domingo, 22 de janeiro de 2012

GREVE DE POLICIAIS MILITARES: A FUMAÇA AGORA É EM MATO GROSSO.

Site Comunidades dos Policiais, Bombeiros e Militares do Brasil.
Policiais de alguns estados brasileiros já começam a se movimentar no sentido de mudar a triste realidade salarial dos homens que vão para as ruas fazer a segurança de quem está em casa dormindo. A carta deixada pelo soldado-PM Alex Oliveira, morto aos 31 anos de idade por um bandido, reflete muito bem a preocupação da sociedade de Mato Grosso com o caos da segurança pública. Os baixos salários pagos aos policiais, civis e militares podem ganhar contornos de uma futura paralisação, tanto por melhores salários, como pela contratação e mais homens. Em silêncio, já existe uma grande movimentação em Cuiabá, Várzea Grande e em algumas cidades do interior.
A reportagem do Portal de Notícia 24 Horas Newsteve acesso a um documento sigiloso que está sendo preparado. Unidos, PMs e civis, prometem uma organização nunca vista no Estado, capaz de brigar até a última instância, podendo até mesmo seguirem o mesmo caminho dos policiais do Estado do Pará, que pararam por mais de 15 dias, e os do Estado do Paraná, que também começam a partir para a radicalização.
Só que, desta fez, os humildes cabos, soldados e sargentos, podem ganhar o apoio e a orientação dos graduados: os oficiais de todas as patentes, inclusive do alto escalação da Polícia Militar, que também estão insatisfeito com os salários que ganham. Em princípio, o documento trata a questão apenas como “negociação” para um acordo pacífico, mas não descarta uma paralisação de todos os setores. Uma espécie de “aquartelamento”, na Polícia Militar, e uma “Operação Tartaruga” na Polícia Civil.
Existe inclusive, conversações que apontam para um enfrentamento direto com o governo do Estado. Antes, porém, os militares vão buscar o apoio dos policiais civis: investigadores e escrivães, que também não engoliram, ou não digeriram muito bem o último aumento. Para eles, uma “merreca”, perto do que ganham alguns “privilegiados”, que só a verba indenizatória, também em conhecida como “Mensalão”, representa duas ou três vezes mais do que ganham soldados, cabos, sargentos, investigadores e escrivães.
Se vier a acontecer, a situação não será uma novidade em Mato Grosso. Um movimento idêntico foi planejado e colocado em prática no ano de 1989, quando a Polícia Militar parou totalmente suas atividades por mais de uma semana. Na época o comandante geral era o coronel-PM Altair Magalhães – hoje aposentado -, teve que enfrentar um panelaço durante uma manifestação enfurecida, mas organizada. O coronel chegou a ser empurrado dentro do Comando Geral na Avenida Tenente-coronel Duarte (antiga Prainha), no centro, e ainda teve algumas panelas e frigideiras encostadas no rosto
No documento de agora consta entre outros itens de negociações, uma questão básica que civis e militares vão buscar e vão fazer questão e deixar bem claro: A luta não é para que o Governo diminua os salários de quem ganha bem, mas sim para melhorar os salários de quem não ganha um salário digno.
Alias na carta deixada pelo soldado Alex Oliveira - o militar que previu sua própria morte -, um dos itens é justamente a questão salarial. O militar também destacou suas dificuldades para um dia a dia de trabalho mais seguro. O soldado Alex não foi o primeiro a tombar numa “guerra” sem fim contra bandidagem.
Um graduado da PM fez questão de destacar, que as três principais exigências - por enquanto a palavra é negociação -, que os militares vão tratar e brigar daqui para a frente, são: Primeiro, um salário digno; o aumento do efetivo e uma substancial melhora nas condições de trabalho: armas pesadas, fardamento adequado, coletes a prova de balas modernos, viaturas adequadas: velozes, resistentes e equipadas, alimentação balanceada e, principalmente uma boa retaguarda: orientação de especialistas em combates a bandidos, perigosos ou não.
Aliás, o documento destaca, que o próprio comandante geral da Polícia Militar, coronel Lino Faria, não está tão satisfeito como muita gente imagina. Acostumado ao combate direto aos bandidos, Faria teria reclamado de ter que ficar muito tempo preso a compromissos extras, que o tem tirado das ruas.
Tanto é verdade, diz o documento, que mesmo não gostando de falar muito, principalmente de problemas internos da corporação, o coronel Faria resolveu abrir a boca, e admitiu o que a reportagem vem expondo há muito tempo: “Precisamos aumentar o efetivo”, afirmou sem se alongar.
Para se ter uma idéia - e o documento vai trazer essa realidade à tona -, a Polícia Militar tem um efetivo de sete mil homens. Mais de quatro mil estão fora de suas atividades fins. Só restam três mil. Como a PM trabalha em regime de 24 horas de plantão por 72 horas de folga, só restam 1.000 homens para trabalhar por dia em todo o Estado.
Como Cuiabá, como Capital do Estado, e Várzea Grande (Grande Cuiabá), absorvem mais de 500 por dia, na maioria das cidades do interior ainda trabalham em regime integral. Ou seja, no interior, como Poconé (Baixada Cuiabana, a 100 quilômetros da Capital), por exemplo, os policiais militares como - o Alex de Oliveira morto em combate -, trabalham todos os dias. De domingo a domingo. Por isso ele (o soldado Alex), escreveu antes de morrer: “Eu estou cansado”.
O documento cita, e os especialistas em segurança pública confirmam: Hoje Mato Grosso precisaria ter, no mínimo 20 mil policiais militares e oito mil civis. O efetivo de hoje ainda é o planejado para a segurança pública da década de 80.
O documento é longo. Fala sobre o fortalecimento da instituição policial militar. Diz que, apesar das deficiências e carências, principalmente de pessoal, a força e a luta contra o crime organizado continuam em alta. Tanto é verdade, que as penitenciárias e as cadeias públicas estão sempre superlotadas de bandidos.
Cita, que antes, enquanto os policiais iam para as ruas de Fusquinha, com um revólver 38 ou uma espingarda velha, os bandidos estava de Maverick e outros carros potentes e já naquela época usavam armas pesadas, inclusive metralhadoras.
Hoje, quase 30 anos depois, a situação pouco mudou, e as diferenças de poder ofensivo continuam as mesmas. Os policiais saem de Gol e com pistola Ponto-40, mas encontram pela frente bandidos com Camionetes importadas e armas ainda mais pesadas como Fuzis AR-15 e até Bazucas, capazes de derrubar até avião.
Sobre os salários da era Magalhães no governo Carlos Bezarra o documento fala que melhorou um pouco, mas só que hoje já não atende mas as necessidade, até porque existem grandes diferenças salarias para pessoas que exercem as mesmas funções, mas ganham salários diferentes.
O documento finaliza falando em igualdade salarial. As explicações são as seguintes: se o delegado da Polícia Civil ganha tanto, mais tanto, os oficiais da Polícia Militar também querem ganhar tanto, mais tanto. E assim sucessivamente entre investigadores e escrivães da Polícia Civil, e soldados, cabos e sargentos da Polícia Militar.
Fonte: 24Horas News.
Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário: