domingo, 8 de janeiro de 2012

QUE NÃO MAIS SE OUÇA O DEMÔNIO! - OLIVEIROS S. FERREIRA.

QUE NÃO MAIS SE OUÇA O DEMÔNIO !
( Oliveiros S. Ferreira - 06/01/2012 )
Tomaz, o Cínico, que, de quando em quando, freqüenta esta página, estaria hoje gargalhando, pois já teria tomado conhecimento da última anedota levada ao palco em que se encena essa tragicomédia intitulada “Vem chegando aí o fim do Estado brasileiro”.
Não que se surpreendesse com a greve da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Ceará (ao comando da PM subordinado). Afinal, ele já viu episódios semelhantes em Minas Gerais, na Bahia e não mais se lembra em quantos outros estados da Federação. Da mesma maneira que já se cansou de ver o Exército substituir a PM, patrulhando ruas e dando à população a impressão de que ela está segura. O que impressionou Tomaz, o Cínico, na greve no Ceará e o que ele pôde considerar divertido foi que a presença dos soldados do Exército, armados de fuzis, e a da chamada Força Nacional de Segurança (?) não foram suficientes para tranqüilizar a população. Os jornais e relatos pessoais dão conta de que ela foi tomada pelo medo − e alguns chegaram a falar em terror.
A greve foi uma ação bem orquestrada: em plena alta estação do turismo, os “grevistas” − aspas por pudor, pois, a rigor, o que se viu foi um motim − usaram máscaras para não ser identificados e confiscaram todas as viaturas para que a Força Nacional de Segurança (?) e o Exército não pudessem utilizá-las em patrulha. Em decorrência, viram-se alguns arrastões nas praias, escolas e comércio fechados, ouviram-se vozes amigas sugerindo aos turistas que pedissem as contas nos hotéis e fossem embora, e coisas mais. Algo bem parecido aos toques de recolher ordenados pelo Comando Vermelho... que se deu apesar das garantias da Lei e da Ordem insinuadas pela presença do Exército e da Força Nacional de Segurança...
A falência do Estado (do Estado Nacional, bem entendido) observou-se em seqüência: primeiro, ao demonstrar o Governo do Ceará não ter serviço algum de informação que dissesse às autoridades constituídas que alguma coisa de grave se preparava; depois, na confirmação de que o Governo estadual não tinha condições de enfrentar a turbulência já instaurada, apelando ao Governo federal. Em seguida, pelo envio do Exército para acudir à situação. O normal − pois para isso parece que ela foi constituída − teria sido o envio apenas da Força Nacional de Segurança, dada como organizada exatamente para enfrentar situações desse tipo. Alguém em Brasília julgou que não era bem assim, e o Exército foi engajado. Não sendo mais usado para o que deveria ser, há que dar-lhe o que fazer, pois o ócio pode ser bastante criativo...
Tropa federal na rua, o Governador apelou ao Judiciário, que determinou a imediata cessação da greve e a devolução dos veículos, aplicando multa a cada um dos grevistas e outra, maior, aos cabeças ou quem quer que se dissesse responsável pela crise. E essa crise ganhou maiores proporções quando os grevistas fizeram ouvidos moucos à ordem do Poder Judiciário e continuaram sua greve. Mas o mais triste estava por vir: ao apelo gentil de um Coronel do Exército, que pedia a devolução das viaturas, os mascarados disseram “Não!!!” e nada se alterou.
Perdão, isso não era ainda o mais triste: pior verificou-se logo depois – quando os mascarados decidiram suspender a greve e o Governador do estado lhes concedeu não apenas o aumento solicitado como, mais ainda, acrescentando a vergonha à desonra, decidiu não lhes descontar os dias parados e esquecer-se dos crimes cometidos (greve de policiais militares, furto de veículos públicos, desacato ao Poder Judiciário) dando tudo por bem acabado ou como se nada tivesse acontecido.
