quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SISTEMA POLICIAL BRASILEIRO – OPINIÕES.

Prezados leitores, bom dia!
1) Caro oficial,
Não sei por qual motivo defendes tanto este sistema que ninguém suporta mais. A mídia, o povo, as praças e tantos outros não depositam confiança na nossa PM. Lá se vão mais de 200 anos e não conseguimos prover a tão falada sensação de segurança nem conquistar o respeito mínimo das pessoas. São tantos casos para estudo indicando que algo precisa mudar, que chega a ficar feio vê-lo, de maneira frenética, rebatendo todo tipo de argumentação que apenas visam melhorar o atendimento da polícia ostensiva aos nossos familiares e amigos. Parece vaidade mesmo. Sair em defesa de algo que TODOS sabemos não funcionar, parece-me legislar em causa própria. Ter estudado medicina legal e outras disciplinas enchem o nobre oficial de orgulho, mas não tem resolvido o problema do nosso povo: POLICIAIS PRATICANDO O POLICIAMENTO OSTENSIVO NAS RUAS para garantir vidas e patrimônios, ao impedir atos criminosos pela PRESENÇA.
No mais, não somos inimigos, não fique aborrecido... apenas estamos usando aquilo que praças de outros tempos não ousariam usar: o pensamento. ISTO É DEMOCRACIA, e é por posturas como a sua que uma polícia militar não cabe mais.
Obrigado aos policiais ostensivos que desejam mudar o que já está provado não ser útil - mesmo que a minha sugestão não seja a melhor - e ao Cel Paúl por não censurar o pensamento desenvolvido por se tratar de um praça.
O primeiro passo para melhorarmos como instituição, é reconhecer que há algo de errado... e precisa ser mudado mesmo que os espadins não tenham mais utilidade.
Sgt Foxtrot (anônimo - já sabem o porquê -, mas vitorioso por ter espaço para externar o pensamento com respeito aos oficiais do bem)
2) A que ponto chegamos. Um problema tão complexo quanto a decadência institucional da PMERJ apresentada de forma tão simplória e com soluções tão absurdas. Fica difícil dar credito a quem só enxerga a PM de baixo para cima e se arvora em conhecedor profundo da Corporação, mesmo de sua alta administração, cujo funcionamento ate mesmo muitos oficiais desconhecem. Creio na critica construtiva, mas apenas por quem tem conhecimento para fazê-la. Sargento discorrendo sobre o modelo policial mais adequado ao Brasil chega a ser risível. Que estudo tem para isso? Em que baseia suas teses? Vá estudar. Se não quiser, vá pentear macacos e nos poupe de tanta besteira. Militarismo não e sinônimo de ineficiência, muito pelo contrário. Baderna, indisciplina, amadorismo sim atravancam o serviço público de qualidade.
Cel Paúl, o senhor concorda com tanta asneira, como a que publicou no texto? Duvido.
Anônimo.
Juntos Somos Fortes!

10 comentários:

Anônimo disse...

