domingo, 22 de janeiro de 2012

RIO: MOBILIZAÇÃO DOS BOMBEIROS, POLICIAIS MILITARES E POLICIAIS CIVIS – SUGESTÕES.

Eu não fiz parte da comissão gestora do movimento dos Bombeiros e não faço parte da parte da comissão gestora do movimento dos Policiais Militares, porém dei algumas ideias no primeiro movimento, as quais não foram implementadas. Isso não fez com que eu desistisse de apoiar os Bombeiros e participei de todos os atos, inclusive estive na ALERJ quando foi convocada uma greve que não se concretizou. Apesar de não ter uma ideia aceita pelos Bombeiros, tenho repetido o procedimento e tentado colocar algumas ideias para discussão sempre que encontro com os gestores do movimento, como ocorreu na última sexta-feira. Além disso, procuro postar as ideias nesse espaço democrático, como fiz com os Bombeiros, para que todos os interessados possam conhecê-las, sendo uma forma de contribuição.
Nesse artigo apresento algumas delas, em apertada síntese, por considerar que podem ser úteis ao atual movimento que tenta unir Policiais Militares, Policiais Civis, Bombeiros Militares e Guardas Municipais. Antes de apresentá-las, sugiro aos leitores que leiam o que escrevi em artigo recente sobre a repetição dos erros do SOS Bombeiros, no início dessa mobilização (Link).
Ratifico que ninguém quer fazer greve, ela é um recurso derradeiro, isso significa que devemos investir nos atos anteriores ao dia 10 FEV 12, para que o governo estadual atenda as nossa solicitações, sobretudo em razão do grande apoio social que podemos conquistar para pressionar o governo.
Algumas sugestões:
1) Criar a comissão gestora composta por Oficiais e Praças (ativos e inativos), familiares e pensionistas: Imbuídos de toda responsabilidade para com o povo, criar a comissão é próximo passo, ela é imprescindível. Não basta o voluntariado para integrar a comissão, os representantes precisam ser aprovados em reunião plenária e isso não ocorreu até a presente data. Percebo alguns se auto intitulando representantes, sem qualquer aprovação das categorias. No caso específico dos Bombeiros, penso que seja imprescindível renovar os representantes, diante dos problemas na condução da mobilização anterior.
2) Cientificar à população brasileira sobre a possibilidade da eclosão do movimento grevista: É nosso dever avisar a população brasileira, explicando que estamos lutando por mais de cinco anos, sendo a greve o derradeiro recurso (direito). Deixar claro que não queremos fazer greve, mas deixar também bem claro que ela poderá ocorrer. Não podemos pegar a população de surpresa. O carnaval do Rio de Janeiro atrai brasileiros de todos os estados, além dos estrangeiros de várias partes do mundo.
3) Ter o planejamento como único caminho para a vitória: Planejar todas as ações e os seus prováveis desdobramentos, isso é vital. No movimento SOS Bombeiros ficou evidente a resistência ao planejamento, como se as soluções fossem cair do céu a qualquer momento, o que não ocorreu. O planejamento é condição sem a qual o sucesso fica quase impossível, sobretudo se considerarmos a resistência do governo estadual para atender as nossas solicitações. Cada passo precisa ser planejado exaustivamente, antes de ser implementado, caso contrário, a chance de sucesso é mínima. Todos os desdobramentos devem ser avaliados, para que não repitamos o ensaio e erro do SOS Bombeiros. Temos que ter uma resposta para cada resposta do governo estadual. Percebo que em alguns municípios do Interior o planejamento existe, o que é um fator a ser imitado no Rio de Janeiro. Obviamente, não é possível escrever sobre cada item que integra um planejamento adequado, citarei alguns com os quais tenho maior preocupação.
3.1) Calendário de eventos: É preciso criar e aprovar um calendário de eventos para que todos e todas possam se programar, afinal temos dificuldades financeiras e a participação em cada ato demanda gastos financeiros, desfalcando ainda mais o falido orçamento familiar. No planejamento deve ser observado o aumento de pressão, pois ninguém quer fazer a greve, portanto, antes do dia 10 FEV12 temos que realizar tantos atos quantos forem necessários para aumentar a pressão, em vários locais de grande circulação de pessoas . Precisamos inclusive preparar o desencadeamento da Operação Tolerância Legal (Operação Padrão), a qual é legal, não constituindo nem transgressão, nem crime de qualquer natureza. Todos atos precisa ser coordenados, mas devem obedecer a necessidade da capilarização, temos que ter atos em todos os municípios, preferencialmente.
3.2) Divulgação interna e externa: A internet é um meio de divulgação excelente, porém atinge um número muito limitado de Bombeiros, de Policiais Civis e principalmente de Policiais Militares, que trabalham nas ruas. Temos que investir na divulgação nos quartéis e nos postos destacados, usando o bom e velho panfleto. Criar um panfleto padrão, divulgar pela internet (blogs, sites, redes sociais e emails) é urgente. Assim cada PM, BM ou PC poderá imprimir e distribuir. No tocante à divulgação externa, além dos atos públicos, temos que visitar os condomínios onde residem PMs e BMs, fazendo a panfletagem. Só assim conseguiremos mobilizar os inativos e as pensionistas. Panfletar na área turística da Zona Sul, inclusive na porta dos hotéis é muito importante (texto em inglês). Usar todos os meio de comunicação que queiram fazer cobertura da mobilização, como o SBT irá fazer, por exemplo, assim alcançaremos uma divulgação em âmbito nacional.
3.3) Fortalecer o movimento das esposas: Temos que implementar e apoiar o movimentos dos nossos familiares, os quais estão livres dos cerceamentos dos regulamentos disciplinares atávicos. O ato previsto para o dia 03 FEV 2012, a caminhada do largo do Machado até o Palácio Guanabra, precisa ser um grande sucesso.
Prefiro encerrar o artigo nesse ponto, para que o tamanho do artigo não se torne um desestímulo para a leitura, todavia, não poderia deixar de citar a minha preocupação com a grandiosidade do ato do dia 29 JAN 2012, na Praia de Copacabana. Temos que nos preparar para organizar uma caminhada que poderá envolver dez, vinte, trinta mil pessoas e isso não é nada fácil. Será que estamos pensando nisso ou deixaremos tudo correr solto como ocorreu no ano passado?
Planejar, planejar, ..., planejar e agir.
Juntos Somos Fortes!

