sábado, 14 de janeiro de 2012

EXCEÇÃO OU REGRA? TENENTE CORONEL PM WANDERBY.

BLOG DO TENENTE CORONEL PM WANDERBY:
14/01/12.
Exceção ou regra?
Diante da opacidade não por acaso conferida às taxas de elucidação de delitos e das constantes, efusivas e, claro, ostensivas demonstrações de "êxito" na condução de "investigações", ouso concluir pela prevalência da segunda hipótese (Vejam a capa do Jornal Extra).
Talvez a costumeira apresentação de "suspeitos" à frente de painéis com logo institucional, acompanhada de regulares entrevistas - ricas em obviedades e pobres, muito pobres, em conteúdo - não chame muito a atenção da sociedade (e da imprensa) para a eventual prática de injustiça em face da qualificação e do baixo potencial de acesso ao Poder Judiciário, economicamente falando, de eventuais vítimas de "investigações" conduzidas por delegados de polícia do Rio de Janeiro.
Agora, ao mesmo agora, as coisas parecem ter fugido ao controle...
Em reiterada decisão, o Poder Judiciário do RJ apontou que a prisão do militar somente poderia ocorrer se estivesse em vigor o...
"Estado Policial, onde direitos são solapados, acusa-se primeiro para depois provar, e expõe-se apressadamente a vida de uma pessoa ao repúdio social".
Já é hora de se questionar, de forma séria e objetiva, quais diretivas têm presidido ações emanadas de dirigentes da Polícia Civil do RJ e mesmo de instâncias governamentais outras que, na melhor das hipóteses, parecem estranhamente silentes diante do que vem ocorrendo.
A propósito, quais medidas serão adotadas pela Corregedoria Geral Unificada do RJ em relação ao flagrante e reiterado vazamento de gravações alusivas às interceptações telefônicas relacionadas à "investigação" ora em questão? Quem será responsabilizado?
Práticas vigentes no Estado do Rio de Janeiro, emanadas, sob o manto da impunidade, de delegados de polícia civil, representam verdadeiro risco ao Estado Democrático de Direito.
Até quando?
Wanderby Braga de Medeiros.
Tenente Coronel PM
Juntos Somos Fortes!

16 comentários:

Anônimo disse...

Beleza, brigar para cima e dever de todos que querem um dia dizer eu fui Comandante. porém o suposto e injusto acusado beltrami prendeu praças´só praças arbitráriamente dentro da legalidade no catuco RDPMERJ. O que ele está passando, é resgaste do que fez em sua carreira. Vamos vê se toma jeito de respeitar o subordinado, mas gente.

Anônimo disse...

Gente, eu estou avisando, o Cabral não vai dar nada se não for sob pressão. Essa é a índole dele, inclusive, iniciada a greve êle vai nos amedrontar de todas as formas, via Sec Seg ou Cmt Geral, mas não vamos nos acovardar, senão nada iremos conseguir e o pior, nunca mais. Pra cima deles gente! É agora ou nunca. Pior que está não pode ficar.

3º SGT Tiririca

Anônimo disse...

Sr coronel, tal exemplo que o sr expõe é uma característica muito comum na PMERJ, digo em relação as
injustiças.Comandantes usam arbitráriamente o rdpmerj e causam
irreparáveis danos aos subordinados e aos seus familiares.Portanto, mesmo
achando que o cel Beltrami está sendo
usado nesta "contenda política"entre
as fôrças policiais.Tento mas não consigo me sentir constrangido porisso, porque acho que ele está sentindo o que muitos policiais sentiram diante de punições impostas por êle. (isso em relação as punições arbitrárias).
Para aquelas justas. Bato palmas.

Anônimo disse...

CEL.PAUL PARE DE DEFENDER SEUS PARES !!!! O SENHOR AINDA VAI SE DECEPCIONAR MUITO COM ELES, TO TENTANDO ABRIR O OLHO DO SENHOR!!!! NÃO SÃO ANJINHOS COMO PARECEM!!!

Anônimo disse...

O Beltrami já cometeu muitos erros, fez muita besteira, mas esse delegado tem que responder pelo abuso de poder, medida que caracteriza abuso de autoridade (LEI Nº 4.898, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1965).

Anônimo disse...

