quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A PROMOÇÃO POR TEMPO DE SERVIÇO NA PMERJ NA CONTRA MÃO DA LEGALIDADE.

Encaminhado por Major Hélio - Luz Azul na PMERJ
O Decreto nº 22.169 que fala das Promoções por Tempo de Serviço, editado no ano de 1996, no meu entender foi algo “jogado” na PMERJ de forma eleitoreira, com fins das cabalar votos... Este Decreto que proliferou uma onda promoções na PM de forma não muito regulamentar, pois não é efetiva através de concursos ou cursos regulares de formação... O que gerou? Uma grande insatisfação por parte da tropa que estudou, prestou concursos internos para subir em sua carreira, mas as promoções através do critério do Tempo de Serviço acarretaram quebra da precedência hierárquica, abalando um dos pilares institucionais vigentes na PMERJ: A HIERARQUIA.
É preciso haver um reexame administrativo, através da audiência agendada com o Comandante Geral da PMERJ, para acabar com a injustiça provocada pelo ato administrativo...
Há uma completa injustiça nas promoções dos graduados, a hierarquia policial-militar foi jogada no lixo!
A PMERJ não está cumprindo a própria lei para o seu público interno... 
Juntos Somos Fortes!

22 comentários:

Anônimo disse...

O DECRETO Nº 43.411 DE 10 DE JANEIRO DE 2012 provocará a quebra da precedência hierárquica, abalando um dos pilares institucionais vigentes na PMERJ: A HIERARQUIA.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está nivelando a tropa da PMERJ e do CBMERJ por baixo.

GRATIFICAÇÕES E REDUÇÃO DO TEMPO PARA PROMOÇÕES - AFRONTAS À HIERARQUIA.

O 3º Sargento PM concursado (promovido por merecimento) terá que esperar o interstício mínimo de 6 anos para ser promovido. Enquanto isso, a espera para os promovidos por tempo de serviço será de apenas 4 anos.

Penso que esse exemplo resuma bem a zona que estão criando na PMERJ e no CBMERJ.

Além da afronta aos valores hierárquicos, aliás, mais uma afronta, pois as gratificações também ofendem de morte a hierarquia, passados alguns anos, quase todos os inativos das duas corporações serão Subtenentes e Coronéis, só serão inativos de outras graduações e postos os que tiverem a carreira interrompida.

Como pagar bons salários?

O caos será completo, mas Sérgio Cabral e Beltrame, não tem qualquer compromisso com o futuro das corporações, quem deveria lutar contra isso são os comandantes gerais, o dever de proteger a PMERJ e o CBMERJ é principalmente deles.

A política de segurança pública do Rio de Janeiro está pautada na quantidade, uma gestão que degrada a qualidade. Em nenhum outro Estado existe o ABSURDO chamado Promoção de Praças por Tempo de Serviço! Agora, o subtenente ganha menos do que o soldado ganhava no início da década passada. Portanto, em termos salariais, as cinco promoções não serviram para nada! Seria muito melhor se pagassem um SOLDO acima do salário mínimo (R$ 622) ao soldado e acabassem com as promoções por tempo de serviço. O importante é o SOLDO ser reajustado anualmente, junto com o SALÁRIO MÍNIMO!

Para ser JUSTA, a Promoção de Praças por Tempo de Serviço deveria considerar o TEMPO NA GRADUAÇÃO, pois assim a mesma beneficiaria também os PMs promovidos por bravura ou por concursos internos para o CFC e o CFS. Assim como foi feito no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro através do DECRETO Nº 39.109, DE 04 DE ABRIL DE 2006, será preciso também mudar o interstício dos Sargentos concursados (CFS) da PMERJ, o que valorizará a graduação de Sargento PM (situação amparada pelo princípio constitucional da isonomia).

Anônimo disse...

