Eu defendo a operação tolerância zero (padrão) e não a greve como forma de buscar a nossa valorização profissional, porém isso não significa que não posso avaliar os fatos que cercam a mobilização no Rio de Janeiro.
Hoje, 06 FEV 2012, eu vejo um link entre o Ceará, a Bahia e o Rio de Janeiro. Uma sensação que pode ser diferente amanhã, caso fatos novos venham ocorrer na Bahia. Uma ligação entre passado, presente e futuro. Algo que os organizadores da mobilização no Rio não podem desprezar sob pena de colocarem tudo a perder, sobretudo se o caminho escolhido for uma paralisação, uma greve.
O que ocorreu no Ceará?
Movidos por raro idealismo e destemor, os Policiais Militares do Ceará realizaram uma paralisação. Ocuparam quartéis, inclusive com seus familiares; impediram a circulação de viaturas, furando (esvaziando) os pneus, isso entre outras ações. Sofreram fortes pressões, tendo sido providenciada a decretação da ilegalidade da greve e com cobrança de multas, mas eles resistiram por dias e ao final, o governo cearense atendeu as solicitações. Uma vitória que tinha a tendência de se transformar em modelo para os outros estados. Diante dessa possibilidade, comentou-se nos corredores políticos que o governador Cid Gomes teria sido duramente criticado por ter cedido aos grevistas, tanto que chegou a esboçar o descumprimento dos acordos celebrados.
O que está acontecendo na Bahia?
Um movimento grevista, semelhante ao que ocorreu no Ceará, só que dessa vez o governador Jaques Wagner nem admite negociar, logo ele que foi tão solidário aos Policiais Militares da Bahia na greve de 2001. A greve ultrapassou o quinto dia e não houve qualquer avanço nas negociações. Um grupo de PMs e familiares ocupa a ALEBA, a qual está cercada por tropas federais que poderão invadir a “Casa do Povo” a qualquer momento. Os dois lados resistem, os PMs e o governo.
Obviamente, as pessoas são diferentes, não poderíamos esperar postura idêntica por parte dos dois governadores, mas apesar disso não podemos desprezar uma possibilidade: uma possível orientação do governo federal (PT) para que o governador (PT) não negocie e reprima a mobilização, isso contando com o apoio dos recursos federais.
Escrito isso, penso que os próximos dias serão fundamentais não só para a mobilização na Bahia, mas também para a mobilização no Rio de Janeiro, onde faltam menos de cinco dias para o inicio da paralisação anunciada. Se Jaques Wagner não negociar e seguir na linha repressiva, podemos esperar comportamento semelhante por parte do governador Sérgio Cabral (PMDB), aliado do PT.
Sérgio Cabral não é adepto de negociações, mostrou essa faceta desde os primeiros minutos no governo (2007), a sua vaidade extremada faz com que ele sempre busque impor a sua vontade, como tem feito nesses cinco anos. Um ser humano com esse grave defeito, recebendo ainda um apoio externo para reprimir e para não negociar, tornará a pressão no Rio de Janeiro maior do que a que ocorre na Bahia.
Os organizadores da mobilização no Rio não podem deixar de avaliar essa lógica linha de raciocínio, caso contrário o movimento poderá ser um retumbante fracasso, diante da repressão e da negativa de negociação por dias e dias.
Logicamente, o Rio e a Bahia têm suas diferenças. Além disso, se a mobilização for efetivada, será muito mais próxima do Carnaval, o que poderá fazer com que até o vaidoso governador aceite negociar, apesar da provável pressão do governo federal na direção oposta. Na Bahia os empresários estão perdendo milhões e mais milhões com o cancelamento de eventos, imagine o prejuízo dos empresários fluminenses? Será muito maior. E, como todos sabem, o governador do Rio tem uma relação muito estreita com o empresariado, não gostaria de vê-os perdendo milhões e mais milhões.
O certo é que se os mobilizados optarem por um movimento grevista, devem estar preparados para uma luta longa e sob forte repressão.
O Ceará, a Bahia e o Rio de Janeiro nunca estiveram tão próximos.
Juntos Somos Fortes!
20 comentários:
Mais um INFILTRADO DO CABRAL querendo botar medo na tropa, vejam o que achei no Blog do Maj MÁRCIO GARCIA :
"Aos lideres deste movimento.
Daciolo, Markezine, Marcio Garcia e outros, serão responsabilizados por tudo que aconteça no dia 9, 10, 11.....etc. Suas postagens estão sendo separadas e serão usadas contra vcs nos desfechos dessa historia.
