quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

POLÍCIA MILITAR: CONSTRANGIMENTOS E AMEAÇAS .

Constrangimentos e ameaças.
Prezados Policiais Militares e Bombeiros, diante da gravíssima crise que se abateu sobre a área da segurança pública no Brasil e especiamente, no Rio de Janeiro, onde são pagos os piores salários do país para PMs e BMs, nada mais natural de que os Comandos Gerais, os Comandantes, os Chefes e os Diretores, façam reuniões com os efetivos de suas IOPMs (OBMs), para orientarem os subordinados.
Infelizmente, as orientações as vezes evoluem para verdadeiras ameaças, autênticos constrangimentos, o que constituem ilegalidades.
Em 2008, após a primeira marcha democrática realizado no Rio de Janeiro por PMs e BMs o dia 27 JAN 2008, circulou na PMERJ uma orientação de várias folhas incluindo crimes militares que não guardavam qualquer relação com os fatos, isso para impedir a participação na segunda marcha, que foi realizada no dia 17 FEV 2008.
Hoje pipocaram notícias de todos os lados informando que estavam sendo realizadas reuniões nos batalhões e nas UPPs para orientar a tropa. Soube que ameaças e constrangimentos teriam ocorrido aqui e ali, inclusive até ameaças de expulsão teriam aparecido no curso dessas orientações.
Bombeiros e Policiais Militares, todos sabem a minha opinião sobre a deflagração de uma greve e a minha opção pela realização de uma operação tolerância zero, mas nesse momento quero ratificar o que escrevi em artigos anteriores, quanto à enorme diferença entre a reunião do dia 09 FEV 2012 e a greve que pode ser iniciada no dia 10 FEV 2012. Deflagrada a greve os comandos poderão agir como a legislação determina, mas a situação é diferente quanto a impedir a participação no ato cívico-democrático previsto para amanhã. Participar de um ato ordeiro e pacífico, estando de folga, em trajes civis e desarmado é um direito de todos e de todas.
Penso que os organizadores do ato devem orientar o quanto antes os representantes de cada OPM e OBM quanto aos direitos e deveres dos PMs e BMs, inclusive com relação aos procedimentos a serem adotados em caso de qualquer abuso que restrinja a liberdade de locomoção ou qualquer outro direito. Devem ainda ter um link com os órgãos da mídia para divulgação de qualquer demora no encerramento do expediente ou de qualquer prontidão, injustificáveis.
É hora de saber muito bem o que se está fazendo. Amadorismo é sinônimo de fracasso.
Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

Anônimo disse...

praça não tem medo de ameaças de oficias e politicos, desde a escola de recrutas fazem isso! vou te colocar na rua. Imagina se eles fossem patrão? liga não, amanhã todos juntos;

Anônimo disse...

ninguem vaj aceitar assedio moral!!!!!