quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

RIO: MOBILIZAÇÃO DOS BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES - ENTREVISTA DO COMANDANTE GERAL - COMENTÁRIOS.

Prezados leitores, como escrevi ontem quando publiquei a entrevista do Comandante Geral da PMERJ, passo a comentá-la.
"JORNAL O DIA:
Comandante da PM aponta envolvimento de 'aproveitadores' em movimento grevista
Rio - Durante a cerimônia de entrega de viaturas para a Polícia Militar nesta quarta-feira, o comandante da PM, coronel Erir Ribeiro, falou sobre a mobilização grevista na corporação por aumentos salariais. De acordo com o comandante, existe um movimento através das redes sociais, mas não há uma adesão muito grande".
(Concordo, o movimento fora da internet parece ainda pequeno).
"Falaram que iriam fazer uma panfletagem hoje (quarta), o que não ocorreu". 
(Possivelmente, uma falha no assessoramento. Os atos realizados ontem não foram organizados pelos que estão gerindo o movimento grevista. Os atos foram independentes e ocorreram panfletagens para a população tanto no CFAP quanto na Cinelândia, assista o vídeo que comprova).
"Falaram que vai ter uma reunião dia 18. Como vão fazer a reunião sem antes fazer uma proposta para o comando da corporação? Eu mandei o recado. Se tiver a reunião sem falar comigo, eu vou à reunião. Quero saber o que eles querem. Para fazer greve, tem que fazer uma proposta para ser negociada", afirmou".
(Um erro de avaliação, obviamente, primeiro os mobilizados precisam construir as propostas da categoria através de uma grande reunião plenária, só depois de  apresentadas, discutidas e aprovadas, elas podem ser apresentadas ao Comando Geral. Como expliquei no artigo anterior, a reunião de amanhã é extemporânea. Penso que o Comandante Geral não deve comparecer à reunião do dia 18, não faz sentido).
"O coronel acusou ainda o envolvimento de pessoas que serão candidatas nas eleições deste ano no movimento grevista. "Se eu chegar na reunião e tiver essas pessoas, eu vou dizer isso na cara deles, que eles são aproveitadores. Não estão vendo o interesse da corporação e sim o deles. Eles vão receber essa minha resposta olhando nos meus olhos. Não tenho dúvida", finalizou".
(O trecho mais polêmico, considerando que o Comandante Geral tem interagido, inclusive para marcar a reunião, com um Praça que foi candidato em 2010 e que já declarou que será candidato em 2012. Será que ele estava se referindo a esse Policial Militar? Além disso, penso que acusar terceiros de não lutar pelos interesses da PMERJ, sem citar nomes, considerando o estágio atual da Corporação é muito arriscado. Espero que o Comandante Geral não esteja se referindo a mim, espero mais ainda que não diga isso olhando nos meus olhos, eu que perdi três anos de carreira e de gratificações para lutar pelos interesses da Corporação e sofri (e ainda sofro) uma série de represálias do governo, certamente, se fizer isso, ele não vai gostar do que vai ouvir).
Juntos Somos Fortes!

28 comentários:

Anônimo disse...

O DECRETO Nº 43.411 DE 10 DE JANEIRO DE 2012 provocará a quebra da precedência hierárquica, abalando um dos pilares institucionais vigentes na PMERJ: A HIERARQUIA.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está nivelando a tropa da PMERJ e do CBMERJ por baixo. As promoções perderam o seu valor desde a implantação do Decreto Estadual Nº 22.169/96, alterado pelo Decreto nº. 23.673/97. Para ser JUSTA, a Promoção de Praças por Tempo de Serviço deveria considerar o TEMPO NA GRADUAÇÃO, pois assim a mesma beneficiaria também os PMs promovidos por bravura ou por concursos internos para o CFC e o CFS. Assim como foi feito no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro através do DECRETO Nº 39.109, DE 04 DE ABRIL DE 2006, será preciso também mudar o interstício dos Sargentos concursados (CFS) da PMERJ, o que valorizará a graduação de Sargento PM (situação amparada pelo princípio constitucional da isonomia).

cezar disse...

