quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

RIO DE JANEIRO: MOBILIZAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES E DOS BOMBEIROS MILITARES – O PIOR ERRO É REPETIR ERROS DO PASSADO.

Prezados leitores, bom dia!
Ao longo de toda mobilização dos Bombeiros Militares postei nesse blog a necessidade do planejamento para que os objetivos pudessem ser alcançados, considerando que o improviso não é o caminho das vitórias, normalmente. Planejar é imprescindível para o sucesso. Nós, Bombeiros e Policiais Militares, Oficiais e Praças, precisamos aprender que apesar de lutarmos a anos, todos ainda somos aprendizes na luta por nossos direitos, pois demoramos muito a ir para as ruas no Rio de Janeiro, o que só ocorreu em 2007 com a ação dos 40 da Evaristo, os precursores.
Infelizmente, não consegui convencer os organizadores da obrigatoriedade do planejar muito bem. Por exemplo, a necessidade de constituir uma comissão gestora que representasse todo o Corpo de Bombeiros, constituída por Oficiais e Praças (ativos e inativos), pensionistas e familiares. Uma comissão que agisse democraticamente. Também fracassei ao tentar convencer os organizadores de que não podiam insistir em cultuar uma liderança e em dar um aspecto religioso à mobilização. O resultado das minhas observações foi a série de críticas que recebi na época. Mas isso é passado, penso que temos que aprender com ele e olhar para frente.
Anteontem, busquei conhecer mais sobre a atual mobilização dos PMs que está ganhando via na internet e comentei sobre os problemas citados, sobretudo o perigo de criar lideranças e sobre a necessidade da comissão, que no caso precisa ser composta pelos mesmos segmentos, mas dessa vez de Bombeiros e Policiais Militares. Destaquei que temos que andar juntos, PMs + BMs, não podemos repetir o erro dos PMs que não se uniram aos Bombeiros em 2011. Ao saber que a próxima reunião seria no dia 18 JAN 2012, acreditei que a referida comissão seria constituída nessa reunião, para que pudessem ser dados os próximos passos, assim o amplo planejamento democrático precederia a nossa caminhada. Ledo engano.
Ontem, soube que marcaram uma reunião com o comandante geral na sexta-feira, dia 13 JAN 2012, no Quartel General, para a qual estão convidados os “representantes” de cada unidade.
Como decidir sobre essa reunião com comandante geral, antes da primeira reunião coletiva?
Por que estão avançando com as ações sem a imprescindível interação entres os mobilizados?
Será que novamente repetiremos os erros?
Será que teremos um novo líder?
Será que as decisões não serão democráticas, mais uma vez?
Sinceramente, assim fica muito difícil.
JUNTOS Somos Fortes!

6 comentários:

Anônimo disse...

O senhor está certo cel Paul, qualquer reunião no momento, fere a mobilização, ao qual estamos empenhados em participar. Antes de tudo, Ás lideranças, devereiam,primeiro reunir os representantes de cada unidade,aí sim marcar reunião com quem quer que seja, provavelmente cel Simões.Os represntantes que dia 13 deste mês irão ater com os oficiais superiores provavelmente, irão sem qualquer trunfo para discutir,digo com poucas idéias (DOS REPRESENTANTES DE OBM E ATÉ PMERJ) que sempre enriqueceram nas reuniões,com ótimas iniciativas faladas, que foram aproveitadas. Por mais que se tenha idéia de um lider, quando há muitas cabeças pensantes,idéias novas surgem, em cada palavra dita nas reuniões, pelos represntantes das OBM e PMRRJ nessa oportunidade unica de vê-los ombrear com a gente. Nossos rumos para o dia 10 de feverreiro, sem enfraquecer as lideranças, só será bem sucedido, se debaternos nossas decisões em reuniões, juntos e unidos.Espero que essa reunião do dia 13 de janeiro com cel Simões, antes da nosso dia 18 do mesmo mês, que será marcado nosso encontro na SINDSPREV, não venha enfraquecer nosso grupo com promessas não cumpridas, como foi visto até hoje.Vitória é o aumento salarial, interticio,gratificação fere o direito dos inativos. Uma manobra do governo ganhar tempo para não dar o nosso salário e continuarmos vergonhosamente ocupando última posição no ranking do pior salário do Brasil. Obrigado cel Paul pela sua postagem muito inteligente sua ótica de ver as coisas.Espero que o Sos Bombeiros e Pmerj(cabo Gurgel) vejam esse comentário que postei no blog do cel Paul em resposta ao que Ele postou faça uma reflexão, antes que esse CMT GERAL TENTE NOS ENFRAQUECER,LEGISLANDO COMO FOI VISTO SEMPRE A FAVOR DO GOVERNO, PRINCIPALMENTE TOLERANDO AS COVARDIAS NOS QUARTÉIS COM SUA OMISSÃO, DEFENDENDO MAIS O GOVERNO QUE SUA TROPA!!QUERO ESTAR DIA 10 DE FEVERREIRO, MAIS DESEJO QUE ESSA LIDERANÇA DO SOS BOMBEIROS TENHA SEMPRE UMA POSTURA DEMOCRATICA, ESCUTANDO TODAS AS IDÉIAS, E APROVEITANDO AS QUE FOREM DE UTTILIDADE PARA A NOSSA DIGNIDADE E NOSSO MOVIMENTO.CONFIO NOS SENHORES LIDERES!! JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

