terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CORONEL DE POLÍCIA PAÚL - POSTURAS - ESCLARECIMENTO.

Prezados leitores, posto esse artigo unicamente para responder aos diversos questionamentos que tenho recebido sobre as posturas que adotei em face da mobilização unificada dos PMs, BMs e PCs, que está se desenvolvendo no Rio de Janeiro. Os questionamentos principais são sobre a não participação nas comissões, o não uso dos microfones no carro de som e a não concessão de entrevistas, perguntas que tentarei responder de forma unificada.
Eu tenho participado de todos os atos nas ruas desde 2007, organizado alguns deles e feito ampla divulgação de cada um. Apesar dessas verdades, optei por não buscar as ações que geraram os questionamentos por não concordar com a forma que  os trabalhos estão se desenvolvendo, em vários momentos. Agindo assim, não atrapalho. 
Além disso, existem outros aspectos que devo observar, relacionados ao fato de ser Coronel de Polícia. No intuito de explicar minha postura, solicito que se imaginem em uma lanchonete Mac Donalds. Deixando a imaginação fluir, conseguem lembrar as idades dos atentendes? São quase todos jovens, concordam. Isso não é feito aleatoriamente, tem vários objetivos, dentre eles diminuir as reclamações. A tendência de todos os clientes é perdoar falhas (erros no troco, erros nos pedidos, etc) dos jovens, aos quais sempre se atribui a inexperiência como a justificativa para os equívocos. Os microfones do caminhão de som, por exemplo, podem ser comparados a uma dessas lanchonetes. Se um jovem Cabo ou Soldado da PM ou do CBM, um mês atrás gritava que a nossa pretensão era um piso de R$ 2.000,00; dias depois passou a gritar que essa pretensão passou para R$ 3.000,00 e no domingo passado começou a gritar que a pretensão atual é de R$ 3.500,00, podem ter certeza, no futuro ele será perdoado por essas bravatas, caso os resultados sejam negativos. Em contra partida, se um Coronel da PM ou do CBM, que não tem a desculpa da inexperiência, fizer isso, será definestrado no futuro, caso os objetivos não sejam alcançados.
Eu gosto de atuar de forma organizada, devidamente planejada, embora reconheça que possamos conquistar os nossos objetivos na base do "vamos que vamos", tudo é possível, mas do jeito que está as dificuldades serão muito maiores. 
Como Coronel de Polícia, por exemplo, tenho que ter a preocupação de minimizar os riscos dos subordinados no curso da mobilização, isso é um dever, tanto que não estimulo a greve. Nunca escondi que a minha preferência sempre foi no sentido de que estivéssemos investindo na operação tolerância zero (padrão), sempre utilizada pela Polícia Federal de forma exitosa.
Penso ter explicado as minhas posturas e não pretendo voltar ao tema.
Não tenham dúvidas, continuarei participando e apoiando, mas esse "filho" não é meu. Se ele for um filho virtuoso, seria o primeiro a aplaudir os pais, mas se ele for degenerado, não terei qualquer culpa, pois nunca deixei de emitir as minhas opiniões ao longo do seu desenvolvimento, mesmo sendo criticado duramente apenas por discordar.
Contem comigo, eu conto com todos vocês.
Juntos Somos Fortes!

21 comentários:

Anônimo disse...

VEJAM NO YOU TUBE, POLICIAIS DO RIO PREPARAM GREVE PARA FEVEREIRO.

sd pm Jonathan disse...

Caro cel Paul,
Primeiramente quero deixar claro o meu respeito e admiração pessoal pelo o que o Senhor vem fazendo pela PMERJ, desde de sempre, isso mesmo desde de sempre, porque levo em consideração os anos que passou na ativa, mas quanto ao seu comentário fico apreensivo porque parece aos meus olhos, mesmo sabendo que eu sou um dos atendentes da lanchonete, que no momento em que mais estamos precisando da sua força o Senhor quer deixar de dividir a bola, mesmo com a mudança de postura da liderança em relação aos valores, acho que na verdade é mais uma forma de ser ouvido, penso que eles só estão na liderança do movimento por carência natural de líderes dentro da nossa instituição, porque um verdadeiro líder não é aquele que se esconde atrás de uma divisa ou uma estrela, e sim aquele que com coragem revela ao próximo que é inaceitável continuarmos com o pior salário do Brasil, a exatos 15 dias atrás perdi mais um irmão de farda, porém esse teve uma dor em especial, ele sempre trabalhou fora pra complementar a sua renda e de sua família, ele morreu vendendo cachorro quente coronel, acho que chegamos num ponto onde não devemos ter medo do que vai acontece, e sim de valorizar a caminhada, o despertar de uma classe esquecida pelos governantes, acho que no meu ver isso deveria se a sua real preocupação, e não se vai dar certo ou não, até porque se der certo, TODOS serão beneficiados.