Portanto sejam lúcidos e busque consertar suas burradas, pois a busca por dignidade, salários e outras coisas mais, às custas da destruição dos pilares que fundamentam o militarismo é no mínimo burrice, pois vcs são e sempre serão militares, mesmo depois de mortos e tudo que vcs desconstruírem com suas ações recairão sobre vcs algum dia.
No Estado da Bahia as forças armadas se apossaram dos aparelhos da segurança pública e aqui não será diferente, pois o risco da corrosão da imagem do Rio e Salvador são enormes e eles não pouparão esforços para manter a boa imagem íntegra para o mundo.
Vcs estão se achando o último biscoito do saco e na verdade não são. A Presidente já viu a merda que fez em anistiar os 439 e da próxima vez não haverá anistia e sim cadeia e expulsão para 439 e vcs serão os responsáveis pela desgraça de muitos recrutas cabeça de minhoca que não tiveram formação militar adequada e estão seguindo os senhores por puro extinto de sobrevivência.
Revejam suas posições, ainda temos a oportunidade de recuar para reagruparmos e atacarmos de maneira mais inteligente do que a “greve”.
Vcs cabos e Soldados escutem minhas palavras, pois sou um oficial de tropa, amo minha instituição, tenho profunda admiração por tudo que vcs fazem e não gostaria de vê-los sofre por terem seguido pessoas revoltadas e que querem projetar no governo, através dos senhores, suas mágoas, rancores e decepções."
Att. Ten. Cel. BM QOC/
Aê sinceramente e com toda solenidade; vai ver se eu tô na esquina, vai!!!..Sr. Ten Cel, se é que vc existe....
Ass. Subtenente do Exército - Amazônia - SELVA!!!!
Notícia recente:
====================================
GOVERNO ABRE AS PORTAS PARA
NEGOCIAÇÕES
O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA
RECEBE AS ENTIDADES
REPRESENTATIVAS DE PRAÇAS
No dia 12 de fevereiro, às 10:00horas, o Secretário de
Segurança Pública, Dr. Beltrame, recebeu em audiência
os representantes das Entidades Representativas de Praças, (ASPRA-PM/BM-RJ - ASSINAP -
ASPOM - CCS-PMERJ - ACS-CBMERJ - CBPR).
Na ocasião, as entidades solicitaram a interveniência do Secretário para agendar o mais breve possível uma
audiência com o Sr. Governador, a fim de que se possa dar continuidade ao processo de negociação da questão
salarial e outras de interesse dos praças.
Ao Secretário, foi apresentada uma pauta, primeiramente com cinco itens, os quais foram definidos como prioritários (A questão salarial, 55% de reposição - Reforma urgente do RDPM, adequando-o a realidade
constitucional - O fim do rancho, aos moldes da PM de Brasília - A questão da oxigenação na PM - Submeter o
mais rápido possível os nossos 2º Sgt ao CAS, em caráter excepcional, Curso à distância).
Segundo o Secretário, a proposta seria levada o mais rápido possível ao Governador Sérgio Cabral e que muitos
dos itens seriam de fácil aplicabilidade, uma vez que já fazem parte do programa de modernização da PM.
ASPRA-PM/BM-RJ
====================================
Detalhe: é de 2007.
Nada mudou nem mudará com esse secretário que só faz enrolar e ganhar tempo quando o assunto é salário.
ILMO. CEL PAÚL,
Desde o início do fenômeno denominado 'blogsfera policial', desde o 'praças da pmerj', coisa de 4 ou mais anos atrás, posiciono-me contra uma greve por entender que a população, nossa maior aliada, seria a mais prejudicada! Entendo a lógica da 'operação padrão' defendida pelo Srº! Entretanto, diante de tantas injustiças, omissão, descaso e pouco caso do governador (não necessariamente o que agora está no exercício do cargo!) diante de nossos dramas profissionais e pessoais, infelizmente, chego à conclusão de que uma GREVE GERAL talvez seja a única alternativa deixada pelo governo! Se até mesmo o Srº, conhecedor dos regimentos, regulamentos, leis, normas e arcabouço jurídico institucional, oficial da briosa, é vítima da omissão dolosa dos órgãos que deveriam garantir o exercício da cidadania, o que dizer de um praça, formado com descaso pelo estado, remunerado de forma humilhante, aviltado em seus direitos mais básicos? Escravizado por não receber pelas horas de folga nas quais trabalha! Explorado por trabalhar MUITO MAIS do que a Constituição define como carga horária semanal! Vilipendiado por sofrer assédio moral quando reivindica o básico para o trabalho! Admito que o atual Governador avançou em muitos aspectos, isso é bom! Quem entrou na pmerj na mesma época que eu, com certeza humilhou-se ao empurrar aquelas viaturas nojentas! Mas o Governador parou por aí! E de forma incompreensível, ignora o que se avizinha e mesmo admitindo em círculos íntimos que pode nos dar aumento não o faz! Por quê? Pelo simples prazer de ver a família policial-militar agonizar? O Governador blefa com a integridade dos cidadãos em um jogo de pôquer macabro onde as cartas somos todos nós! E para finalizar Cel Paúl, assim como eu, um antigo moderado empurrado à greve, muitos outros colegas, dia após dia, mudam de opinião e enxergam a greve como nosso último refúgio! O movimento cresce à cada dia que passa. Pode não ser agora, dia 10/fev/12 mas o será, isso é certo, e em breve. Quem sabe na Copa das Confederações ou até mesmo na Copa do Mundo?!