SGTs ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SAÚDE(QPMP-06)
AO LONGO DOS ANOS, NÓS PRAÇAS DA ÁREA DE SAÚDE DA PMERJ, SOFREMOS COM A DIFICULDADE DE FLUXO EM NOSSAS CARREIRAS, DEVIDO A AUSÊNCIA DE CURSOS REGULARES NA CORPORAÇÃO, E MAIS UMA VEZ ESTAMOS SENDO ESQUECIDOS,GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES, NECESSITAMOS DE TRATAMENTO IGUALITÁRIO, PELO MENOS NO Q TANGE A ASCENÇÃO FUNCIONAL(PROMOÇÕES)COMO VAI ACONTECER COM OS COMBATENTES. EXISTE A NECESSIDADE QUE TODOS OS 2ºSGT ESPECIALISTAS REMANESCENTE CO CFSEsp/2005 SEJAM TAMBÉM MATRICULADOS SEM NECESSIDADE DE CONCURSO NO CAS/CASAS A DISTANCIA E NÃO HAJA INTERSTICIO A CUMPRIR PARA PROMOÇÃO DE 1ºSGT E QUE SEJA REVOGADO O PARAG. 6º ART 1º DO DEC 23673 DE 03/11/97 QUE IMPEDE OS PRAÇAS ESPECIALISTAS DE SAÚDE DE SEREM PROMOVIDOS POR TEMPO APOS A GRADUAÇÃO DE 2ºSGT, QUANDO PASSAMOS A SER REGIDOS PELO RPP.ESTE PARAGRAFO FAZ E FARÁ, CASO NÃO SEJA REVOGADO, Q SGTs DE SAUDE POSSUAM 20 E 25 ANOS DE EFETIVO SERVIÇO E NÃO POSSAM ASCENDER AS GRADUAÇÕE DE 1ºSGT E SUBTEN DEPENDENDO DE VAGAS E NÃO AUTOMATICAMENTE COMO SEMPRE OCORREU COM OS COMBATENTES
IGUALDADE,EQUIDADE, PARIDADE E ISONOMIA JÁ!!!
BOPE- CHOQUE- UPP-PROERD- GRATIFICAÇÕES
BATALHÕES-GRATIFICAÇÕES POR DESEMPENHO
E NÓS???
SR CMT GERAL O SR TEM ABERTO UM DIALOGO POUCAS VEZES VISTO NA CORPORAÇÃO COM AS PRAÇAS.
POR FAVOR OLHE TAMBÉM POR NOS PRAÇAS ESPECIALISTAS DA SAÚDE.
NÓS PRESTAMOS ASSISTÊNCIA, MAS TAMBÉM PRECISAMOS SER ASSISTIDOS!!!!
NOSSAS ASPIRAÇÕES SÃO POUCAS E PEQUENAS, CERTO DE TAMBEM SOMOS MERECEDORES DE VOSSA ATENÇÃO.
DESDE JÁ AGRADECEMOS
SGT ESPECIALISTAS (QPMP-6)DA AREA DE SAUDE DA PMERJ.

Anônimo disse...

Acho até que pode ter sentido e a prisão deste oficial não era necessária. Mas TUDO, TUDO mesmo que alguns só prejudicam a PMERJ e se há "animos acirrados" qualquer praça sabe os responsáveis! Ao invés de TRABALHAR só sabe falar delegado, delegado, delegado, é delegado isso, delegado aquilo. Isso ou é problema psiquiátrico ou é recalque da menor espécie. Todos virão na teve um promotor acho que Mauricio Arsineo DETONAR o Coronel! E vem estes e ficam "delegado, delegado,delegado" Isso sim é "samba de uma note só". Vai prender alguém! Nem apontador prendeM! EMpregados da LIESA!!!! Ta ai ! O Disque DENUNCIA ta oferecendo 5 mil reias pela prisão de 3 bicheiros! Vai PM prende!!! Isso a sociedade espera!! Esquece delegado, cumpre sua nobre missao! Quer ficar bem, prenda os bicheiros! A PM é grande, tem outras formas de se responder! E nao apenas ficar "pq o delegado, o delegado e o delegado" . Isso ENVERGONHA os verdadeiros PMS

Anônimo disse...

Não podemos dizer que nesse caso do Beltrami estão fomentando a "richa" entre PMs e PCs. O QUE VEJO NESSE CASO É A MORALIZAÇÃO DA PMERJ, ESTÃO COMEÇANDO A LIMPEZA PELO LUGAR CERTO, ESSES SANGUESSUGAS TEM QUE SER RESPONSABILIZADOS POR DÉCADAS DE OMISSÃO. SE OS PRAÇAS SÃO AS RATAZANAS DA PMERJ OS COMANDANTES SÃO O MESTRES SPLINTER.

