quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A GRANDE IMPORTÂNCIA DO ATO DAS ESPOSAS E ALGUMAS ILAÇÕES.

Prezados leitores, o ato programado pela UEMRJ para a próxima sexta-feira, dia 03 FEV 2012, adquiriu uma relevância muito grande, não só pelo significado da presença dos nossos familiares na luta pela nossa dignidade, mas também pelo fato de cobrir uma lacuna muito grande, o espaço de tempo que separa o ato realizado no domingo passado, dia 29 JAN 2012, do próximo ato público, a assembleia da Cinelândia, marcada para o dia 09 FEV 2012. 
Todos e todas sabem que no momento que se estabelece uma pressão política, ela não pode ser enfraquecida, caso contrário o governo se recupera do golpe, como ocorreu na mobilização do SOS Bombeiros. O ato da UEMRJ será a manutenção do governo no canto, acuado e tentando se defender. O governo Sérgio Cabral (PMDB) sabe que tem que agir com todo cuidado, pisando em ovos, não pode sair retaliando os mobilizados, diante da sua desastrosa ação contra o SOS Bombeiros, logo após a invasão do Quartel General. Até hoje os governistas lamentam os erros do governador no transcorrer da coletiva, erros que colocaram toda a população a favor dos Bombeiros e que fez com que quase 30.000 pessoas participassem da caminhada em Copacabana no ano passado.
A luta que se avizinha penderá para o lado que minimizar os erros do passado e que buscar as melhores soluções, portanto, planejar é imprescindível.
A presença nessa quarta-feira do secretário da Casa Civil na ALERJ, onde foi anunciar o reajuste já divulgado pela imprensa, serviu para mostrar algumas cartas desse jogo.
Posso estar errado, mas arrisco algumas táticas que o governo poderá usar para enfraquecer a mobilização e para colocar a população contra os mobilizados:
- Os comandantes gerais da PMERJ e da CBMERJ seguirão na linha de que estão fazendo de tudo para resolver a questão salarial, usando um discurso sinalizando que estão ao lado da tropa e sempre enaltecendo as missões heróicas dos Bombeiros e Policiais Militares, a responsabilidade com a população.
- Nos próximos dias os comandantes de OPMs e OBMs irão realizar palestras tentando desestimular a tropa da ideia de iniciar um movimento grevista, informando os crimes e/ou transgressões que essa mobilização poderá acarretar. Penso que o tom não será de ameaça, mas sim de orientação.
- A inserção de boatos também deverá ocorrer. Um boato que já circula é alterçaõa da forma de pagamento para subsídio. Outro é o que dá conta que todos os que recebem pecúnia serão prejudicados no caso da implantação dos subsídios, o que coloca esses beneficiados contra a mudança na forma de pagamento, gerando divisões.
- Por sua vez, o governo vai usar a mídia amiga para noticiar sempre com grande destaque a concessão dos reajustes e outros possíveis benefícios, demonstrando assim que reconhece o problema e destacando que está fazendo o possível para pagar melhores salários. Usará a queda do tempo para as promoções dos Praças, recentemente implementada, como um desses benefícios já concedidos e demonstrará que isso também acaba sendo um "aumento salarial". Assim, o governo demonstrará que está de boa vontade, o que poderá soar de forma positiva na formação da opinião pública.
- Paralelamente, o governo deve estar elaborando estudos para demonstrar tecnicamente que é impossível pagar os reajustes pretendidos. Podemos esperar aqueles estudos que demonstram o impacto na folha de cada centavo concedido como reajuste, demonstrando que apesar de toda boa vontade governamental, não existem recursos suficientes para atender as pretensões dos mobilizados.
- Não creio em uma repressão antecipada, a decretação de uma prontidão no dia 09 FEV 2012, por exemplo. Penso que nesse momento a avaliação da inteligência é que o movimento está ganhando força, mas que não ocorrerá uma paralisação generalizada, nem no CBMERJ, nem na PMERJ.
- Caso seja desencadeada a paralizasão, a resposta repressiva do governo dependerá da amplitude do movimento. Certo é que a mídia chapa branca irá de imediato tentar colocar a população contra os mobilizados, que serão acusados de radicalismo, diante da boa vontade do governo em negociar e das concessões já feitas.
Eis algumas ilações, certas ou erradas, o importante é que os mobilizados tenham uma reação planejada para cada ação do governo. Quem for pego de surpresa, terá enormes dificuldades em alcançar seus objetivos.
Infelizmente, não conheço a PCERJ de forma adequada para arriscar como a questão será tratada interna corporis.
Por derradeiro, ratifico que não sou favorável a greve, pelos motivos que exaustivamente já comentei, sou favorável a seguir o caminho da Polícia Federal, o desencadeamento da operação tolerância zero (operação padrão). Torço que se os mobilizados optarem pela paralisão, pelo menos desenvolvam a tolerância zero antes desse derradeiro recurso.
Juntos Somos Fortes!

