domingo, 29 de janeiro de 2012

MARCHA DA DIGNIDADE - O DIA SEGUINTE - UMA BREVE ANÁLISE.

Eu recebi solicitações no sentido de que fizesse uma análise sobre os desdobramentos na área da segurança pública, em face do grande sucesso do ato cívico-democrático realizado nesse domingo por milhares de PMs, BMs, PCs e GMs, na Praia de Copacabana, em razão da minha experiência por ter sido Corregedor Interno em dois comandos gerais, tendo interagido com dois secretários de segurança e dois governos. Como não me furto a dar a minha opinião na área onde atuei com sucesso por mais de 30 anos, passo a fazer uma análise superficial sobre o que pode ocorrer nos próximos dias, considerando a manutenção do anúncio de um movimento de paralisação com início previsto para o dia 10 FEV 2012.
Preliminarmente, não podemos esquecer que o atual governador é uma pessoa sabidamente vaidosa, portanto, podemos esperar de sua parte as mais diferentes reações, pois certamente ele se sentirá pessoalmente confrontado. Isso significa que as ações que serão adotadas por ele podem ser diametralmente opostas as contidas nessa breve interpretação dos fatos.
Optei por dividir a análise em quatro áreas:
1) Instituições:
Em 2008, o Coronel PM Ubiratan foi exonerado do Comando Geral após uma marcha menor do que a realizada nesse domingo. A marcha foi realizada no dia 27 JAN 2008 (quatro anos trás), contando com a presença de PMs e BMs, sendo a maioria dos mobilizados PMs.
Diante desse fato, o comandante geral está sob pressão, tendo em vista que uma resposta idêntica poderá ser desencadeada e ele ser exonerado. Não tenho dúvida de que ele sabe de tal possibilidade e que sabe ter basicamente três opções diante da provável exoneração: Pede exoneração e fica em stand by esperando uma nova colocação política no futuro, como fez o anterior. Pede exoneração e se declara ao lado da tropa, queimando seu "filme" no atual governo, mas sabendo que essa é uma ótima opção, caso venha a ter pretensões políticas. Fica no cargo e espera os dias se passarem, podendo optar pelos posicionamento anteriores em caso de exoneração. Em 2008, os BMs participaram da marcha, mas o Comandante Geral do CBMERJ não foi exonerado, o que não significa que isso não possa ocorrer agora, afinal os Bombeiros têm incomodado bastante o governador. Penso que não deve ser descartada a possibilidade da exoneração de toda cúpula da segurança pública.
2) Secretaria de Segurança:
Beltrame é imexível, o tempo já provou isso. Além dessa verdade, ele goza de grande prestígio junto a população que só enxerga o secretário como o homem das UPPs, não vê que ele tem enorme responsabilidade em tudo de errado (e não é pouco) que está ocorrendo em sua pasta, nesses cinco anos. Por outro lado, Beltrame sabe que não sabe lidar com essas crises e que está chegando a uma encruzilhada, caso queira sair do cargo por cima, pois se ocorrer o movimento grevista ele estará desmoralizado, mesmo com todo apoio que recebe das Organizações Globo. Não se surpreendam se ele pegar seu boné, adotando ou não uma posição pró-movimento.
3) Palácio Guanabara:
O governador vive um inferno astral há muito tempo, o que significa que está também sobre pressão, tanto no estado, quanto com relação ao governo federal. O silêncio da fortíssima aliada, as Organizações Globo, sobre a mobilização é o sinal mais claro que ele está acuado. Acrescente-se que o fato dele ser um governador viajante tem incomodado bastante o mundo político, além dos escândalos envolvendo empresas prestadoras de serviço para o estado. Obviamente, ele não corre o risco de ir para a fila dos desempregados, mas essa pressão poderá fazer com que ele busque uma solução radical, como a retirada da proposta de antecipação das parcelas, como já fez no começo do governo, quando suspendeu um reajuste que tinha oferecido, após esse o reajuste ser considerado indigno. A crise está instalada no Palácio Guanabara. Sinceramente, não vejo ninguém na área do governo com capacidade para descobrir a solução adequada com relação a grave crise que se instalou e que pode ser a catalisadora de uma crise nacional na área da segurança pública. Penso que diante do impasse, o governo retaliará, o que determina que cada passo dos mobilizados tenha que ser dado com muita segurança. Se eu fizesse parte da organização da mobilização, não falaria em greve, isso facilita a repressão. Ao invés de ficar batendo nessa tecla, desenvolveria uma série de atos na Capital e no Interior (esses em frente às prefeituras de todos os municípios), atos pacífico e ordeiros, para aumentar a pressão (temos o ato das esposas já previsto para o dia 03 FEV 2012). No dia 09 FEV 2012 faria a grande assembleia, como já programaram para a Cinelândia e no dia 10 FEV 2012 daria início a Operação Tolerância Zero (Operação Padrão), pois ela não é crime e nem transgressão, produzindo efeitos quase idênticos a um movimento grevista e sem qualquer risco para os mobilizados.
4) Palácio do Planalto:
A presidente sabe que uma greve no Rio de Janeiro em toda área de segurança pública e nas proximidades do Carnaval (visto por todo mundo) poderá provocar um efeito dominó e desestabilizar o governo (já comentamos sobre essa possibilidade). O governo federal pressionará o governador, aumentando a pressão. Vale lembrar que não se pode esperar que o governo federal conceda anistias indefinidamente.
Sou contra a greve (afirmação eleitoralmente incorreta, mas como não sou candidato em 2012), nunca escondi, pois sei que para uma paralisação dar certo se faz necessária uma mobilização muito grande (o que temos no momento) e um planejamento meticuloso (o que não tem sido a nossa prática), portanto, a tolerância zero (padrão) se encaixa perfeitamente.
Em apertada síntese, é isso!
Juntos Somos Fortes!