O Poder Judiciário foi desmoralizado pelo Executivo estadual. Há quem diga que o Exército idem, pelos grevistas mascarados. O Ministro da Defesa permaneceu calado. E a Presidente da República (apesar de que deva estar preocupada, naturalmente, com o descrédito das instituições) não interrompeu suas férias para cuidar desse assunto tão sério, mas para autorizar o auxílio às vítimas das enchentes no estado do Rio de Janeiro, como se não houvesse quem, em Brasília, pudesse tomar as providências indispensáveis − por telefone ou computador – permitindo-lhe continuar gozando das delícias do mar baiano em uma dependência da Marinha reformada especialmente para recebê-la.
Quando da primeira greve de PMs − creio que na Bahia, durante o Governo Collor de Mello − houve General que confidenciasse a amigos o quão perigoso, para a instituição, seria empregar o Exército em funções policiais sem que pudesse usar as armas para manter a ordem nem, muito menos, prender criminosos. Tudo continuou como dantes. Como dantes, porque o engajamento do Exército na Bahia simplesmente seguiu ou complementou o programa de desmoralização das FFAA já posto em prática quando tropas do Exército correram a garantir a propriedade da família do Sr. Fernando Henrique Cardoso em Minas Gerais contra uma tentativa de invasão (assim se disse) pela PM por ordem do Governador Itamar Franco.
A desmoralização do Judiciário e do Exército são apenas sinais de que o Estado brasileiro sangra a olhos vistos. Poder-se-ia dizer que o Sr. Ministro da Defesa e os Comandantes militares acompanharam apreensivos o que ocorria no Ceará. Só que viam os fatos, se é que os viam, com um binóculo de lentes azuis que, sendo usado ao contrário, deixaram as imagens reduzidas e distantes, em vez de ampliá-las e aproximá-las – no que, afinal, seguiam apenas o exemplo dos altos escalões do Poder Judiciário (agora em férias) e de todo o Congresso Nacional não exatamente em férias, mas em recesso!
O mais grave nesse exercício de desmoralização das Armas do Estado é que o Exército brasileiro, continuadamente empregado em missões de Paz e Ordem (!), aos poucos se transforma naquilo que os Secretários da Defesa dos Estados Unidos sempre desejaram que ele fosse: uma milícia que cuida de manter a ordem interna e de combater o tráfico de drogas, eventualmente utilizável em missões internacionais de Paz (e de Ordem). Não apenas os Secretários da Defesa norte-americanos assim desejavam; já quando Procurador Geral, o que corresponderia ao nosso Ministro da Justiça, o Sr. Robert Kennedy esteve em São Paulo e deixou todas essas coisas muito claramente explícitas. Essa é, pois, uma política de segurança do Estado norte-americano, que, graças a poder contar com Exércitos aliados para ocupação de território alheio e também graças à sua extraordinária capacidade aeronáutica e naval, pode dar-se ao luxo de reduzir seu próprio Exército – não uma política do nosso Estado. Uma política que os ditos guardiões do Estado brasileiro fazem questão de não bem interpretar, e muito se esforçam para que seja bem sucedida.
Um centurião romano qualquer (não faria falta ser um César) diria que os governantes brasileiros, muito religiosos e atentos, respeitam e fazem valer a profecia de São Paulo (citada por Vieira no seu Sermão da Sexagésima - 1655): “Erit tempus, cum sanam doctrinam non sustinebunt. Sed ad sua desideria coacervabunt sibi magistros prurientes auribus. A veritate quidem auditum avertent, ad fabulas auten convertentur.” Ou seja, estamos no tempo em que os homens não mais contam com a doutrina sadia, mas seus ouvidos são adulados, fecham-se à verdade e abrem-se às fábulas. Não só se ouve o Demônio como semeia-se para que ele se farte.
Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

