terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

BAHIA: OBSERVADORES DA ONU ACOMPANHAM A GREVE DA PM.

BLOG DA RENATA ASPRA.
BA: Observadores da ONU acompanham greve da PM na Bahia
A Organização das Nações Unidas (ONU) mantém representantes e observadores desde os primeiros dias de ocupação da Assembléia Legislativa da Bahia por integrantes do movimento grevista da Polícia Militar no último dia 31.
De acordo com Eliseu Fagundes, diretor da missão da Federação Brasileira de Direitos Humanos (FBDH), diversos excessos foram cometidos nos últimos dias. “Quero deixar claro que não estamos aqui apoiando qualquer lado. Queremos contribuir para que não haja um banho de sangue”.
O diretor da entidade revela que há observadores da ONU junto aos manifestantes nas dependências da Assembleia. “O que nos preocupa ainda mais é que lá existem crianças, mulheres e idosos”.
Fagundes ressalta ainda que o método de cortar o fornecimento de água e alimentação também não é aceitável nesta situação. Para ele, diante da situação a que se chegou, deixar as crianças e idosos sem comer pode provocar danos psicológicos desnecessários. Ele argumenta que não é favorável à participação destas pessoas no protesto, contudo, o fato é que a condição agora é essa.
O representante dos Direitos Humanos também se posiciona contrário ao tratamento dado aos manifestantes. No entendimento da instituição não se pode marginalizar trabalhadores que buscam melhorias de condições trabalho através de greve.
Sobre a estratégia dos manifestantes de ocupar espaços públicos, o membro da FBDH diz que ainda que estejam nestas condições não se pode justificar “banho de sangue”.
Ele avaliou o governo baiano como inábil por ter convocado o Exército para conter o protesto. Segundo Fagundes, os policiais não são terroristas, nem estão ameaçando explodir a Assembleia ou ainda colocando em risco o patrimônio público.
“Estamos aqui e vamos continuar acompanhando tudo para garantir a integridade física e psicológica dos envolvidos. Não podemos deixar uma marca tão negativa para a Bahia. Isso não é bom para ninguém”.
Foto: Gilberto Júnior // Bocão News
Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

8BPM pioneiro disse...

Acho que o pessoal dos Direitos Humanos com seus observadores da ONU, estão certos em estar ali, mas acho que se talvez fosse uma rebelião de presos acho que eles ja teriam arrumado uma maneira de levar agua e comida para dentro do presidio, estou bobo com a situação de ate agora não ver nenhum deputado indo na midia nacional para defender o direito dos policiais da bahia, sera que na assembleia legislativa da bahia nao a comissão de direitos humanos? Cade a comissão de DH da camara dos deputados? Cade a comissão de DH da OAB? Meu Deus esteja sempre Senhor com estes policiais, poi não são ladrões, sequestradores..., são pais de familia honestos, pois se fossem corruptos não estariam na luta por melhores salarios, mas sim vivendo da ilegalidade da corrupção. Jesus toma em suas mãos estes trabalhadores, até o dia 9 na cinelandia e que o Senhor esteja na frente da batalha que esta por vir, eis que é chegada a hora, tomem suas posições bravos guerreiros. PMERJ PCERJ CBMERJ

Anônimo disse...

De acordo com a CF/88 e o DIEESE, um Soldado PM/BM deve ganhar em torno de R$ 2.400,00 mensais (valor líquido).

O Salário Mínimo Necessário divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, capaz de atender às necessidades vitais básicas (moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social), de acordo com o artigo 7º, inciso IV, da Constituição Federal, em janeiro de 2012 correspondeu a R$ 2.398,82 (dois mil, trezentos e noventa e oito reais e oitenta e dois centavos). O piso salarial deve ser reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo dos Militares Estaduais do Brasil.

http://www.dieese.org.br

Anônimo disse...

Coronel, me desculpe a franqueza, mas, a realidade é a seguinte:

É ÓBVIO que o que o governo “paga” aos policiais e aos bombeiros é RIDÍCULO, DESUMANO E ESCABROSO. Bem como, compreendo a revolta de todos, afinal, com tanta sacanagem rolando neste país, policiais e bombeiros que trabalham honestamente desejam somente um mínimo de dignidade para poderem exercer os seus ofícios na certeza de que se algo por ventura lhes aconteça as suas famílias estarão preservadas e respaldadas, mas, daí a se fazer uma GREVE, aonde todos (inclusive os parentes dos policiais e bombeiros) serão vítimas é um absurdo. PIOR: levarem familiares para fazerem escudo humano é NO MÍNIMO UMA P..COVARDIA!!!!
Sendo assim, eu repito: DUVIDO QUE HAJA GREVE! DUVIDO MUITO! Espero que este Governador (DESUMANO) chegue logo a um acordo, pois o maior criminoso de todos É ELE!!!! Agora, se os pretensos grevistas ainda sim praticarem a greve e levarem seus familiares...É COVARDIA MAIOR!
O salário está uma m..? Está! A situação abrange somente os profissionais de segurança? Não!Querem ganhar mais do que o governo possa pagar? Ora! Vão estudar! Façam concursos para outras carreiras e não promovam badernas, pois, muitos dos colegas de vcs são policiais e bombeiros pq amam a profissão ( o senhor coronel é um homem estudioso, e quis ser policial por ser um ideal, não é?), apesar de saberem que iriam ganhar pouco, mas, não compactuam com movimento grevista! E se você (policial ou bombeiro) não está satisfeito, peça baixa meu amigo. Ora, ora..o regime é o mais democrático possível. Não entrou pq quis? Alguém te forçou e lhe força a permanecer ? Não?Tá insatisfeito? ENTÃO RUA!!! VÁ EMBORA! SUMA! Sabe pq vc não vai pedir para ir embora? Pq aqui fora vc não ganha nem metade do que recebe na PMERJ ou CBMERJ! Enquanto outros colegas seus (HERÓIS E NÃO COVARDES)se esmeram, os outros ficam de "chilique", “fricote”...
Daí, infelizmente, quando vocês forem inativados, serão um estorvo na minha vida e de outros tantos que contribuem dignamente com os seus impostos.
Depois, chama o BOPE , o CHOQUE e vcs levam uma SURRA e ficam chorando que nem crianças e bezzeros desmamados”ai, o homem de preto me bateu””, “o camuflado me fez dodói”.Porra! Os caras estão fazendo o trabalho deles e depois vocês não chiam não!

P.S: sou civil, tenho orgulho da PMERJ e CBMERJ, e sei que recebem tratamento DESUMANO, pago os meus impostos e e me reservo no direito de opinar.