Assim que li nos jornais fiquei perplexo, nenhuma linha sequer sobre os SGT´s e CB`s de curso. Pior ainda, o interstício de 3º para 2º no quadro de concursados é de até 6 anos, e para os promovidos por tempo de apenas 4 anos,ou seja, fique de braços cruzados e receba um premio, pois se estudar ficara para trás. NO MUNDO TODO AS INSTITUIÇÕES, EMPRESAS E EMPREGADORES EM GERAL PRIVILEGIAM AQUELES QUE ESTUDAM E SE APRIMORAM, A PM OS COLOCA ABAIXO. A SOLUÇÃO É NÃO ESTUDAR PARA CONCURSO INTERNO E SIM ESTUDAR PARA SAIR DESSA BRINCADEIRA CHAMADA POLÍCIA MILITAR.

Anônimo disse...

GENTE ESSA REUNIÃO DO CMT É SÓ PRA GANHAR MAIS TEMPO, A DATA DA PARALISAÇÃO TÁ PERFEITA
CHEGA !!!, CHEGA DESSE BLA,BLA,BLA, !!!!
EU QUERO AÇÃO !!!!!!!!!!
VAMOS PARAR DE CONVERSA FIADA E VAMOS BOTAR A CARA NAS RUAS E MOSTRAR TODA NOSSA INDIGNAÇÃO!

Anônimo disse...

Coronel, à partir da greve da PM no Ceará movimentos como esse poderão se alastrar por todo o país, teremos o CAOS, transporte parado, ruas vazias, comércio fechado, saques e incêndios ( estou falando em termos de Rio de Janeiro ) e aí mais uma vez vão apelar para as Forças Armadas onde o descontentamento não só com salário mas com a situação degradante do país ,leia-se roubalheira , já é grande e se esse movimento começar a "pipocar em vários estados ao mesmo tempo?? o senhor acha que nós do Exército,Marinha e Aeronáutica iremos para as ruas satisfeitos?? isso poderá desembocar numa REBELIÃO MILITAR ou quiçá num golpe ou tentativa de golpe de estado, ano passado um Oficial da reserva se não me engano do Exército postou um artigo que foi reproduzido aqui no seu blog e que falava justamente sobre isso, que uma greve nacional de PM's e BM's seria o início da moralização do Brasil pois poderia deslanchar num golpe de estado, procurei esse texto mas não achei, seria bom o senhor reproduzi-lo de novo, quem vai querer ir as ruas defender um país de sarney, renan calheiros, lupi, cabral e outros....vai dar merda...2012 promete...!!!

assinado: Subtenente do Exército ( ativa )

Anônimo disse...

Querem fazer a mesma coisa que fizeram nos bombeiros,ganhar tempo o comandante geral dos bombeiros fez a mesma coisa e os bombeiros não conseguiram aumento salarial,somente uma gratificação e a queda de intersticio,os beneficios são muito bem vindos é lógico,mas o que queremos é a nossa dignidade salarial que beneficie a todos(posentados e pensionistas).

Anônimo disse...

Ele tá muito enganado desta vez...Agora vai ter greve de todo jeito. A não ser que faça uma proposta mirabolante. Já estamos fechando até ônibus aqui no interior. Aguarde...

Anônimo disse...

Cel. Paul o senhor vai estar presente nesta reunião (sexta-feira)?

Claudio Velloso disse...

É ISSO! " AD SUMUS "

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Nao irei à reunião de amanhã, irei nas reuniões dos dias 16 e 18 JAN 2012.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

"Rio - Durante a cerimônia de entrega de viaturas para a Polícia Militar nesta quarta-feira..."
Cerimônia? Aproveitadores?
Uma coisa absoluta normal, aquilo que deveria ser rotina, a substituição de veículos usados não mais úteis ao serviço público, transforma-se, em terras tupiniquins, em "cerimônia".
Quem esteve presente à "cerimônia"?
Estarão aí os aproveitadores.
Só mesmo neste país.

Anônimo disse...

Na verdade, só vai ganhar alguma coisa quem já tem direito à promoção. Quem não tem, os demais praças e oficiais, somente reberão no contracheque de janeiro aquele 0,915%. Muito esperto o Cabral, não é gente?