439 disse...

BOA NOITE AMADOS COMPANHEIROS!!!
SOU BOMBEIRO ,FIQUEI PRESO TAMBÉM E EM NENHUM MOMENTO ACHEI DIFÍCIL OS POLICIAIS SE UNIREM AOS BOMBEIROS!!!
ACREDITO QUE A VITÓRIA DOS POLICIAIS E BOMBEIROS DO CEARÁ DEU MUITA FORÇA À TODOS NÓS!!!
O QUE FALTA AQUI NO RIO DE JANEIRO É MAIS UNIÃO !!!NÃO ADIANTA SÓ OS BOMBEIROS FAZEREM MANIFESTAÇÃO...OS POLICIAIS TAMBÉM TEM QUE SE MOSTRAR INSATISFEITO COM SEU SALÁRIO E COM ESSE GOVERNO QUE SÓ NOS USA E NOS MASSACRA!!!
DIA 10 OU OUTRO DIA QUE MARCAREM ESTAREMOS JUNTOS!!!NOSSA UNIÃO, SEM RECUAR E COM MUITA FÉ EM DEUS ,TEREMOS NOSSA TÃO SONHADA DIGNIDADE!!!JUNTOS SOMOS FORTES!!! E NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS...

439 disse...

BOA NOITE AMADOS COMPANHEIROS!!!
SOU BOMBEIRO ,FIQUEI PRESO TAMBÉM E EM NENHUM MOMENTO ACHEI DIFÍCIL OS POLICIAIS SE UNIREM AOS BOMBEIROS!!!
ACREDITO QUE A VITÓRIA DOS POLICIAIS E BOMBEIROS DO CEARÁ DEU MUITA FORÇA À TODOS NÓS!!!
O QUE FALTA AQUI NO RIO DE JANEIRO É MAIS UNIÃO !!!NÃO ADIANTA SÓ OS BOMBEIROS FAZEREM MANIFESTAÇÃO...OS POLICIAIS TAMBÉM TEM QUE SE MOSTRAR INSATISFEITO COM SEU SALÁRIO E COM ESSE GOVERNO QUE SÓ NOS USA E NOS MASSACRA!!!
DIA 10 OU OUTRO DIA QUE MARCAREM ESTAREMOS JUNTOS!!!NOSSA UNIÃO, SEM RECUAR E COM MUITA FÉ EM DEUS ,TEREMOS NOSSA TÃO SONHADA DIGNIDADE!!!JUNTOS SOMOS FORTES!!! E NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS...

POLICIAL MILITAR disse...

PARABENS AOS BRAVOS POLICIAIS, DE SETORES DE VTR, DE TODA CIDADE DE CAMPOS, DO 8ºBPM, QUE NO DIA 01/01/2012 AO ASSUMIR O SERVIÇO DAS 8:00 NÃO FORAM PARA RUA, E OS DAS 7:00HS RETORNARAM PARA O QUARTEL, E INICIARAM UMA PARALIZAÇÃO CONTRA ESSA TROCA DE ESCALA PARA 12X24 12X48 E ESSE COMANDO CARRASCO DO CEL BARACHO E SUA TRUPE. ISSO DUROU ATÉ QUASE 12:00HS E SÓ VOLTARAM COM A PROMESSA DE UMA RESPOSTA DE RETORNO!

COISAS QUE NUNCA ACONTECERAM NO 8º BPM, ESSE COMANDO ESTÁ CONSEGUINDO CAUSAR NOS POLICIAIS MILITARES, NÃO PODEMOS AINDA NOS IDENTIFICAR POIS SOMOS ESCRAVOS DESTE RDPM, MAS NÃO TEMOS MEDO DESTES COVARDES QUE USAM DE UM REGULAMENTO ARCAICO PARA TIRAR VANTAGEM NOS AMEÇAR E HUMILHAR.

OS COMPANHEIROS DO CITADO FATO, FORAM AMEAÇADOS DE SEREM ENQUADRADOS EM MOTIM E DE SEREM ENCAMINHADOS PARA O BEP, MAS NÃO PASSOU DE AMEAÇA POR PARTE DO COMANDO, POIS ISSO SERIA UM ESTOPIM, MUITOS OUTROS DE NÓS QUE SE ENCONTRAVAM DE FOLGA ESTAVAM SÓ ESPERANDO UMA ATITUDE DESSA PARA PARALIZAR GERAL, CHAMAR A IMPRENSA E CAUSAR A MAIOR REPERCUSÃO, QUE IRIA AFETAR OUTROS BATALHÕES DO INTERIOR E DA CAPITAL, TEMOS CELULAS EM OUTROS BATALHÕES E ESTAMOS ORGANIZANDO UMA PARALIZAÇÃO GERAL, VAMOS CHAMAR OS BOMBEIROS E PARAR LITERALMENTE.