Forte Abraço!
Boa sorte!
Vida longa à PMERJ!
Abaixo os políticos oportunistas!
SdPMERJ 81.XXX
CMT PAUL, estou com o senhor ! Mas acontece que o Srº Desgovernador do rio de janeiro, não irá ter só a Policia Militar na Greve, ele terá toda a Segurança Pública do Estado ou seja PM, BM e PCS ! Então o Desgovernador deverá pensar muito antes de não negociar conosco até o dia 08/02/2012 ! Por mais negligente que seja, ele estará pondo em risco não só ele, mas também o seu partido político e da Dilma Russef também !
Povo brasileiro e Cidadãos cariocas, não queremos fazer greve ! Porém este Governador (ditador) precisa levar uma lição, por tanta corrupção, mentira, falsidade, ganancia e aproveitador de um Estado que depositou a confiança nele !
JUNTOS SOMOS FORTES E IMBATÍVEIS !
NENHUM PASSO DAREMOS PARA TRÁS !!!
ASS: O ZORRO !!!
Muito Bom Coronel! a sua leitura dos fatos é uma luz para os lideres paredistas, infelismente o senhor nao pode estar junto a eles, mas se eles o escuta-se, grande valia seria para a tropa
A nossa CLEPTOCRACIA tem que entender que ONDE HÁ MISÉRIA SEMPRE HAVERÁ CRISE. A segurança pública no nosso país capenga há anos e somente em 2008, um tal iluminado Deputado de verdade ARNALDO FARIA DE SÁ/SP, coadjuvado por um outro iluminado Deputado que esqueci o nome, teve a brilhante idéia de elaborar a PEC/300, que se arrasta até hoje na Câmara Federal, por culpa pura e simples de um tal Deputado vilão VACAREZZA (Não esqueçam esse nome PM de São Paulo). Temos que agradecer também outra tentativa do Senador alagoano Renan Calheiros que reforçou em muito a tentativa anterior, com a PEC 41. A verdade é o seguinte, esse Vacarezza, falso como ele é, jogou a PEC 300 em votação para fazer um teste, achando que iria nos afundar de vez, só que se lascou, porque a tropa de choque do lula não foi suficiente para nos derrotar na Câmara Federal. Com isso, verificando que seriam derrotados novamente e sempre serão, porque aquela casa entende o contrário, colocaram a PEC 300 na geladeira. Esa é a pura verdade, no meu entendimento, porém, a PEC 300, a 446 e a 41, mais cedo ou mais tarde, terão que ser votadas em segundo turno, porque uma proposição legislativa não pode ter o fim do jeito que está, segundo o regimento daquela casa e, certamente, seremos vitoriosos, porque no Senado já passou uma vez e isso acontecerá de novo, por mais que a Dilma não queira.
OFICIAL FULL REVOLTADO
Bom dia, sempre que leio manifesto como esse me faço a mesma pergunta, ONDE ESTA ESCRITO, u mais novo integrante dessa já tão malfadada lista tais como: Cel BM Simões, Cel PM Erir, Cel PM Paul, Ten Cel PM Nelson Herrera, Comts de BTLs, Sec. Beltrame, e até o Ministro da Justiça, Sr. Cardozo gostaria mais uma vez de solicitar a compaixão dos Srs. Em me ajudar a encontra em que trecho da CF/88 diz que: É vedado à GREVE aos Policias Civil e Militar e ao Bombeiro Militar, pois desde que aqui e em outros blogs li sobre tal, tenho feito pesquisas na CF/88 para identificar o artigo porém sem qualquer êxito, por isso solicito a ajuda dos mesmos. No tocante a força auxiliar do exército, penso que também foi alterado na mesma CF. Mais com toda humildade que me é peculiar, volta a solicitar vossas ajuda. Porém se não estiver escrito na Carta Magna de 88, penso que os senhores correm um grande risco de estar passando informação errada para população e seus subordinados ferindo assim o código de ética profissional que é ( Faltar com a verdade). Em tempo, penso que caso estejam certo aceitei minhas desculpas. Porém se não estiver inserido no texto Constitucional dada vênia não à de se falar em ilegalidade, de qualquer fato ou ato que a lei não o julgue Legal.