30 comentários:

Alexandre, The Great disse...

O sr pensa em tudo isso pois tem a experiência ao seu lado. Eu também "penso" que ela não deva ser descartada, pois quem não conhece sua História, tende a repetí-la(frase de um apresentador do Canal History da NET). Sendo assim como explica a sua "ausência" das deliberações? Por que, não obstante as suas explicações em post anterior, o sr. não se apresenta nas reuniões já marcadas e pede a palavra, nem que seja somente como assistente? Ficar guerreando somente no blog, agora que estamos tão perto do "inimigo" é inexplicável e parece meio "derrotista". Se o sr acredita mesmo no que diz sobre "planejar, planejar, planejar e agir", então dê a sua opinião ao vivo - nas reuniões da Comissão e nos carros de som nas ruas, como aliás sempre fez.
Sinceramente esperava outra atitude sua.

Anônimo disse...

Cee Paul, boa explanação. Mas já que alguns preferem radicalizar ao extremo não seria interessante a liderança ao menos tentar um "Habeas-corpus" preventivo? Faça sua avaliação. Abraços de quem acompanha sua luta, que nada mais é que a luta de todos nós.
Excallibur.

SGT PM CARLOS disse...

BEM COLOCADO CEL.PAUL.OS BOATOS JÁ ESTÃO AS SOLTAS.REUNIÕES MARCADAS PARA O DIA 03FEV12 JÁ DEMONSTRAM OQUE REAMENTE ESTE GOVERNO QUER.DESESTABILIZAR AS ESTRUTURAS DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE REAJUSTE.NÃO QUERO FAZER GREVE,MAS SE POR VENTURA O GOV.CABRAL NÃO ATENDER(TUDO INDICA)AS NOSSAS REEVINDICAÇÕES,ACREDITO QUE PELA 1 VEZ NA HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO,A FORÇA DE SEGURANÇA ESTADUAL,VAI PARAR.ENQUANTO NÓS ESTAMOS AQUI CONVERSANDO,O CABRAL ESTÁ NA BAHIA,PASEANDO,NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O ESTADO,A ESTA HORA ESTÁ TOMANDO UM VINHO SECO NA COMPANHIA DE EIKE BATISTA,O SENHOR DUVIDA?UM ABRAÇO...

Anônimo disse...

UMA SUGESTÃO:

Por que não fazer uma paralisação por 24 horas, antes do dia 10, como advertência?
O desgoverno verificaria que não estamos blefando, como ele até agora tem feito com todos.

Anônimo disse...

Como postei anteriormente, acho que alguma ação de impacto deveria ser tomada antes do dia 10. Ou uma paralisação de advertência ou uma grande operação tolerância zero/padrão.
Eles não estão levando fé!

Anônimo disse...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
SÉRGIO CABRAL só espera a "poeira baixar" para trazer ex-comandante Mário Sérgio Duarte de volta ao governo
.
Reprodução do jornal Extra, Coluna Extra Extra

http://ricardogama.blogspot.com/2012/02/sergio-cabral-so-espera-poeira-baixar.html

Anônimo disse...

