quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

RIO: MOBILIZAÇÃO DOS BOMBEIROS, POLICIAIS MILITARES E POLICIAIS CIVIS - REUNIÃO - HISTÓRIA.

Prezados leitores, bom dia!
No dia 18 JAN 2012, as forças de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro escreveram uma página histórica, pois pela primeira vez deram início a um processo de união na luta pela obtenção de salários dignos e de adequadas condições de trabalho, esforço conjunto que tem tudo para dar certo, caso realmente se efetive.
Aproximadamente 1.000 mobilizados compareceram ao evento no SINDSPREV, o qual ficou pequeno para receber tantos Policiais Militares, Bombeiros e Policiais Civis, o que forçou que o ato se desenvolvesse na rua em frente ao sindicato.
O dia histórico teve pontos positivos e negativos, como não poderia deixar de ser. 
O aspecto mais positivo ficou com os mobilizados, o qual fica claramente marcado na presença maciça dos mobilizados que residem no Interior, repetindo o que ocorria na mobilização dos Bombeiros. Os mobilizados da Polícia Militar repetirão o show dos mobilizados do Corpo de Bombeiros no início da mobilização, eu fiquei emocionado e surpreso, devo confessar, com o grande número de PMs presentes. Pela primeira vez, o número de PMs foi bem superior ao número de BMs, entre 3/5 e 4/5 dos presentes. Parabéns a todos e a todas, a tropa da Polícia Militar mostrou a sua força. Outro aspecto positivo foi a caminhada (decidida no local), saindo do SINDSPREV, seguindo até o Teatro Municipal (onde foi cantado o hino nacional), passando pela Rua Evaristo da Veiga, onde fica situado o Quartel General da Polícia Militar. Um fato inédito em mais de 200 anos de história da PMERJ, Policiais Militares se postarem em frente ao QG para reinvidicar melhorias. Cabe ainda destacar que foi uma boa decisão a convocação de uma grande caminhada no dia 29 JAN 2011, na Praia de Copacabana, com concentração em frente ao Hotel Copacabana Palace, às 10:00 horas. Caso se consiga uma grande mobilização, poderemos ter mais de 30.000 participantes, o que repercutirá no mundo todo.
A parte negativa pode ser resumida da seguinte forma: estão repetindo os mesmos erros praticados pelos Bombeiros Militares, erros que impediram o sucesso da maior mobilização de militares que se tem notícia na história do Brasil. 
Sinceramente, você que participou da mobilização dos SOS Bombeiros, reflita, avalie se não viu uma repetição de tudo, sendo que dessa vez com mais camisas azuis.
Passo a enumerar alguns problemas que estão se repetindo: a não constituição de uma comissão representativa de cada categoria, nos seus diferentes níveis; os Oficiais não estão sendo cooptados (isso enfraquece muito a mobilização); a ausência do planejamento prévio e meticuloso de cada passo (repetiu-se o "vamos que vamos"); a forma não democrática de deliberar (isso foi a tônica no movimento SOS);  a imposição de uma linha religiosa na mobilização (a mobilização deve ser laica ou ecumênica, isso no mínimo); a falta de controle no uso do microfone, as mesmas pessoas que discursavam no movimento SOS voltaram à cena, inclusive os pré-candidatos da PMERJ e do CBMERJ, que repetem as suas histórias, o que ninguém aguenta mais (enfadonho) e, o pior na minha opinião, a  liderança do SOS Bombeiros assumindo a mobilização, pois quem esteve hoje no SINDSPREV, não teve qualquer dúvida que a liderança dos Bombeiros está assumindo os dois movimentos, CBMERJ e PMERJ, diante da falta de carisma dos "representantes" da Polícia Militar.
É isso!
Eu luto junto, mas elogio e critico, pois quero a vitória, a vitória de todos nós.
Vivemos uma noite histórica nessa quarta-feira, a qual deveria marcar uma nova fase da mobilização, mas que pareceu um deja vú do SOS Bombeiros.
Obviamente, a força dos mobilizados poderá superar os obstáculos naturais e os obstáculos que surgirão em face dos erros que estão se repetindo. O novo movimento poderá sair vitorioso, mas não em face das ações planejadas que poderiam conduzir ao sucesso, pois o planejamento ainda não faz parte da mobilização. Se a vitória vier será o fruto do esforço de cada PM, BM e PC que estão se esforçando para a conquista dos objetivos. Os mobilizados, sobretudo os jovens Policiais Militares e Bombeiros Militares, estão demonstrando um idealismo e um destemor incomum, próprio dos heróis.
Não posso deixar de elogiar o Inspetor Chao da Polícia Civil, que fez o discurso mais coerente e que deve ser motivo de reflexão para todos os mobilizados.
Hoje, começará a pressão de cima para baixo nos quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, qual foi a orientação que os PMs e os BMs receberam para suportar?
Você não ouviu?
Nem eu!
Por derradeiro, parabéns a Rede Record, única emissora que eu vi no local.
A TV Globo?
Devia estar transmitindo algum "estupro" ao vivo, não tinha equipe para cobrir a história sendo escrita.
Juntos Somos Fortes!