O RESULTADO DESSA PARALIZAÇÃO FORAM REUNIÕES COM 6º CPA, TELEFONEMAS COM COMANDO GERAL E SEGUNDO INFORMAÇÕES, O CEL ANUNCIOU QUE SERÁ RETORNADA A ESCALA DE 24X72HS A PARTIR DA PRÓXIMA QUINZENA, SÓ AQUI NO 8º BPM, SENDO ASSIM, POLICIAIS DOS BATALHÕES DE MACAÉ, PÁDUA ITAPERUNA E TODOS QUE ESTÃO TENDO ACESSO A ESSA NOTÍCIA, NÃO SE DEIXEM FAZER DE BOBOS, NÃO ACEITEM O FIM DESSA ESCALA DE 24X72, FAÇAM O MESMO E SE ALGUEM QUISER PREJUDICAR, ENTREM EM CONTATO COM A IMPRENSA E COM OUTROS BATALHÕES QUE CHEGANDO ALGUMA INFORMAÇÃO DE QUE ALGUM POLICIAL FOI PREJUDICADO POR ISSO, VAMOS CRUZAR OS BRAÇOS, POIS TODOS ESTAMOS JUNTOS, BOMBEIROS, POLICIA CIVIL, DESIPE, TUDO QUE SE IMAGINA NO ESTADO DO RIO, JÁ ESTÃO NESSA ESCALA DE VELHO, NÓS TAMBÉM TEMOS DIREITO A ISSO, NÃO FRAQUEJEM, ESTAMOS JUNTOS, SÓ FAÇAM QUE A MENSAGEM CHEGUE RÁPIDO PRA TODOS!

ESTAMOS AQUI CONVOCANDO TODOS OS AMIGOS PMS E BMS E POLICIAIS CIVIS, QUE DE UMA HORA PARA OUTRA IREMOS PARAR GERAL, É AGORA OU NUNCA. TODAS AS POLICIAS E BOMBEIROS DO BRASIL ESTÃO PARANDO E ALCANÇANDO RESULTADOS POSITIVOS, NÃO VAMOS NOS ACOVARDAR COMO ANTES , QUE DEVIAMOS TER NOS JUNTADO COM OS BRAVOS BOMBEIROS.

O QUE NOS MOTIVOU AQUI NO 8ºBPM, DE INICIO FOI O TEN RODRIGUES QUE COM AVAL DESSE PROBLEMÁTICO CEL BARACHO, PASSOU DOS LIMITES, CAUSANDO ESSA REVOLTA SEM VOLTA EM NOSSOS CORAÇÕES, CHEGANDO A UM PONTO INSUSTENTAVEL DE SE TRABALHAR TRANQUILAMENTE NO 8º BPM. APESAR DE TODOS OS PROBLEMAS QUE A PM TEM, PASSAMOS POR DOIS COMANDOS QUE RESPEITAVAM A TROPA, QUE FORAM OS COMANDOS DO CEL PAULO CEZAR E CEL GIMAR, COMO DISSE, E VOU REPETIR “APESAR DE TODOS OS PROBLEMAS” QUE A PM TEM, ESSES COMANDOS RESPEITAVAM OS PRAÇAS COMO HOMENS, CHEFES DE FAMÍLIA E NÓS, DA TROPA RESPONDIAMOS COM RESPEITO, ALCANÇANDO AS METAS E COM UM NUMERO DE OCORRÊNCIAS, QUE HOJE NÃO VEMOS MAIS AQUI, QUEM É DAQUI DA REGIÃO SABE DISSO!

ESTAMOS AQUI NESSE ABENÇOADO BLOG EXIGINDO A TRANSFERENCIA DESSE TENENTE PARA OUTRO BATALHÃO, BEM COMO DESSE COMANDO, POIS SOMOS MAIS DE 1000 POLICIAIS E NÃO ESTAMOS SATISFEITOS COM TAL SITUAÇÃO, NÃO CABE MAIS ESSE CENÁRIO CONTINUAR AQUI, E ENQUANTO ESSE ESTORVO ESTIVER PRESENTE NO 8ºBPM, NÃO IREMOS DESCANSAR E SEMPRE ESTAREMOS PRESENTES EM TODOS OS BLOGS PARA DENUNCIAR SUAS ATITUDES. ATÉ O DADO MOMENTO AS DENÚNCIAS VERDADEIRAS DE HUMILHAÇÕES E TORTURAS NÃO SURTIRAM EFEITO POR PARTE DE AUTORIDADES SUPERIORES E COMPETENTES, APÓS ESSES FATOS O CEL BARACHO VAI COLOCAR ESSE TEN RODRIGUES NA P2, TEMOS AS DENUNCIAS DE TORTURAS FEITAS POR ELE NESSAS ULTIMAS TURMAS, CONVOQUEM OS POLICIAIS DO RG 86000 PRA FRENTE, E INSTAUREM UM IPM E APUREM ESSES FATOS. SE AQUI TEM DPJM, O QUE ESTA FALTANDO PRA ISSO! SERA QUE OFICIAL PODE FAZER ISSO? ESTA ACIMA DA LEI?

