segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CEARÁ - GREVE DA POLÍCIA CIVIL - ATUALIZAÇÃO.

Prezados leitores, bom dia!
1) Diário do Nordeste:
Entidade nacional deve intervir na greve da Polícia Civil do Ceará.
A Confederação Brasileira de Trabalhadores da Polícia Civil (Cobrapol) envia nesta segunda-feira (9) uma comissão ao Estado do Ceará para acompanhar e auxiliar o Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpoci) na abertura de um canal de negociação com o governo para o atendimento das reivindicações dos policiais civis, que decidiram retomar a greve no último dia 3 de janeiro.
O presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra, se reúne com representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em Brasília, onde será debatido o processo de negociação entre os grevistas e o Governo do Estado.
Braços cruzados
Policiais civis do estado do Ceará permanecem paralisados, nesta segunda-feira (9), aguardando um posicionamento do Governo do Estado para voltar ao trabalho, informa o secretário-geral do Sinpoci, Hernani Leal. Segundo o secretário-geral, as delegacias estão 100% paradas e os policiais, acampados na Praça em frente à Superintendência da Polícia Civil, somente voltarão ao trabalho após um posicionamento do Governo.
"Hoje (nesta segunda-feira) nós vamos à Beira-Mar fazer panfletagem, pedir a compreensão da sociedade. Nosso movimento propõe melhorar o atendimento à própria sociedade", diz Hernani. Os policiais civis do estado do Ceará estão em campanha salarial e decidiram paralisar as atividades na última terça-feira (3).
O Diário do Nordeste Online tentou entrar em contato com o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira, e com o superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, mas os telefonemas não foram atendidos.
Defensoria orienta população
A Defensoria Pública Geral do Estado divulgou nota, na manhã desta segunda-feira, com alguns procedimentos para orientar a população durante greve da Polícia Civil.
Segundo a nota, a defensoria está acompanhando a paralisação dos Policiais Civis, juntamente com outras entidades, a fim de funcionar como mediadora e observadora para a solução do impasse entre policiais e governo.
Presos transferidos
Na última sexta-feira (6), 250 detentos foram transferidos das delegacias distritais, especializadas e metropolitanas da Grande Fortaleza para unidade carcerárias no estado do Ceará.
A decisão de transferir os presos se deu pela superlotação de xadrezes, combinada com a paralisação dos policiais civis.
2) NET 10:
Nordeste // paralisação
Escrivães federais atuarão em 6 delegacias em Fortaleza; greve da Polícia Civil continua.
Publicado em 09.01.2012, às 10h48
Do NE10/Ceará
Os escrivães federais que chegaram a Fortaleza na última sexta-feira (6) estão distribuídos em seis delegacias da capital para atender à população. Todas as outras delegacias na capital estão paradas, ou com atendimento prejudicado devido à greve dos policiais civis do Ceará que chega ao 6º dia.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, as delegacias que estão atendendo à população nesta segunda-feira (9) são: 2º DP (bairro Aldeota); 7º DP (bairro Pirambu); 12º DP (bairro Conj. Ceará); 30º DP (bairro São Cristóvão) e as delegacias especializadas da Criança e do Adolescente (DCA), e da Divisão de Homicídio.
As seis unidades estão realizando boletins de ocorrência e expedição de guias cadavéricas, para minimizar os transtornos da greve. Os prédios continuam guardados pelas forças do exército e policiais militares.
A Polícia Civil ainda aguarda uma posição do governo quanto às reivindicações entregue pelo preisdente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Ceará na tarde da última sexta-feira (6). A categoria pede a não punição dos policiais que participaram de movimentos grevistas desde julho de 2011; devolução do dinheiro de 199 policiais civis que tiveram salário descontado devido à greve realizada na época; que o Governo passe a oferecer promoções a policiais civis que não tenham ensino superior; extinção do serviço extraordinário e que qualquer hora trabalhada acima das 40 horas semanais seja considerada como hora extra; e reajuste salarial de 60% do salário do delegado que é de R$ 7.500.
INÍCIO - A terceira paralisação dos policiais civis em menos de um ano começou na noite da terça-feira (3), após assembleia da categoria, que se mostrou insatisfeita com a resolução rápida do Governo do Estado sobre a greve dos policiais militares. "Paramos por cinco meses seguidos e não conseguimos muitos avanços. A Polícia Militar parou por cinco dias e rapidamente estão tratando de atender as reivindicações. Por isso a categoria vai parar 100%", informou, no dia da paralisação, a assessoria do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpoci). A categoria já havia paralisado em julho e em outubro de 2011.
Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário: