sábado, 4 de fevereiro de 2012

TENENTE CORONEL HERRERA – OPINIÕES.

Prezados leitores, bom dia!
EMAIL RECEBIDO:
Meu caro amigo, Cel PAÚL,
Tenho acompanhado seu blog, com certa preocupação quanto aos recentes acontecimentos.
Conhecendo eu a história contemporânea da PMERJ, há exatos 47 anos (sou praça de 1965; portanto há quase meio século), preocupa-me a grave situação atual, pela qual reputo como únicos responsáveis o jovem e alegre governador do Estado, Sérgio Cabral, por sua arrogante soberba, e o circunspecto e obscuro secretário de Segurança Pública, Mariano Beltrame, por seu despreparo administrativo.
Os atuais movimentos reivindicatórios de praças e oficiais BM e PM, reforçados agora por policiais civis subalternos, embora todos eles legítimos, mais parecem perigoso caldeirão fervente:ninguém sabe quando ocorrerá a ebulição máxima, fazendo-o transbordar de forma incontrolável.
E é exatamente neste ponto que reside a incompetência desse Desgoverno Cabral, além das tantas substituições de comandantes gerais e chefes de polícia: se, já decorridos cinco anos, não foi capaz de evitar essa crise tamanha, como pode querer fazer acreditar que tem capacidade de resolvê-la?
Mas a receita que usa é simples e muito conhecida: o governo busca colocar o fraco rei para fazer fraca a forte gente.
Por outro lado, não concordo com o comentarista anônimo (por si só, pouco recomendável) que afirmou você não ter nem admiradores nem seguidores. Vou além: muitos colegas já me disseram achar você "maluco". Então somos dois malucos. Ou até mais, pois vi tantos outros oficiais BM e PM nas reuniões feitas no Clube de Subtenentes e Sargentos BM e na Associação de Oficiais Bombeiros. Todos também me pareceram malucos -- tão completamente enlouquecidos por seus ideais. E com doida vergonha na cara. Atributo este -- como é notório -- tão raro nos homens políticos deste país.
Quanto à nossa AME, mais do que você conclama ("deve abrir as portas"), opino que deva ser convocada assembleia geral extraordinária, aberta a todos os oficiais BM e PM, mesmo não associados, para marcar claro posicionamento público, sob pena de perder o bonde da História. Ante a tragédia anunciada -- a desesperada atitude extrema de greve geral --, urge traçarem-se diretrizes.
Sou de opinião que, caso baldados os esforços dos Comandos em "desestimular" a greve, se houver detenções disciplinares e prisões à luz do CPM, os oficiais apoiantes devam apresentar-se presos também, inclusive os inativos, em solidariedade aos bravos companheiros da ativa. A razão é muito simples: eles arriscaram-se tanto para defesa de nossa dignidade e de nossas famílias também.
Pretendo ser um dos primeiros a assim proceder. Entendo que, para a proteção do bloco, há que se criar forte resistência, de modo a revestir o movimento por uma consequente crise governamental. Ocasião em que deveria ser chamado às falas -- em carta aberta, pelas associações de classe -- o omisso secretário Beltrame ( que só aparece em bailes populares e no arremedo de Papai Noel nas favelas, e que, até hoje, não se sabe se é delegado ou simples agente de Polícia Federal).
É pública e notória a "blindagem" dessa autoridade, levada a efeito pela mídia comprometida nas gordas verbas da propaganda do governo. Uma espécie de toma lá, dá cá. A imprensa não perde tão bom cliente e o governo tem conveniente boa imagem difundida. Não há novidade: todos já viram esse filme. Talvez o supersecretário -- quem sabe? -- esteja sendo preservado para a sucessão, copiando-se o estilo Lula.
Vou mais além em minha opinião: o reajuste será aquele já divulgado em release pelo governo. A nova lei de remuneração, talvez adotando o modelo de subsídios, também só será implantada em 2014. Os mais antigos também já viram esse filme em 1982.
Penso que somente vingará, se Cabral for derrotado na sucessão. Com a Assembleia Legislativa submissa, ele terá deixado toda a despesa para o sucessor oposicionista, cabendo-lhe as honras históricas -- sobretudo eleitoreiras -- da solução do grave problema de remuneração dos militares estaduais. Quem viver verá.
Cria-se, portanto, a partir de agora, interessante nova campanha: BM, PM e PC devem trabalhar para a derrota eleitoral desse deplorável Desgoverno. Só assim estará garantida nossa melhoria de remuneração, com o mínimo de dignidade profissional.
Autorizo a publicação.
Nelson Herrera Ribeiro, TenCel PM Ref, professor e advogado.
Juntos Somos Fortes!

13 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Ten Cel Herrera. Na Bahia foram canceladas vários eventos importantes, aqui no Rio, quem sabe o CARNAVAL. Imaginem vocês o Rio sem Carnaval no Sambódromo. Vai marcar para sempre a administração Cabral e ele ficará famoso no mundo todo, até mais do que Pelé. Quanto pretígio.

CB Trinca Ferro

Anônimo disse...