Anônimo disse...

SÉRGIO CABRAL DESRESPEITA A PMERJ E O CBMERJ

Pagar um soldo inferior ao salário mínimo vigente é sinal de desrespeito.

Piso deveria ser R$ 2.349,26 para servidor arcar com despesas básicas.

O militar estadual (PM e BM) precisaria de um piso salarial no valor de R$ 2.349,26 (DOIS MIL, TREZENTOS E QUARENTA E NOVE REAIS E VINTE E SEIS CENTAVOS) para poder suprir as necessidades vitais básicas, de acordo com dados divulgados pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em Dezembro de 2011 (referente ao mês de Novembro de 2011).

Amparo legal: Constituição da República Federativa do Brasil, inciso IV do artigo 7º.

http://www.dieese.org.br/rel/rac/salminMenu09-05.xml

Para o governador do Rio de Janeiro, o policial militar não tem valor nenhum!

POBRES POLICIAIS MILITARES DO RIO DE JANEIRO, POSSUIDORES DOS PIORES SALÁRIOS DO BRASIL!
E olha que o Estado do Rio de Janeiro possui a SEGUNDA MAIOR ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS DO BRASIL...

O QUE É FEITO COM O DINHEIRO PÚBLICO?

Desperdício de dinheiro público em 2011 com preparação para Copa chegou a R$ 776 milhões!

Não temos SAÚDE, não temos EDUCAÇÃO, não temos SEGURANÇA PÚBLICA, mas sediaremos a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O que é mais importante?

O soldo do PM e do BM continua abaixo do salário mínimo vigente, contrariando a Constituição Federal (inciso VII do artigo 7º) e a Constituição do Estado do Rio de Janeiro (inciso I do artigo 92).


A remuneração do Bombeiro e do Policial Militar deve ser capaz de atender às necessidades vitais básicas (moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene e transporte).

O salário mínimo necessário para o trabalhador suprir despesas básicas como alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte e lazer, como determina a Constituição Federal (artigo 7º, inciso IV), deveria ser de R$ 2.349,26 (DOIS MIL, TREZENTOS E QUARENTA E NOVE REAIS E VINTE E SEIS CENTAVOS). O cálculo foi feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) em NOVEMBRO de 2011.

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.” (Joseph Pulitzer)

Não há no Rio de Janeiro estrutura para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016!

A remuneração inicial para o cargo de consultor legislativo é de R$ 23.826,57. Para que você possa fazer um paralelo, os Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro recebem cerca de R$ 1.200,00 por mês. O PAGAMENTO DE SOLDO INFERIOR AO VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO VIGENTE AOS SARGENTOS, CABOS E SOLDADOS DA PMERJ E DO CBMERJ É UMA DEMONSTRAÇÃO DE DESRESPEITO.

Anônimo disse...

Não desmerecendo os policiais do Ceara ,mas contudo se eles com uma numeração muito menor que as forças do RJ ,conseguiram fazer aquilo tudo,imagina o que podemos fazer aqui com o nosso efetivo,acostumado a enfrentar o que enfrentamos no trabalho no bico, será que não seremos capazes de enfrentar um governo demagogo , que simplesmente não se importa,com o ser humano seu principal produto para segurança do estado,estou falando do bombeiro e do pm ,pois os dois estão no dia dia auxiliando a população,tudo bem que a pm é o padastro a maioria das vezes ,mesmo assim esse padastro ta pensando no bem do filho,para que ande na lei

Anônimo disse...

Fora Cabral,Greve já!!!