quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

SÉRGIO CABRAL E BELTRAME: A MAIOR CRISE NA HISTÓRIA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO.

O Rio de Janeiro vive a maior crise na área da segurança pública de sua história, uma situação que pode trazer sérios transtornos para toda população fluminense diante da possibilidade de eclosão de uma greve geral em toda área da segurança pública estadual.
A mobilização avança em todos os quartéis e delegacias e o governo dá evidentes sinais de que não sabe o que fazer. Diante da incapacidade de encontrar soluções, os principais personagens começam a entrar na área do atrito, desgastes que podem vazar a qualquer momento para o conhecimento de todos e de todas.
Os leitores do nosso blog sabem que essa é uma crise anunciada, uma situação construída ao longo de cinco anos pela péssima gestão na área da segurança pública, que provocou a nomeação de nada mais, nada menos, que quatro Comandantes Gerais da PMERJ, dois do CBMERJ e três Chefes da PCERJ, isso em menos de cinco anos.  Enquanto, as cadeiras mudavam de dono no andar de baixo, Beltrame ficava no topo, blindado pela mídia. 
A situação foi se agravando, a questão salarial foi sendo empurrada com a barriga, tendo como tática o fornecimento das malditas gratificações, uma forma encontrada para dividir a tropa e impedir uma grande mobilização. Infelizmente, para o governo Sérgio Cabral (2007), a luta salarial iniciada em 2007 (40 da Evaristo + Coronéis Barbonos) nunca parou. Meia dúzia de abnegados continuaram indo para as ruas cobrando melhores salários e lutando pela PEC 300 (PEC 446). Uma luta que tem como símbolo maior o nosso amado Capitão PM Sardinha, que será sepultado nessa quinta-feira, às 11:00 horas , no cemitério do Murundu, no bairro de Realengo.
O caos é completo.
O dia marcado para a paralisação se aproxima rapidamente, o dia 10 FEV 2012. Uma greve que ninguém quer, mas que surge como única solução para salvar os profissionais de segurança pública e seus familiares, a arma derradeira contra os salários miseráveis que Sérgio Cabral (PMDB) insiste em pagar. Caso a greve se efetive, as consequências serão imprevisíveis, podendo afetar não só o Carnaval 2012, como a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016. O prejuízo financeiro é impossível de ser estimado, isso além dos problemas que afetarão diretamente a população do Rio, diante da falta que farão os PMs, os PCs e os PMs nas ruas.
O mito do fantástico secretário de segurança está se desfazendo no ar, tendo como principais atores os jovens PMs que trabalham nas famosas UPPs, eles que sempre sofreram com uma série de descasos, todos denunciados no nosso blog e ao Minsitério Público. Uma greve nas  UPPs ecoará no mundo inteiro, assim como ecoaram as notícias que transformaram um projeto eleitoreiro em uma solução para a segurança pública.
O governo Sérgio Cabral (PMDB) mostra a sua face que o funcionalismo público conhece muito bem: a incompetência na gestão da coisa pública.
O barco de Cabral navega à deriva como as barcas da travessia Rio-Niterói.
O trem de Cabral está quebrado em uma estação da Zona Oeste.
O metrô de Cabral é super lotado e sem ar condicionado.
A saúde pública de Cabral morre em uma maca jogada no corredor de um hospital público.
A educação pública de Cabral é a penúltima do Brasil.
E, a segurança pública de Cabral é uma grande merda, uma merda perfumada por parte da imprensa, mas uma grande merda.
Juntos Somos Fortes!

22 comentários:

Anônimo disse...

Sobrevivente Na Pmerj
Todas as patrulhas do 8º BPM NÃO saíram no dia de hoje, 1º de fevereiro por falta de colete. Só foram sair ás 12h quando o problema foi resolvido. Foi dado um aviso que no dia 10 a paralisação vai ser geral. Novamente o 8º de Campos não está se intimidando e nem com medo de LUTAR por DIGNIDADE. TODOS as outras opm´s DEVEM seguir o mesmo caminho. O da GREVE no dia 10 de fevere...iro por DIGNIDADE! Parabéns novamente aos BRAVOS Policiais do 8º BPM. Já que o desgovernador paga pra ver, nós vamos assistir a tudo de BRAÇOS CRUZADOS no ""CARNABRAL"" DE 2012. JUNTOS SOMOS FORTES! UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS
Jayme Machado Mello Junior
Pra provar que juntos somos fortes,muito bom 8° BPM,se um só BPM PODE FAZER ISSO IMAGINA TODOS NÓS JUNTOS,exemplo de liderança e união em prol do objetivo que a melhora salarial,fica o relato para o tropa!!Juntos somos fortes!!
Divluguem a força que nós temos exemplificada no 8° BPM!!!!!!