O senhor continua se valendo da condição de oficial para repelir argumentações feitas por alguém que aponta as falhas, os erros, os desmandos existentes, por ter sido a origem praça. Sou Sargento, sim, excelentíssimo oficial. Sargento com vontade de ver mudanças radicais neste ineficaz sistema policial brasileiro - aliás, o dono do blog não pediu postagens concordando com ele, mas sim opiniões acerca do tema, e eu postei as minhas. Prova maior de que a maioria dos oficiais são verdadeiros imperadores é a sua posição diante de um debate aberto: ridiculariza a opinião alheia porque, em tese, "é superior". Sua superioridade, nobre, é administrativa; o que estudastes na academia não lhe deu poder de polícia maior do que o meu... e para seu governo, tenho seguido a única coisa de tantas falas arrogantes proferidas por vossa majestade: estou estudando muito. Meus textos têm provocado a sua ira justamente porque praça não poderia ter estudado ao ponto redigir um texto como esse; mas este fato não faz de mim uma PESSOA melhor do que você, por exemplo.
Camaradas, minhas teses são baseadas e fundamentadas naquilo que se pode ver, mas não se pode mudar porque a maioria dos OFICIAIS não querem perder o queijo, como na fábula dos ratinhos (Who moved my cheese?). Não é preciso estudar muito para ver que este modelo de polícia não atende ao modo democrático, como também não trás nenhum benefício ao cidadão - em tese nosso cliente - somente porque é militar. Cara, vá para o Exército, Marinha ou FAB, pois o seu texto deixa bem claro o porquê de estarmos discutindo o assunto. Abra sua mente e entenda, de uma vez por todas, que o modelo polícia militar só é bom para os oficiais e suas tradições militares. O cidadão não precisa de uma polícia com companhia de músicos, assim como não precisa mais da imposta disciplina moral e cívica nas escolas secundárias. Recusar-se a ver as mudanças necessárias é recusar-se a ver as mudanças ocorridas na sociedade; seu orgulho por possuir uma espada o impede de agir de maneira civilizada e discutir o que foi proposto pelo blog, e isso mostra o quanto estudastes e o quanto és respeitoso com seus subordinados. Eu poderia lhe falar sobre minha graduação e pós, mas soaria como petulância. O que o senhor diz se tratar "asneira", "tanta besteira" é o seu ego de oficial aflorando. Não sou amador, não sou indisciplinado e não sou inimigo da polícia militar; pelo contrário, sou parte dela e, por isso, me atrevo a falar sobre o que há de errado. Minhas proposições e seu frenesi vão acabar deixando mais claro ainda os porquês do fim de uma polícia onde meninos frustrados por não ingressarem as FFAA - como você - brincam de infantaria com as conquistas da sociedade. Quando o governo militar permitiu a anistia, abriu o caminho para a redemocratização consolidada na dita Constituição cidadã... Pena os legisladores terem ficado na inércia quanto ao fim das Polícias Militares. Talvez a extinção não tenha ocorrido por único motivo: É bartinho aos cofres públicos (PM)e o funcionário não tem direito algum. Outro motivo é o regime militar permitir a gente prepotente como você silenciá-los pela força de regulamenros arcaicos.

Seja sincero, você considera a nossa polícia eficiente? Mas não se iluda tanto, pois a história atual verificada nos assentamentos do MP, mostra que a democracia está chegando para nós também. Bom seria, se aqueles oficiais que gostam de ser apenas militares - como vossa majestade - pudessem ser transferidos às FFAA... Assim, não teríamos de ver mais um sujeito como você: orgulhoso por ser chamado administrador de uma empresa rejeitada, mal remunerada, desorganizada e abrigo para um monte de bandidos.
Sgt Foxtrot (sargento do séc.XIX)

Anônimo disse...

Senhor Coronel Paúl,
Tenho profundo respeito ao senhor e aos Oficiais de bem da nossa Polícia Militar. Não tenho a menor intenção em ser desrespeitoso com quem quer que seja - subordinado ou superiores -, pois apesar de entender que algo precisa ser mudado urgentemente em tal instituição, ainda a tenho como militar e, por isso, sigo sempre pela legalidade. Inconcebível, não é ser Praça discorrendo sobre pretensas mudanças na administração, creio ser proveitoso debater ordeiramente, até pelo fato de que, no passado, meu pares não dispunham de voz para tal;inconcebível é tentar desclassificar alguém, e os seus pensamentos, pelo fato de não ser Oficial. Ilustre Coronel a quem já estive subordinado diretamente, sei o quanto anseias por mudanças, assim como sei o quanto amas ser militar. O fato é que sua inteligência, experiência e sofrimentos o fizeram ver que, ou lutemos por uma polícia eficiente e respeitável, ou nos conformemos com o repúdio das pessoas de bem.

Não sou o dono da verdade,minhas sugestões podem não ser as melhores, mas tenho a ceteza que o senhor posta os meus textos porque sabes que aqui há um dos tantos homens de bem desta polícia querendo vê-la a salvo dos verdadeiros inimigos... mesmo que para isto ela tenha que mudar de nome e regime.

No mais, fico feliz por ter a certeza de que, em uma nova polícia ostensiva, precisaríamos dos respeitáveis Oficiais Policiais e suas experiências na CI, Corregedoria e outras atividades cuja a honra e respeito são ainda presentes em muitos Oficiais e Praças da PMERJ.

Quando o senhor acreditar que redigi algo desrespeitoso a quem quer que seja... pode recusar, continuarei querendo uma polícia melhor, mas o meu respeito pelo o que o senhor representou na PM continuará o mesmo, inabalável.

Sgt Foxtrot (livre para expor seus pensamentos, mesmo que eles desagradem os donos do queijo).

Anônimo disse...

Digo e repito,QUEM GOSTA DE PRAÇA É POMBO!!!!!!!!!!!!!!
Quer dar opinião sobre segurança pública, quer dar opinião sobre policiamento ostensivo Sgt Foxtrot, que tivesse estudado, feito um vestibular dificílimo e perdido 3 anos de sua vida dentro de uma academia estudando, depois fizesse cursos de aperfeçoamento em nível de pós-graduação, CAO, CSP, para poder dar pitaco em alguma coisa.
Mas ainda tem tempo. Vestibular da APM D não tem limite de idade para quem é militar. Atá lá, junta todas as suas divisas, não dá uma estrela minha sequer.

GLADIADOR disse...

Parece piada este oficial dizer que o vestibular para ser um oficial da pmerj é dificílimo,tenho 2 amigos,como também conheço outras pessoas e PRAÇAS da corporação,que foram aprovadas e nem sequer fizeram curso preparatório,se classificaram dentro do número de vagas.
Para ser oficial da pm,basta tão somente o 2º grau,mesmo requisito para praças da corporação,ficar 3 anos na ESFO é o mesmo tempo para formação de um aluno de nível fundamental em qualquer escola pública,e ainda diz em aperfeiçoamento em nível de pós graduação,é de matar de rir,quer comparar uma FACULDADE com uma ESCOLA de formação? Oficial,quero ver você com o seu diploma de nível médio ou pós médio na esfo,tentar um concurso para qualquer instituição que exija nível superior.
Cabe observar,que os oficiais são tão bons administradores,estudaram durante três longos anos e qual a melhoria que se viu na instituição durantes estes árduos longos 200 anos que se passaram?
A pmerj caminha para sua breve extinção,tudo isso pela ineficiência dos seus grandes e estudiosos administradores(oficiais),no mais,vimos ultimamente o caso do Beltrami e muitos outros oficiais corruptos,que agora estão conhecendo os corredores do judiciário,graças a eficiência da tão criticada PCERJ,que faz o serviço que a pmerj deveria realizar e não o faz,ou seja,prender os seus oficiais(administradores) corruptos,o que é vergonhoso,quanto a sua estrelinha e a de muitos de seus pares só tem validade mesmo dentro da nossa corporação,até porque, qualquer detetive de polícia,prende oficial,e a suas estrelinhas de oficial não tem validade nessa hora?
Caro Oficial,eu e como muitos praças Bacharéis em Direito,queremos vôos mais altos em nossas vidas,se contente na sua aposentadoria como Ten.Cel,isso se você não quiser estudar e se formar em uma verdadeira FACULDADE de nível SUPERIOR,não pode ser a distância,mais pelo visto,você é mais um oficial acomodado com aquelas promoções meteóricas sem nenhum esforço do intelecto e com as vaidades que infelizmente o oficialato proporcionam na pmerj,claro que não é a regra,e na reserva remunerada,OU REFORMA POR SURDEZ,enfie a sua estrelinha no ....armário(para ser educado),ou faça um quadro,terá uma grande utilidade decorativa.

Anônimo disse...

QUEM GOSTA DE OFICIAL É A PCERJ!

Alexandre, The Great disse...

Alô GLADIADOR!
Apenas para constar: o Vestibular da APM é Estadual (UERJ). A relação candidato X vaga supera 200 X 1.
Mas é mera informação.

Anônimo disse...

PARABÉNS À TODOS OS GUERREIROS QUE ESTÃO NESSA LUTA...CEL PAUL, QUERO DEIXAR MEU AGRADECIMENTO EM ESPECIAL AO CB DACIOLO...ESSE CARA FOI UM GUERREIRO DE TER BOTADO A CARA E DE SE EXPOR ASSIM...QUE DEUS CONTINUE NOS DANDO FORÇA PRA LUTAR, POIS SABEMOS QUE A VITÓRIA ESTÁ PRÓXIMA....OBRIGADO CEL PAUL POR TUDO QUE O SENHOR TEM FEITO TAMBÉM PELA NOSSA CLASSE. É AGORA OU NUNCA....TEMOS QUE AGRUPAR....PMS BMS E PCS...DACIOLO, AONDE VC ANDAR SERÁS RESPEITADO POR NÓS BMS....AH SE TIVÉSSEMOS OFICIAIS (PRINCIPALMENTE OS LÁ DE CIMA) COM ESSA FIBRA, SENSATEZ E MORAL QUE VC TÊM....TUDO SERIA MUITO DIFERENTE...POR FAVOR, NUNCA DESISTA DA NOSSA LUTA!!!