Lá vem o sr com esse papo outra vez(promoção por tempo)vou parar de ler seu blogger e espero que parem de ler tbm,pois só fala mal daqueles que são maioria na pmerj(jurumas burrus como o sr quer escrever)...o sr quer polemizar e colocar uns contra os outros...Espero que nunca entre na política, pq o sr assusta os praças com esse jeito de lidar com aqueles estão defendendo a sociedade contra marginais...

Anônimo disse...

A hierarquia militar não foi jogada no lixo,está enganado.O sr que está jogando os promovidos por tempo de serviço no lixo. Olhe para o nosso lado humano que lutamos contra marginas de fuzis, se não temos aumento digno isso pelo menos nos faz sofrer menos...nunca mais acompanho seu blogger

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Penso que não leram a autoria do texto, ele não é meu. Todavia, não sou favorável as promoções por tempo de serviço como estão ocorrendo na PMERJ, nem a dos Oficiais, a lei dos 32 anos. Ninguém está jogando ninguém no lixo, não exagere. Além disso, após a edição dessa alteração, para modificá-la teremos que respeitar direitos.
Juntos Somos Fortes!

Rubens Gomes disse...

Quando uma Promoção n a PMERJ e legal, sou praça de 1975 e tive concedido o direito de prestar concurso no ano de 1978, com apresentação de carteira de habilitação para inscrição e nesse mesmo período só era permitido prestar concurso para Sargento quem possuía certificado de Datilografia e era cabo, no ano de 1980 foi aberta inscrição para o curso de formação de cabos dos quais os oitenta primeiros colocados tiveram acesso imediato ao Curso de Formação de Sargentos, sem a exigência de habilitação e certificado de datilografia o que gerou um enorme prejuízo para as praças mais antigas, já que no referido ano diversos novos praças haviam se formados e não tinham o desgaste das praças mais antigas e basicamente possuía todas as matérias curriculares inerente ao citado concurso. Estudar todos nos estudou mais a de se compreender que as oportunidades e épocas foram diferentes e que de certa forma, houve benefícios para as praças mais novas, quero deixar claro que sou graduado concursado, sendo beneficiado apenas no interstício de terceiro para segundo Sargento. A PMERJ e uma das poucas instituições em que trabalhadores modernos ultrapassam os mais antigos em concurso interno, mas tal fato ocorre entre as praças, pois nos concursos de Aperfeiçoamentos de Oficias segue o critério de Incorporação e Conclusão do Curso de Formação de Oficias o que não acarreta de um Oficial muito mais moderno ultrapassar os mais antigos, e se pesquisarmos encontraremos tantas outras ilegalidades como Curso de Formação de Sargentos, vindo direto da sociedade civil e que não teve a reclamação e os questionamentos referentes aos Decretos de 1996 e de 2012, ora hoje os que questionam com certeza num passado bem próximo foram beneficiados o que precisamos fazer e nos unirmos e lutarmos por uma PMERJ igual para todos, todos os dias em todas as ações.

Anônimo disse...

PQ a PM e A PC não fazem a OPERAçAO "PRENDA UM BICHEIRO" EU APOIO!! É cumpra_se a lei é bla bla bla! E o cancer nao é extirpado!!

Coronel os comentarios sao para o bem! Nao censure! Nao combina com seu blog!

Imitem a Corregedoria da Policia Civil, isso nao é demérito! Pelo contrário! O momento dos honestos é esse!!!

Anônimo disse...

em 1998 nos tivemos por forca da justica um tisuname de promocoes na pmerj onde mais de mil policiais foram promovidos a sgt com vaga garantida no cas oriundos do concurso ao cfs\92 no qual ficaram reprovados e 180 a sub ten oriundos do concurso ao cfs\84 no qual tabem ficaram reprovados na epoca nao houve nenhuma manifestacao contraria a decisao por parte das autoridades talves por se tratar de ano eleitoral resultado o quadro ficou com excedentes em todas as graduacoes levando ate incriveis 10anos para ser promovido a 1sgt ou sub ten imagine a minha situacao que sou do cfs1\98 e tive a minha antiguidade tomada por esse tisuname que cursaram depois de mim mas felizmente tambem concorrenmos a promocao por tempo de servico o que faz de mim hoje 1sgt do contrario com certeza eu seria 2sgt salve a promocao por tempo de servico e aliais quebra de hierarquia e o sd da seguranca do cabral do paes da lei seca do detran da barreira fiscal do tj etc ganhar mais que voce sgt concursado

Anônimo disse...