Assembleia Geral Extraordinária e demais orientações

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O SINDPOL RJ – Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro vem, através do presente edital, convocar regularmente a categoria policial civil para a Assembléia Geral Extraordinária que fará realizar em 08 de Fevereiro de 2012, 4ª feira, às 18h30min em 1ª Convocação e 19h00min em 2ª e última convocação, no Salão Imperador do RIO’S PRESIDENTE HOTEL, situado na Rua Pedro I, 19, Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro, RJ, a fim de, conforme previamente definido na AGE de 08 de Novembro de 2011, apreciar e deliberar sobre os seguintes assuntos:

1. Movimento reivindicatório conjunto PCERJ, CBMERJ e PMERJ.
2. Deliberar e decidir sobre INDICATIVO DE GREVE para o dia 10.02.2012.

Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2012.

Carlos de Moraes Gadelha de Vasconcellos
Presidente do SINDPOL RJ

SINDPOL RJ:
Reforçamos a necessidade do comparecimento de todos os policiais civis na Assembleia Geral Extraordinária do SINDPOL RJ do dia 08.02.2012.
Em verdade, a AGE é uma formalidade legal que precisa ser cumprida pelos policiais civis e, outrossim, é o ambiente democrático onde deliberamos e decidimos os pleitos dos policiais civis do Estado.
Não obstante, informamos que haverá uma Reunião Geral no dia 09.02.2012 com os representantes de todas as categorias da segurança pública, a saber, policiais civis, militares e bombeiros. A reunião acontecerá na CINELÂNDIA, por volta das 18h00min.

Anônimo disse...

Coronel Paúl, operação padrão (tolerância zero) não funciona por causa dos policiais corruptos.

Anônimo disse...

Engraçado o calculo do RJTV como pode 10% de aumento transformar R$1200 e uns quebrados em R$1600

Anônimo disse...

Com a mobilizacao atual , creio todas as manobras elencadas pelo senhor cairao por agua a baixo .Depois do que vi em Copacabana , nada eu digo nada freara' a Greve. Me atrevo a dizer que nem mesmo se ele disser que vai contemplar tudo o que for reivindicado vai parar esse movimento historico e vergonhoso ao mesmo tempo ......

Anônimo disse...

EXCELENTE A IDÉIA DE UMA PARALISAÇÃO POR 24H!!!!

Anônimo disse...

Para ser mais abrangente, a OPERAÇÃO PADRÃO (tolerância zero) não funcionará por causa dos corruptos e dos omissos, o mesmo mal que ainda trava este movimento e dá esperanças ao Cabral de que esta greve não aconteça. Contudo, penso que se não houvesse este "problema" a operação citada seria uma poderosíssima "arama".

Anônimo disse...

hoje o comandante do cfap tentou desistimular os alunos no paradão,dizia ele que o movimento e de uma minoria que não tem muito a perder.pois se este é o ponto de vista dele apenas respeitamos,porem meu pelotão tem um ponto de vista totalmente diferente e vibramos quando um cabo questionou de que lado nós estamos,a resposta foi uma só "APOIO TOTAL AO SOS".JUNTOS SOMOS FORTES! AL CFSD DO CFAP

Anônimo disse...

operação padrão pra que???tolerancia zero pra que????na minha opinião é pura queima de cartucho e trabalho extra pra poliçada que está querendo mesmo é pararrrrrrrr!!!!!dia 10 de fevereiro é greveeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!

Anônimo disse...

Sou Sub Oficial Fuzileiro Naval, e apoio a manifestação de vocês. Com muito prazer e muito orgulho eu tomarei conta do Rj, para vocês pleitarem os seus direitos. Pois bem sei que se vocês pararem nós seremos acionados. Com fé em Deus, vocês conseguiram a tão sonhada dignidade, com isso vocês terão mais qualidade de vida ... É um passo importantíssimo para a democracia no país. Não são os políticos que ditam regras, e sim a população que escolhem os políticos.