SD PM DURO

Anônimo disse...

É isso mesmo, essas reuniões são para ganhar tempo. Lembrem-se que no Ceará o desgovernador foi pego de surpresa.
Não pode ser diferente aqui.
Chega de reuniões!!!
Vamos parar e daí ele que venha falar conosco.

GREVE JÁ!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

É cmt geral ou desse do palco para realidade,ou vai tomar um pé na "B" igual da outra vez lá na mangueira,me admiro um homem que já sofreu com a sacanagem do governo ,ficar a favor da política e esquecer a que veio,ou veio a favor do governo e não da tropa,desce do palco e chega de humilde ,porque dessa vez não tem oficial para trair,pois praça no máximo ganha cmt de dpo ou vtr,já que as promoções só estão nesse momento interessando ao governo que precisa colocar 30000 soldados,e pelo qde terá que ter N°s de cb sgt sub e oficiais ,ninguém é bonzinho com pm e bm ,senhor governador ,nem todos são burros,queremos aumento real,a idéia é parar tudo,porém o senhor tem uma forma de acabar com esse movimento,ninguém que ficar rico com o salário da pm ´só queremos viver dignamente ,de um policial honesto ,chefe de família ,como a maioria de sua tropa cmt geral,e senhor governador.

Anônimo disse...

vai ter greve sim.

Anônimo disse...

coronel paul, o jornal meia hora de hoje publico que no cfap na formatura dos novos saldados um turma protestou com faixa informando que havera greve na policia militar.

Nossa reivendicações disse...

Eu acho que para ter uma reunião com o Cmt, teria que ter uma reunião antes com todos representates de cada Batalhão,para decidirem juntos as reivendicações,pra quando chegar lá não fecarem entrando e contradições sobre o foco do assunto que e dignidade salarial com data base,escalas no bol de 24 por 72,extras remunerados e fim do rancho com direito a vales alimentação e trasportes, obs:lembrar dos aposentados e pencionistas e o fim do RDPM.

Anônimo disse...

Cel Paul, o sr. está fomentando a greve na PM do Rio de Janeiro ?, quanta diferença entre o cel da ativa e o reformado... Reafirmo, por motivos óbvios, não vai haver greve, não existe espírito de corpo, não existe coragem para dar a cara a tapa, não existe liderança, enfim : quem está na "bocada" não quer perdê-la e quem não está, espera o seu momento, o resto é uma cambada de oportunistas que ficam sobre o muro vendo o que vai acontecer, ou seja, n a d a. quem viver verá.

Anônimo disse...

CEL PAUL,VAI AQUI MEU RESPEITO COMO POLICIAL E CIDADÃO.PERMANEÇA JUNTO COM A GENTE NESTE MOVIMENTO DE GREVE.ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS ,E,JUNTOS SOMOS FORTES .`.

Anônimo disse...

CABO GURGEL VOCE TEM QUE LEVAR O CORONEL PAUL OU CORONEL RAMALHO ELES REPRESENTARAO OS INATIVOS E ELES NAO DAO MOLE PARA CORRUPTO, COM ELES O BURACO E MAIS EM BAIXOS

Anônimo disse...

CABO GURGEL VOCE NAO DEVE NEM IR NESTA ARMADILHA FEITA. E A MESMA QUE PEGARO O CABO DACIOLO!!!!

Anônimo disse...

CORONEL PAUL O SENHOR TEM QUE IR NA REUNIAO COM O COMANDO. ELE VAI ENGANAR O CABO GURGEL, A PALAVRA DE DEUS DIZ NAO DE OUVIDO AO DIABO!!!

CHOQUEANO AUDAZ disse...

SER HERÓI DA MINHA FAMÍLIA...

NÃO É AVANÇAR SOBRE O DESAFIO QUANDO TODOS FOGEM...

NÃO É ENFRENTAR COM DESTEMOR CALIBRES QUE PODEM ME DILACERAR, NA MELHOR DAS HIPÓTESES...

SER HERÓI DA MINHA FAMÍLIA...

NÃO É ENFRENTAR VAGABUNDO, DOENÇAS CONTAGIOSAS OU NOITES SEM SONO...