Vacarezza, você não vai conseguir o seu objetivo final, que é acabar com a PEC 300, 446 e 41, tanto é verdade que não tem peito para colocá-la em votação, porque o PT, seu partido, vai perder, tanto na Câmara Federal quanto no Senado. Depois também, sabe que a presidente Dilma nada pode fazer contra isso, porque a entrada em vigor de tais emendas constitucionais não depende dela pra nada, nem para fazê-la vigorar, porque EMENDAS CONSTITUCIONAIS NÃO VÃO A SANÇÕES DO PRESIDENTE. Sua chantagem e esperteza um dia terá fim. Em tempo: o outro brilhante Deputado Federal que havia esquecido o nome na outra postante trata-se de MENDONÇA PRADO. Obrigado por tudo AMIGOS das PEC 300, 446 E 41. Viu Vacarezza, tem muito gente boa do nosso lado, contra o PT e a sua inconsequência. Aliás, o nome do seu partido é PARTIDO DOS TRABALHADORES e nós PM somos o que? Quanta hipocrisia, hem Vacarezza.
CEL FULL REVOLTADO
Amigo SGT Maucus Saldanha, infelizmente essa porcaria, proibição de greve para os militares, está previsto no artigo 142, § 3º, inciso IV, c/c o art. 42, § 1º, da CF. Esses dispositivos são lamentáveis, porque nos deixou na miséria, nos escravizou nas mãos dos governadores - a miséria que nos pagam, chama-se TRABALHO ESCRAVO, VEDADO PELA MESMA CF, mas não vale para a PCERJ, estando aí o nosso trunfo.
cel Ref Full Revoltado
VARIOS SITES ESTÃO CONVOCANDO TODOS OS POLICIAIS E FAMILIARES COMPAREÇAM A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA BAHIA HOJE dia 06 de fevereiro
BOA DIA CEL PAUL, EM MINHA OPINIÃO NÃO ADIANTARÁ EM NADA A OPERAÇÃO TOLERÂNCIA ZERO, POIS ESSE MALDITO CABRAL NÃO ESTÁ NEM AÍ NEM VAI CHEGANDO POR NÓS...SE FORMOS TRABALHAR, ELE FICARÁ NA DELE, NÃO FARÁ NADA E NÓS CONTINUAREMOS COM ESTE SALÁRIO DE FOME...SE AS RUAS FICAREM SEM NÓS, ISSO SIM FARÁ UMA DIFERENÇA, DE ALGUM MODO ELE SERÁ COBRADO POR ISSO, SEJE POR PALAVRAS, GESTOS OU PELA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA, O SR NÃO ACHA??EM TODO SETOR EM TODOS OS TEMPOS, A PARALISAÇÃO SE FEZ NECESSÁRIA, POIS SÓ COM A DEMANDA, A NECESSIDADE APARECE E ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA. CERTO??ENTÃO SENDO ASSIM, CREIO QUE UM MOVIMENTO ORDEIRO E PACÍFICO MAS QUE TRAGA ESTA DEMANDA, TRARÁ A VITÓRIA A NOSSA LUTA QUE HÁ MUITO TEMPO, TEM SIDO TRAVADA NESTE ESTADO EM BENEFÍCIO DE NOSSO SALÁRIO E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO...ESTA É A MINHA OPINIÃO...
SD PM DO 11ºBPM
ATENÇÃO PAGUEI UM CARRO DE SOM, ESTOU DIVULGANDO A NOSSA PARALISAÇÃO ,PARA O PROXIMO DIA 10,QUEM PUDER FAÇA O MESMO,INTERIOR 10BPM MIGUEL PEREIRA ,PORTELA E PATY DO ALFERES,VAMOS COM TUDO ,NOS VAMOS CONSEGUIR O NOSSO OBJETIVO,JUNTOS VENCEREMOS. PM, BM E CIVIL.
Caros amigos de LUTA.
Vendo estes dois comentários fiquei na dúvida sobre a intenção do Sr. Ten Sérgio: seria para preservar os Recrutas ou para identificá-los mais facilmente.