Eu apoio o movimento. E com certeza é um movimento justo.

ADSUMUS

Anônimo disse...

COronel Paul, estou indignada com o SOS BOMBEIROS,se é um espaço democrático, porque NÃO consigo postar os meus comentários; pois só postam o que interessa a eles. Não estou acreditando que haverá greve, o Cabralito consegue manipular. O senhor lembra?, o movimento foi perdendo a sua força, quando foram para BRASÍLIA por varias vezes, foi marcado o fora CABRAL e os bombeiros acreditaram no degovernador, que fica debochando e rindo deles. Retornando em 12/11/11, foi marcado uma manifestação em 16/11/11, daí os bombeiros foram para o programa do Wagner Montes, mudando totalmente o foco e deixando a população que chegavam a mercê. O compromisso é com o povo e NÃO com Wagner Montes, concorda?, estou muito cansada e desacreditada com tudo o que vem acontecendo, talvez não participe mais de manifestação. Os bombeiros e policiais de outros Estados, estão brigando mesmo, sem recuar e parabéns para eles, não são um bando de bostas, que aceitam migalhas. Abraços coronel Paul, Ana da Tijuca.

Anônimo disse...

CORONEL PAUL A COMANDANTE DO 10 BPM VAI FAZER UMA REUNIÃO DIA 3,NA SEGUNDA FOLGA COMO SEMPRE,O QUE ESCUTEI DE UM OF.QUE ELA VAI TENTAR INTIMIDAR A TROPA,SÓ QUE NÃO VAI CONSEGUIR,DEPOIS DA REUNIÃO VOU DIZER O QUE ELA FALOU,GREVE GERAL,SE NÃO TIVER ACORDO.

Anônimo disse...

ARTIGO 147 DO CÓDIGO PENAL - Decreto Lei 2848/40

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 147 - Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave:
Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.
Parágrafo único - Somente se procede mediante representação.

http://www.jusbrasil.com.br/legislacao


ASSÉDIO MORAL: Violência Contra o Trabalhador

Humilhação e discriminação sustentam essa prática perversa

Como acontece o Assédio Moral

A prática é reconhecida por diversos órgãos como a Organização Mundial de Saúde (OMS) que a define como “o uso deliberado de força e poder contra uma pessoa, grupo ou comunidade que causa danos físicos, mentais e morais através de poder ou força psicológica gerando uma atitude discriminatória e humilhante”.

fonte: http://www.sinfarmig.org.br/noticias.php?&id=881

Anônimo disse...

Com o salário que PM/BM/PC recebe hoje, querida população do Estado do Rio de Janeiro,o Cabral só nos deu duas saídas:

1 - Partir para greve e conseguir dignidade no peito e na raça; ou,
2 - Virar ladrão, para complementar o salário. Essa opção nós não queremos, preferimos a primeira. Por isso que o nosso movimento será implacável.

Sd PM Katakumba

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Caro Alexandre, the great, caso soubesse como foi a reunião de ontem no Sindsprev, não pensaria dessa forma.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Historia REAL...Espero que o sr publique cel.
Certa vez um comandante casca grossa que acabava de assumir um btl
da zona oeste. Organizou uma formatu
ra geral , e casca grossa como era, começou a ameaçar a tropa, dizendo in
clusive que iria apertar a escala de serviço e etc.E as horas iam se
passando e ele ali falando besteiras sob um sol escaldante...
Os policiais revoltados com a situação(quase mil PPMM)passaram a
dar vaias com bôca fechada.E foi
muito legal.Quando ele olhava na direção de alguns,aqueles se calavam e os outros em outros angulos continuavam.Ele começou a
ficar nervoso e decidiu terminar a
reunião. Mas como dizem que a primeira imprensão é que fica.Policiais revoltados com as ameaças, dias depois colocaram um
produto no café da manhã do rancho
e todo o policiamento que entraria
de svc na parte da manhã tiveram que ser conduzidos ao hospital com
forte diarréia.A partir daí muitas
coisas ruins aconteceram e o cmte
em menos de uma semana foi transferido.

