segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

RIO GRANDE DO SUL: SOLDADO GAÚCHO GANHA MENOS QUE O BAIANO QUE ESTÁ EM GREVE.

UGEIRM.
Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores do RS.
A remuneração bruta total de soldados da PM na Bahia é hoje de cerca de 2,2 mil reais. Eles estão em greve. A partir de abril deste ano, o vencimento total de seu equivalente na Brigada Militar gaúcha será de 1,5 mil reais. A julgar pelo contracheque, a gestão petista de Jacques Wagner deveria fazer inveja a Tarso Genro.
Ontem (2), feriado de Navegantes em Porto Alegre, foi um dia de caos em Salvador, que celebrava o Dia de Iemanjá. Houve saques no comércio e arrastões que assustaram os soteropolitanos. A Força Nacional de Segurança Pública foi acionada. O governador baiano estará em cadeia regional de rádio e TV à noite de hoje. O noticiário especula se haverá porto seguro no carnaval da Bahia.
A Justiça cumpriu conhecido roteiro: declarou a greve ilegal e impôs multa de 80 mil reais diários à entidade representativa dos soldados baianos. Os sargentos, subtenentes, tenentes e oficiais não estão em greve, mas são solidários aos soldados (e bombeiros) baianos.
Houve negociações de bastidores a evitar ontem o confronto de forças nacionais com os policiais militares que estão acampados na Assembleia Legislativa da Bahia. Seria um derramamento de sangue a hipótese de confronto.
Os grevistas reclamam o cumprimento de lei vigente, que prevê progressão no pagamento de uma gratificação por atividade policial (GAP). Também existe reivindicação para remunerar os policiais por meio de subsídio: na tabela proposta, o salário de um soldado baiano chegaria a 4,5 mil reais em 2014.
Nos pampas
Em 2011, o governo Tarso Genro encerrou, em setembro, negociações de reajuste salarial com praças da BM. Todos tiveram incremento de 91 reais no vencimento básico, o que significou maior percentual para soldados e cerca de 10% para um tenente. Justificativa? Quem ganha menos merece percentual maior. A ASSTBM assinalou contrariedade.
A retórica do Palácio Piratini resistiu pouco mais de um mês. Os oficiais da BM tiveram 10% lineares logo em seguida. Ganharam mais que tenentes na ponta do lápis, porque o reajuste, para oficiais, deu-se integralmente em janeiro – e não parcelado, como na negociação com praças. Capitães, além dos 10%, levaram ainda abono e uma nova FG.
Tarso já ampliou o abismo salarial na BM.
No site da AsofBM, uma nota informa tabela de progressão salarial selada entre o governo e os delegados de Polícia. O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, disse que “manterá o compromisso acertado em mesa de negociação com os Oficiais da Brigada Militar de voltar, imediatamente, a negociar, como repetimos aos senhores ad nauseam”.
A mensagem da AsofBM sugere, portanto, salário de 24 mil a um coronel da BM em 2018. Ou de 17,5 mil reais para um capitão da BM daqui a seis anos.
O governo disse ainda que pretende negociar com a Brigada Militar após concluir negociação salarial com a Polícia Civil - e não quer vincular negociações. O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, sinalizou verticalidade de vencimentos aos brigadianos, mas ainda não apresentou proposta concreta.
Aos agentes policiais, o Palácio Piratini fez a primeira proposta: amplia o abismo entre o vencimento inicial de agentes e de delegados dos atuais 311% para 470% (Fonte).
Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

Anônimo disse...

o SD DA PMBA NUNCA GANHOU ESSE SALARIO DE 2,2 MIL.O SOLDO MAIS A GRADIFICAÇÃO CHEGA Á 1,200,00 REAIS.ESSE PERCETUAL DE 6,5 O JW DEU AGORA PARA ENROLAR.SOCORRO NA BA VAI ACONTECER UMA CHACINA.POIS ESSES MILATARES ESTÃO PAGANDO PELO O QUE ACOTECEU NA DITADURA,ONDE DILMA FOI PRESA E TORTURANDA,MAS ELES Ñ SÃO OS MESMOS.NOS AJUDE É HORA DA NAÇÃO PARA PEC300 AGORA.

Anônimo disse...

o SD DA PMBA NUNCA GANHOU ESSE SALARIO DE 2,2 MIL.O SOLDO MAIS A GRADIFICAÇÃO CHEGA Á 1,200,00 REAIS.ESSE PERCETUAL DE 6,5 O JW DEU AGORA PARA ENROLAR.SOCORRO NA BA VAI ACONTECER UMA CHACINA.POIS ESSES MILATARES ESTÃO PAGANDO PELO O QUE ACOTECEU NA DITADURA,ONDE DILMA FOI PRESA E TORTURANDA,MAS ELES Ñ SÃO OS MESMOS.NOS AJUDE É HORA DA NAÇÃO PARA PEC300 AGORA.

LUIZ DA SILVA disse...

OIAMIGOS,SOU SDPM TEMHO MAIS DE 30 ANOS DE BRIGADA, EU POSSO FALAR A VERDADE, POIS O QUE EU GANHO NAÕ SOBRA PARA PAGAR A MINHA LUZ,AGUA,ALUGUEL,E GÁS , COMO VCS ACHAM QUE EU VIVO, COM ESSA MISÉRIA, PELO AMOR DE DEUS FAZAM ALGUMA COISA, EU NÃO VIVO SIM SOBREVIVO, NÃO VOU OFENDER NIMQUEM MAS DA VOMTADE SE VCS QUEREM O MEU CONTRA-CHEQUE EU MANDO, E POSSO MAIS QUERO MOSTRAR PARA O NOSSO CHEFE QUANTO EU GANHO E TENHO 6 FILHOS IMAGINEM COMO VIVO É UMA VERGONHA