quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

COMANDANTE DA PM BUSCA DIÁLOGO COM POLICIAIS EM LUTA SALARIAL - JORGE ANTONIO BARROS.

O GLOBO:
BLOG REPÓRTER DE CRIME - JORGE ANTONIO BARROS:
Polícia e salários.
Comandante da PM busca diálogo com policiais em luta salarial.
Numa demonstração de boa vontade com a tropa, o comandante-geral da PM, coronel Erir Costa Filho, recebeu no quartel-general da corporação representantes das forças de segurança que estão se mobilizando por melhorias salariais e de condições de trabalho nas polícias. A reunião ocorreu ontem, e contou com a participação do soldado Wagner Luís, da PM; do cabo Benevenuto Daciolo, do Corpo de Bombeiros; e do inspetor Francisco Chao, da Polícia Civil. O encontro aconteceu dois depois da manifestação que, pela primeira vez no Rio, reuniu policiais civis, militares e bombeiros, em passeata na orla de Copacabana, domingo passado. Segundo participantes, a manifestação reuniu entre 2 mil e 5 mil pessoas, além dos deputados estaduais Flávio Bolsonaro, Marcelo Freixo e Wagner Montes. Os integrantes das forças de segurança estão unidos em torno da reivindicação de piso salarial de R$ 3.500,00 para as três categorias.
Policiais civis e militares, além dos bombeiros, têm acenado com paralisação por tempo indeterminado, como ocorreu no Ceará. Na PM do Rio, o movimento está sendo conduzido em grande parte por policiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) insatisfeitos com as condições de trabalho e escalas que superariam as 70 horas semanais de trabalho. Policiais do interior também se queixam da dificuldade de vale-transporte para voltarem para casa nas folgas. Eles reclamam da falta de UPPs no interior do estado, já que as gratificações -- que sofreram atraso no fim do ano passado -- são pagas pela prefeitura do Rio de Janeiro. Esses jovens PMs que atuam nas UPPs demonstram ter maior capacidade de mobilização porque de modo geral ainda não foram contaminados pelo imobilismo de policiais mais antigos que acabam se acomodando com eventuais vantagens no policiamento de rua.
Para amenizar a movimentação da tropa, o comandante da PM criou na segunda-feira uma comissão de estudo e análise para reformulação da lei de remuneração e vencimentos da Polícia Militar. A medida ocorreu depois que houve no início do ano paralisação de policiais militares em Campos (RJ), que retornaram ao quartel, abandonando o policiamento motorizado, como protesto contra mudanças na escala. "greve" dos PMs não durou mais do que cinco horas, e ainda não há qualquer notícia de punições.
Embora não seja um dos organizadores do (atual) movimento salarial na PM, o coronel da reserva (reformado) Paulo Ricardo Paúl me disse ontem estar convencido de que "alguma paralisação de policiais militares" vai ocorrer no estado porque há muito tempo ele não vê tanta mobilização de praças. Paúl participa de movimentos trabalhistas na PM desde 2007. Uma nova assembleia dos policiais está prevista para o dia 9 de fevereiro, às vésperas do carnaval.
Qualquer que seja o rumo que o movimento tomar, o coronel Costa Filho tem feito sua parte, que é manter o diálogo com os policiais -- o que desde início foi o pavio que acendeu o barril de pólvora em que se transformou o movimento de reivindicação salarial dos bombeiros do Rio, no ano passado.
Juntos Somos Fortes!

10 comentários:

Anônimo disse...

OLHA SINCERAMENTE...VOCES NÃO ESTÃO SABENDO PEDIR....SE UM SOLDADO BOMBEIRO DE BRASILIA GANHA 4.500.00REAIS COM AS GRATIFICAÇÕES, COMO Q VOCES VÃO PEDIR 3.500.00REAIS SE ANTES A LUTA DE VOCES ERA EQUIPARAÇÃO COM BRASILIA.....ESTÃO RETROCEDENDO...NÃO SOU BOMBEIRO NEM POLICIA E SIM UMA PESSOA Q ACOMPANHA O BLOG......

Anônimo disse...

Remuneração por subcídio é pior que a Lei 279, vão fazer um soldão tirando todas as vantagens conseguidas, que pode ficar congelada conforme gosto do Governo, além disso, os descontos também serão enorme, tanto para a previdência como para o FUSPOM, tem ainda o imposto de renda. No final vai ficar com uma merreca. O ideal é equiparar o soldo ao salário mínimo, seguindo o aumento conforme data base do salário mínimo e acabar com as gratificações que quebram a hierarquia

Anônimo disse...

ACABA COM A PECÚNIA DE TODO MUNDO E NIVELA O SALÁRIO DE TODOS....BOMBEIRO E PM QUE MERECIA PECÚNIA FORAM BOLEADOS PELOS PEIXES....A MAIORIA QUE TEM PECÚNIA NÃO MERECIA...E OS MESMOS NUNCA PARTICIPARAM DOS MOVIMENTOS....ISSO É UMA INJUSTIÇA!!!....MUITOS QUE MERECIAM NÃO GANHARAM PECÚNIA...TIRA A PECÚNIA E NIVELA TODO MUNDO....UM MONTE DE SGT FROUXO GANHANDO IGUAL OU MELHOR QUE CORONEL.....E OFICIAIS GANHANDO O TETO DO GOVERNADOR....SERIA A MELHOR FORMA DE SOLUCIONAR AS DIFERENÇAS (QUE SÃO MUITAS)...MUITOS QUE COMPRARAM DIVISAS, POSTO E GRATIFICAÇÕES E HOJE RECEBEM SALÁRIOS MUITO SUPERIORES A SEUS PARES. AÍ SIM SERÁ FEITO JUSTIÇA...