SGT PM Marcus Saldanha disse...

Caros Companheiros, fomos chamados temos um dever a cumprir, todos os policiais e bombeiros do amado RJ, foram convocados a cumprir um árdua missão, missão dada pelo Sr. Governador Sergio Cabral ou seja deixar desguarnecido o amando estado, e para nós missão dada é missão cumprida, e é com muito pesar que no dia 10/02 deixaremos de estar cumprir nossa sagrada missão de servir e proteger o povo do est.rj, o Governador se coloca acima do bem e do mau, mostrando ser uma pessoa arrogante e prepotente espera sub julgar todos os trabalhadores da SSP através dos seus subordinados diretos, que recebem polpudas gratificações para nos manter na condição análoga da miséria, sob pena de um Regulamento Disciplinar arcaico e covarde, que se contrapõem a CF/88, somos livres para nos manifestar e cobrar salários dignos pelos nossos serviços prestados ao estado, as vezes com a própria vida, não concebo a ideia de continuarmos a ser tratado como numero e estatística para o estado, somos cidadãos e merecemos respeito de todos em especial daquele que encontra-se chefe do executivo, digo encontra-se pois nós somos todos parte de estado através de concurso publico. Em 2014 esse Sr. só terá no estado uma foto na parede do palácio Guanabara e nós continuaremos aqui a defender o estado. Por isso convoco todos os bravos e honrados que compõem a SSP para que no dia 10/02 diga a ele que estamos aqui, ficaremos aqui e queremos respeito. Quando ele envia seu secretário para assembleia legislativa e diz que é esse o aumento que ele vai dar, esta no convocando para guerra e a guerra e o terreno que mais conhecemos, pois a vivenciamos todos os dias, Meus bravos chegou a hora de mostra se somos homens de fibra e coragem, ou ratos que são os primeiros a abandonar o navio quando ele esta adernando. No dia 10/02 vamos saber quem é homem e quem é rato. Dito isso nem um passo daremos atrás.

Anônimo disse...

coronel paul nao entendi o seu comentario das 20:52h, me explique?

Anônimo disse...

GREVE NA INTERNET E FACIL E SO UMA PESSOA POSTAR VARIOS COMENTARIO E PARECE QUE SAO MUITOS!!! O MOVIMENTO DE GREVE TEM QUE TRABALHAR MUITO ATE O DIA 10/2 COLOCAR CARRO COM CAIXA DE SOM NAS PORTAS DAS DELEGACIAS, UPP, BPM E OBM. NAO VEIJO NADA DISSO, NO MEU QUARTEL NINGUEM SABE O QUE DEVE FAZER NO DIA 10. TEMOS QUE SER FORTE, PORQUE QUANDO VIER OS CORONEIS MUITOS VAO DESISTIR NA HORA DE SER PRESO.

Anônimo disse...

EU ACHO QUE A GREVE ESTA MUITO NO OBA OBA. COLOCAR 20MIL POLICIAIS E BOMBEIROS JA FOI DIFICIL EM COPACABANA. (COM FAMILIARES E CURIOSOS). EU PERGUNTO AOS POLICIAIS DA GREVE ELES NAO SABEM MUITO BEM O QUE ESTA ACONTECENDO DE FATO. JA OUVI DE UM 2°SGT QUE NAO DEVE TER GREVE PARA NAO ATRAPALHAR A SUA PROMOÇAO DE 1°SGT. VAMOS SER CONSCIENTE PARA TER GREVE TEMOS QUE ESTAR MUITO FORTE E CONSCIENTE NAQUILO QUE ESTAMOS FAZENDO. E MUITO IMPORTANTE TER PLANEJAMENTO.

Anônimo disse...