Alexandre, The Great disse...

Somente os mal intencionados e pencas do pinóquio poderiam querer "adesivar" este movimento ao sr. Quem acompanha esta sua luta desde 2007 sabe que este "filho não é seu"; muito embora tenha tentado, inúmeras vezes, "educá-lo" - mostrando os erros e enaltecendo os acertos, propondo planejamento e sobretudo - a RAZÃO acima da EMOÇÃO. A ira do Cmt Geral da PMERJ contra o sr é injustificável; tampouco é papel de HOMEM falar mal de outro na ausência deste. Militar não faz "fuxico"!
O pinóquio está consumindo toda a sua munição, logo estará "na mão". Aí o jogo vira...
JSF

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Valeu, Alexandre, the great.
Caro Sd PM Jonathan, não desmereço a luta de ninguém e concordo com você, o importante é que estamos acordando. O artigo tem um objetivo claro, prestar esclarecimentos sobre a minha postura. para você ter uma ideia, vários companheiros me pergutaram no domingo, enquanto eu filmava na pista, se eu não ia falar. Imagine se eu usasse o microfone para pedir calma aos que estavam usando o microfone, aí eu estaria dividindo. Não quero dividir, mas não vou assinar embaixo de "maluquices". Luta há mais de 5 anos, perdi muito por ter dado a cara para bater e até hoje sou alvo de represálias. Tenho que valorizar a minha luta, isso é uma questão de respeito próprio. E, quanto a dividr bolas, faço isso todo dia no blog e várias vezes nas ruas, isso não me assusta. A mobilização precisa ser organizada e não esqueça que o Mac Donalds é uma potência mundial, deve muito aos seus atendentes.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

qual e entao a sua postura entao cel paul,caso nao sejamos atendidos?

tenente treme terra disse...

cel, com todo o respeito, o sr não vai amarelar! vai?

tenente treme terra

Anônimo disse...

Todo enxadrista sabe o 2º e o 3º passo (pelo menos)que irá dar. Pelo que sei o Cel Paúl joga xadrez.

Anônimo disse...

O CORONEL PAUL ESTA CERTO TEMOS QUE TER MAIS ORGANIZAÇAO. TEMOS QUE TRABALHAR MAIS, O CAMINHO E OS POLICIAS DA UPP QUE E A VITRINE DO GOVERNADOR. FALAR NO BLOGs E FAZER CAMINHADA E FÁCIL QUERO VER QUANDO CHEGAR A HORA.

Anônimo disse...

A LIDERANÇA TEM QUE TRABALHA 24h SEM PARAR ATE O DIA 10 DE FEVEREIRO. COLOCAR UM CARRO DE SOM PASSANDO EM FRENTE DAS DELEGACIA, BATALHOES, UPPs E QUARTEIS DO BOMBEIRO. NAO VEJO NADA DISSO, NEM PAPEIS INFORMATIVOS ESTAO DISTRIBUINDO. VAMOS TRABALHAR ESTA HISTORIA JA VI!!!!

Anônimo disse...

Caro Paúl, quem começou a pedir 2.000 líquidos no início, foram os bombeiros, não é que eles tenham mudado de idéia ou não sabiam o que pediam, pelo contrário, foi a união BMs, PMs e PCs que decidiu pelo piso de 3.500, desta vez juntos. Penso que o senhor deveria pedir para sair de vez, pois vejo que temes muito, vá descansar e deixa que nós iremos resolver.

Anônimo disse...

