sábado, 4 de fevereiro de 2012

GREVE DA PM DO RIO: SÉRGIO CABRAL E BELTRAME SÃO OS PRINCIPAIS INCENTIVADORES.

Em 2009, Beltrame já afirmava que gostaria de ter 62.000 Policiais Militares na PMERJ:

Ainda em 2009, Beltrame reconhecia que o salário estava muito defasado:

Pergunto:
Como resolver uma desafagem salarial tão grande, multiplicando o efetivo?
Em 2007, no início do governo Sérgio Cabral e com Beltrame na secretaria de segurança, os Coronéis Barbonos tornaram público o documento Pro Lege Vigilanda. Leiam os itens que tratam do assunto, com destaque para o iem 3:
"Tópico nº 1 – Estabelecimento, no mínimo, de uma política salarial calcada na integração remuneratória entre as forças policiais do Rio de Janeiro. Em nada colabora com a democracia e mesmo com a necessidade de integração de forças, o fato de termos duas polícias com funções complementares e interdependentes, coabitando o mesmo espaço geográfico, com níveis salariais absolutamente díspares, a ponto de tanto na base, quanto no topo, alcançarem diferenciais próximos de 100 % (cem pontos percentuais). Portanto, urge a implementação da proposta apresentada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, onde se busca equiparar os vencimentos das duas Instituições, o que possibilitará, principalmente, que o Praça da Polícia Militar possa viver dignamente, afastando-se da situação famélica hoje vivenciada. Os salários famélicos não determinam, mas concorrem para a prática de desvios de conduta (crimes e transgressões disciplinares). Considerando a hora trabalhada pelos integrantes dos níveis iniciais das instituições policiais, um Policial Militar ganha duas vezes menos que um Policial Civil; seis vezes menos que um Policial Militar da Força Nacional de Segurança e quase dez vezes menos que um Policial Federal.
Tópico nº 2 - Retorno aos quadros da Corporação dos milhares de Policiais Militares desviados de função – Fim da Terceirização da Polícia Militar. Por óbvio que seja, resta aqui pontuar que policiais militares são contratados e custeados pelo erário para, mediante concurso público, exercer os misteres constitucionais específicos enumerados na Carta de 1988, ou seja, a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Promover o retorno dos milhares de Policiais Militares, Oficiais e Praças, que se encontram à disposição de diversos órgãos e autoridades, desviados das funções para as quais foram recrutados, selecionados e formados, e ainda, ganhando gratificações, embora não exerçam funções policiais militares, sobrecarregando todos os Policiais Militares que continuam trabalhando e arriscando as suas vidas em defesa da Sociedade Fluminense. Hoje existem convênios para a cessão de policiais militares nos seguintes órgãos: Banco Central, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Convém destacar que a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, que utiliza centenas de policiais militares, não celebrou convênio com a Polícia Militar e não paga qualquer importância pela cessão dos Policiais Militares.
Tópico nº 3 - Solução de continuidade nos processos de admissão da Corporação (Oficiais e Praças) até que sejam supridas integralmente as necessidades elencadas nos tópicos nº 1 e 2. Por coerência e economia de recursos públicos, é mister que novas contratações sejam precedidas da indispensável recuperação salarial e do retorno dos desviados de função, de sorte a possibilitar o aperfeiçoamento quanto à aferição de reais necessidades, bem como a captação de postulantes em níveis cada vez melhores. Em conseqüência, não incorporar nenhum Oficial ou Praça enquanto não forem solucionados os graves problemas citados anteriormente".
Prezado leitor, não precisa ser especialista em segurança pública ou em finanças públicas, para entender que os Coronéis Barbonos, em nome da PMERJ, apresentaram em 2007 soluções coerentes para adequar as questões que envolviam salário e efetivo.
O governo Sérgio Cabral, pela mãos do seu secretário de segurança, tem optado nesses CINCO ANOS por aumentar efetivo e pagar cada vez pior aos Policiais Militares. Obviamente, isso nunca poderia dar certo, constitui um erro grosseiro em termos de gestão de pessoal e deve merecer todas as críticas.
Se os Policiais Militares do Rio de Janeiro entrarem em greve, isso se deve sobretudo a Sérgio Cabral e a José Mariano Beltrame, que ao invés de caminharem para solucionarem os problemas (efetivo e salário), aumentaram os problemas ao ponto da tropa não aguentar mais os salários de fome.
Essa é a verdade!
Juntos Somos Fortes!