Como sempre como foi no CBMERJ,está ocorrendo na PMERJ ,cade os oficiais estão todos com medo,tenho 22 anos de polícia vou ser beneficiado com as promoções,porém prefiro seguir como 2°sgt pois minha família precisa de um 1 °sgt e sim de um chefe de família com rendimento capaz de suprir suas necessidades ,cade os oficiais ,vão fazer como no corpo de bombeiros, ficarem omissos,ou vão mostrar que são e serão os futuros cmt da nova pmerj e cbmerj,pois estou começando a achar sem magoas,ou discriminações que o cbmerj e a pmerj serão comandadas por cabos não que os cabos não possam fazer isso,porque todo homem é capaz ,mas o oficial ,ele é o responsável pelo bem estar de sua tropa.

Anônimo disse...

Coronel, ao invés de criar tantas perguntas / dúvidas, traga a solução.
Ninguém tem mais requisitos que os senhor para isso.
"O problema nós já temos"
Publique aqui no blog as reivindicações dos PMs e BMs, ativos e inativos, sem esquecer o plano B "NÃO ACEITO", para as investidas do governo, que já começou a se movimentar com a redução do interstício.
Faça mais uma vez a sua parte.

É HORA DE SOMAR, NÃO SE ESQUEÇA DISSO.
Se alguém marcou reunião com o comandante, se aproxime deles com as suas soluções mas, sem desencoraja-los.
O momento é de união, esqueça as diferenças. Toda e qualquer matéria que desvia os leitores do objetivo greve é desnecessária.

SD PM

SGT MARCUS SALDANHA disse...

Caro Cel Paul, concordo em gênero numero e grau com suas palavras, estou imbuído de participar de qualquer manifestação por nossa melhorias, porém não vou concordar em dar cheque em branco a quem se intitular LIDER, sem que antes haja uma reunião onde nós todos juntos iremos tirar uma pauta de reinvindicação, é inconcebível que se sente a mesa para qualquer tipo de alteração ou majoração de valores sem que antes as partes envolvidas tenha esgotado seus diálogos internos, se começar dessa forma já se senta a mesa mostrando que não há organização, corroboro com suas palavras e a confirmar que será de maneira planejada e com o mínimo de profissionalismo estarei ombreando mais essa BATALHA.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Penso que não fui entendido, não posso apresentar as nossas propostas, pois não sou nós, sou eu. As propostas só poderão surgir após a primeira reunião aberta, onde todos poderão opinar. A partir desse momento, teremos as nossas propostas, pois representa o conjunto das ideias de uma parte do nosso universo.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Cel Paúl: faça um post sobre essa esdrúxula "reunião sexta feira 13" com O CmtGeral. Isso vai dar merda! Os integrantes que comparecerem correm o risco de serem desmoralizados por falta de uma pauta. Não se pode falar em "piso" ante a LEI 279/79!!! Escreva isso, por favor!