AO ANÔNIMO DAS 17:21, E QUEM PAGA TUDO ISSO????

Anônimo disse...

ACHO Q 2 CABEÇAS PENSA MELHOR Q 1, ACHO Q DEVEMOS TER UMA REUNIÃO ANTES, TINHAMOS Q SER MAIS ORGANIZADOS, OQ PODEMOS FAZER É SO OS LIDERES POSTAREM AQ,Q COM CERTEZA VAI APARECER MUITOS, EU SAIO DAQ AMARRADAO E VOU P O RIO, SO VENHO AQ P TRABALHAR. E VEJO UNS PASSES COM ALGUEM DO BPRV, JUNTOS SOMOS FORTES!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Coronel Paul tem toda razão, o Brazileiro não tem custume de reinvindicar seus direitos e quando chega ao topo da paciência ele quer descambar em uma Tsuname, a greve é uma Tsuname mas poderia ser evitada se os amigos pms fossem unidos e politizados a ponto de utilizar outras armas como é o caso da operação padrão (tolerancia zero), e olha que eu já fui preso por fazer greve no meu estado e fomos abandonados por todos os outros companheiros, só escapamos graças a anistia do governo Lula. Mas já que é algo que pode ser inevitável aqui vai algumas dicas para os amigos do Rio:
1º observem pessoas infiltradas se passando por grevistas para causar tumultos e fazer a opinião puplica trocar de lado(aconteceu em PE, onde "pms" fardados atearam fogo em ppos).
2º muito cuidado na concentração do movimento é lá que vai estar cheio de gente infiltrada soltando perua pra desestabilizar os companheiros.
3º nunca deixem o local de concentração em pequenos grupos, seja para o que for, ou fica todo mundo ou se desloca todo mundo.
4º temtem identificar as pessoas que no meio do movimento vão querer dar outros rumos incitando companheiros a desobediência ao comando de greve.
Tudo isto aconteceu em outros estados, prestem atenção, "seguro morreu de velho e disconfiado ainda vive" boa sorte!

Anônimo disse...

O coronel Paul tem o ponto de vista dele, assim como cada um tem o seu. E garanto que, ainda que estejamos lutando a mesma luta, todos, se pudessem, fariam algo diferente. Mesmo tendo opiniões que só um Coronel PM com anos de experiência tem, sendo conhecedor do regulamento disciplinar, e do modo como funcionam as coisas no Comando Geral e a sua relação com o governo de estado, o Renitente Cel Paul não deixa de nos apoiar do seu modo, marcando sempre presença e "cobrindo" o movimento. Em momento algum ele usou sua experiência para atacar ou desqualificar o movimento. Poderia muito bem ficar do lado do governador e lucrar mais para si, somente.
Quero dizer que, desde que fui militar do Exército, a mais de vinte anos, aprendi que "oficial e praça são como água e óleo", não se misturam. E também não tenho lá muita simpatia por eles. Contudo, sei reconhecer a capacidade deles. Principalmente a experiência de um "cascudo" Oficial Coronel com anos de "estrada".
Não precisamos gostar do Cel Paúl, contudo é legítimo o reconhecimento da solidez das sua opiniões e pontos de vista.

Anônimo disse...

Cel acho, não tenho certeza que o sr é uma pessoa boa e lutador, vejo todos os dias o seu blog, só discordo do sr, quando posta no blog que é contra a greve, poxa cel todos nós somos contra, ninguém quer a greve, assim o sr desanima muito a gente, um forte abraço.

Anônimo disse...

Quero ver no dia 10, caso o governo continue à pagar prá ver, se ao primeiro berro de um comandante qualquer mandando todos assumirem o serviço todos irão dizer amém. .
Será à hora de distinguirmos os corajosos de verdade dos fanfarrões que só tem disposição para fazer merda e esculachar "PI".

Anônimo disse...

BOA NOITE CEL.!
O SR ACHA QUE ESTAMOS COMETENDO ALGUM ERRO COM ISSO? QUAL A SUA SUGESTÃO? ESTAMOS JUNTOS NESSA.SE ERRAMOS ERRAMOS TODOS, MAS AGORA NÃO É HORA DE DIVISÃO!
FAREMOS O QUE A MAIORIA DECIDIR! ESTAMOS JUNTOS, NÃO TEMOS COMO RETROCEDER, SERÁ DIA 10 E PRONTO!