é justo a promoção para os colegas, pelo menos dessa forma terão algum reajuste salarial, porém não se pode esquecer dos policiais que correram atrás para serem promovidos por mérito intelectual, mais uma vez estamos mostrando tão grande é a nossa desunião, pois se estou sendo beneficiado esqueço dos outros, mas amanhã a situação pode mudar, por isso temos que ter um pensamento coletivo para conseguir melhorias para todos.

Anônimo disse...

SR. CEL SIMÕES....pedimos que o senhor autorize a turma 2008 a adquirir ARMA DE FOGO...Queremos ter esse direito. Lei nº 1890, de 14 de novembro de 1991 - Regulamenta o inciso IX do Art. 92 da Constituição Estadual...Aos servidores militares estaduais será permitido o porte de arma, para sua defesa pessoal e dos concidadãos, fora do horário do serviço. O bombeiro tem responsabilidade para portar arma....pode ter certeza....

Anônimo disse...

ENGRAÇADO É QUE A MAIORIA DOS SGT DE CURSO"INTELECTUAL" NAO A MINIMA DISPOSIÇÃO PARA TRABALHAR NA RUA !!
SAO TUDO PM'S DE TRABALHO INTERNO!!

Anônimo disse...

A promoção por tempo de serviço na graduação não seria errada, errada é a promoção por tempo de serviço do jeito que está sendo aplicada, ignorando os policiais militares promovidos por merecimento (concurso interno) ou por bravura. Ninguém quer prejudicar os jurunas, o pessoal só quer que essa situação seja regularizada na PMERJ como foi no CBMERJ, através do DECRETO Nº 39.109, DE 04 DE ABRIL DE 2006. É uma questão de justiça (isonomia)!

Anônimo disse...

Reajuste salarial? Não fala besteira amigo!

Não podemos confundir promoção com salário... Uma coisa não substitui a outra!

É muito melhor ser SD PM com o salário de Brasília do que SUBTEN PM com o salário do Rio de Janeiro!

Anônimo disse...

O SGT DE CURSO TRABALHA NA RUA, SIM, FAZENDO SUPERVISÃO OU COMANDANDO UM PPC. O SGT JURUNA TRABALHA COMO SE SOLDADO FOSSE!

Anônimo disse...

Não tenho que reclamar da 1ªturma de sgts, mas as outras tá de sacanagem...1200 sgts numa porrada só...depois ficam reclamando, têm que dar graças á DEUS...Esses jurunas não tiveram oportunidades, vários anos passaram e nada.Façam prova pra Esfo

Anônimo disse...

