quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

RIO - POLÍCIA MILITAR - NÃO SEI COMO CLASSIFICAR ESSE ESCÂNDALO.

No dia 03 JUN 2011, eu fui preso ilegalmente pelo então comandante geral da PMERJ, assunto já tratado exaustivamente nesse espaço democrático. Volto a ele apenas em razão do surgimento de um fato novo. Permaneci encarcerado por quase três dias e tive objetos de minha propriedade ilegalmente apreendidos. Logo que deixei o cárcere comecei uma luta para tentar vencer a blindagem, no sentido de que fosse instaurada uma investigação sobre os fatos, protocolando documentação em diferentes órgãos, entre eles: Ministério Público da AJMERJ, Secretaria de Segurança Pública, Corregedoria Geral Unificada e Corregedoria Interna da Polícia Militar. Apesar de ter feito reiterações, não tenho notícia da instauração de qualquer investigação, algo inexplicável pois relacionei 5 (cinco) Coronéis e 1 (um) Tenente de Polícia como testemunhas dos diferentes fatos que ocorreram naquelas quase 72 horas. Além disso, apresentei prova documental da apreensão ilegal dos meus objetos.
Recentemente, tive conhecimento sobre uma decisão.
O Corregedor Interno da Polícia Militar (ou um auxiliar), não sei se o atual ou seu antecessor, exarou o seguinte despacho no RPM 131/2558/2011 feito na 1a DPJM no dia 05 JUL 2011:
"Sem elementos bastantes a inauguração de feito de apuração".
Falta de elementos?
Salvo o surgimento de novos dados, a blindagem foi tanta ao comandante geral que a documentação nem foi encaminhada ao secretário de segurança, foi simplesmente engavetada.
Isso é um escândalo!
Entristecido tenho escrito que a Polícia Militar vive tristes dias, tristíssimos na verdade.
Quem ouve o conteúdo do aúdio da reunião do comandante geral com dezenas de Praças no QG da PMERJ, no dia 13 JAN 2012, por exemplo, não tem qualquer dúvida sobre a crise existente na PMERJ e concluirá que a nossa amada Polícia Militar está sendo transformando na "mosca".
Isso deve mudar e com urgência, temos que salvar a PMERJ.
Juntos Somos Fortes!

7 comentários:

Anônimo disse...

é vardade,é uma vergonha!!!

Anônimo disse...

vc esta sentindo na pele,o que nos sentimos qdo vc era corregedor da pm!!!!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Caro anônimo (09:35hs) qual foi a injustiça que pratiquei contra você? Juntos Somos Fortes!
Coronel PM Paúl

Anônimo disse...

BOA TARDE CEL.PAUL AGORA O SENHOR ESTA PASSANDO NA PELE O QUE NOS "PRAÇAS" SOFREMOS!!! SÃO ANOS DE INJUSTIÇAS E A CORREGEDORIA NÃO FAZ NADA CONTRA SUPERIORES, MESMO O PRAÇAS ESTANDO CERTO!!! AGORA PERGUNTO AO SENHOR , COMO PODEMOS ACREDITAR NUMA CORREGEDORIA DESSA ???? É UM ABSURDO CEL.PAUL POR ISSO DEMONSTRO SEMPRE AQUI MINHA INDIGNAÇÃO CONTRA A CORREGEDORIA E CERTOS OFICIAIS ( NÃO PORQUE SÃO OFICIAIS , POIS TENHO AMIGOS OFICIAIS TBM), MAS PELA FALTA DE RESPEITO E DE ETICA DE ALGUNS.PARA O SENHOR IMAGINAR SE FAZEM ISSO COM O SENHOR QUE É UM CORONEL , IMAGINA SE FOR UM PRAÇA DENUNCIANDO UM ABUSO ???? A COISA SE REVERTE DE UMA TAL FORMA QUE O SENHOR NEM IMAGINA!!! A TEMPOS MOSTRO PARA O SENHOR QUE A CORREGEDORIA TEM QUE SER INDEPENDENTE DA PMERJ( NADA DE OFICIAIS COMANDANDO ) AI SIM.... A UNICA SOLUÇÃO PARA O SENHOR É COLOCAR NA JUSTIÇA COMUM ! UM ABRAÇO

Anônimo disse...

A Verdadeira PMERJ e o real motivo da raiva contra Dr. BELTRAME

RIO - Oito oficiais da Polícia Militar do Rio podem ser expulsos da corporação. Em documento a que o site do GLOBO teve acesso, o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, recomendou ao Tribunal de Justiça (TJ) a demissão de dois tenentes, quatro capitães, um major e um tenente coronel. De acordo com o documento assinado pelo secretário, os oficiais roubaram caixas eletrônicos, negociaram redução de operações policiais em favelas em troca de dinheiro, salvaram traficante da prisão e negociaram segurança no transporte de drogas de Fernandinho Beira-Mar.

Segundo a Constituição, um oficial somente pode perder a patente se for considerado culpado pela Auditoria Militar. Como o Estado do Rio não tem segunda instância para julgar crimes de policiais militares, o julgamento é feito pela Seção Criminal do TJ, composto por 16 desembargadores - os dois mais antigos de cada uma das oito câmaras criminais. Durante todo o ano de 2007, a Seção Criminal do TJ recebeu sete processos contra oficiais. E de 2002 a 2006, oito processos, o mesmo número que Beltrame acaba de encaminhar para o Tribunal.