Anônimo disse...

Foi dito tudo que tinha que ser dito. Exelente descrição do que é o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Uma lástima. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Cel. O senhor conhece o site http://rioradar.com?

Escrito em inglês(não sei ler).

Parece interessante.
Será um parceiro internacional?
Aguardo sua avaliação.

Anônimo disse...

Como previsto, a estratégia deste governo de bandidos é divulgar maciçamente através da sua imprensa comprada, os "vários benefícios" que estão concedendo aos profissionais da segurança pública. Assim, quando a merda estourar, alegarão que somos intransigentes e estamos sendo manobrados por políticos da oposição.
Além de "somar força$$$$", é o que de melhor este desgoverno sabe fazer - Marketing.
A unica forma de combatê-lo nesta área é formar pequenos grupos que, munidos de cartazes, em vias de grande movimento, em horários de pico divulgarão e desmascararão esses bandidos perante à população.

Anônimo disse...

SENHORES O COMANDANTE GERAL DA PMERJ ACABA DE VIR ATÉ O CFAP AMEAÇAR OS ALUNOS DO CFAP, AVISANDO QUE NÃO PODEMOS NOS ENVOLVER NA GREVE E QUE O ALUNO DO CFAP NÃO É POLICIAL MILITAR. UM ABSURDO TOTAL, E JÁ QUE ELE NÃO NOS CONSIDERA POLICIAIS MILITARES NOS IREMOS COMO CIVIS. ELES ESTÃO COM MEDO SENHORES, JUNTOS SOMOS FORTES.

ALUNOS DO CFAP - 1°,2°,3°,4°e 5° Cias

Anônimo disse...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
GREVE DA PM NA BAHIA: Comerciantes no Centro de Salvador com medo fecham lojas mais cedo e liberam funcionários
.
É impressionante, a imprensa do Rio de Janeiro está CENSURANDO as notícias sobre a greve da Polícia Militar na Bahia, nada se publica aqui, por que será ?

A grana que a imprensa deve estar recebendo aqui no Rio deve ser gorda para impor essa censura.

(...)

Fonte:
http://ricardogama.blogspot.com/2012/02/greve-da-pm-na-bahia-comerciantes-no.html

Anônimo disse...

NÃO SE ESQUEÇAM TAMBÉM:

- FIM DA PRISÃO ADMINISTRATIVA
- FIM DO RANCHO
- ESCALAS MELHORES (12/48 - 24/72)
- ADICIONAL NOTURNO
- ADICIONAL PERICULOSIDADE
- ADICIONAL INSALUBRIDADE
- FIM DO SERVIÇO EXTRA (2ª FOLGA, INSTRUÇÃO, REUNIÃO COM O CMT DE BTL, ETC...)
- O DIREITO DE PODER TIRAR FÉRIAS NO NATAL, ANO NOVO, CARNAVAL, NÃO TEM PREÇO.
- VALE TRANSPORTE EM DINHEIRO
- FIM DOS ABONOS (350,00 500,00 1.000,00 1.500,00)
- CARTA PATENTE PARA OS PRAÇAS
- REFORMULAÇÃO TOTAL DO RDPM E DO ESTATUTO

Anônimo disse...

A GREVE É LEGAL!

O fim da greve de policiais civis em São Paulo trouxe à tona a discussão sobre o direito de greve de servidores públicos em geral e, em particular, de policiais. O debate é oportuno. Alguns alegam que a greve de policiais militares dos estados conspira contra disposição constitucional que versa sobre a hierarquia e a disciplina.


No entanto, quando se irrompe o movimento grevista, não há que falar em quebra da hierarquia, que se refere à estrutura organizacional graduada da corporação e que se mantém preservada mesmo nesse instante.


A inobservância de ordens provenientes dos que detêm patentes superiores, com a paralisação, caracteriza ato de indisciplina? Recorde-se que a determinação proveniente de superior hierárquico, para ser válida, deve ser legal. Jamais, com base na hierarquia e na obediência, por exemplo, há que exigir de um soldado que mate alguém apenas por ser esse o desejo caprichoso de seu superior.


Logo, se existem condições que afrontem a dignidade da pessoa humana no exercício da atividade policial, o ato de se colocar contra tal estado de coisas jamais poderia ser tido como de indisciplina. A busca por melhores salários e condições de trabalho não implica ato de insubordinação, mas de recomposição da dignidade que deve haver no exercício de qualquer atividade remunerada. Portanto, se situa dentro dos parâmetros constitucionais.


