segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

RIO DE JANEIRO: MOBILIZAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES E DOS BOMBEIROS MILITARES.

Prezados leitores, quando se organiza um blog há mais de quatro anos e se publica cerca de 12.000 artigos, alcançando mais de 1.600.000 visitantes, adquirimos experiência a respeito dos temas e das posturas que agradam e que desagradam os frequentadores. Isso nos deixa duas opções: publicamos apenas o que nos trará aplausos, o que é a postura ideal para quem tem aspirações políticas ou publicamos todos os temas que julgamos importantes e enfrentamos os comentários adversos. Eu desde o início do blog, optei pela segunda opção.
O artigo que postei hoje com comentários sobre a "greve" dos Policiais Militares se enquadra naqueles onde a minha postura certamente desagradaria alguns, não foi diferente, as primeiras pancadas já começaram. Vida que segue, não posso me omitir diante das questões que envolvem a segurança pública e muito menos vender ilusões para os sofridos Bombeiros e Policiais Militares. Tenho que colocar o quadro que considero verdadeiro. Além disso, os leitores devem entender que esse espaço democrático tem um organizador identificado, portanto, que deve ter o cuidado de não publicar qualquer coisa, como ocorre nos blogs apócrifos, que escrevem qualquer coisa e deixam os comentários livres.
Escrito isso, feitos os esclarecimentos, vamos em frente.
Percebo que começam a surgir os primeiros sinais de mobilização entre os Policiais Militares (além da internet), isso no Norte Fluminense, na Costa Verde e na Região dos Lagos, coincidentemente regiões de onde vieram a maioria dos PMs que apoiaram a mobilização dos Bombeiros Militares.  Isso era esperado. Penso que seria oportuno a interação PMs x BMs dessas regiões, para troca de experiência e deliberações sobre a mobilização.
Diante desse primeiro sinal de mobilização concreta, considero que devemos avisar a população do Rio de Janeiro sobre o que está ocorrendo, afinal esse é nosso dever, pois é pela população que arriscamos as nossas vidas diariamente, recebendo esses salários miseráveis. Nessa direção, independente da organização da mobilização que ainda não conheço, realizaremos um ato público na Cinelândia, no dia 11 JAN 2011, quarta-feira, às 16:00 horas, para começarmos a informar o povo fluminense sobre a possibilidade dos Bombeiros e Policiais Militares do RJ realizarem uma paralisação, em face desse ser o último recurso, diante da inércia do governo estadual em atender as nossas solicitações. Quem quiser comparecer para ajudar na exibição da faixa e na panfletagem, caso seja PM ou BM, deverá estar em trajes civis, desarmado e de folga (ativa).
Penso que seja nosso dever avisar ao povo, sobretudo considerando o que ocorreu no Ceará.
Lembro que a nossa luta começou em 2007 (devemos sempre bater nessa tecla) o que significa que estamos tentando obter salários dignos há mais de quatro anos, sem qualquer resposta positiva do governo, que insiste em gratificar pequenos grupos para dividir a tropa e penalizar a maioria dos ativos, todos os inativos e as pensionistas.
Lembro também que nesses mais de quatro anos já nos reunimos com Comandantes Gerais da PMERJ e do CBMERJ; secretário de segurança e secretário de defesa civil;  parlamentares da base aliada do governo e governador Sérgio Cabral. Já viajamos dezenas de vezes para Brasília (PEC 300) e já fizemos mais de uma centena de atos públicos nas ruas do Rio de Janeiro. Isso tudo significa que cumprimos todo o rito das negociações e dos atos pacíficos e ordeiros, sem qualquer resposta positiva dos governos estadual e federal.
Os Bombeiros e Policiais Militares são heróis, mas até heróis tem limites para a paciência, como qualquer pessoa. Penso que esse limite está chegando ou já chegou.
Caso eles decidam por uma paralisação, o que espero não ser necessário (bastando que o governo os atenda), que não venham os jornalistas da base aliada do governo, a mídia chapa branca, apregoar que os BMs e PMs não estão pensando na população, pois eles fazem isso a vida toda, quem não está pensando no povo é exatamente o governo, obrigando os PMs e BMs a adoção de radicalizações.
É isso!
Juntos Somos Fortes!

24 comentários:

Anônimo disse...