De acordo com o documento assinado por Beltrame, o tenente Anderson Silva dos Santos foi flagrado em 2003 por escuta telefônica negociando com o bandido conhecido como Tio Beto serviço de segurança para o transporte de Sepetiba para o Rio de grande quantidade de drogas do traficante Fernandinho Beira-Mar.

Policiais negociaram menos operação policial em troca de dinheiro
O major Fábio Gutman e o capitão Wellington da Silva Medeiros negociaram com o chefe do tráfico da cidade de Deus a diminuição das operações policiais do Grupamento Especial Tático Móvel em troca de R$ 120 mil por mês. Ainda segundo o documento, o tenente coronel José Carlos Dias de Azevedo sabia e concordou com a negociação.

Após a tentativa do bando chefiado pelo traficante Thiago de Mello Castro, o TH, de invadir o Morro da Mineira , no Catumbi, em 2007, o tenente Jorge Eduardo Prates da Silva prendeu em flagrante cinco integrantes da quadrilha. No entanto, o oficial alegou na delegacia que justamente TH não estava na caçamba de um caminhão onde os bandidos foram presos. O traficante foi liberado , após o tenente contar que TH estava nas imediações, desarmado e sem identificação.

Policiais são acusados de roubar caixas eletrônicos
Os capitães Márcio Passos Gomes e Ademilson Ornellas Emerick foram acusados de participação no roubo de caixas eletrônicos dentro do prédio da Comlurb, na Tijuca. Os oficiais utilizaram as viaturas da Polícia Militar para cometer o crime, em 2004.

No mesmo ano, o capitão Marcelo Lourenço Barbosa furtou o caixa eletrônico do Banco Real da Rua General Polidoro, em Botafogo. Na madrugada do crime, ele estava escalado para o serviço de ocupação da Rocinha. Sem comunicar os superiores, o capitão trocou de viatura por uma sem sistema de localização por GPS e seguiu para Botafogo para praticar o crime.

Anônimo disse...

CEL.PAUL VENDO O ANONIMO ACIMA 9;35 , TALVEZ O COMPANHEIRO NAO ESTEJA ACUSANDO DIRETAMENTE O SENHOR, TALVEZ ELE ESTEJA DEMONSTRANDO O QUE ACONTECE QUANDO UM PRAÇA DENUNCIA UM SUPERIOR , QUE A COISA SE REVERTE, SEI POR TERCEIROS QUE TRABALHARAM COM O SENHOR QUE O SENHOR ERA HONESTO, MAS O SENHOR NAO PODERIA OLHAR TUDO, TALVEZ QUANDO UM OFICIAL ERA ACUSADO ALGUEM DA CORREGEDORIA NA SUA EPOCA PASSAVA A MAO NA CABEÇA E NAO ACONTECIA NADA !!! TALVEZ SEJA ISSO!!! UM ABRAÇO

Anônimo disse...

O mal dos dirigentes da PMERJ é que ninguém quer cumprir a LEI.
O ser humano é muito vaidoso e prepotente quando assume um cargo de Comando, Direção e Chefia,
Existem pessoas de toda espécie.
A própria Corregedoria da PM, assim como, outros setores da polícia já há muito tempo praticam arbitrariedade na liberdade de seus comandados.
Têm aqueles que sem finalidade alguma orientam seus superiores para a prática ilegal de seus atos.
Às vezes penso que estudei em outros livros de Direito, pois o que se vê por aí nos atos e decisões administrativas é coisa do arco da velha.
Ninguém se importa com nada, todos só pensam no próprio umbigo.
Com certeza vários Comandantes, Diretores e Chefes do passado recendo estão se perguntando o porque quando na atividade não tomaram outra decisões - é uma pena!!!
Mas como diz o ditado, "aqui se faz, aqui se paga".
Só o tempo dirá.
Somos todos uns imbecis. Não valemos um tostão furado.
Poucos são aqueles que realmente pensam no próximo.
Cada um só quer se dar bem.
Ninguém ajuda ninguém, tudo é uma farsa, fingimento.
Para os que pensam ser superior de alguma forma está redondamente enganado; sinto pena, pois pagarão por tudo de ruim que fizeram aos humildes e fracos.
Superior é DEUS, você seu BOSTA, não é superior a ninguém.
Trate as pessoas com urbanidade, afeto, com o coração, camaradagem, como diz o regulamento.
Respeite as limitações das pessoas, você não é rei de porra nenhuma.
Amanhã estará doente e revoltado com a vida e com todos.
Estará enganando a si próprio.
Hoje você diz que manda, toma decisões arbitrárias, satisfaz seu ego, pune, maltrata, goza dos privilégios da função, gasta dinheiro público, esbanja, demite, não aceita orientação correta, peida, arrota, pratica peculato, mas infelizmente a vida é assim mesmo e com certeza amanhã não será mais nada, será um João ninguém como todos nós somos.
Ass: Major PMERJ