PARABÉNS AO DELEGADO POR TER A OMBRIDADE DE EXPOR ESSES "NOBRES" E DESSA MANEIRA INICIAR A FAXINA.

PARABÉNS!!!!!!!!

Anônimo disse...

Acrescentando (ou melhor, corrigindo) o que o anônimo das 23:52 falou. Não foi um promotor, mas 6 promotores de quem ninguém fala mal; foi 1 juiz que não está sendo criticado, e o que é pior, se teve 2 Desembargadores que concederam o HC, teve outros 2 que negaram (um antes da primeira ordem se soltura, e o outro antes da segunda ordem de soltura). No entanto não vejo ninguém os criticar e dizer que eles cometeram abuso de poder.
Acho que isso é medo porque os delegados finalmente estão caombatendo o jogo do bicho, tão começando a levar tudo para a dura e a PC começa a deixar de ter o rabo preso, mesmo que ainda timidamente. Já na PM não se vê nem sinal de uma mínima movimentação neste sentido, e o comprometimento dos oficiais vai muito mais longe do que jogo do bicho e termas, envolvendo até tráfico de drogas e milícias, como começa a ser demonstrado.
QUE PERIGO. Os delegados estão começando a cumprir sua função e prender os coronéis envolvidos com o crime. Já pensou se isso vira moda? Vão ter que chamar oficiais do Exército para ocupar os postos de Capitão para cima, pois com certeza vai faltar gente na PMERJ.

Anônimo disse...

Como PM concordo com o ANONIMO acima! SInceramente "artigos" como o de cima, tirarão até a autoridade do Comandante que está criticando a atitude do delegado de dar entrevistas maculando a desejada integraçção das forças. Esse artigo acima estimula a integração ou bota gasolina no caos. Nao constroe nada, absolutamente nada! Existem oficiais excelentes, Delegados excepcionais, Promotores e Juizes otimos! E a aqueles nao tao bom e ha os ruins. Como em QQ trabalho!
A verdade é que quem "botou fogo" nisso foi a PM que ERRADAMENTE ao inves de levar o preso NEM para Delegacia da Policia Estadual, INVENTOU historinha, chegando a furar o pneu de um carro e deu declarações com nítido fim de denegrir delegados! Se estes Delegados estavam errados que a Corregedoria diga e nao ele o pm! E levasse para DP da area! Todo mundo na PM sabe que essa historia de levar para fedral por causa de consul era para boi dormir, querim dOLOSAMNTE atingir a PC! E ai vem esse caso agora e erra de igual forma! Nao que o Coronel seja santo, mas divulgar provas e sair prendendo, nao é assim! Bom é o que penso! Ha briguinha ridicula! E que foi nos , a PM que começamos isso foi! Tentamos ridicularizar a Civil na rocinha, mtos e mtos episodios mal conduzidos! Quem compra briga da nisso e acho que nao acaba agora! lamentavelmente a PC vai caçar a PM e os pracas vao sofrer mais e mais! A nao ser que se "faça as pazes" alias o que é o certo pq o inimigo é outro!
Há oficiais que ao inves de honrarem a farda, sonham em ser delegados, isso realmente envergonha nos da PM ! Pede para sair!

Anônimo disse...

Práticas vigentes no Estado do Rio de Janeiro, emanadas, sob o manto da impunidade, de delegados de polícia civil, representam verdadeiro risco ao Estado Democrático de Direito.
Até quando?
Wanderby Braga de Medeiros.
Tenente Coronel PM. Amiguinho! O que acha mais risco para o "Estado Democratico de Direito"? Os Coroneis que MATAM JUIZES junto com oficiais. OU os asqueirosos e CORRIQUEIROS DIALOGOs gravados dos Policiais militares (vc ouviu??? tente ouvir! "quero 3000", aceito 1500, incluindo fim de semana, meu ritmo é do Rio... Ta no jornal o dia) totalmente adeptos do TRAFICO??? Acho que vc tem razao, se os Delegado são isso que vc ta dizendo a PM é um RISCO a vida humana! Tinha que ter sido extinta a muito muito tempo! É totalmente imprestavel. E seu desespraparo (issomesmo desespero com despreparo) é que vc SABE disso . A GUARDA MUNICIPAL VAI ENGOLIR VCS!!!!!
Pare de fazer isso desagregador! Seus artigos supostamente juridicos beiram o ridiculo! QQ estudante de 1 semestre sabe mais e escreve melhor que vc! Vc acha que é PM éo Céu! para vc KKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkk!