O INICIO! PARALIZAÇÃO DAS VTRS NO 8ºBPM! (PMERJ)
PARABENS AOS BRAVOS POLICIAIS, DE SETORES DE VTR, DE TODA CIDADE DE CAMPOS, DO 8ºBPM, QUE NO DIA 01/01/2012 AO ASSUMIR O SERVIÇO DAS 8:00 NÃO FORAM PARA RUA, E OS DAS 7:00HS RETORNARAM PARA O QUARTEL, E INICIARAM UMA PARALIZAÇÃO CONTRA ESSA TROCA DE ESCALA PARA 12X24 12X48 E ESSE COMANDO (...). ISSO DUROU ATÉ QUASE 12:00HS E SÓ VOLTARAM COM A PROMESSA DE UMA RESPOSTA DE RETORNO!
COISAS QUE NUNCA ACONTECERAM NO 8º BPM, ESSE COMANDO ESTÁ CONSEGUINDO CAUSAR NOS POLICIAIS MILITARES, NÃO PODEMOS AINDA NOS IDENTIFICAR POIS SOMOS ESCRAVOS DESTE RDPM, MAS NÃO TEMOS MEDO DESTES COVARDES QUE USAM DE UM REGULAMENTO ARCAICO PARA TIRAR VANTAGEM NOS AMEÇAR E HUMILHAR.
OS COMPANHEIROS DO CITADO FATO, FORAM AMEAÇADOS DE SEREM ENQUADRADOS EM MOTIM E DE SEREM ENCAMINHADOS PARA O BEP, MAS NÃO PASSOU DE AMEAÇA POR PARTE DO COMANDO, POIS ISSO SERIA UM ESTOPIM, MUITOS OUTROS DE NÓS QUE SE ENCONTRAVAM DE FOLGA ESTAVAM SÓ ESPERANDO UMA ATITUDE DESSA PARA PARALIZAR GERAL, CHAMAR A IMPRENSA E CAUSAR A MAIOR REPERCUSÃO, QUE IRIA AFETAR OUTROS BATALHÕES DO INTERIOR E DA CAPITAL, TEMOS CELULAS EM OUTROS BATALHÕES E ESTAMOS ORGANIZANDO UMA PARALIZAÇÃO GERAL, VAMOS CHAMAR OS BOMBEIROS E PARAR LITERALMENTE.

Anônimo disse...

A HORA É ESSA , BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES, É AGORA OU NUNCA, VAMOS PARTIR PARA A PARALIZAÇÃO, VAMOS CONVOCAR A TROPA DA ATIVA E A TROPA DE REFROMADOS E RESERVAS, OS DA ATIVA NOS QUARTEIS,,, O RIO VAI TREMER, SÓ ASSIM ELES ACREDITAM , SEM MEDO, JOGUEM ESSA GRTATIFICAÇÃO HUMILHANTE PARA O ALTO.............JUNTOS SOMOS FORTES

Anônimo disse...

Coronel,
A VERDADE INCOMODA!
Concordo inteiramente com o seu Post (Greve na PMERJ E CBMERJ) que, descreveu com fidelidade, a situação das mobilizações nas duas corporações até este momento.
Também creio que os mais dispostos e com coragem suficiente - me refiro a coragem MORAL - para iniciar tal mobilização sejam os Policiais do interior do Estado. Caso isso ocorra, se estenderá como um rastilho de pólvora por todo o Estado.
Os Bombeiros, heroicamente, conseguiram arrebentar por breves e saudosos dias o barbante que os sufocava. Isso poderá voltar a acontecer caso a Pmerj também consiga, finalmente, arrebentar o seu.
JSF!! FORA CABRAL!!!

Anônimo disse...

08/01/2012 17:14
PM vai comprar 400 cavalos de raça
Mais uma loucura de Beltrame

A carga da cavalaria ligeira (Pintura de Augusto Ferrer-Dalmau)

O jornal O Dia revela hoje, que Beltrame mandou comprar 400 cavalos de raça para o RP Mont (Batalhão de Polícia Montada da PM), que hoje dispõe de 130 animais, mais do que o número de policiais cavaleiros. Pelo jeito vamos ter uma Brigada da Cavalaria Ligeira na Polícia Militar. É mais uma insanidade do secretário Beltrame, que há três anos, quis implantar o policiamento de bicicleta nas comunidades, mas se esqueceu que a maioria está situada em morros, e os policiais não tinham como escalar as ladeiras pedalando. Foi um mico que a imprensa preferiu omitir da população para poupar do ridículo o secretário pop star.

Agora, Beltrame quer investir no policiamento a cavalo no Rio de Janeiro. E não vai sair barato essa loucura, afinal 400 cavalos de raça, mais construção de baias, tratadores, adestradores, treinadores para formar cavaleiros e mais alimentação e outros cuidados com os animais, no final serão vários milhões de reais. Em compensação os policiais militares que fizeram plantão no réveillon na Zona Norte denunciaram – e até a imprensa noticiou – que trabalharam sem coletes à prova de bala e passaram o maior sufoco de madrugada, abrigados atrás das viaturas e postes para se protegerem. Para coletes à prova de bala não há dinheiro, mas para 400 cavalos de raça e os complementos, para isso tem.

