domingo, 5 de fevereiro de 2012

MILITAR E GREVE. SE A MODA PEGA, O BICHO VAI PEGAR - JOSÉ REIS BARATA.

TRIBUNA DA IMPRENSA:
Militar e greve. Se a moda pega, o bicho vai pegar.
José Reis Barata - domingo, 05 de fevereiro de 2012
O mundo on-line mostra o rastro e saldo do terror de que massas descontroladas são capazes sob o signo de governos irresponsáveis.
Não me considero nem colocaria na lapela um deplorável distintivo de “politicamente correto” no sentido de enclausurado no sistema. Isto cheira a mediocridade. Tampouco o inverso, anarquista. No meio, que não seja ficar em cima do muro, está a virtude.
Todos os fatos da vida podem ser examinados por duas vias: a da moral e a legal. Moralmente, os policiais, se vistos como um profissional qualquer, fica difícil não apoiá-los dentro dos limites que alcancem o respeito ao próximo. Legalmente, e a realidade civilizada de um Estado Moderno exige a observância de todos, sem exceção, inclusive e principalmente do próprio Estado.
Fazendo greve, os militares se colocam fora da lei e da ordem, agridem e afrontam o Estado, ostensivamente aviltando sua razão de ser, ofendendo o que lhes incumbe e exige o dever prescrito no Regulamento Disciplinar Militar, que pode, em feliz e justa síntese, ser colocado como base da instituição: a hierarquia e a disciplina.
Transmudam-se em marginais. Justamente o objeto de sua ação. Militar, também, não é um profissional qualquer. Todavia, nem melhor ou pior: diferente. Têm um trato constitucional específico e diferenciado que abraçam ao ingressar na instituição e que diz respeito direto e inerente à profissão.
Desnecessário ir além, avançar.
Resta uma questão: mas quando o Estado, governos circunstanciais fazendo ouvidos moucos, de mercador não cumprem e insistem em não cumprir a parte que lhe cabe, levando não somente os profissionais da segurança, também os da saúde e educação a lindes insuportáveis?
Ademais é de se anotar que as Forças Armadas, fiel da ordem e da lei, estão politicamente afastadas do governo; aprisionadas em seus quartéis; em continuado processo de cooPTação de chefes tímidos e por meios velados, impublicáveis, que pressionam com a ortodoxia militar e angustiam os mais conscientes da verdadeira significação da lei e da ordem necessariamente apartadas do poder, exigindo legitimidade legal em todo o processo, isto é, da formação representativa à aplicação por governos circunstanciais que não podem se servir do poder como instrumento de servidão.
O momento é sensível e preocupante. Estão cutucando a fera com vara curta; ferir e matar é só começar.
http://www.tribunadaimprensa.com.br/
Juntos Somos Fortes!

13 comentários:

Anônimo disse...

A FIFA e o COI perceberão em breve que nós não temos condições de sediar a COPA DO MUNDO 2014 e as OLIMPÍADAS 2016!

Contagem regressiva:
4 (quatro) - 06/02/2012 (2ª)
3 (três) - 07/02/2012 (3ª)
2 (dois) - 08/02/2012 (4ª)
1 (um) - 09/02/2012 (5ª)
0 (zero) - 10/02/2012 (6ª)

Anônimo disse...

Ninguém quer mais trabalhar de graça! Os Bombeiros e Policiais Militares também têm contas a pagar, precisam sustentar suas famílias.

A PMERJ e o CBMERJ precisam de mais de 100% de aumento para garantir apenas o mínimo que a pessoa precisa para sobreviver!

Salário Mínimo Necessário (DIEESE), capaz de atender às necessidades vitais básicas: R$ 2.349,26.

Amparo legal: Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 7º, inciso IV.

http://www.dieese.org.br/rel/rac/salminMenu09-05.xml

DIGNIDADE PARA OS HERÓIS QUE SE ARRISCAM POR NÓS JÁ!

ATÉ MARÇO DE 2003, O SOLDO DO SOLDADO, DA POLÍCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO, ERA SUPERIOR AO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE. HOJE, UM SUBTENENTE RECEBE UM SOLDO INFERIOR AO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE.

UM SUBTENENTE DE HOJE GANHA MENOS DO QUE UM SOLDADO DE 2003!

Sérgio Cabral não tem compromisso com a segurança pública. O desgovernador não está preocupado com a vida de ninguém! O Governo do Estado poderia dedicar 47% da receita líquida com o pagamento dos servidores (Bombeiros Militares, Policiais Militares e Policiais Civis).

Anônimo disse...

Os problemas na Polícia Militar do Rio de Janeiro vão muito além da questão salarial.

Poderia ser feito um Novo Decreto idêntico ao DECRETO Nº 39.109, DE 04 DE ABRIL DE 2006 (sobre PROMOÇÕES), para a PMERJ, com base na isonomia e em observância ao princípio da equidade, pois os BMs e os PMs pertencem à mesma categoria.

O Interstício mínimo dos PMs concludentes do CFS deveria ser:
04 (quatro) anos de permanência na graduação de 3º Sargento;
03 (três) anos de permanência na graduação de 2º Sargento;
02 (dois) anos de permanência na graduação de 1º Sargento.

Não pode o PM promovido por tempo de serviço (SGT juruna) levar a melhor sobre o Sargento concursado (SGT "de curso")! Isto é um ATENTADO À HIERARQUIA e DESMOTIVA os melhores profissionais, nivelando a tropa por baixo!