11 comentários:

Anônimo disse...

Atenção Poder Judiciário, essas greves ou ameaças de greve que vem assolando o Brasil, por parte das PPMM, posui um responsável direto: os governadores. Pergunta-se: Como pode um SD no RJ sobreviver com salário de R$ 1.200,00 brutos, porque líquido daria cerca de R$ 900,00. Esse salário talvez desse para sustentar 4 cães da raça pitbull. Agora, imaginem uma família com PM, esposa e mais dois filhos? Assim, vai morar em favela, os filhos estudarem nos péssimos colégios públicos e o casal vai ter que receber doação dos seus pais, quando podem. Enfim, com esse salário pouca dúvida existe que todos vocês levam uma vida miserável e o pior, para correr risco de vida constantemente. Então, se os grevistas PM estiverem cometendo o crime de motim, por conta da greve, que não vejo como não acontecer, por culpa da incompreensão do Cabral, em face de todas as dificuldades que enfrenta o PM, devido aos baixos salários - atenção ALERJ, OAB e CONGRESSO NACIONAL, etc., A CONDUTA PODERIA ATÉ SER TÍPICA DIANTE DO CPM, MAS NÃO ANTIJURÍDICA, PORQUE TODOS OS GREVISTAS ENVOLVIDOS NESSE MAL NECESSÁRIO ESTARIAM AGINDO SOB A ÉGIDE DO ESTADO DE NECESSIDADE, O QUE DESQUALIFICA O CRIME. SERIA UMA BOA TESE DE ABSOLVIÇÃO, NÃO É AJMERJ? PORTANTO, PM DO BRASIL, VÃO EM FRENTE PORQUE EXISTE AMPARO LEGAL PARA O MOVIMENTO DE VOCÊS. E TEM MAIS: SE NECESSÁRIO, VOU DEFENDER DE GRAÇA CADA UM DE VOCÊS USANDO ESSA TESE, DESMORALIZANDO, ASSIM, TODOS OS GOVERNADORES DO BRASIL.

SAULO DA SILVA CONCEIÇÃO - ADV CRIMINALISTA

Alexandre, The Great disse...

INCONTESTÁVEL! Diante desses FATOS e DOCUMENTOS (entrevistas e a Carta dos Barbonos) qual razões teria o atual Cmt Geral da PMERJ - Cel Costa Filho - para destratá-lo publicamente?
Só existe uma conclusão: é um marionete dos personagens principais - beltrame e pinóquio!
Lamentável...

sergio velasco disse...

infelizmente nao ha outra solucao a nao ser a greve,pois o governador nao esta nem ai pra seguranca publica,temos que parar no dia 10/02 antes do carnaval, assim como fez a bahia talvez assim a sociedade e o governo vejam o quao somos importantes para a manutencao do estado,para a preservacao da ordem publica,para o turismo,enfim seguranca e necessario para preservar a dignidade da pessoa humana.

Anônimo disse...