NÃO É SUPORTAR A DOR DE CONVIVER COM O HORROR DA TRAGÉDIA...

NÃO É LUTAR, FREQUENTEMENTE, CONTRA A VONTADE DE DEIXAR DE EXISTIR...

NÃO É TER FORÇA PARA SUPORTAR OFENSAS DAQUELES POR QUEM TENHO OBRIGAÇÃO DE DAR A VIDA...

SER HERÓI DA MINHA FAMÍLIA...

NÃO TEM HAVER COM O ALTRUÍSMO NO QUAL FUI FORJADO...

NÃO É AVANÇAR SOBRE A CHUVA 7.62...

NÃO É AVANÇAR SOBRE O PENHASCO PARA SALVAR A VIDA DE QUEM NEM CONHEÇO...

NÃO É DEDICAR MINHA VIDA PELO BEM COMUM...

NÃO! ISSO NÃO!!

ISSO É MINHA OBRIGAÇÃO!
É MEU JURAMENTO PERANTE A BANDEIRA DA MINHA PÁTRIA AMADA!

SER HERÓI DA MINHA FAMÍLIA...

É LEVAR AO FIM DO DIA O LEITE E O PÃO...

É DAR AOS MEUS FILHOS UMA EDUCAÇÃO DECENTE...

É PODER DAR A ELES UM PRESENTE QUALQUER, MODESTO QUE SEJA, SEM MANDÁ-LOS ESPERAR POR UMA DATA QUE NUNCA CHEGA...

É PODER LEVÁ-LOS PARA PASSEAR NAS FÉRIAS, EM VEZ DE ME MATAR EM SEGURANÇA...

É PODER DAR CONFORTO, PERSPECTIVAS, ESPERANÇA NO FUTURO...

É POR ISSO QUE LUTAMOS...

É SÓ POR ISSO!!!!

Anônimo disse...

Sou BM e pensei que o que fizemos ia ficar por isso mesmo, quando o movimento esfriou. Nós perdemos uma grande oportunidade no dia Três no quartel central, a 1ª dos PMS não adrirem e a 2ª pelos colegas BM que estavão no quartel não pararem na mesma hora. Mais agora juntos ñ tem como dar errado 24h de greve já é suficiente. Juntos somos forte.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Parabéns, Choqueano audaz, vou postar no blog.
Fomentando a greve? Peço que leia com mais atenção os nossos artigos. Veja o vídeo do ato que realizamos.
Juntos Somos Fortes!

pm povo pec 300 rj disse...

cmt geral, quem e ele ? NAO sabe que o salario do seu soldado e 40reais por dia ? TENHA VERGONHA NA CARA E PEDE PRA SAIR ! que vergonha coronel costa filho quando foi desmoralizado no 4*bpm acreditei no seu ideal ,o tempo passou, e sera que cabral comprou sua alma e honra?que vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

SR. CEL SIMÕES....pedimos que o senhor autorize a turma 2008 a adquirir ARMA DE FOGO...Queremos ter esse direito. Lei nº 1890, de 14 de novembro de 1991 - Regulamenta o inciso IX do Art. 92 da Constituição Estadual...Aos servidores militares estaduais será permitido o porte de arma, para sua defesa pessoal e dos concidadãos, fora do horário do serviço. O bombeiro tem responsabilidade para portar arma....pode ter certeza....

Professor Bernardo disse...

É preocupante como alguns amigos bombeiros e policiais militares não tenham percebido a estratégido do governardo. Essa discrepância de diminuição de tempo de serviço para promoção está nivelando por baixo a carreira das praças. Senhores de adiantará vc ser subtenente e ganhar menos que um soldado de Brasília. Dvisa não enche barriga, não paga suas contas, Acorda Rio de Janeiro. Sergio Cabral está nos tratando como moleques. É a mesma estratégio do Cabral quando invadiu o brasil na época colonial, enganou os donos da terra com pequenas bobagens. SGT Bernardo. GREVE JÀ!

Professor Bernardo disse...

acredito neste momento. chegou a hora de avançar e consquitar a nossa dignidade. PM e BM juntos somos fortes. GREVE GERAL. SGT bernardo