8 comentários:

Anônimo disse...

DIÁRIO DO VALE
Publicado em 18/1/2012, às 21h33
Volta Redonda

GREVE
PMs, policiais civis, e bombeiros podem entrar em greve no dia 10

Policiais militares e civis e bombeiros decidiram por volta das 21 hs de hoje que tentarão negociar novamente com o governador do estado do Rio de Janeiro. Segundo eles, caso suas reivindicações não sejam atendidas, as três instituições entrarão em greve no dia 10 de fevereiro.

A assembleia que reuniu dois mil policiais e bombeiros, no bairro da Lapa, no Rio.
Representantes das três categorias do Sul Fluminense participaram do encontro. Três ônibus foram fretados para transportar os 120 militares de Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Itatiaia, Resende e Volta Redonda.

O grupo esperava que o comandante geral da corporação, coronel Costa e Filho, comparecesse à assembleia informando que o governador Sérgio Cabral (PMDB) tinha aceitado as suas reivindicações, evitando assim uma greve às vésperas do Carnaval.

Mas, isso não ocorreu. Os PMs e bombeiros reivindicam uma base salarial de R$ 3 mil, jornada de trabalho de 40 horas semanais e auxílio transporte. Entre as reivindicações, estão ainda o fim das prisões administrativas e a proteção dos policiais grevistas para "evitar atitudes truculentas do governo contra o movimento".

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,51622,PMs-policiais-civis-e-bombeiros-podem-entrar-em-greve-no-dia-10.html#ixzz1js6fHmQw

Anônimo disse...

TERÇA-FEIRA, 17 DE JANEIRO DE 2012
SERGIPE: POLÍCIA MILITAR DESENCADEIA OPERAÇÃO TOLERÂNCIA ZERO.

ASSISTA O VÍDEO:
http://celprpaul.blogspot.com/2012/01/sergipe-policia-militar-desencadeia.html

Policiais Militares de Sergipe pararam todas as viaturas, em respeito à legislação.
Realizaram o policiamento à pé. Observem um Oficial comandando a fração.
No Rio de Janeiro, a tolerância zero também poderá ocorrer.
Juntos Somos Fortes!
******
OBS:
Uma situação perversa que ocorre em muitas polícias e bombeiros militares no Brasil é a atuação irregular dos motoristas de viaturas e demais veículos de emergência. O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 145, diz o seguinte:

Art. 145 – Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

IV - ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normalização do CONTRAN.

Ainda anônimo disse...

Sinceramente Cel Paul , não entendo sua posição! ou estar a favor ou contra.Ficar filmando e observando os acertos e os erros do movimento é mole.O Sr pode ser muito mais útil q isso. Vejo sua posição,como a de um crítico de arte ,q observa tudo,faz muitas anotações e em cima disso desenvolve um conhecimento teórico pre-estabelecido por alguém. É como ler um manual q ensina todas as etapas de uma manifestação e depois ficar identificando os acertos e erros cometidos de fato. Assim é mole!!!! meta a mão na massa!!! vai a luta!! Tenho certeza q seria muito mais útil. Ou então pare de ficar se aproveitando , postando vídeos ,fotos e etc das corajosas manifestações e corra atrás dos nostálgicos Barbonos! Lembre-se nada do q está acontecendo é contra o Sr ou o governador ,nada é pessoal.
ABRAÇOS!

Ainda anônimo disse...