Óbvio que esses dois nunca tiveram a intenção de recuperar salário de ninguém. Querem é fazer demagogia com a classe média colocando UPPs somente em locais ao entorno de comunidades valorizadas.
Essa bomba estava para explodir a muito tempo, mas provavelmente, graças aos assessore treinados em falar apenas aquilo que o "chefe" quer ouvir custaram a informar ao rei que ele estava nú.
Bombeiros, Pms e Policiais civis sempre foram tratados como escória pelo governo agora à beira do abismo alguns se travestem de defensores da classe. Até mesmo guardas penitenciários ganham um salário inicial melhor do que o nosso.
Esse paradoxo de "o estado não tem como arcar mas eu continuo a contratar" somente foi à frente com o peso do regulamento e aos vendilhões que se engalfinham por qualquer gratificação sem um mínimo de compromisso com as instituições e uma visão de futuro extremamente curta.
Agora nos vemos diante de um momento crucial: ou estamos blefando e nunca sairemos de uma condição de subservidores do estado ou seremos respeitados como profissionais de segurança que têm família para sustentar e orgulho pelas suas Corporações.

Alea jacta est.

Anônimo disse...

Eh isso q vc quer que aconteça, Governador:
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/assaltantes-sao-morto-a-tiros-por-populacao-revoltada-no-bairro-de-canabrava/

Anônimo disse...

Atenção Cel Paul, preste atenção no que o Adv Criminalista postou as 10:03 hs. Muito importante. Atenção classe policial PM/BM, estamos amparados, pois assiste razão ao nobre Adv.

SD PM Kukushima

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Respeitando a opinião do ilustre advogado, não concordo com tal interpretação, mas devo estar errado, pois nem bacharel em direito eu sou.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

DACIOLO PELO AMOR DE DEUS!!!...ACHO QUE DEVERÍAMOS REPENSAR ESSA GREVE...PODERÍAMOS COMEÇAR COM A OPERAÇÃO PADRÃO E CONFORME A ADESÃO DE NOSSOS COMPANHEIROS, PROGREDIR CONFORME NECESSÁRIO À GREVE...TÊM MUITO BOMBEIRO FROUXO, MEDROSO, QUE FICA ESPERANDO PELO OUTRO E NÃO SAI DE CIMA DO MURO(PMS E PCS TB)...AQUI EM CAMPOS 5GBM, ACHO QUE A PRONTIDÃO NÃO PÁRA!!!....SE ESSA GREVE NÃO TIVER ADESÃO EM MASSA DA TROPA, SE FOR DE 6 DÚZIA DE BOMBEIROS E POLICIAIS, VAMOS PERDER TODA A FORÇA E O GOVERNADOR VAI PISAR EM NOSSAS CABEÇAS PRA SEMPRE....E ESSA 6 DÚZIA SERÁ SACRAMENTADA E ATÉ MESMO PODERÃO SER EXPULSOS...PQ SERÃO A MINORIA....TUDO TEM QUE SER MUITO PENSADO E O TEMPO DE ARTICULAÇÃO É MUITO POUCO...AINDA TÊM MUITOS COMPANHEIROS QUE NÃO LEVAM ISSO TUDO À SERIO E NEM NUNCA FORAM A QUALQUER MOVIMENTO...

Anônimo disse...

Não é só isso: Hoje existem convênios para a cessão de policiais militares nos seguintes órgãos: Banco Central, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Convém destacar que a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, que utiliza centenas de policiais militares, não celebrou convênio com a Polícia Militar e não paga qualquer importância pela cessão dos Policiais.
O macaco só queria perguntar há tb no DETRAN (Sec. Estadual de Transportes), há tb em Brasília PM do Rio? Quantos estão nessa situação, a sociedade quer saber ?

Anônimo disse...

Esqueceram de citar as prefeituras, a cedae e muito outros..........Junto somos muito,,

Anônimo disse...

Sou Inspetor de Polícia. Ingresso com nível superior. Após uma vida na polícia, se me destacar, chegarei a COMISSÁRIO DE POLÍCIA. Nesse cargo não serei menos que um CORONEL DA PMERJ. Assim sendo, sr. barbono, faça o favor não não começar mais uma vez a querer me equiparar às suas praças, salvo caso deseje desmantelar a união reivindicatória que começa a surgir.