Reflitam e comente:
O ZORRO disse...
ATENÇÃO ALUNOS: A IDÉIA DO TENENTE SÉRGIO, É MARAVILHOSA, COLOQUEM BLUSAS BRANCAS, E PINTEM O ROSTO DE UM LADO AZUL E OUTRO LADO VERMELHO !!!
JUNTOS SOMOS FORTES E IMBATIVEIS !!!
VAMOS PARAR, GREVE JÁ !!!!
ASS: O ZORRO !!!
5 de fevereiro de 2012 16:17
TEN PM SERGIO disse...
É ISSO AÍ ZORRO, TODOS QUE TENHAM RECEIO DE APARECER, CAMISA BRANCA, BONÉ, CARA PINTADA, METADE VERMELHO, METADE AZUL. FORÇA E HONRA.
5 de fevereiro de 2012 17:31
A idéia é do Ten Sérgio. E assim como nosso amigo ZORRO também achei muito boa, mas pensando bem....
Temos que ter muito cuidado com alguma sugestões. De boas intenções o inferno está cheio.
Ou Contra-informação.
JUNTOS SOMOS FORTES
SUBTEN PM REVOLTADO
TRILOGIA - Liberdade AZUL , fraternidade VERMELHA e igualdade BRANCA.....JUNTOS SOMOS FORTES !!!!!!!!!!!!!!!!!
TRILOGIA - Liberdade AZUL , fraternidade VERMELHA e igualdade BRANCA.....JUNTOS SOMOS FORTES !!!!!!!!!!!!!!!!!
CEL. PAUL, O RJ É DIFERENTE. A VIOLÊNCIA AQUI NÃO É ALGO FÁCIL DE DEFINIR. SABEMOS QUE NOSSO MAIOR PROBLEMA ESTÁ RELACIONADO AS FACÇÕES. TODOS ESTÃO SÓ ESPERANDO O SINAL PARA ATUAR. RETORNAR COM FORÇA TOTAL AS FAVELAS E DISPUTAR OS TERRITÓRIOS. E SABEMOS COMO É, NA LEI DA BALA. ENTÃO SAIBAM QUE A FORÇA NACIONAL E O EXÉRCITO, TERÃO BASTANTE TRABALHO. PAGO PARA VER, O EB E FN COMBATEREM NAS FAVELAS OS TRAFICANTES. SEM FALAR NOS ASSALTOS A MÃO ARMADA, E OS 155. ENTÃO AVALIEM BEM. NÃO VOU NEM FALAR EM ÓBITOS PORQUE SE NA BAHIA JÁ ESTÁ EM 100, AQUI NO RJ, SI ACONTECER VAI SER MUITO MAIS COMPLICADO. SEM FALAR NAS PRAIAS SEM GUARDA-VIDAS, REALMENTE SI ACONTECER VAI SER MUITO COMPLICADO.
Cel. Paúl, falando dessa maneira, em operação tolerância zero, o senhor nos expõe ainda mais. Pense bem, um cidadão comum que ouvi isso da boca de um policial logo vai pensar que em condições "normais" o mesmo policial é omisso e fecha os olhos para a grande maioria dos erros. Como acreditar em alguém que reivindica algo trabalhando certo? Como? TOLERÂNCIA ZERO, É NOSSO DEVER AGIR ASSIM!
Paralisação dos serviços prestados, é a maneira correta do trabalhador honesto e que não compactua com o jeitinho, reivindicar os seus direitos.
Pense nisso
SD PM
Os PM da Bahia e do Brasil lutam pelas suas sobrevivências e de suas famílias a fim de prover uma segurança pública de qualidade para a população.
Os guerrilheiros do PT lutavam por uma ideologia e um governo comunista ou socialista para tomar o poder pelas armas com o derramamento de sangue.
2- Os PM lutam utilizando os instrumentos do estado democrático de direito; o diálogo; a negociação; a tolerância e a justiça e, em último caso, a greve.
Os guerrilheiros do PT lutavam se utilizando de emboscadas; bombas; granadas; sequestros de autoridades; assaltos a banco e residências e estabelecimentos comerciais; invasões a quartéis das forças armadas para roubar armas e munições; executando militares nos quartéis invadidos (revistas Exame e Istoé; e biografia da presidente Dilma).
CONTINUO PERGUNTANDO: AEROPORTO FUNCIONA SEM BOMBEIROS?
"...por puro extinto de sobrevivência."
Putz... nunca imaginei que existisse um Ten Cel BM "analfa". Será que entrou na Academia por ser filho de Cel?
Postar um comentário