Anônimo disse...

"Em caso de alguém ser processado por motim, pode ser usada uma tese certeira, a qual exclui a CULPABILIDADE, não a ANTIJURICIDADE DA CONDUTA, que se dá o nome de INEXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA, que, sintetizando, significa dizer que "qualquer pessoa que estivesse na mesma situação do PM, também incidiria na conduta, ou seja, na greve, porque com esse salário miserável que ele recebe no RJ não teria mesmo outra saída, a não ser virar ladrão, mas isso não pode." (Francismérico da Silva Trancoso - Adv. Criminalista)

É preciso haver uma UNIÃO da PMERJ, do CBMERJ, da PCERJ e de toda a POPULAÇÃO FLUMINENSE contra a INDIGNIDADE dos SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS, provocada pelo atual DESGOVERNO!

CHEGA DE SALÁRIOS INDIGNOS E INCOMPATÍVEIS COM A IMPORTÂNCIA E A RESPONSABILIDADE DO SERVIÇO POLICIAL MILITAR!

"NÃO SE DEIXE LEVAR PELA DISTÂNCIA ENTRE SEUS SONHOS E A REALIDADE. SE VOCÊ É CAPAZ DE SONHÁ-LOS, TAMBÉM PODE REALIZÁ-LOS". (WILLIAM SHAKESPEARE)

SOS PMERJ disse...

ATENÇÃO!
O movimento em prol da DIGNIDADE dos Bombeiros e Policiais do Estado do Rio de Janeiro vem informar que qualquer covardia cometida contra os militares da Bahia, e seus familiares, que estão ocupando a Assembléia Legislativa de lá, ocasionará a deflagração da GREVE GERAL no Rio de Janeiro antes do previsto.

A Manifestação e Assembléia do dia 9 na Cinelândia às 18h já possui um evento no Facebook
http://www.facebook.com/events/325328680844133/

Anônimo disse...

Temos que acabar com a CLEPTOCRACIA na política. É preciso, antes de tudo, atender ao interesse público.

Na época do Regime Militar, havia respeito às pessoas, vivíamos melhor. Só era contra quem vivia à margem da lei (vagabundos, delinquentes, contraventores, criminosos, bandidos).

Tenho saudades da verdadeira Democracia. Hoje, sim, vivemos na Ditadura!

JÁ ESTOU NA TORCIDA PARA O CANCELAMENTO DOS EVENTOS ESPORTIVOS! COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS SÃO COISAS PARA PAÍS SÉRIO.

Anônimo disse...

QUEM NÃO VALORIZA A POLÍCIA É BANDIDO!

A VOTAÇÃO DA PEC 300 É UMA OBRIGAÇÃO, MAS OS "LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS" FAZEM DE TUDO PARA QUE O PISO NACIONAL NÃO SEJA VOTADO.

FORA DILMA!
FORA CABRAL!

Anônimo disse...

Não temos Presidente!

Não temos Governador!

Acorda Brasil!

Anônimo disse...

greve dia 10/02 no dia 13/02 o cabral negocia.esperamos

Anônimo disse...

MORRER SE PRECISO FOR, RETROCEDER JAMAIS.....GEVE JÁ......PREFIRO MORRER LUTANDO POR DIGNIDADE, DO Q FICAR RECEBENDO ESSSA MIGALHA Q CHAMAM DE SALÁRIO.......BASTA!!!!!

O ZORRO disse...

COMPANHEIROS, BASTA RACIOCINAR E ENTENDERÃO O PORQUE NÃO TERMOS UM SALÁRIO DIGNO; OS BANCOS E OS GOVERNANTES FAZEM PACTOS BILIONÁRIO PARA QUE OS MESMOS FIQUEM RIQUÍSSIMOS E QUEM PAGA A CONTA É O FUNCIONÁRIO PÚBLICO ATRAVÉS DE EMPRÉSTIMOS E REFINANCIAMENTO. SE NOS DEREM A REPOSIÇÃO SALARIAL DIGNA O QUAL TEMOS DIREITO, QUANTO OS GOVERNADORES VÃO DEIXAR DE ARRECADAR EM SEUS BOLSOS ? JÁ PENSARAM ? SUFOCAR O FUNCIONÁRIO PUBLICO COM 1%, 2% OU 3% É A ARMAÇÃO QUE NÃO PODE ACABAR, É A MAMATA DELES !

VAMOS MOSTRAR QUE O ROUBO ACABOU, DIGNIDADE JÁ PARA A SEGURANÇA PÚBLICA ! FORA LADRÕES !!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO PAGUEI UM CARRO DE SOM, ESTOU DIVULGANDO A NOSSA PARALISAÇÃO ,PARA O PROXIMO DIA 10,QUEM PUDER FAÇA O MESMO,INTERIOR 10BPM MIGUEL PEREIRA ,PORTELA E PATY DO ALFERES,VAMOS COM TUDO ,NOS VAMOS CONSEGUIR O NOSSO OBJETIVO,JUNTOS VENCEREMOS. PM, BM E CIVIL.

Anônimo disse...

COLOQUEI SOBRE O CARRO DE SOM E AINDA NÃO FOI POSTADO, É UMA IDEIA BOA ,JUNTOS VENCEREMOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.