vi tal figura,é isso que vc; tem saudade?

Anônimo disse...

toquinho da maldade fechava a vila militar e ninguém passava, nem rp mandava e desmandava,deve estar colhendo o que plantou,desviava o transito,lá quem apitava era ele,o povo?ué obedecia e pedia desculpas,bons tempos ,agora é só aguardar mais uns quem sabe 30 anos!

Anônimo disse...

Respondendo a esse anonimo q disse "já deu saudade da ditadura?". Ok "amigo", ontem vc não passava da sgtção e hj vc chega onde/aonde? Os nossos PM não ficam em pé mais, não esperam mais a presidente passar, vc fala diretamente com o secretário, governador e todo mundo né? Ninguém é preso em Bangu, o Cb BM não é preso dentro de um avião, NÃO, ele hj está muito melhor.. ora, me dê mais paciência com um imbecil desse, se não tem nada a dizer volte pra sua caixinha de burrice. idiota!