segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ALAGOAS - CAOS NO CORPO DE BOMBEIROS.

COMUNIDADE DOS POLICIAIS E BOMBEIROS DO BRASIL - A MAIOR DO GÊNERO
ALAGOAS - Militares denunciam ‘caos’ no Corpo de Bombeiros.
Associação diz que falta até capacete e se diz preocupada com falta de efetivo, abaixo de 50% do ideal: ‘Carnaval é prenúncio de problema’
O presidente da Associação dos Bombeiros Militares de Alagoas (ABMAL), sargento Marcos Ramalho, denunciou, na manhã desta segunda-feira (30), em entrevista à Gazetaweb, que os militares estariam enfrentando verdadeiro caos para garantir a prestação de serviços à população alagoana, em virtude de problemas como a falta de material para operações como a de combate à incêndio, por exemplo. Segundo Ramalho, falta até capacete, que estaria sendo transformado em utensílio de uso coletivo, com bombeiros chegando a adquirir o material com dinheiro do próprio bolso para não contrair doenças de pele.
Outro problema, de acordo com a associação, diz respeito ao reduzido efetivo, que, segundo o sargento, é de 46,9% do ideal, o que reforça a preocupação dos militares, devido à proximidade com o carnaval. São 1.326 militares para os 102 municípios alagoanos, quando a lei de fixação de efetivo, reforça Ramalho, estabelece que 2.823 militares deveriam estar à disposição dos alagoanos desde o ano de 2003.
O problema relacionado ao efetivo traz reflexos diretos na qualidade do atendimento à população. Isso porque apenas três equipes estão dispostas ao longo de 230 km de praias na Grande Maceió: no Francês, Mirante da Sereia e Cruz das Almas. "Nós temos de alertar à sociedade de que a culpa não é nossa, já que muitos vivem a reclamar da demora no atendimento. Isso quando não falta viatura e até água no carro de combate à incêndio. Somos verdadeiros heróis por trabalharmos nesta situação", comentou o sargento.
Ainda de acordo com Marcos Ramalho, Alagoas dispõe de apenas uma equipe de mergulho para cobrir todo o Estado. "A demanda é tão grande que não há tempo de os bombeiros realizarem a higienização do capacete, já repassando o material para o companheiro. Hoje, se registrarmos três ocorrências de salvamento simultaneamente, a terceira vítima terá de esperar a conclusão dos dois primeiros atendimentos para ser socorrida", complementou o sargento, lembrando que, a cada seis minutos, as chances de sobrevida do paciente diminuem em cerca de 10%.
"No caso de incêndio, um militar entra na área das chamas e, ao sair, cede o capacete ao colega. Por tudo isso, o carnaval deste ano se tornou prenúncio de problema, já que a demanda deve aumentar nos dias de folia", reforçou o sindicalista, lamentando a 'ausência de previsão concreta para realização de concurso público'.
Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros informou que já está a elaborar resposta às denúncias.
Fonte: GazetaWeb
Juntos Somos Fortes!

11 comentários:

Anônimo disse...

O MUNDO SEM POLÍCIA - A humanidade de volta à barbárie: http://extra.globo.com/casos-de-policia/aurilio-nascimento/o-mundo-sem-policia-3796007.html

Anônimo disse...

Acredito, por mero palpite, que SC deve implementar a gratificação de 1500 reais para todos em forma de subsídio. Eis porque: na PC seria fácil de implementar pois a grande maioria já recebe 850 e aí ele complementaria com 650; aos que não trabalham na DP Legal e ganham 350, ele somaria 1150. Fácil. Os delegados e CORE já ganham esse valor. Na PM e BM ele também complementaria, tirando, claro, as outras gratificações. Dessa forma esses 1500 também seriam levados para casa quando da aposentadoria e não seriam tomados em caso de doença e acidente. Somado a esses 1500 também levaríamos o soldo - no caso da PM e BM - e os vencimentos, no caso da PC. Pra o governo seria um ótimo negócio porque gastaria menos que conceder 38% a todos, aumento esse que seria cancelado. Na PC, delegados já ganham esse percentual como gratificação DL e na PM/BM comandantes tb ganham. Que ele não leia esse posto.
Inspetorcascudo

Anônimo disse...