DISCUTIR COM JURUNA ANTIGO, QUE É IGNORANTE E NAO SABE NADA DE DIREITO É UMA M..., CONVOCOU OS 1.000 APROVADOS, REPITO APROVADOS DO CFS/06, MEDIA SUPERIOR A 7,0, A MAIORIA SUPERIOR A 8.0, PELO PRINCIPIO QUE A ADMINISTRAÇAO TEM DE AUTONOMIA DE SEUS ATOS AGINDO DENTRO DA OPORTUNIDADE E CONVENIENCIA, JA QUE TINHA VAGA NO QUADRO E NECESSITAVA DE GRADUADOS. OPORTUNIDADES TIVERAM SIM, JUNTO CONOSCO, E NOS CONCURSOS ANTERIORES.
NA VERDADE, NOS RUMORES DE ABRIR E QUANDO ABRIU OS CONCURSOS EU LEMBRO QUE OS MAIS ANTIGOS DIZIAM, - " TA MALUCO QUERO SER SGT NADA, PRA GANHAR 150 MERREIS A MAIS, E TER MTA RESPONSABILIDADE, PREFIRO FICAR NA SEGURANÇA, NO MEU PATAMO, NA MINHA APTRAN, GANHO MUITO MAIS", AGORA, NAO SEI SE GANHAM MAIS, PELA CONDIÇAO DE SERVIÇO OU POR MOTIVOS ESCUSOS, AI FICA A CRITERIO DE CADA UM AVALIAR, PREFIRO LEVAR PELO PRINCIPIO DA INOCENCIA E ACHAR QUE É PELA CONDIÇAO DE TRABALHO. MAS TB BEM, É COM ELES MESMO.. ISSO USADO COMO DESCULPA PRA NAO ESTUDAR, ACREDITO EU.. AMIGO, ENTAO DEPOIS NAO RECLAMA SE O RECRUTA ATROPELOU VOCE, CADA UM FAZ SUA ESCOLHA, ESTUDAR, E ESCOLHER A CARREIRA OU FICAR NA SEGURANÇA OU NO BATALHAO E FICAR PARA TRAS, NESTA HISTORIA, QUE TEM QUE SER BENEFICIADO?
O CARA QUE ESTUDOU, FEZ CONCURSO, CONCORREU COM MAIS DE 14.000 CANDITADOS E FICOU UM ANO NO CFAP FAZENDO CURSO OU O QUE SE ACOMODOU, NAO QUIS ESTUDAR, DESDENHOU DO CONCURSOS, FOI PROMOVIDO POR TEMPO DE SERVIÇO E FEZ UM CURSO DITO "CONFIRMAÇAO DE DIVISA" QUE AGORA É FEITO A DISTANCIA EM 3 OU 4 MESES SEM PROVA NEM NADA? AGORA ME DIZ QUEM TEM QUE TER UMA CONDIÇAO MELHOR DE PROMOÇAO, QUAL DOS DOIS? O QUE É MAIS JUSTO?
A REALIDADE É QUE A MAIORIA É "RECAUCADA" COM O SGT DE CFS, PQ O JURUNA TEM QUE "BATER CABEÇA" PRO SARGENTEO, JURUNA NAO ENTENDE, O CFS FOI FEITO PRA RECRUTA MESMO, TEMPO DE SERVIÇO FOI FEITO PRA SE CHEGAR A SUB TEN, JA CFS FOI FEITO PARA SE CHEGAR A MAJOR, OU NO MINIMO A CAPITAO..
PQ NAO FALAM DAS PROVAS QUE BAIXARAM A MEDIA PARA 4.0, ISSO SIM É UM ABSURDO, PQ SO OS MAIS CASCUDOS PUDERAM FAZER, COLOCOU A RECRUTADA PRA FAZER A PROVA, CHUVEU APROVADO, A TROPA ANTIGA É NA SUA MAIORIA É IGNORANTE, REPAREM O MODO DE ESCREVER, SEMPRE COM ERRO DE PORTUGUES, NAO SOU NENHUM EXPERT EM NADA NAO, MAS NAO CONSIGO FICAR QUIETO COM TANTA BESTEIRA FALADA POR ELES, E CONTRA FATOS NAO HA ARGUMENTOS.

PS.: TEXTO DIGITADO COM ABREVIAÇAO E SEM ACENTO PROPOSITALMENTE.

Anônimo disse...