11 comentários:

Anônimo disse...

Cabral não vai demitir nenhum comandante e nem Beltrame vai sair.
Nenhum comandante nem Beltrame vai ficar do lado dos mobilizados.
Cabral vai juntar essa tralha que o apóia e vai fazer os diabos pra dominar a tropa. O palácio do Planalto vai ficar de olho na evolução dos fatos. Se as coisas se complicarem, é possível que o Governo Federal interceda politicamente (não com a força).
Se o pessoal da segurança se mantiver firme nas ações reivindicatórias, Cabral recua e vai arranjar alguém (talvez Pezão ou Paulo Melo) pra falar por ele. Ele é ditador, vaidoso mas é cagão. Ele vai dar um jeito de sair por cima e se manter bem na fita com a turma da politicalha que não larga o poder.

Alexandre, The Great disse...

Uma análise coerente, contudo temos um governo incoerente(as ações diferem do discurso); assim sendo o segundo parágrafo é o cenário mais provável.

Anônimo disse...

planejaento e organização só é possível quando o comando está com a tropa.
numa ditadura não adianta impor um planejamento, cada um pensa de um jeito, muitos vão correr como já fizeram em 2008 e 2011. hoje contamos com a coragem de cada um e de cada unidade.
de um ditador não podemos prever nada, ele pode fazer o que bem entender. mas será que se tivessemos cmd de verdade, ele fária?

Anônimo disse...

de um ditador não podemos prever nada, ele pode fazer o que bem entender. mas será que se tivessemos cmd de verdade, ele fária? (2)

Vamos aguarda,cel.Costa Filho.

Anônimo disse...

Ainda por cima, tanto cmt. geral como demais cmt. de unidades, batalhões e principalmente os que servem ao governador, estão muito bem gratificados. E não tem meiosp/se meter em nada e nem ajudar, se não são também derrubados.....busnes

Anônimo disse...

Cel.Paúl, e como ficaria, no caso, os policias civis, já que não são militares ?

Anônimo disse...

Não pensem vocês que os Comandantes de Unidades e o próprio Comandante Geral não estejam torcendo pela greve e que, ao final, nós consigamos alguma coisa de bom, até porque, tudo vai refletir no bolso deles também. O problema é que todos são hipócritas e jamais teriam coragem de revelar as suas vontades ou até mesmo ombrear conosco em passeatas ou greves, porém, não querem perder os seus cargos e, consequentemente, sacrificarem as suas gordas gratificações. Isso se chama FISIOLOGISMO E DOS PODRES, FEDIDO. Enfim, não honram a farda que vestem e nem o patrono que temos "TIRADENTES", QUE, COM CERTEZA, ESTÁ LÁ NO CÉU RINDO DE TODOS ÊLES.

Sd PM Takahiro Fukushima Katakumba

Anônimo disse...

Agora é tarde o Rio vai parar,aquartelamento não é crime,assumo a vtr e fico no patio ,pois não possuo curso especifico para condução da mesma ,quem estiver de folga não vai embora não vamos furar pneus nem quebrar nada , a polícia só não vai as ruas,no Ceara não precisou de anistia ,concordo que ele vai testar,para ver se temos disposição de parar,depois que parar vai negociar ou ai a coisa vai ficar feia e terá que prender toda a PMERJ,menos alguns frouxos.CONFIRMO pelo que vejo nos BPM'S ,ou da tudo ou GREVE...

Anônimo disse...

Uma coisa ficou bem clara: este é um movimento de PRAÇAS, e SEM APOIO DE OFICIAIS. Um movimento por MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA A PM e BM só poderia ser realizado mesmo por praças, CONTRA O AUTORITARISMO DOS OFICIAIS.
Como pode a AME-RJ simplesmente IGNORAR em seu site a marcha, como se não tivesse ocorrido, preocupada apenas em brigar com os delegados da civil, justamente em um momento de união contra o Governo?
Esta passeata foi, acima de tudo, uma passeata de PRAÇAS CONTRA OFICIAIS, o que é comprovado pela atitude da AME-RJ, que além de não se fazer presente, ignorou o movimento em seu site.

Anônimo disse...

UM RECADO AOS OFICIAIS: QUEM NÃO APOIAR, NÃO ATRAPALHE, FICA NO GABINETE COM O CMT, OU MEM APARECE, SENÃO, SE VINHEREM COM BABAQUICE DE QUE VAI PRENDER...A MERDA VAI FEDER.É MELHOR VCS FICAREM NAS SUAS E DEIXAR QUE A GENTE SEGURA A ONDA. SEI QUE A MAIORIA NÃO TEM CU PRA BANCAR ESSA BRONCA. ENTÃO, BOTA SUA VIOLA NO SACO, QUE A MERDA VAI AGARRAR.
APERTEI O BOTÃO DO FODA-SE.

JUNTOS SOMOS IMBATÍVEIS!

Anônimo disse...

O comentário anterior é característico de quem está infiltrado, tentando jogar os oficiais contra as praças, e vice-versa. Cuidado. Nem todos são amigos.