GLADIADOR disse...

Alexandre, The Great

Vai ensinar seu Equus africanus asinus a comer pão com margarina,no mais,eu sei que o vestibular da UERJ é Estadual,para se inscrever basta o 2º grau completo,será oficial com nível médio,se não quiser cursar uma Faculdade e ter um diploma SUPERIOR reconhecido,se não entendeu,entenda agora,quanto a candidato por vaga,200 por 1 é o que você diz,no mais,dificuldade existe em qualquer prova,mais não da forma que foi descrita pelo oficial,a pmerj é tão bem administrada(oficiais)QUE ESTUDARAM MUITO(3 ANOS),e está esta zona toda,e não entre numa discussão que não é sua.

CABO PM disse...

Com 2º grau, mínimo exigido até para Gari da Comlurb(nada contra),prestar um concurso,e se for aprovado,ser oficial de polícia,onde serão os grandes e sábios administradores desta instituição bicentenária,vejam que maravilha,por isso que a nossa pmerj está desta forma,que o diga meu amigo HUGO,que não gostava de estudar,adorava cortar um carrinho,conhecido como HUGO PTZEIRO e agora é oficial da pmerj,isso tudo porque o Alexandre The Gretchen diz que a relação candidato por vaga é de 200 por 1.

Anônimo disse...

No dia em que as polícias miitares forarem extintas para ceder o lugar a uma polícia ostensiva, seu bobão de ego aflorado, as suas estrelinhas não servirao para nada, pois, repito, a sociedade não precisada de corneteiro, banda marcial e tantas outras coisitas criadas pelo mundo militar para o mundo militar (coisas, diga-se de passagem, muito úteis aos verdadeiros militares).

Um sujeito como você não teria emprego - nem nas FFAA, pois elas não consideram oficial das PM como nada - porque passou a vida toda preocupado com o dia de se tornar coronel (ter P4, acordo com bicheiro, empresa de ônibus, DAS à disposição) e esqueceu de se qualificar para o mundo.

Qualquer recém incorporado à Polícia Rodoviária Federal tem o salário que você almeja como coronel. Estudastes tanto... Se diz único capaz de discorrer sobre a administração da PM? Quem te disse que o curso de oficial lhe garante isso? E quem te disse que para ser praça não foi necessáro estudar? Em que ano estás, seu ridículo?

Não estamos mais naquela época em que oficial momopolizava as informações... além do mais, os conhecimentos que tornam um indivíduo inteligente e capaz de discorrer sobre qualquer assunto não são os conhecimentos militares. Hoje (era da web), seu bobão, qualquer um tem acesso a qualquer assunto.

Cara, quando você amadurecer verás que a sua espada não lhe serviu para nada. Na reserva remunerada serás um frustrado com salário ridículo, pois a condição de mandatário para manipular a administração pública em proveito próprio terá sido encerrada. E eu, como muitos outros praças e oficiais sabedores de não somos nada, estaremos vivendo dos nossos "poucos estudos" úteis ao mundo globalizado.

E CFO só é curso superior para bobos como você. O vestibular da UERJ (respeitável por sinal) é tão somente uma forma de fazer a seleção para o preenchimento de vagas. O que mais você estudou, além do seu dificílimo CFO? Concluistes uma graduaçao de verdade, uma pós, um mestrado, um doutourado...

ACORDA, imbecil... aquele tempo em que se tornar oficial da PM era tudo - mandava, desmandava, cometia abusos sem consequências de responsabilização e o praça ficava calado para não entrar em briga para cima já passou. Você sabe o porque de tantos oficiais e praças estudando para ingressar em outros órgãos? Claro que não! Sua mente tem a ideia fixa de que Oficial é tudo.

Parafraseando o Cel Paúl: "se da mente dos oficiais só saissem ideias brilhantes a PMERJ não seria isso que é".

Sgt Foxtrot