Podem apostar que essa notícia só vai fazer com que aumente ainda mais o clima de revolta entre os policiais militares, que ganham o pior salário do Brasil e que começam a se movimentar no sentido de reagir e defender os seus direitos e sua dignidade seguindo o exemplo dos colegas do Ceará que fizeram greve e conseguiram um salário mais digno, de R$ 2.634, enquanto no Rio, um soldado ganha piso de R$ 1.277. Com essa falta de sensibilidade Beltrame vai acabar acendendo o pavio.

Das duas uma: ou Beltrame quer reviver a Carga da Cavalaria da Revolução Farroupilha, episódio épico da história do Rio Grande do Sul, ou vai investir num haras da PM, sei lá, para disputar provas no Jockey ou concursos de saltos, na Hípica, onde o filho de Cabral tem seus cavalos e pratica hipismo.

Mas tem mais, na reportagem a tenente-coronel Cláudia Lovain, comandante do RP Mont avisa que também terá que ser construído um hospital veterinário. E lá se vão mais milhões.

É elementar que policiais a cavalo não servem para enfrentar bandidos de fuzil, muito menos para patrulhar as vielas estreitas das comunidades. Policiamento a cavalo é muito usado para conter distúrbios e em manifestações de rua. Não tenham dúvida de que é mais uma medida do pacote de Cabral para reprimir protestos, que tem como carro-chefe a prioridade dada ao Batalhão de Choque com a compra de vários blindados especiais para jogarem gás lacrimogêneo, jatos de água e bombas de efeito moral. Tem gente que ainda não quer acreditar, mas no Rio de Janeiro estamos voltando aos tempos dos “anos de chumbo”.

http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=9861

Anônimo disse...

OS CAVALOS, TEM MAIS VALOR Q PMs....ISSO É UMA VERGONHA......

Anônimo disse...

Vão começar à pipocar na rede os "bizus" afirmando que vai cair o interstício das promoções, o reajuste "casas bahia" vai ser pago de uma só vez, etc....
Tudo, para desmobilizar à todos.
Mesmo que não fosse "contra-informação" e mais promessas mentirosas desses safados, O QUE ADIANTARIA NA ATUAL SITUAÇÃO QUE NOS ENCONTRAMOS????
TEMOS QUE TOMAR VERGONHA NA CARA E PARARMOS DE NOS DEIXAR SER ENGANADOS E ESCULACHADOS POR ESSES BANDIDOS DO COLARINHO BRANCO.

Anônimo disse...

A HORA É ESSA, TEMOS QUE PARAR GERAL ATÉ O CARNAVAL. SEM AUMENTO DIGNO SEM CARNAVAL. TODOS MOBILIZADOS, PMS, BMS, REFORMADOS, PENSIONISTAS, ESPOSAS FILHOS, PAIS, AMIGOS. CHEGA DE VER ESSES POLÍTICOS ENCHEREM SEUS BOLSOS E NOS DEIXAREM COM ESSE SALÁRIO DE FOME. JSF

Anônimo disse...

TEMOS É QUE COMEÇAR A GREVE!!!
AÍ OS INDECISOS ADEREM E O CALDO ENGROSSA DE VEZ.

Um só faz os levantamentos das necessidades e reivindicações. E prepara um plano B para toda tentativa do governo de nos calar. O plano B resumisse apenas a NÂO ACEITO. Como fizeram os nossos irmão do Ceará. Pra cima deles poliçada!!!

SD PM

Anônimo disse...

Só como advertência e demonstração de que ninguém está brincando, porque não desencadear logo Operações PADRÃO e TOLERÂNCIA ZERO??
Esquentar os tambores para o carnaval!!

Anônimo disse...

Por que será que o Blog MILITAR LEGAL, logo agora, está exigindo a identificação (login) dos que querem postar comentários?
ACHO QUE TEM MUITA GENTE PREOCUPADA!!

milton disse...

É A UNICA ALTERNATIVA QUE RESTOU COMPANHEIROS!!!!!!!QUERO VER O BOPE VIR PRA CIMA DA POLIÇADA!!!!!!!!!!!!!O PAU VAI QUEBRARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!!!!

Anônimo disse...

Frase premiada em uma Escola Pública de Aracaju/SE:

“O horário político é o único momento em que os ladrões ficam em cadeia nacional”

Anônimo disse...

Não existe transformação sem um precedente derramamento de sangue(deles, é claro)!
JSF

Anônimo disse...