9 comentários:

Anônimo disse...

CORONEL PAUL JA COLOQUEI UM AMPLIFICADOR NA CAIXA DE SOM DA FIAT UNO, O SOM ESTA BOM, VAMOS PARA PORTA DOS QUARTEIS DA PM, BM, DELEGACIA E INSPETORIA DA GUARDA MUNICIPAL. JUNTOS SOMOS FORTES!!!

Anônimo disse...

Caro amigo Paúl, como em outras postagem anteriores, deixo aqui minha opinião e meu descontentamento com algumas de suas opiniões que não refletem a verdade dos fatos. O senhor está sempre como foco voltado para os erros do movimento S.O.S bombeiros e critica a sua liderança. Por que não faz o contraponto, mostrando os acertos, o tamanho e a importância do movimento S.O.S bombeiros para o Rio de Janeiro e os demais estados da federação. Poderia ficar aqui descrevendo por horas as contribuições do movimento, mais prefiro acreditar que esse momento passou, agora é hora de UNIÃO. A liderança do movimento já deu mais que exemplo de coragem, ideal e além de tudo sofreu OS DANOS desse processo, fato que não foi compartilhado por todos, não me lembro de ve-lo preso conosco. Nesse momento, o ideal e unir força e não desagregar ninguem do movimento, a não ser que o senhor tenha algum interesse em substituir a liderança. Peço aqui cordialmente desculpas por nem sempre suas opiniões serem aceitas.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
1) Ótimo, faça contato comigo (78716377) e combinamos, vamos levar a voz da nossa luta para todos os cantios.
20 Anônimo (11:39hs), penso que vc está sendo injusto. Não conheço ninguém que tenha enaltecido tanto a mobilização dos Bombeiros e não esqueça que também fui preso. Obviamente, não poderia ser pres no interior do QG, pois como PM não deveria estar lá. O meu receio é a repetição dos erros (o que já está ocorrendo, isso é evidente). Temo que a manutenção da liderança dos Bombeiros possa determinar o fracasso da mobilização. Ratifico que temos que criar uma nova comissão (eu não farei parte), isso é urgente. Essa é a minha opinião, apenas a minha opinião.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Se deixar nas mãos dos "cabeças" do SOS é capaz de, no dia 29/02, dizerem que não convocaram ninguém e que não apoiam a passeata.
Esqueceram do ato "fora cabral"???

Anônimo disse...

Aos companheiros Bombeiros.
Com liderança ou sem liderança.
Acho que não precisa de lideranças para participarem indo a Copacabana.
Se os líderes ainda não são "eficientes",
naturalmente surgirão outros lideres.
NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR!!!!!
OPORTUNIDADE ÚNICA!!!!

Anônimo disse...

Isso aí , galera.Esqueçam essa história de liderança.
esse anônimo das 11:39, não sabe nada do movimento.O Cel Pául e o Ten. De Lima foram os primeiros presos no dia 04/06/2011.Graças ao Cel. o movimento ganhou o mundo , pois ele sempre berrou aos 4 quantos sobre o movimento.Fez muito , e vcs do SOS nunca reconheceram.E , mais , ele , é PM , esqueceram que vcs viviam chamando a PM para participar?Mais , ele , não podia , porque é OFICIAL!!
Vcs , seus"Líderes" , só queriam no movimento CBs e SDs , ou aqueles que vcs possam manipular , como faziam com o SGT Valdelei; fora isso , só se preocuparam com o interesse de vcs!vejam no que deu , afundaram!!Agora , querem que os outros falaem bem de vcs.Falar das vitórias?Quais??
Esse movimento SOS , passou a ser um cabide de propaganda para o CB Daciolo , tudo era ele; então bota ele na rua sozinho , manda ele fazer greve sozinho, passeata sozinho.Acrda aí , cambada dde inncommpetentes!!!!

SGT da Reserva disse...

Caros companheiros, sinto que alguns ecos estão inflados porém nosso momento e de união não devemos nos ater a quem esta ou vai estar na liderança, somente podemos falar de erros quando foram tentados os acertos, acredito que em alguns casos o erro é mais importante que os acertos, pois nos faz evita-los e seguir acertando, não devemos fazer um cavalo de batalha de cada comentário aqui postado, devemos partir do pressuposto que todos estão imbuídos em acertar sempre a favor da coletividade. A muito participo anonimamente dos movimento e acredito que os que estão sempre a frente (lideres) o foram de forma natural, e de forma natural devemos seguir nossa luta, recebendo bem as criticas pois é através delas que refletimos e acertamos, hoje acredito que estamos mais amadurecidos com a relação a esse tipo de movimento que não é cultura dentro das Org. militares bem como da Pc, porém como temos que faze-lo acho que devemos tentar minimizar os danos colaterais, digo isso pois sempre fiz parte de movimentos sindicais e sei como as vezes por coisa banais, deixamos de alcançar nosso objetivos, devemos dar créditos ao Cel Paul por suas colocações e através delas buscar de maneira cirúrgica não erramos, e também com justiça da todo credito ao Cb Daciolo, por sua coragem e agrupar alguns poucos que hoje já são muitos. Por esse e outros motivos não vamos deixar que por virgulas mau posta comecemos a nos aglutinar por algo que é pequeno junto ao que podemos conquistar junto. Um reflexão, sou PM mais em muitos dos casos devemos trabalhar como bombeiros, jogando água ao invés de gasolina. Uma boa noite a todos.

Anônimo disse...

Minha sugestão: Quando chegar a greve de fato, no dia 10/02/2012, permanecer em greve até que todas as reivindicações sejam aceitas. GREVE 10, 11, 12, 13, 14, 15/02...

Alexandre, The Great disse...

Isso aí sim! É a verdadeira acepção da expressão: NENHUM PASSO DAREMOS ATRÁS. Ou TODAS as reinvindicações atendidas ou GREVE ATÉ O FIM(do cabral, é claro).