SOMOS 38 MIL POLICIAIS MILITAR, 16 MIL BOMBEIROS E + OU - 10 MIL POLICIAIS CIVIS. UM TOTAL DE 64 MIL. NO MEU QUARTEL TEM 100 MILITARES, 25 POR ALA, COM CERTEZA 8 TEM PEITO DE PARAR E O RESTANTE ?! E POR ISSO QUE ESTOU FALANDO TEMOS QUE TRABALHAR MAIS O TEMPO ESTAR CURTO TEMOS QUE GANHAR CONFIANÇA DOS NOSSOS QUE ESTAO EM CASA. TEM QUE TER PLANEJAMENTO. JUNTOS SOMOS FORTES!!!

Anônimo disse...

SOU MOTORISTA PERGUNTO AOS LIDERES COMO DEVO PROCEDER NO DIA 10/2 DIA DA GREVE. DEVO ESVAZIAR OS PNEUS DA MINHA VIATURA, DEVO FURAR OS PNEUS DA VTR, DEVO PEDIR A DOCUMENTAÇAO DA VTR QUE NAO EXISTE NO QUARTEL AI NAO SAIO PARA RUA. ME EXPLIQUE O QUE DEVO FAZER? TEM QUE TER PLANEJAMENTO. JUNTOS SOMOS FORTES!!!

Anônimo disse...

Voce das 22:59 sai correndo gritando,mamãe eu quero,mamãe eu quero mama!!!

SGT PM Marcus Saldanha disse...

MAQUIAVÉL ( Maquiavélico ) Leiam com atenção
Companheiros, a ler a reportagem sobre a nova proposta do Governador, só serve para reafirma a minha convicção que ele esta apostando na ignorância dos servidores da SSP, com certeza o livro de cabeceira do Sr. Sergio Cabral foi Maquiavel, onde se ensina que para governar melhor é dividir todos, é justamente isso que ele tenta fazer ao oferecer a equidade no aux. Moradia, posto isso uma vez que ficou provado no dia 29/01 que a maioria dos presentes na manifestação era novos servidores, ele acena com o forte propósito de desestimular sua adesão ao movimento, porém ele esquece que os servidores mais novos entram com outra mentalidade, eles não querem ser estatísticas bem como ser mais um a ter seu assento garantido no BEP, eles buscam uma carreira digna que lhes possam proporcionar um futuro, almejam ser parte do futuro da segurança do estado, mais não como espectadores e sim como parte atuante em um processo de evolução e melhora para sociedade que os abriga. O intuído de prepara homens pra guerra é para que se mantenha a PAZ, e hoje o engajamento de todos é muito importante para que se tenha um futuro assegurado. Rogo a vcs que não se deixem levar pelo cafezinho, arrego, agrado e outras coisas que contaminaram a SSP RJ, façam a diferença e digam aos mais antigos que não temos a capacidade de voltar e fazer um novo começo, porém podemos de escolher o nosso final. Por isso conclamo aos Policiais e Bombeiros militares a dizer ao Governador no dia 10/02 qual será o nosso FINAL, pois temos o direito de voltar a dizer dignamente qual a nossa profissão nos quadros do Est.RJ. O homem não pode esperar que ninguém o valorize se ele não se valorizar primeiro. Vamos dizer não a proposta do Governo, criar uma comissão tripartite para discutir o RD e que essa comissão seja permanente para buscarmos o equilíbrio social dentro das instituições, e no mínimo que à aplicação do subsidio seja de acordo com a apresentada ao Governo do Paraná; já que o Secretário de segurança aproveitou para na reportagem do jornal o DIA de 02/02 divulgar que vai junto com uma comissão percorrer alguns estados para aprender como se paga dignamente uma categoria. ( não é necessário esta na internet) É isso, isso,isso pois juntos somos muito forte.

Anônimo disse...

enquanto isso os pms e bombeiros do ESPÍRITO SANTO se mobilizam e já se encontram em estado de greve por melhores salários...e olhe que um soldado da PMES e CBMES ganha quase R$2.500,00....NO RIO DE JANEIRO POLICIAIS E BOMBEIROS NÃO PODEM GANHAR MENOS QUE NOS OUTROS ESTADOS DO SUDESTE...É INADIMISSÍVEL....ACORDA GOVERNADOR!!!!