ATENÇÃO!!! ASSIM QUE ENTRAREM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA ONDE ESTÃO NOSSOS IRMÃOS POLICIAIS E BOMBEIROS PARA PRENDE-LOS VAMOS DESENCADEAR A GREVE NACIONAL AUTOMATICAMENTE PARA QUE SIRVA DE EXEMPLO A TODO AQUELE GOVERNANTE QUE QUER USAR DO AUTORITARISMO RIOS DE SANGUE E BATALHA IRÃO CORRER NO BRASIL.

Anônimo disse...

Excelente superior. É hora de pegar a espada, tirar a poeira, lustrar com Kaol e ir para o front. Duas frases de Sun Tzu servem de estímulo para o momento:
- "A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço."
- "E Lembre-se:você é seu próprio general.Então,tome agora a iniciativa,planeje e marche decido para a vitória."

Anônimo disse...

Bom dia!!!Se isso realmente se confirmar e o governo da Bahia e o Governo Federal usar de truculencia contra os policiais lá na assembléia,acho que aqui no Rio particularmente em apoio aos policiais de lá,antecipar a nossa greve.E como o Rio é um "espelho" para o Brasil,iremos "contagiar" os demais estados a fazer o mesmo!!!A "presidenta" mandou um "recado" para nós aqui do Rio,se descerem a marreta lá na Bahia,aqui no RJ será que vai ser diferente?Se todos os estados tb parar,ela vai mandar a guarda nacional para todos eles?Duvido muito!!!

Anônimo disse...

infelizmente tanta bagagem pouco feito pela familia pmerj;
cel herena,de que adianta ideias sem açao,teve na corporaçao o que fizeste pela pmerj a nao ser comentar as suas criticas que lhe é de direito,
da onde se espera que venha nossa liderança nos é falha,
querem mobilizar a ame agora!!! o circo ta pegando fogo ja faz tempo;
mas ainda ha tempo!
digo nunca houve na historia tal unicidade das forças de seguranças,nosso ideal nao é politico,mas sim ideologico,que é a dignidade da famia segurança publica!
cel paul so tem um problema ao meu ver :ser coronel de policia, que mesmo na sua loucura como senhor diz.ele bota sua cara e isto é o que falta em muitos de voces,
preferem ficar no comodo de sua patente e nao fazem nada, nada a nao ser suas criticas. pedra so movem se voce se mobilizar para tira-la,caso contrario ela ficara la.nos seus 47 anos nuca vi de la pra ca um comando que lutou pela familia pmerj e é por isso que nossa instituiçao; esta,está falida que voces so criticaram e nao tiveram coragem para mante-la no seu proposito: manter ordem publica e protejer o inocente ,mas preferiram ser politico e vender nossoa querida corporaçao pelos seus ideais pessoais.e agora ficam puxando saco de politico quando as onras ja lhes eram garantidas! agora o movimento feito pelo praças vai dar certo sim !porque resolvemos nos mobilizar e praticar a busca pela dignidade, nao me venha dizer que so conseguiremos nosso obetivo se tirarmos este politico do comando.
se isto tiver de acontecer sera de uma forma natural; nao ploitica.
e nois acreditamos que ganharemos porque temos fe que tudo dara certo juntos somos fortes!
e o que conseguirmos nao sera para meia duzia . mas sim para todos . esse é a diferença da politica de oficias para a dignidade de todos.
deixe o coronel na sua loucura! pelo menos ele esta fazendo sua parte.
e minha opiniao! ele so nao lidera o movimento talves por ter sido corregedor.
porque é um cargo que nao traz simpatia!
nenhum passo daremos atras!
mesmo por voce.
força e honra!
juntos somos fortes!
adsumus!
se tiver coragem! vem pra luta tambem.
porque lugar de soldafo é no conbate!
adsumus!
pg.

Anônimo disse...

Sr. Cel Herrera. Linda!!! Linda!!! Linda!!! A sua resenha. Mas o momento é de criar, investir no Front., ir prá luta, chegar junto, pois o que passou passou. Quizera a PMERJ, ter meia dúzias de Coronéis Paúl, homem de friba, de garra e porque não dizer Gladiador. Sou + Paúl.

Anônimo disse...

cel paul
o que é seu nimguem tirara!
aguarde! no momento sua estrela brilhara mas do que essa que o senhor carregou encima do onbro.
porque a proxima brilhara acima desta!
siga em frente!
simples assim!
juntos somos fortes!
nenhum passo daremos atras!
adsumus!
pg.

Anônimo disse...

