segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CRISE NA PM: A SUBSERVIÊNCIA OS POLÍTICOS DESTRUINDO A POLÍCIA MILITAR.

JORNAL DO BRASIL:
Rio
08/01 às 15h50 - Atualizada em 08/01 às 15h54.
Em um ano, PM quer formar mesmo número de policiais que nos 5 anteriores.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro pretende formar 7 mil soldados, no período de um ano, entre o segundo semestre de 2011 e os seis primeiros meses deste ano. O número é superior ao número alcançado entre 2006 e 2010, quando 6,4 mil policiais foram preparados pela academia da PM, ou seja, uma média de 1,3 mil por ano.
Segundo o coordenador de Comunicação Social da PM fluminense, coronel Frederico Caldas, formar um grande número de policiais em um curto espaço de tempo “não é o ideal, mas é preciso” diante da necessidade de aumento do efetivo da Polícia Militar, para se expandir as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e para garantir a segurança dos grandes eventos esportivos progrmados para o Rio: alguns jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
“A gente não tem opção. Não é o ideal porque é uma quantidade muito grande [de policiais], que foge ao nosso padrão normal, mas é algo que era preciso fazer. Há um compromisso das autoridades de empregar 16 mil policiais nesses eventos”, disse o coronel, que também trabalha há 20 anos, como instrutor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), a academia de praças da PM.
Segundo o coronel, apesar de ser um esforço maior do que o normal, a Polícia Militar tem se preparado desde 2009 para aumentar a capacidade do centro de formação. Ele explica que, no ano passado, foram construídas duas instalações (chamadas de companhias) dentro da academia, para se somar às três que já existiam.
Com as duas novas instalações, que incluem salas de aula e alojamentos para alunos de outros municípios, a capacidade do centro, de acordo com o coronel Frederico, aumentou de 3,6 mil por ano para cerca de 8 mil.
A PM está adotando outras medidas para tentar manter o padrão do curso, ampliando o refeitório e o número de instrutores. A polícia começou a pagar aos instrutores (R$ 65 por hora-aula) e formou um banco de talentos para contratar profissionais de outras áreas. O curso continua durando seis meses.
O coronel disse que não acredita numa perda da qualidade do curso de formação, devido ao aumento do número de alunos. “Claro que dar aula para 30 alunos não é o mesmo que dar aula para 60, 70 alunos. Mas não digo que eles serão malformados. Eu, por exemplo, fui soldado da PM e, em 1984, estudei no Cfap. Posso afirmar que minha formação, naquela época, não era melhor do que hoje em dia”, disse.
De acordo com o oficial, a expectativa é que essa situação só se mantenha até 2014, quando se encerra o cronograma de implantação das UPPs. Depois disso, o número de alunos do centro deve retornar à média histórica.
Comento:
Parabéns ao Jornal do Brasil que, mais uma vez, mostra a força da mídia independente do Rio de Janeiro, denunciando esse verdadeiro "CRIME" contra a população. Como temos denunciado insistentemente, a Polícia MIlitar está formando muito mal e em condições precárias, milhares de novos Soldados apenas para satisfazer os interesses políticos do governador Sérgio Cabral e do secretário de segurança Beltrame.
Respeitosamente, tenho que lamentar o fato de um Coronel de Polícia ainda tentar justificar tamanho absurdo, pois TODOS na Polícia Militar sabem que isso não está funcionando. Apesar dessa situação bizarra, a fala do Coordenador de Comunicação Social trouxe um dado importantíssimo para a população fluminense, fala que será tema de um assunto que publicarei amanhã.
Amor corporativo, quem será que o proibiu na PMERJ?
Prezados leitores, não esqueçam que esses milhares de PMs mal formados estarão nas ruas do Rio de Janeiro, armados de fuzil (armas de guerra), protegendo seus familiares e amigos.
Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

Anônimo disse...

quanto mais soldados.
mais é a chance de se parar tudo, pois os recrutas não temem nada e nem a ninguém, já estão sendo formados sabendo que vão para a guerra,

Anônimo disse...

E depois, em alguns "debates matinais" nas duas maiores redes de rádio "chapas-brancas" do Estado (Globo e tupi) cansam de esculachar a PM dizendo que a maioria são despreparados. A coisa então vai piorar mas, devidos às contas publicitárias, esses SAFADOS não vão criticar a safadeza que está em andamento.
BANDO DE FDPs.!!!

SGT RUFINNO disse...

Caros companheiros, gostaria da ajuda dos que estão na ativa, para poder me explicar o que esta acontecendo com os policiais que estão começando, haja vista que após ter sido reformado, ainda continua trabalhando para não morrer de fome, mais o que mais me chama atenção é a postura dos novos policiais que estão fazendo o policiamento de POG, pois sinto que eles não estão seguros, tais indagações eu faço pelo fato de todos os que eu tenho observados não retiram a mão da coronha de suas pistolas, que já se encontram com o fecho do coldre aberto, gostaria de saber se os mesmos foram instruídos a tais comportamento, pois ao meu ver isso é muito perigoso, ao mínimo susto o policial ira fazer uso do seus instrumento de trabalho e nos sabemos que uma pistola semiautomática dispara com certa facilidade. Agradeço a quem poder me informar se os mesmo seguem orientação do Of de dia da Unidade ou isso é uma determinação do CMT Geral.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Juntos Somos Fortes!