Quanto às polícias civis e federais, não há sequer norma semelhante à anterior, até mesmo porque possuem organização diversa. No entanto, para afastar alegações de inconstitucionalidade da greve de policiais, o mais importante é que não se deve confundir polícia com Forças Armadas.


Conforme previsão constitucional, a primeira tem como dever a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Já as segundas, constituídas por Exército, Marinha e Aeronáutica, destinam-se à defesa da pátria e à garantia dos Poderes, da lei e da ordem.


Às Forças Armadas, e somente a elas, é vedada expressamente a greve (artigo 142, parágrafo 3º, inciso IV, da Constituição). Ressalte-se que em nenhum instante foi feita igual referência à polícia, como se percebe dos artigos 42 e 144 do texto constitucional. A razão é simples: somente às Forças Armadas não seria dado realizar a greve, um direito fundamental social, uma vez que se encontram na defesa da soberania nacional. É de entender a limitação em um texto que lida diretamente com a soberania, como a Constituição Federal.

Anônimo disse...

CONTINUAÇÃO...

O uso de armas, por si só, não transforma em semelhantes hipóteses que são distintas quanto aos seus fins. As situações não são análogas. A particularidade de ser um serviço público em que os servidores estão armados sugere que a utilização de armas no movimento implica o abuso do direito de greve, com a imposição de sanções hoje já existentes.


Não existe diferença quanto à essencialidade em serviços públicos como saúde, educação ou segurança pública. Não se justifica o tratamento distinto a seus prestadores. Apenas há que submeter o direito de greve do policial ao saudável ato de ponderação, buscando seus limites ante outros valores constitucionais.


Não é de admitir interpretação constitucional que crie proibição a direito fundamental não concebida por legislador constituinte. Há apenas que possibilitar o uso, para os policiais, das regras aplicáveis aos servidores públicos civis.


No mais, deve-se buscar a imediata ratificação da convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que versa sobre as relações de trabalho no setor público e que abre possibilidade à negociação coletiva, permitindo sua extensão à polícia.


Uma polícia bem equipada, com policiais devidamente remunerados e trabalhando em condições dignas não deve ser vista como exigência egoísta de grevistas. Trata-se da busca da eficiência na atuação administrativa (artigo 37 da Constituição) e da satisfação do interesse público no serviço prestado com qualidade.


* Marcus Orione Gonçalves Correia doutor e livre-docente pela USP, professor associado do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social e da área de concentração em direitos humanos da pós-graduação da Faculdade de Direito da USP, é juiz federal em São Paulo (SP)


SITE: SINPOLNOTÍCIAS

Anônimo disse...

JAMAIS PODEREMOS CONTAR COM O APOIO DA PODEROSA REDE GLOBO PARA A GREVE, TENDO EM VISTA QUE O CARNAVAL, O CAMPEONATO CARIOCA E A COPA LIBERTADORES SÃO TRANSMITIDOS POR ESTA EMISSORA, VAMOS PARAR E LUTAR POR SALÁRIOS DIGNOS E MELHORES CONDIÇÕES PARA NOSSA FAMILIA, GREVE GERAL DIA 10/02/2102

Retornodobocadesabão disse...

O passarinho azul do bico preto me falou que
O COMANDANTE GERAL, DESCEU DE HELICÓPTERO NO CFAP (SULACAP) NA MANHÃ DESSA QUINTA-FEIRA DIA 02.
ELE DEU O SEGUINTE RECADO:

RECRUTAS QUE PARTICIPAREM DO MOVIMENTO GREVISTA SERÃO PRESOS E EXPULSOS DA CORPORAÇÃO!

Anônimo disse...

SEGUNDA FEIRA PRÓXIMA DIA 6 TEREMOS UMA RESPOSTA NA QUAL SERÁ CRUCIAL PARA A SEGURANÇA...SE OS NOSSOS COMPANHEIROS NÃO OBTIVEREM SATISFATÓRIAS RESPOSTAS NESTA DATA, PODE-SE DIZER QUE ESTÁ DECRETADA A GREVE NA PMERJ,CBMERJ E PCERJ E EU QUERO VER O QUE ESTE FDP DESTE GOVERNADOR VAI FAZER...PRA TER DINHEIRO PRA PAGAR CERCA DE 4.OOO PARA CADA VTR DO CONSÓRCIO JÚLIO SIMÕES ELE TEM, PRA NOS PAGAR ELE NÃO TEM???A IMAGEM DELE VAI MANCHAR E EU QUERO É QUE SE F...AQUI NO 11º A PARADA (GREVE), TÁ A TODO VAPOR...ELE TEM QUE APRENDER QUE COM SERVIDOR PÚBLICO NÃO SE BRINCA, AINDA MAIS COM QUEM ZELA PELA PRÓPRIA SEGURANÇA DELE...SE DIA 6 COMPANHEIROS, NÃO OBTIVERMOS UMA DECISÃO JÁ...HUMMM VAI DÁ PROBLEMA.....!!!!

