segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SISTEMA POLICIAL BRASILEIRO – NOVOS COMENTÁRIOS.

COMENTÁRIO POSTADO:
Concordo em algumas partes, assim como sou favorável a uma porta única na PC também.
Entretanto, vê-se que o autor do comentário não possui experiência alguma com o militarismo idem "policial-militarismo". Se ele tivesse familiares militares ou PMs (daqueles que gostam é claro) entenderia e não faria chacota de coisas que os militares guardam para o resto de suas vidas e são objeto de regozijo até após a passagem para a reserva. Excessos? Sim, existem. Mas não me parece razoável que os civis nas faculdades matem calouros como também volta e meia acontece.
Também não é verdade que as praças "nunca desfrutem das pompas do oficialato". Ele desconhece que as praças da PM do Rio podem chegar a oficial superior, major, acima de capitão e, por incrível que pareça, alguns praças não querem/aceitam todas as responsabilidades do posto alegando que são de outro quadro e não deveriam fazer coisas do tipo comandar uma Companhia (Vai entender né?).
Finalmente, ele também desconhece que o currículo de um oficial PM não é centrado em militarismo ou administração e, sim, que isso faz parte do seu universo de estudo, assim como medicina legal, investigação, planejamento de operações, postura/atuação em serviço ostensivo, Direito Penal, Civil, Militar e outras centenas de assuntos que o deveriam deixar, 99% das vezes, sinto dizer SIM, em condições técnicas superiores aos experientes praças, até porque a responsabilidade de supervisionar o serviço é deles (oficiais).
Acho difícil que um médico faça um curativo melhor que um enfermeiro, assim como acho difícil que um engenheiro vire concreto melhor que um pedreiro mas, também acho, 99% dos médicos e engenheiros deveriam reunir melhores condições técnicas, pelos anos de estudo. Quando o pedreiro é bom, dá aula pro engenheiro e faz respeitar-se perante jovens engenheiros mas, tenho certeza, o Sr mora em prédio que possui uma planta assinada por um engenheiro. Na PM é a mesma coisa. Quando o praça é bom, faz-se respeitar pelo aspirante e este aprende com aquele o que é possível aprender, dentro da função de cada um. O resto, sr, é relacionamento humano, hierarquia da empresa, destino, cultura e uma infinidade de outros fatores que não permitiriam, no momento, acabar com os oficiais, promover todas os praças, ou acabar com os militares, não obstante muitos não entenderem que tipo de prazer podem sentir umas pessoas reunirem-se todos os anos para dar gargalhadas com as situações de "bicho e veterano" ou com as situações que passaram com aquele Sargento no curso de soldado, lembra do anúncio da Tigre, "NO CHÃO!"? Haverá sempre os que não gostam de cultuar tradições e preferem reunir-se para comentar sobre o último episódio do Big Brother.
Anônimo.
Juntos Somos Fortes!

9 comentários:

Anônimo disse...

BRAVO....!!!!....texto perfeito....parabéns....!!!... assino embaixo..

Subtenente do Exército - Amazônia

SELVA!!!!

JUNTOS SOMOS FORTES...!!!

Anônimo disse...