Anônimo disse...

COMPANHEIROS VAMOS PARA DE SE ABORRECER POR NADA!!!! SABEMOS QUE NÃO VAI DAR EM NADA !!! MESMO QUE O CEL.BELTRAMI SEJA CONDENADO, MESMO QUE FOSSE PEGO NO ATO DO CRIME, MESMO QUE MATASSE, ETC.... CONTINUARIA NA PMERJ!!!! VOCES NAO ENTENDERAM AINDA ?????? É NOSSO REGULAMENTO E A FAMOSA " CARTA BANDIDO" QUE DÁ IMPUNIDADE AOS OFICIAS PARA FAZEREM O QUE QUEREM!!!

Anônimo disse...

E até engraçado, ver o tal de wanderby dizer "ouso concluir". Vc nao ousa nada! Nao sabe nada! Nao tem sequer a noção do quanto prejudica nos da PM! Diz que tem problema no ouvido e sai. vc ter ido a Tenente Coronel foi um escandalo! TODOS SABEM DISSO! Força a verdadeira PM e aos VERDADEIROS HONESTOS! Enquanto nos da PM nao sairmos prendendo bicheiros, qur fiquemos caladinhos! PQ todo mundo sabe que TROPA DE ELITE E VERDADE!

Anônimo disse...

É risível o que determinados comentaristas defendem aqui. Por exemplo aqueles que denigrem a PMERJ e enaltecem a PCERJ. Por acaso os integrantes de ambas as instituições vem de sociedades diferentes da carioca? Ah, sim: os PMs são do Rio e os Delegados são dinamarqueses. Tá certo...

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o anônimo das 19:50h.
Os melhores decerto são aqueles PC que estavam na cúpula e passavam informações sobre a realização de operações para o tráfico, são aqueles que sequestraram e mataram a chinezinha que foi ao shopping, são aqueles como o delegado preso ao fazer uma operação fora da sua circunscrição para extorquir as pessoas na via pública. Todas as instituições tem um bando de gente ruim neste país e não só a PM. A diferença é que a Justiça não pode ser investigada, os demais poderes fazem acordos para não serem investigados além de possuírem certas garantias legais de não serem processados, a PC não quer ser investigada e a PMERJ está sempre sob holofotes, é a Geni (investigada pelos outros e se auto investiga). Quando dá merda, entretanto, de qual telefone vcs lembram? 190 né. kkkkkkkkkkk Tentem procurar da próxima vez uma DP, um deputado, um policial federal...

Anônimo disse...

Cel Wanderby,
Tenho enorme respeito por sua pessoa. O conheço da época em que era apenas um jovem tenente; também conheço ser irmão, com também conheci o seu pai. O senhor sempre foi um sujeito honesto, e entendo o porquê de suas reticências ao caso beltrami: preservar a figura do oficial. Cuidado para não empenhar o seu limpo e respeitado nome em causas das quais o senhor não conhece bem. Abaixo, uma transcrição daquilo que policiais militares sempre sofreram quando qualquer PI viciado eleitor fazia uma queixa no quartel:

"...Em reiterada decisão, o Poder Judiciário do RJ apontou que a prisão do militar somente poderia ocorrer se estivesse em vigor o...
"Estado Policial, onde direitos são solapados, acusa-se primeiro para depois provar, e expõe-se apressadamente a vida de uma pessoa ao repúdio social".
Já é hora de se questionar, de forma séria e objetiva, quais diretivas têm presidido ações emanadas de dirigentes da POLÍCIA MILITAR do RJ e mesmo de instâncias governamentais outras que, na melhor das hipóteses, parecem estranhamente silentes diante do que vem ocorrendo..."

Os CD e CRD sempre foram jogos de cartas marcadas, então quanta gente boa foi atirada, diante de suas famílias, à lama.

Não desejo o mal a ninguém, mas isso que está ocorrendo com o juiz de futebol é muito parecido com o que ele próprio fez há muito praça.

Sgt Foxtrot