Anônimo disse...

nao entendo esse anonimato do sr governador do estado do rj , onde esta o sec de segurança .o que e isso esse cara esta d sacanagem c a tropa , temos q parar n tem como continuar, eu ja estou a culha ......1sgt bm mendigo fardado

Anônimo disse...

O senhor é um sonhador. Acredita que a PM do Rio vai fazer greve?

Anônimo disse...

Já não se trata de acreditar ou não. Mais que uma possibilidade real, já está determinada a GREVE DE POLICIAIS CIVIS, PM E BOMBEIROS.
E o responsável é Cabral (PMDB) - o pior governador do Estado do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

enquanto isso os pms e bombeiros do ESPÍRITO SANTO se mobilizam e já se encontram em estado de greve por melhores salários...e olhe que um soldado da PMES e CBMES ganha quase R$2.500,00....NO RIO DE JANEIRO POLICIAIS E BOMBEIROS NÃO PODEM GANHAR MENOS QUE NOS OUTROS ESTADOS DO SUDESTE...É INADIMISSÍVEL....ACORDA GOVERNADOR!!!!

moyzes disse...

ótimo texto coronel

Alexandre, The Great disse...

"O senhor é um sonhador. Acredita que a PM do Rio vai fazer greve?"

E o senhor é um palhaço. Acredita que a PM do Rio NÃO vai fazer greve?

Anônimo disse...

temos que fazer faixa expondo o secretario de segurança na verdade ele é o nosso chefe. e ate agora ele nao levou nada para o governador temos que começar a cobrar dele tambem! secretario beltrame bota a cara seu covarde! upp ta falida la todos os policias sendo tratado indgnamente
enquanto se promove atraves dela
vai levar nossas revendicaçoes ao desgovernador!

Anônimo disse...

Discordo do doutor e livre-docente pela USP pelo seguinte:

Ver o §1º do Art.42 da CF.
Ele diz que se aplicam aos MILITARES DOS ESTADOS, dentre outras, as disposições do art. 142, §§ 2º e 3º.
O § 3º, IV, do Art 142 diz o seguinte: "ao militar são proibidas a sindicalização e a greve;" (Incluído pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)
Então, ou eu não sei ler ou o texto constitucional, ao contrário do que o dr afirma, FAZ SIM referência EXPRESSA aos militares dos estados, os quais somente podem ser, por enquanto, bombeiros e PMs.
Portanto, do ponto de vista legal, é proibida a greve de militares (estaduais-PM/BM e federais-FFAA). Não encontrei problemas em relação as polícias civis.
Do ponto de vista moral, entretanto, ela vem tarde posto que os desmandos políticos no Estado do Rio de Janeiro são seculares, naturalmente por força do interesse colonizador e hodiernos, por força da malversação do dinheiro público. Contra aquele, temos de nos conformar, pois é a história; contra este, na maioria dos países sérios o povo (não somente PM e BM) contornaria os entraves legais através do paredão e não através de greve.

FERNANDO BATALHA disse...

Sou coronel reformado do EB e admiro a coragem e a determinação dos policiais militares. O governo federal vem acenando com um grande reajuste para as FF AA, por medo do que poderá ocorrer com a eclosão da greve geral das polícias militares. Se um exército com moral alto não tem condições de substituir por muito tempo os policiais militares na manutenção da ordem pública, um exército com moral baixo fracassará rapidamente. Mas, mesmo com o reajuste anunciado, o apoio do EB ao governo Federal terá limites estreitos, pois o pacto feito por Cabral com os trafiantes do Morro do Alemão repercutiu muito negativamente na Força. O momento é este. Entrem em greve ! Juntos somos fortes.

Anônimo disse...

O inicio da greve deve ser com a liberdade de bandidos cariocas eles faram o resto quero ver serginho aguentar,quero ver exército federal encarar esses bandidos Rio é Rio ae eu quero ver,mais garanto que se eles tiverem salário bom certamente os bandidos voltaram as cadeias.