No Brasill, com o golpe militar de 64, surgiu a idéia de se criar uma força militar auxiliar às Forças Armadas com a finalidade de se combater os opositores do regime militar. Assim, em São Paulo, fundiram-se a Guarda Civil e a Força Pública, dando origem a Polícia Militar, fato que ocorreu nos outros Estados da Federação.
Naquela época, as Polícias Militares estavam subordinadas diretamente ao Exército e obedientes aos preceitos da ideologia da segurança nacional, tão ao gosto do regime ditatorial. Tanto isso é verdade que boa parte dos comandos das Polícias Militares passaram a ser exercidos por oficiais superiores do Exército; a Polícia Militar passou a atuar como força auxiliar no combate às organizações políticas de esquerda, como passeatas, greves, comícios, protestos, etc. Ocorre que finda esta tarefa, passou a PM, então, a combater o crime convencional, sem haver, no entanto, uma mudança profunda na sua estrutura e nas práticas de atuação,o que ocorre até os dias atuais.
De qualquer forma, não se pode admitir duas polícias no mesmo Estado da Federação, regidas ambas por regras próprias e inteiramente diferenciadas, havendo uma duplicidade de orçamento, de patrimônio, meios de transporte, de pessoal burocrático, cada uma sob um comando e subordinadas, na prática, a autoridades diversas.
A unificação das Polícias não significa, em absoluto, a perda da hierarquia e da disciplina existentes na PM, até porque todo o funcionalismo público está sujeito a tais regras fato este ,sempre alegado pelos oficiais,ser um servidor civil nunca foi sinônimo de indisciplina ou de falta de hierarquia, pois todos estão submetidos a regras estatutárias que devem ser cumpridas sob pena de punição disciplinar e até de exoneração do serviço público.
Na verdade não precisamos de uma polícia militarizada,devemos separar isso das polícias,a sociedade não quer saber se o policial é capitão,sargento ou soldado,ela quer a presença policial e isso já basta.
A disciplina que o regime militar impõe,fica restrita somente aos praças,isto é fato,o resto é balela,a sua colocação é totalmente conservadora,quanto aos praças chegarem ao posto de major,só conheci um nesta pmerj,e mesmo assim ultrapassando seus 30 anos de sofrimento na corporação,não temos os direitos constitucionais preservados,muitos praças,são presos por pura vaidade de muitos oficiais,por coisas banais,que se utilizam deste regulamento arcaico e covarde como uma forma controladora e de satisfação pessoal.
A PMERJ é a ovelha dolly do Exército,até hoje o Alto Comando do Exército tenta explicar a diferença prática entre um 2º e um 1º Tenente, enquanto que o Subtenente nem mesmo é considerado oficial,na PM ainda tira serviço,pasmem,de "Oficial de dia",sendo relegado ao status de praça junto com os sargentos e o resto da ralé.A PMERJ ainda carrega título de " força auxiliar",o pior é que o Exército está realizando função da PMERJ e tem policial ainda criticando o auxílio da PCERJ,no patrulhamento ostensivo(isto porque a pm ganha uma fortuna),mesmo que não inserido na CRFB,nem mesmo a PM consegue dar conta das suas atribuições constitucionais,o que por sinal é vergonhoso.
Enfim,fomentar tradições,se fosse fala da pmerj,podemos dizer que é modelo de tradição arcaica e já ultrapassada para o sistema policial vigente,que não condiz com a nossa realidade,como disse anteriormente "militarismo",somente para as "forças armadas",quem quer o militarismo na polícia são os oficiais,nós praças,queremos uma polícia única,bem remunerada e estruturada,regida pela nossa CRFB/88.

Anônimo disse...

porque um soldado nao pode chegar a coronel full!sem ser pela prova direta da ufrj!mas que passe por formaçao necessaria...
a experiencia nao conta?
até porque como um coronel cmt pode entender as necessidades de praça se não passou por ela?
a experiencia nao qualifica?
nao acho,mas tenho certeza que este seria um passo a se dado para resgatar a dignidade de toda coorporaçao...
um incetivo nesta instituiçao.

Anônimo disse...

Comentário perfeito.
Chega de falsos reformistas que não sabem o que dizem e querem apenas criar condições para obter vantagens sem fazer esforço.

Anônimo disse...

Vê-se que as pessoas em geral não tem conhecimento algum de causa. Há dezenas de majores vindos de praça e outras dezenas de capitães. Auxílio da PCERJ no PO???????? Não consegue inúmeras vezes conduzir para a cadeia os presos que a PM apresenta! Quem não consegue dar conta do seu serviço são as outras instituições amigo, e não a PM.
Vamos só falar do Sistema Criminal:
Há vagas nas cadeias para todos os presos que as PMs apresentam?
As Polícias Civis conseguem autuar e concluir inquéritos na medida das necessidades de ocorrências no país?
A Polícia Federal cumpre a sua atribuição constitucional de repressão ao tráfico ou as PMs é que estão na linha de frente (mesmo sem o poder da investigação)?
O judiciário julga a contento (e com tempo) os processos que lhe são enviados?
O Legislativo tem atualizado as leis penais de acordo com as necessidades e criatividade dos criminosos do 2º milênio ou as leis ainda são do tempo de amarrar cachorro com linguiça?
O país possui agentes de condicional para verificar o que andam fazendo os milhares de beneficiados com a soltura após os malfalados PMs os prenderem dezenas de vezes?
É, amigo, o buraco é mais embaixo. Chega de culpar a imperfeita PM por erros que a população sente na pele mas não sabe nem a quem reclamar.

Anônimo disse...