ACRESCENTO AINDA, SO PARA ILUSTRAR, EM 2006, SE EU NAO ME ENGANO, O TJ/RJ ABRIU UM CONCURSO PARA TECNICO, COM CADASTRO DE RESERVA, OU SEJA, NAO TINHA NEM GARANTIA DE SER CONVOCADO OU NAO.. RESULTADO DISSO, FOI, SE EU NAO ME ENGANO A MAIOR CONVOCAÇAO DO CONCURSO PARA TECNICO DO TJ/RJ, MAIS DE 700 TOMARAM INVESTIDURA NO CARGO.
ESTOU DIZENDO ISTO SO PARA ILUSTRAR O QUE É OPORTUNIDADE E CONVENIENCIA DA ADMINISTRAÇAO, A ADMINISTRAÇAO NAO FICA PRESA AO NUMERO DE VAGAS APRESENTADAS AO EDITAL, A NAO SER PARA MENOS, DENTRO DESSE PRINCIPIO ELA PODE CONVOCAR, DENTRE OS APROVADOS, QUANTOS CANDIDATOS FOREM NECESSARIOS PARA CUMPRIR OS OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇAO, OU SEJA, OPORTUNIDADE E CONVENIENCIA, ACABOU, NAO TEM QUE SE FALAR DE CHAMAR 1.000, 2.000, SEI LA QTOS, DESDE QUE SEJA OPORTUNO E CONVENIENTE PARA A ADM, ELE PODE CONVOCAR DENTRE OS APROVADOS QTOS ELA QUISER.
VEJAM OUTRO EXEMPLO, HA ALGUNS ANOS FOI PLEITEADO POR INUMERAS VEZES AOS CG DA PMERJ A QUEBRA DO INTERSTICIO PELA METADE, DE 3º SGT PARA 2º SGT, O QUE TODOS FORAM NEGADOS, DETALHE, TENDO VAGA NO QUADRO..
SENDO ALEGADO O QUE? ADIVINHEM...

SER INOPORTUNO E INCONVENIENTE..

ENTAO NAO PRECISO FALAR MAIS NADA, DEMONSTRA A INPARCIALIDADE E A FACULDADE DA ADM EM EXECUTAR SEUS ATOS COMO MELHOR ENTENDER, ALGUMAS VEZES BENEFICIANDO MUITOS, OUTRAS VEZES, EM TESE, PREJUDICANDO MUITOS, MUITO EMBORA, MUITOS ACHAM INJUSTO ESTA DECISAO PELO FATO DOS SGT DE CFS SEREM PRETERIDOS NA PROMOÇAO, VENDO ALGUNS DOS SEUS SUBORDINADOS SEREM PROMOVIDOS NA SUA FRENTE POIS TEM SEU INTERSTICIO MAIOR..

Anônimo disse...

Caro amigo....estudou o q? Tirar 7,0 numa prova de CFS é ridículo! Em lugar nenhum vc é chamado para cursar ficando fora do número de vagas! Se vc quer saber, a média do último policial que seria convocado dentro do nº de vagas era de 8,75!!! A prova n é difícil...tirar 7,0, qq um tira! Quero ver tirar 9,13, como eu tirei! Vcs ganharam a divisa sim, então n venha humilhar o T.S. que muitas vezes acaba beneficiando até quem é de curso! Leia um pouquinho só o RPP e aprenda um pouco do regulamento!!! Queria ver se n chamassem todos, se abrissem outro CFS e vc tivesse que concorrer novamente àquelas vagas, se vc iria tirar 9,0 para garantir sua ida ao CFS ou se ia tirar novamente a nota ridícula que era 7,0! Me poupe dos seus comentários! Foram beneficiados mesmo....vai estudar, tirar 9,0 para ser aprovado dentro do número de vagas...aí sim vc poderá falar alguma coisa.

Anônimo disse...