VALEU O COMENTARISTA DAS 06:32H
QUE TAPA DE PELICA.
RS! RS !RS!
CEL PAUL VA ENFRENTE!
ENTRE ACERTO E ERROS O SENHOR TA TENTANDO O MELHOR!
VALEU !VALEU!
JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

FALAR AGORA SR. CORONEL HERRERA COMO DISSE E MOLE,PARABÉNS CORONEL PAUL CONTINUE SENDO MALUCO,PORQUE NOS TAMBÉM SOMOS,ESTAMOS JUNTOS,E´ VAMOS ATÉ O FIM,QUANDO O DESGOVERNADOR MANDAR PRENDER,CADA GUERREIRO VAI SE APRESENTAR PARA SER PRESO TAMBÉM,O SR.CORONEL HERRERA COMO DISSE É ADVOGADO SE PROPONHA A DEFENDER A CLASSE SOFRIDA QUE SOMOS,CORONEL O SEU FILHO JÁ PEDIU UM BISCOITO E´VC CHEGAR E DIZER MEU FILHO O PAPAI NÃO TEM DINHEIRO E´FICAR COM O CORAÇÃO PARTIDO COM A SITUAÇÃO,É ASSIM QUE ESTAMOS CORONEL HERRERA,VAMOS LUTAR SIM ,COMO MALUCOS PELO NOSSO OBJETIVO,OBRIGADO CORONEL PAUL POR NOS AJUDAR PM BM E CVS.

Anônimo disse...

'MAIOR QUE A VERGONHA DE NÃO TER VENCIDO É A VERGONHA DE NÃO TER LUTADO!" (Rui Barbosa)

Ratificando o comentário acima....
É lamentável...
Somos cobrados a dedicar o nosso tempo exclusivamente para a PMERJ.
Saírmos de casa com a incerteza de retormar,
E ao retornar para nossos lares, vamos de mãos vazias... quantas vezes?? nossos filhos esperando, olhando pela janela de nossas residência: o pãozinho da manhã, e nós como chefes de família, temos que enganá-los por não termos dinheiro para comprar o básico, porque o salário que ganhamos temos que pagar as mensalidades do: colégio particular, plano de saúde, e as compras do mês tem que ser parceladas no cartão de crédito,
não pretendo aqui ficar enumerando as mazelas e humilhações com as quais lidamos: mas diante de tantas humilhações, como poderemos ter dignidade?
Lembro-me de quando era crianças, e meu pai, Policial, e nós tínhamos orgulho de dizer que éramos filho de policial, hoje orientamos nossos filhos para que que fique no anonimato.

Como dizia Rui Barbosa:
"De tanto ver crescer a INJUSTIÇA, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos MAUS, o homem chega a RIR-SE da honra, DESANIMAR_SE de justiça e TER VERGONHA de ser honesto
É assim que estamos, nós que trabalhamos diuturnamente com honestidade, estamos ficando desmoralizados por não termos como honrar nossos compromissos, porque o as condições econômicas nossas não nos permite honrá-las!

Hoje, COM LÁGRIMAS NOS OLHOS, nego mais uma vez o pãozinho de cada dia do meu filhinho e da minha filhinha!

Cel. Paúl que Deus continue te iluminando E GUARDANDO O sENHOR!

PMERJ, BOMBEIROS E POLICIAIS CIVIS
"O homem que não luta pelos seus direitos não merece viver"
Rui Barbosa

Anônimo disse...

PREZADOS,
CABRAL ESTÁ SE BORRANDO DE MEDO.O MOTIVO É SIMPLES: AS TRÊS FORÇAS ESTÃO JUNTAS! POLÍCIA CIVIL, PMERJ E BOMBEIROS! NEGOCIEM SEMPRE JUNTOS. NÃO SE DEIXEM LEVAR PELA FILOSOFIA DE MAQUIAVEL: "DIVIDIR PARA GOVERNAR" EM NENHUM ESTADO DA FEDERAÇÃO OCORREU A UNIÃO DAS TRÊS FORÇAS! A IMPRENSA ESTÁ SENDO PAGA PARA TORNAR O MOVIMENTO NVISÍVEL. É UMA ESTRATÉGIA DE CONTRAPROPAGANDA!
VAMOS A LUTA!! VAMOS PELO MENOS ADIAR O CARNAVAL!!!
CABRAL SUA HORA CHEGOU...
OPERAÇÃO RASTILHO DE PÓLVORA! SE INVADIREM A ASSEMBLÉIA DA BAHIA, TODOS OS ESTADOS DA FEDERAÇÃO DEVEM ENTRAR EM GREVE! SEM VIOLÊNCIA, SIMPLESMENTE PARANDO TUDO!!!

Alexandre, The Great disse...

O Ten Cel Ref HERRERA está correto nas suas assertivas. Ao contrário do que muitos possam pensar, ele não chegou agora de "paraquedas" no movimento. Ele participa há muito tempo, não apenas nas idéias, no planejamento, mas também com presença física em vários momentos. Obviamente que a idade cronológica já não lhe permite a bravura de outrora, mas a "velha chama" e o "amor corporativo" jamais se apagaram.
Eu sou muito antigo, já conquistei muitos territórios, derrotei reis que se diziam poderosos e sei reconhecer um bravo: e o Ten Cel PM Ref HERRERA é um deles.
Parabéns!

Anônimo disse...

desculpa comentarista o que a policia conquistou escravismo? ate so vejo escravidao sua antigade nao lhe da bom senso. teu senso de dignidade esta dirente da conotaçao atual . devo informa-lo a policia esta falida. os oficias venderam a pmerj opelo seus interesse pessoais nao ideologico da pmerj. a cas a pmerj é composta de coronel a soldado ,tem que ser bom pra todos !