segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CRISE NA PM: O CARTAZ DA DISCÓRDIA.

O cartaz lançado pela Polícia Militar na campanha para combater desvios de conduta parece estar com suas horas contadas, a iniciativa foi um grande equívoco, ao expor um Policial Militar fardado e algemado, diante de seus familiares (vejam o cartaz).
A imagem é um desastre em termos de comunicação visual.
A PMERJ enfrenta um grande problema em termos de logo, considerando que a sigla que representa a corporação na imprensa é a mesma empregada para identificar o integrante: PM.
As letras PM representam tanto a Polícia Militar, quanto o Policial Militar, situação que se agrava quando não é precedida por um artigo. Tal realidade é muito ruim para a corporação, tendo em vista que manchetes negativas relativas a um integrante acabam sendo associadas ao todo.
No caso do cartaz o problema é a imagem, pois o PM fardado e algemado acaba simbolizando a corporação. Ele nunca poderia estar fardado, pois além de representar a corporação como um todo, acabou tento que ser identificado o seu nível hierárquico, o que sugere que o problema dos desvios de conduta na PM são os Praças, o que não é uma verdade.
Penso que o cartaz deve ser recolhido e esquecido.
Na verdade ele só serviu para dar um empurrãozinho na ideia da greve, em face do descontentamento que causou.
Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

Anônimo disse...

tem que botar a foto dele tambem perguntando ao senhor desgovenador. sobre nossa dignidade salarial. isso sim, ele tinha que botar a cara e brigar por nois. botar pressao pra baixo é mole. porque nao colocou a foto do coronel preso algemado pergunta a mesma coisa. ai é mole coronel paul! usar o praça como escudo é mole ... é por isso que a policia tá assim.
fuder pra baixo é mole; quero ver fuder pra cima.
tem que meter é um processo neste cmt. não é assim que se corrigi corportamento! e nao eesse tipo de cmt que precisamos.policia ta politica e falida. falta comando para ser o lider! a ser admirado e receber o devido respeito e admiraçao da tropa. tá tudo farinha pouco meu pirao primeiro...

Anônimo disse...

O que houve coronel? O senhor apagou o meu post anterior? Bem, assim sendo, vou perguntar novamente: como andam as vendas do seu best-seller? Milhares de exempalres vendidos ou não? Coronel, eu acredito que melhor reciclagem seria feita com os papéis oriundos da sua "obra", pois, eu até acho comovente o seu esforço em dar entrevistas, escrever textos vorazes, desferir críticas mordazes, mas, é uma derrota mais acachapante, retumbante do que a outra...
Coronel, por favor, o senhor já caiu no ridículo, TODA A TROPA sabe quem foi e quem é o senhor...não venha agora querer agariar uma coisa que o senhor nunca teve: LIDERANÇA.

Abs.

Anônimo disse...

Embaixo destes cartazes deveriam colar outro so "o exemplo vem de cima" com a cara do governador e os diversos desvios de conduta, tais como: mansões em Mangaratiba, viagens em aviões de empresários, a festa na casa do empresário da DELTA, etc...

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Caro anônimo (13:22 hs), eu não apaguei seu comentário, você foi que não leu a minha resposta, pois se tivesse lido tinho apresentado o seu exemplo de Coronel, para que eu possa me espelhar. Aliás, aproveite e além de citar o seu exemplo de Cel PM ou BM, cite também o que vc considera como um grande líder. Eu tenho sede de aprender e você poderia me ajudar. E, por favor, repito: não tenha medo de mim, eu aceito bem as críticas, pode se identificar.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Infelismente nossa polícia, que reprime, fiscaliza, prende não é bem vista pela sociedade. Na realidade nós Pms somos inaceitos socialmente. Porque o povo merece a polícia que tem. Quando há um delito de qualquer natureza vem logo uma proposta de "um qualquer" essa sociedade Hipócrita que oferece dinheiro é tão corrupta quanto o policial que aceita.Não é denegrindo mais ainda a imagem da PM e do policial sr. comandante geral, que irá resolver essa problemática da corrupção e desvio. Quer melhorar, vai até o governador e diga para ele,ou o senhor concede aumento decente para tropa ou entrego meu cargo.Essa seria uma postura digna de um comandante geral, aí sim o senhor poderia cobrar de todos os policiais, independente de graduação ou patente.Polícia boa e barata é utópico. Só na mente do governador ou quem se alia a ele.Para autorizar um cartaz como esse,cremos que não partiu do CMT GERAL sim do governador. Para autorizar a colocação dos mesmos nos quartéis, não pode andar em Jatinhos,ter mansão ou ter amigos dono de empreiteras,. Que tal por esse cartaz em lugar diferente, em Laranjeiras no palácio, com outra foto. Sabe qual a vergonha que tenho cmt geral, é ter um contra cheque como o meu. Ter que viver com esse dinheiro é duro. Que Deus o tenha,com esse governo não deve ser fácil ser um verdadeiro Comandante Geral da Policia Militar do Rio de Janeiro. Lhe considero um Herói, comandar uma tropa desmotivada.

Anônimo disse...

POIS É...SEMPRE PRAÇAS !!! O CARTAZ MOSTRA O MESMO DE SEMPRE" PRAÇAS LADRÕES", ENQUANTO OS VERDADEIROS BANDIDOS ESTÃO NO PODER!!!!! VERGONHOSO !!!! PERGUNTO A QUEM CONFECCIONOU O CARTAZ PORQUE NAO COLOCOU UMA GEMADA AO INVEZ DE UMA BATATA FRITA????? VERGONHA VERGONHA VERGONHA !!!