Engraçado...antes falavam que os PPMM cursados eram contra os de T.S., mas agora, os de T.S. que são contra. Sou sargento de curso e fui trabalhar com um policial que era CABO....ele saiu 3º SGT pelo tempo de serviço e agorá irá a 2º SGT e eu continuarei 3º SGT! Isso é justo? N sou e nunca fui contra o T.S., só que não pode acontecer quebra de hierarquia. Antes de falarem que é mais do que merecido, que isso, que aquilo, eu digo que realmente é merecido, não só o T.S. que rala, que sangra, que trabalha.....todos somos combatentes e realizamos o mesmo serviço. Então, n fale que ralou pra isso...pq os cursados, além de ralarem da mesma forma, ainda correram atrás, deixaram seus lares para estudar, para fazer um curso de praticamente 1 ano pensando em melhorias, e o que acontece? Quem apenas esperou o tempo está sendo promovido e o cursado parado na graduação. Só queremos ser tratados da mesma forma! Vc, 3ºSGT de T.S....acharia justo um CABO ser promovido a 2º SGT e vc continuar 3º? REFLITA!!!

Anônimo disse...

Venho acompanhando os depoimentos descritos aqui e estou chegando à conclusão do motivo porque não conseguimos o que queremos. Antes via que alguns SGT consursado menosprezavam quem era promovido por tempo, agora vejo alguns policiais fazendo o mesmo com quem é concursado. A PMERJ é toda dividida em vários grupos, tanto no meio dos oficiais quanto no meio dos praças. Enquanto na cúpula todos conseguem o que querem, abaixo todos vivem brigando por ninharia, sendo que estamos todos no mesmo barco. Lembrem-se, para a maioria que estão lá em cima, não há diferença entre soldado, cabo ou sargento. Para eles somos todos PRAÇAS. Então vamos parar de brigar entre nós. A hora é de nos unirmos. Os policiais dos Estados que se uniram, conseguiram o que queriam.

Anônimo disse...

Alguns meses atrás fui em Andrelandia/MG, em um bar, conversei com um policial de MG, como policiais do RJ, ele reclamava muito da PMMG, seu quinquenio estava atrasado (para nós é triênio), o governo não lhe dava nenhum valor, isso tudo sem saber que eu era policial do RJ. Quando falou que acabara de ser promovido a Cabo com 15 anos de serviço, pensei, não é só a policia do RJ que está ruim. Então depois de beber muita cerveja, ele resolveu me mostrar a quantidade de empréstimos que tinha no contra-cheque. Fiquei de boca aberta, porém fiquei de boca aberta com o salário de um Cabo recém formado, míseros R$ 4.970,00. E nós estamos felizes que seremos promovidos 3 anos mais cedo, tendo como aumento aproximadamente R$200,00. Sou 3º SGT, só de empréstimo dele era o mesmo valor de meu salário. Aceitem o que o governo deu, mas temos que lutar por salário. É melhor ser um soldado com salário ótimo do que ser um Sargento com salário horrível. Pensem bem isso

Anônimo disse...

Amigos. Todos estão preocupados com promoções, quem vai ser e quem não vai ser promovido. Não se esqueçam que um dia seremos reformados ou aposentados, e após isso não há mais promoções, apenas salário. Então vamos brigar por salário e não por promoções. Prestem atenção no que está acontecendo em outros Estados, todos que fizeram paralização conseguiram aumento significante. Nosso Governado fez isso para aparecer na TV dizendo que somos ingratos, qua já deu aumento e promoções para todos. Fiquem todos atentos. PARALIZAÇÃO = SALÁRIO.

Anônimo disse...

boa noite Sr :Paulo Ricardo Paúl, peço a gentileza que o nobre colega que não se deixe levar por colegas promovidos por provas na pmerj, eu sou um deles promovido por tempo,e posso afirmar que os promovidos por tempo, são copetentes também,se olharmos quantos colegas de provas estão presos no BEP,e quantos são omissos na hora de uma troca de tiros com marginais,no confronto vimos inúmeros colegas de tempo de serviços subirem o morro,e conbaterem a criminalidade, por isso o senhor esta desmerecendo os policiais de modo geral na PMERJ e CBMERJ, o senhor tem que sentir o clima de serviço em que saimos para conbater e manter a ordem pública , e não tratar nossos colegas dessa forma, me desculpa a franquesa.