Anônimo disse...

Os desvios de conduta estão indiretamente associados à desvalorização do serviço.

Anônimo disse...

ACABA COM A PECÚNIA DE TODO MUNDO E NIVELA O SALÁRIO DE TODOS....BOMBEIRO E PM QUE MERECIA PECÚNIA FORAM BOLEADOS PELOS PEIXES....A MAIORIA QUE TEM PECÚNIA NÃO MERECIA...E OS MESMOS NUNCA PARTICIPARAM DOS MOVIMENTOS....ISSO É UMA INJUSTIÇA!!!....MUITOS QUE MERECIAM NÃO GANHARAM PECÚNIA...TIRA A PECÚNIA E NIVELA TODO MUNDO....UM MONTE DE SGT FROUXO GANHANDO IGUAL OU MELHOR QUE CORONEL.....E OFICIAIS GANHANDO O TETO DO GOVERNADOR....SERIA A MELHOR FORMA DE SOLUCIONAR AS DIFERENÇAS (QUE SÃO MUITAS)...MUITOS QUE COMPRARAM DIVISAS, POSTO E GRATIFICAÇÕES E HOJE RECEBEM SALÁRIOS MUITO SUPERIORES A SEUS PARES. AÍ SIM SERÁ FEITO JUSTIÇA...

lucio andrade disse...

bom dia , celpm RICARDO PAUL, li detidamente suas explicaçoes sobre a sua inaçao intencional na coordenaçao do movimento reinvidicatorio dos servidores da area da segurança publica,didáticamente assaz convincente , qto a didática parabens, pelo poder da analogia .porém, filosoficamente deverasmente questionavel , haja vista, que o sr detem a experiencia de luta pelos nossos pleitos e os seus , conforme fora evidenciado na sua candidatura ao parlamento. mas o que importa, é o momento singular em que consiguimos otimizar e unir as partes do todo ( pm,bm e pc),no mesmo espaço vital , mesa de negociaçao em bloco , pressao politica e os festejos carnavalescos ,com projeçao mundial .nesta hora, estamos carente de lideres aperfeiçoados nas lutas e o no saber juridico e administrativo , para os questionamentos pertinentes das contrapropostas , se é que haverao, da parte do gov do estado. eu, sinceramente, tenho as minhas restriçoes quanto aos seus posicionamentos , no passado enquanto corregedor ,nao que tivesse sido alcançado pelo seu rigor draconiano para baixo sobre os( praça)e a leniencia caracteristicas face aos seus pares ( oficiais )bem como , a sua militancia politica setorizada ( pmerj), mas volto a repitir nós nunca tivemos um caldo de cultura e oportunidade tao viavel ante as possiveis conquistas da instituiçao e das novas geraçoes de ppmm ,os riscos sao inerentes a quaisquer modalidade de curso a seguir seja operaçao padrao ou no "vamos que vamos". fato, é que nao podemos desperdiçar as circunstancias catalizadoras de mudanças substancias . por ultimas consideraçoes, o ensinamento democratico e de força politica que o grupo faz renascer depois , anos de opressao castrense ,via rdpm nazista.coronel , o sr ao permanecer na inercia , certamente, estará contribuindo com o sergio cabral e com o seu adversario, penso eu, que seja politico , cmt geral atual.se o ataláia nao alertar o povo sobre a aproximaçao do inimigo e seus intentos , nao haverá perdao . por isso cel PAUL toque a sua trombeta ou seu tambor , para alerta a tropa neste momento de redefiniçao historica ou teremos mais 100 anos de retrocessos. um homem um voto .exponha suas diferenças com os lideres " desta eventual governança politica" e se busque o menor denominador comum das diferenças . que surja luz e mta luz .

Anônimo disse...

É muito facil criticar que tem coragem de correr atraz de um salário digno,eu só não intendo porque os covardes tem direito a glória dos heróis.Eu ficaria com vergonha da minha familia saber que fui um covarde a sombra dos heróis,sr cel .