Anônimo disse...

QUERO VER TER DISPOSIÇÃO PARA PARA REALMENTE !!!!!

Anônimo disse...

Coitado do cidadão das 11:29,se VENENO ira lhe matar de ciume rss.................

Alexandre, The Great disse...

Concordo com o "anônimo 1 de fevereiro de 2012 10:56": a LEI 279 é antiga mas tem conquistas e dá amparo ao inativo e a pensionista que uma "nova lei de subsídio" dificilmente irá abranger. Vamos deixar de ser emotivos, nessa hora estamos lidando com verdadeiras raposas(políticos).
A PEC 24/08(que altera a Const. Estadual) se aprovada seria muito melhor que esse tal de "subsídio", pois ela iria elevar o SOLDO do SD ao MÍNIMO REGIONAL II. Prestem atenção, srs Membros da Comissão!!!

Anônimo disse...

NESSE MOMENTO ÁS 15:33HS ACABA DE FALAR NA ALERJ ,O SECRETARIO ESTADUAL DA CASA CIVIL REGIS FICHTRIES ,AMANDO DO GOVERNADOR ,PM,BM E AG.PENITENCIARIOS ,AUMENTO FEV 2012 12% 2013 FEV 12% E OUT OUTRO PERCENTUAL NÃO DITO PELO MESMO,AX MORADIA UNIFICOU O MAXIMO PM E BM,NÃO CASADO E SOLTEIRO RECEBERA IGUAl,DEP MARCELO FREIXO DIZ;ESTÃO DEBOCHANDO DA SEGURANÇA PUBLICA.

Anônimo disse...

.DEPUTADA JANIRA ROCHA, ACABA DE FALAR NA BANCADA DA ALERJ,QUE O GOVERNO ADIANTOU O AUMENTO QUE JÁ TINHA DADO,UM DIA SEM PM,BM E CVS VAI SER UM CAUS E O GOVERNO ESTÁ BRINCANDO COM A SEGURANÇA PUBLICA E QUE O MOVIMENTO E JUSTO,QUE ESTÁ NOS APOIANDO,QUE O MOVIMENTO ESTÁ FORTE E QUE PODE CONTAR COM ELA,COM MOVIMENTO DEMOCRATICO E ORDEIRO O GOVERNO E COVARDE.SITE janirarocha@alerj.rj.gov.br

DEP.PAULO RAMOS ESTÁ ESCULACHANDO O GOVERNO ,QUE A MANIFESTAÇÃO PREOCUPOU O GOVERNO,QUE O GOVERNADOR TEM QUE SE MOBILIZAR QUE DIA 9 TÁ CHEGANDO QUE REMUNERAÇÃO TEM QUE SER DE 3.500,00 LIQUIDOS PARA QUE FIQUEMOS UNIDOS QUE O GOVERNADOR E IRESPONSAVEL FALADO AGORA NA ALERJ.

SGT PM Marcus Saldanha disse...

Caros Companheiros, fomos chamados temos um dever a cumprir, todos os policiais e bombeiros do amado RJ, foram convocados a cumprir um árdua missão, missão dada pelo Sr. Governador Sergio Cabral ou seja deixar desguarnecido o amando estado, e para nós missão dada é missão cumprida, e é com muito pesar que no dia 10/02 deixaremos de estar cumprir nossa sagrada missão de servir e proteger o povo do est.rj, o Governador se coloca acima do bem e do mau, mostrando ser uma pessoa arrogante e prepotente espera sub julgar todos os trabalhadores da SSP através dos seus subordinados diretos, que recebem polpudas gratificações para nos manter na condição análoga da miséria, sob pena de um Regulamento Disciplinar arcaico e covarde, que se contrapõem a CF/88, somos livres para nos manifestar e cobrar salários dignos pelos nossos serviços prestados ao estado, as vezes com a própria vida, não concebo a ideia de continuarmos a ser tratado como numero e estatística para o estado, somos cidadãos e merecemos respeito de todos em especial daquele que encontra-se chefe do executivo, digo encontra-se pois nós somos todos parte de estado através de concurso publico. Em 2014 esse Sr. só terá no estado uma foto na parede do palácio Guanabara e nós continuaremos aqui a defender o estado. Por isso convoco todos os bravos e honrados que compõem a SSP para que no dia 10/02 diga a ele que estamos aqui, ficaremos aqui e queremos respeito. Quando ele envia seu secretário para assembleia legislativa e diz que é esse o aumento que ele vai dar, esta no convocando para guerra e a guerra e o terreno que mais conhecemos, pois a vivenciamos todos os dias, Meus bravos chegou a hora de mostra se somos homens de fibra e coragem, ou ratos que são os primeiros a abandonar o navio quando ele esta adernando. No dia 10/02 vamos saber quem é homem e quem é rato. Dito isso nem um passo daremos atrás.

Anônimo disse...

enquanto isso os pms e bombeiros do ESPÍRITO SANTO se mobilizam e já se encontram em estado de greve por melhores salários...e olhe que um soldado da PMES e CBMES ganha quase R$2.500,00....NO RIO DE JANEIRO POLICIAIS E BOMBEIROS NÃO PODEM GANHAR MENOS QUE NOS OUTROS ESTADOS DO SUDESTE...É INADIMISSÍVEL....ACORDA GOVERNADOR!!!!