Amigos, o povo unido jamais será vencido. Se todo o policiamento, motorizado ou a pé, recusar a sair para trabalhar, o crime de motim de fato existirá, assim como houve em fortaleza. O problema é condenar amotinado na AJMERJ e exclui-lo ou licenciá-lo das fileiras da Corporação. A PM não pode fechar as portas, senão o tráfico retomará as áreas ocupadas e as cidades do Estado serão saqueadas pelos marginais, tal como aconteceu em Fortaleza. Com isso, porque temer a greve já? Deixam de ser cagões, pois eu não posso fazer greve sozinho, senão com certeza, eles vão comer o meu fígado lá na AJMERJ, mas 30.000 PM duvido.

Ass: SD revoltado.

jcgarces disse...

OS CARTAZES COM POLICIAL ALGEMADO É CORRETO , AFINAL SÓ SOLDADO É LADRÃO.

OFICIAL JAMAIS SE APROPRIARIA DE ALGO DE OUTREM.

POR ISSO O CARTAZ NÃO TRAZ UM OFICIAL ALGEMADO , VOCE POR ACASO JÁ VIU ALGUM OFICIAL SER PRESO POR CORRUPÇÃO????????

ABRÇOS.

Anônimo disse...

Gente, infelizmente acho que a péssima situação salarial da PMERJ não é culpa do cabral, e, sim, nossa, porque vocês têm medo dele, são cagões, a PM é um gigante adormecido sem pernas, ou melhor, de muleta. Deixam de ser cagões e avante poliçada.

SD PM Cobra D'água

sgt bm ref. figueiroa disse...

Se for acontecer realmente a greve no dia 10/02 podem contar comigo, mas se for para tentar pressionar o governo já cansei desta fase,ser ordeiro e pacifico não é ser enrolado pelo pinóquio .Ele não aceita conversar pois se assim o fosse já teria nos recebido e não ficaria se escondendo atrás de seus seguranças.E SÓ MANDANDO PRENDER .Infelizmente no Brazil tudo se resolve na força que o diga os nossos políticos e comandantes.Cansei de ir nas manifestações e escutar que somos mansos e ordeiros,até os Mansos se rebelam quando são castigados incansavelmente sem razão.

jcgarces disse...

O QUE ACONTECEU NO CEARA VAI ACONTECER NO RIO:

VEJAM ESSE VIDEO :
http://www.youtube.com/watch?v=8-ToEp7Fs3w&feature=related

ABRAÇOS.

Anônimo disse...

Cadê o CMT GERAL da PM??? a é GRATIFICAÇÂO!!! Que Vergonha CMT!!!

Anônimo disse...

Gente, não adianta ir ao palácio e querer negociar com o Cabral, pois ele vai até mandar dizer que não está e tudo lá cercado. Temos que parar e ele que corra atras da gente. A tática é a seguinte: no dia combinado nesse blog, o policiamento não sai dos batalhões, vamos esvaziar os pneus das viaturas para mostrar que estamos mesmo dispostos a tudo. Com isso, o pinóquio vai correr atras da nossa liderança para negociar, através do Sec Seg ou Cmt Geral PM. Olha gente: temos que marcar um horário pontual, preferencialmente no primeiro turno do policiamento e com todas as OPM aderindo, principalmente, o Bope e o Choque - essas duas Unidades são a chave de tudo. Não pode haver traição, senão o movimento vai ficar enfraquecido e nunca mais vamos conseguir nada, OK. Outra coisa: entreguem ou nem peguem arma para trabalhar, senão vão querer dizer que está havendo o crime de revolta, que, pelo CPM, SEGUNDO ME ORIENTOU UM ADVOGADO, é o amotinado com arma. Um abraço a todos. Juntos somos fortes (vim, vi, venci).

SD PM Cobra D'água

Anônimo disse...

ao meu ver esse governo só vai nos levar a serio quando esse bizu de greve sair da net e ir pr as ruas e a tropa na sua grande maioria aderirem ao movimento,TEMOS QUE DESPERTAR O GIGANTE ADORMECIDO

Anônimo disse...

Agora estou começando a acreditar que vamos vencer, já que a pm com sua maioria compreendeu que só unindo forças com bm é que conseguiremos a vitória , IRMÃOS DE FARDA NÃO HÁ OUTRO JEITO , QUE ME DESCULPE A POPULAÇÃO , NÃO SAIAM DE CASA ,O BM E PM VAI PARAR E PONTO FINAL . ESTOU JUNTO .

Anônimo disse...

Bope e choque são bem vindos ,mas não acredito que queiram trocar tiros com os irmãos bastardos ,os mais pobres ,pois a intenção de todos é movimento pacifico,mas se vier para cima de ,eu não vou tomar porrada ,então ou se junta,ou pelo menos não atrapalha,já vou ficar agradecido.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Juntos Somos Fortes!