Concordo com o Sr. no fato q depois desse ato em frente ao QG da PM ,e em todos os outros q acontecerem , vão começar as ameaças, tranferências e prisões do PMs ,com intuito de intimidar,fato q aconteceu com os BMs (lembram?)mas q só serviu p/aumentar o nº de participantes nas manifestações ,então, não tenham medo!
JUNTOS E FORTE!!!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Caro anônimo (11:25hs), se após cinco anos de luta, diante de todas as represálias que sofri e sofro, você não entende a minha posição, penso que o erro seja seu, respeitosamente. Não entendi a sua recomendação para que eu coloque a mão na massa, pois não conheço ninguém que tenha feito isso mais do que eu nesses cinco anos. Você conhece? Quem? Talvez sedja difícil para vc entender, mas em todo planjamento deve existir alguém que análise os fatos e essa pesoa deve se dedicar a observação de cada detalhe. No SOS Bombeiros, cansei de mostrar os erros, porém fui ignorado. Deu no que deu, o movimento morreu (vide a convocação para a greve feita pelo SOS, um fracasso total) e só terá uma sobrevida em razão do nascvimento da mobilização na Polícia Militar. Ontem, diante do caos, uma confusão total, onde só os mobilizados se destacaram positivamente, fiz a mesma observação e comentei. Aliás, onde vc estava ontem pela manhã? Procure saber onde eu estava.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Caro Coronel, seria muito útil para nós que o senhor sugerisse como devemos nos comportar caso haja alguma retaliação, visto o sr ter sido corregedor e ter grande conhecimento... deveria sugerir em que possamos nos calçar se no CBT no tocante ao artigo que diz sobre o curso de especialização para dirigir, se a matéria do Exm° Sr. Juiz de São Paulo tem algum respaldo, caso tenhamos que parar... se houver uma prisão em massa como vai ser cada um por si ou terá uma comissão que irá revindicar nossos direitos... o sr poderia sugerir. Quanto a criação de uma comissão eu concordo com o senhor para não virar um bando sem comando... se não foi feito isso ainda sugiro que no dia da passeata seja colocado para analise de todos... deveriamos nos orientar como essa comissão poderia se proteger contra as pressões e acima de tudo se fechar caso alguém seje preso, teria que prender todos... só assim vejo o nosso movimento dando certo. Acredito que um outro ponto seria caso, no dia 10, tenhamos que parar não ficar nos quarteis... assumir o serviço como se nada tivesse acontecido e nos encontrar em algum lugar pré defenido. já pensou toda PM, BM, PC reunida na Av brasil revindicando seus direitos...não vai ter comando que tenha peito para prender todo mundo, pois preso não trabalha, agora uma meia duzia é mole... concordo com o senhor quanto o perigo de virarmos trapolim eleitoral para candidatos... devemos escolher um ou dois para nos apoiar e consequentemente ser apoiado no futuro. Temos que esquecer diferenças passadas e se unir, com organização, ainda mais só assim seremos respeitados como uma categoria. Acho que devemos criar, mesmo que velada, nos quarteis e delegacias uma comissão para ouvir todo mundo e assim traçar um objetivo. Li outro dia que o Major BM Helio quer marcar uma reunião só com oficiais, se começar a separar vai da ruim...seria bom esquecer, pelo menos nesse momento, que somos militares... gostaria de expor muitas outras ideias...mas como? quando se chega nessas reuniões já existe muito cacique... um abraço.
Caso concorde pesso que publique em seu Blog e não deixe só nos comentários.

Anônimo disse...

PARABÉNS À TODOS OS GUERREIROS QUE ESTÃO NESSA LUTA...CEL PAUL, QUERO DEIXAR MEU AGRADECIMENTO EM ESPECIAL AO CB DACIOLO...ESSE CARA FOI UM GUERREIRO DE TER BOTADO A CARA E DE SE EXPOR ASSIM...QUE DEUS CONTINUE NOS DANDO FORÇA PRA LUTAR, POIS SABEMOS QUE A VITÓRIA ESTÁ PRÓXIMA....OBRIGADO CEL PAUL POR TUDO QUE O SENHOR TEM FEITO TAMBÉM PELA NOSSA CLASSE. É AGORA OU NUNCA....TEMOS QUE AGRUPAR....PMS BMS E PCS...DACIOLO, AONDE VC ANDAR SERÁS RESPEITADO POR NÓS BMS....AH SE TIVÉSSEMOS OFICIAIS (PRINCIPALMENTE OS LÁ DE CIMA) COM ESSA FIBRA, SENSATEZ E MORAL QUE VC TÊM....TUDO SERIA MUITO DIFERENTE...POR FAVOR, NUNCA DESISTA DA NOSSA LUTA!!!

Anônimo disse...

PARABÉNS CORONEL! COMENTEI RESPEITOSAMENTE NO SOS BOMBEIROS SOBRE BENDEIRA RELIGIOSA,SEM OFENDER!SIMPLESMENTE NEM POSTARAM MEU COMENTÁRIO!MUITO BEM OBSERVADO!PARA O EVANGÉLICO,JESUS ESTÁ AJUDANDO!PARA O BUDISTA,BUDA!PARA KARDECISTAS,ESPÍRITOS DE LUZ...
IMPOR UMA CRENÇA TIRA O FOCO E ACABA CAUSANDO DIVISÕES E DESISTIMULANDO ALGUNS!