16 de janeiro de 2012 16:27

Você disse dezenas? Ah sim,num universo de praças você acha isso o máximo? Ter que esperar mais de 30 anos,já caindo aos pedaços para ser major ou capitão você tá de brincadeira para não dizer outra coisa.
Amigo quem condena é o juiz não o Delegado,você que não tem conhecimento nenhum de nada,se não há vagas nas cadeias isso não é culpa da PCERJ,e sim do Governo nem podemos culpar o sistema penitenciário por isso.
O Ministério Público é o órgão responsável pelo controle externo da Polícia e no Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), ofereceu dia 11 deste mês, quatro denúncias por homicídios qualificados registrados como autos de resistência. Oito policiais militares são acusados de matar seis pessoas durante incursões em favelas. Em todas as denúncias, o MP requereu a suspensão do exercício da função policial militar e a cassação da autorização de porte de arma de fogo. Em todos os casos, logo após a execução das vítimas, os PMs tentaram impedir a realização de perícia no local dos crimes, sob o pretexto de que prestavam ajuda. Eles simularam hipóteses de socorro levando os cadáveres aos Hospitais Getúlio Vargas e Carlos Chagas. Consta na denúncia que a quantidade de disparos efetuados e os pontos dos ferimentos, minuciosamente detalhados nas provas técnicas, indicam que as vítimas não tiveram qualquer chance de defesa.
Enfim,realmente o buraco é mais embaixo,os PMs envolvidos no caso Juan, somam juntos, 37 autos de resistência. Só o sargento Isaías Souza do Carmo, de 48 anos teve o nome envolvido em pelo menos 18 registros (sem contar o caso de Juan,de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, nos quatro primeiros meses de 2011, 1.929 pessoas sumiram, sem deixar pistas. De 2007 até este ano, foram 22.533. Desaparecer, por si só, não é crime, mas casos como o de Juan se encaixariam nesta estatística facilmente,e se eu continuar a comentar aqui não caberia espaço.

Anônimo disse...

SGTs ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SAÚDE(QPMP-06)
AO LONGO DOS ANOS, NÓS PRAÇAS DA ÁREA DE SAÚDE DA PMERJ, SOFREMOS COM A DIFICULDADE DE FLUXO EM NOSSAS CARREIRAS, DEVIDO A AUSÊNCIA DE CURSOS REGULARES NA CORPORAÇÃO, E MAIS UMA VEZ ESTAMOS SENDO ESQUECIDOS,GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES, NECESSITAMOS DE TRATAMENTO IGUALITÁRIO, PELO MENOS NO Q TANGE A ASCENÇÃO FUNCIONAL(PROMOÇÕES)COMO VAI ACONTECER COM OS COMBATENTES. EXISTE A NECESSIDADE QUE TODOS OS 2ºSGT ESPECIALISTAS REMANESCENTE CO CFSEsp/2005 SEJAM TAMBÉM MATRICULADOS SEM NECESSIDADE DE CONCURSO NO CAS/CASAS A DISTANCIA E NÃO HAJA INTERSTICIO A CUMPRIR PARA PROMOÇÃO DE 1ºSGT E QUE SEJA REVOGADO O PARAG. 6º ART 1º DO DEC 23673 DE 03/11/97 QUE IMPEDE OS PRAÇAS ESPECIALISTAS DE SAÚDE DE SEREM PROMOVIDOS POR TEMPO APOS A GRADUAÇÃO DE 2ºSGT, QUANDO PASSAMOS A SER REGIDOS PELO RPP.ESTE PARAGRAFO FAZ E FARÁ, CASO NÃO SEJA REVOGADO, Q SGTs DE SAUDE POSSUAM 20 E 25 ANOS DE EFETIVO SERVIÇO E NÃO POSSAM ASCENDER AS GRADUAÇÕE DE 1ºSGT E SUBTEN DEPENDENDO DE VAGAS E NÃO AUTOMATICAMENTE COMO SEMPRE OCORREU COM OS COMBATENTES
IGUALDADE,EQUIDADE, PARIDADE E ISONOMIA JÁ!!!
BOPE- CHOQUE- UPP-PROERD- GRATIFICAÇÕES
BATALHÕES-GRATIFICAÇÕES POR DESEMPENHO
E NÓS???
SR CMT GERAL O SR TEM ABERTO UM DIALOGO POUCAS VEZES VISTO NA CORPORAÇÃO COM AS PRAÇAS.
POR FAVOR OLHE TAMBÉM POR NOS PRAÇAS ESPECIALISTAS DA SAÚDE.
NÓS PRESTAMOS ASSISTÊNCIA, MAS TAMBÉM PRECISAMOS SER ASSISTIDOS!!!!
NOSSAS ASPIRAÇÕES SÃO POUCAS E PEQUENAS, POREM IMPRESCINDIVEIS, CERTO DE TAMBEM SOMOS MERECEDORES DE VOSSA ATENÇÃO.
DESDE JÁ AGRADECEMOS
SGT ESPECIALISTAS (QPMP-6)DA AREA DE SAUDE DA PMERJ.