Se for como o colega aí de cima falau o escalonamento vertical vai para o beleléu, como pode um TEN CEL e um soldado ganharem os mesmos R$1500 de aumento, não dá...o aumento tem e deve ser proporcional ao salário

Anônimo disse...

E OS INATIVOS E AS PENSIONISTAS??
VÃO VIRAR MENDIGOS!

Anônimo disse...

Anonimo das 18:50 antes de escrever pense um pouco. Um Cel que ganha 5000 iria ganhar + 1500= 6500 e um soldado que ganha 1200 +1500= 2700 entendeu?

Anônimo disse...

Então anonimo das 19:38 foi exatamente o que EU disse, em termos percentuais um soldado teria um aumento de mais de 100% enquanto que um coronel de apenas 30%, entendeu? Se der 100% de aumento que seja para todos, respeitando o escalonamento vertical

Anônimo disse...

Exatamente. Esse subsídio entra co contracheque isolado. Sobre ele não incide nenhuma gratificação mas esse valor vc leva qdo aposentar ou adoecer ou se acidentar. Isso mais o seu soldo e triênios. É mais justo pq delegados não receberiam pq já recebem. E por outro lado se ele desse 100% quem ganha 1200 ia pea 2400 enquanto q quem ganha 5000 ia pra 10.000. É mais justo pq aproxima o topo da base.
Inspetorcascudo

Anônimo disse...

VCS VIRAM QUANTOS CORONEIS NA PASEATA,O CORONEL PAUL MAIS UM DOIS OU TRES,A LUTA É DOS PRAÇAS,QUE TEM SALARIO DE FOME É OS PRAÇAS,CORONEL DA PM,BM GANHAM GRATIFICAÇÕES ALTAS,PARA CALAR A BOCA E´PERSEGUIR OS PRAÇAS,NÃO ESQUENTA A CABEÇA DE QUANTO O CORONEL VAI GANHAR NÃO,PORQUE ESTA LUTA É DE QUEM ESTÁ BOTANDO A CARA PARA BATER,É VAI BENEFICIAR MUITOS CORUPTOS,QUE NÃO ESTÃO NEM AI,OS QUE TEM A MÃO DE MACACO.

Anônimo disse...

ATENÇÃO BRASIL!!! EM VIRTUDE DOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NO RIO DE JANEIRO QUE ESTÃO NAS PRIMEIRAS PÁGINAS DOS PRINCIPAIS JORNAIS DO MUNDO O PRESIDENTE DA FIFA JOSEPH BLATTER DETERMINOU QUE SEJA FORMADO UM GRUPO DE TRABALHO COM O OBJETIVO DE PLANEJAR A RETIRADA DA COPA 2014 DO BRASIL

Anônimo disse...

ESSA MATEMATICA ESTA TODA ERRADA VOCE TEM QUE SE INFORMAR COMO O SUBSIDIO FUNCIONA, O SUBSIDIO NAO E VIAVEL PR NINGUEM , E TROCAR 6 POR MEIA DUZIA . REMUNERAÇAO SUBSIDIARIA NAO EXISTE ANUENIO ,TRIENIO E NEM QUINQUENIO.SO INCORPORA AS GRAT AO SALARIO E OS TRIENIOS EXISTENTES .

Anônimo disse...

ACABA COM A PECÚNIA DE TODO MUNDO E NIVELA O SALÁRIO DE TODOS....BOMBEIRO E PM QUE MERECIA PECÚNIA FORAM BOLEADOS PELOS PEIXES....A MAIORIA QUE TEM PECÚNIA NÃO MERECIA...E OS MESMOS NUNCA PARTICIPARAM DOS MOVIMENTOS....ISSO É UMA INJUSTIÇA!!!....MUITOS QUE MERECIAM NÃO GANHARAM PECÚNIA...TIRA A PECÚNIA E NIVELA TODO MUNDO....UM MONTE DE SGT FROUXO GANHANDO IGUAL OU MELHOR QUE CORONEL.....E OFICIAIS GANHANDO O TETO DO GOVERNADOR....SERIA A MELHOR FORMA DE SOLUCIONAR AS DIFERENÇAS (QUE SÃO MUITAS)...MUITOS QUE COMPRARAM DIVISAS, POSTO E GRATIFICAÇÕES E HOJE RECEBEM SALÁRIOS MUITO SUPERIORES A SEUS PARES. AÍ SIM SERÁ FEITO JUSTIÇA...