Anônimo disse...

SGTs ESPECIALISTAS DA ÁREA DA SAÚDE(QPMP-06)
AO LONGO DOS ANOS, NÓS PRAÇAS DA ÁREA DE SAÚDE DA PMERJ, SOFREMOS COM A DIFICULDADE DE FLUXO EM NOSSAS CARREIRAS, DEVIDO A AUSÊNCIA DE CURSOS REGULARES NA CORPORAÇÃO, E MAIS UMA VEZ ESTAMOS SENDO ESQUECIDOS,GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES, NECESSITAMOS DE TRATAMENTO IGUALITÁRIO, PELO MENOS NO Q TANGE A ASCENÇÃO FUNCIONAL(PROMOÇÕES)COMO VAI ACONTECER COM OS COMBATENTES. EXISTE A NECESSIDADE QUE TODOS OS 2ºSGT ESPECIALISTAS REMANESCENTE CO CFSEsp/2005 SEJAM TAMBÉM MATRICULADOS SEM NECESSIDADE DE CONCURSO NO CAS/CASAS A DISTANCIA E NÃO HAJA INTERSTICIO A CUMPRIR PARA PROMOÇÃO DE 1ºSGT E QUE SEJA REVOGADO O PARAG. 6º ART 1º DO DEC 23673 DE 03/11/97 QUE IMPEDE OS PRAÇAS ESPECIALISTAS DE SAÚDE DE SEREM PROMOVIDOS POR TEMPO APOS A GRADUAÇÃO DE 2ºSGT, QUANDO PASSAMOS A SER REGIDOS PELO RPP.ESTE PARAGRAFO FAZ E FARÁ, CASO NÃO SEJA REVOGADO, Q SGTs DE SAUDE POSSUAM 20 E 25 ANOS DE EFETIVO SERVIÇO E NÃO POSSAM ASCENDER AS GRADUAÇÕE DE 1ºSGT E SUBTEN DEPENDENDO DE VAGAS E NÃO AUTOMATICAMENTE COMO SEMPRE OCORREU COM OS COMBATENTES
IGUALDADE,EQUIDADE, PARIDADE E ISONOMIA JÁ!!!
BOPE- CHOQUE- UPP-PROERD- GRATIFICAÇÕES
BATALHÕES-GRATIFICAÇÕES POR DESEMPENHO
E NÓS???
SR CMT GERAL O SR TEM ABERTO UM DIALOGO POUCAS VEZES VISTO NA CORPORAÇÃO COM AS PRAÇAS.
POR FAVOR OLHE TAMBÉM POR NOS PRAÇAS ESPECIALISTAS DA SAÚDE.
NÓS PRESTAMOS ASSISTÊNCIA, MAS TAMBÉM PRECISAMOS SER ASSISTIDOS!!!!
NOSSAS ASPIRAÇÕES SÃO POUCAS E PEQUENAS, POREM IMPRESCINDIVEIS, CERTO DE TAMBEM SOMOS MERECEDORES DE VOSSA ATENÇÃO.
DESDE JÁ AGRADECEMOS
SGT ESPECIALISTAS (QPMP-6)DA AREA DE SAUDE DA PMERJ.

Anônimo disse...

Para uma polícia não cabe mais o título e os procedimentos militares.

Apenas, e tão somente nos casos de intervenções táticas são úteis as técnicas específicas herdadas dos militares. No mundo inteiro existem unidades com esta qualificação... nem por isso são militares: atuam quando é necessário e o resto do tempo permanecem treinando.

Estes que defendem a existência de uma PM, ou estão presos ao passado ou se dão muito bem por ela existir.

Ambos os comentários - o do colega narrando a herança ditatorial e o do colega narrando os autos de resistência - têm muitas verdades, quase a totalidade. Vê-se que os dois policiais anseiam por mudanças... e isto é o que importa: sermos civilizados para discutirmos o que precisa melhorar.

Afinal, independente a qual polícia se pertence, todos queremos polícia eficiente, bem remunerada, respeitada, qualificada e limpa. O resto são vaidades que não levam a lugar algum.

Abraços,
Sgt Foxtrot (apenas policial e anônimo até o dia em que for respeitado como cidadão livre para expressar o pensamento sem sofre retaliações)