quinta-feira, 17 de novembro de 2011

UPPs – POR QUE GOVERNO ESTADUAL SÓ IMPLANTA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO?

Surpresa, na comunidade que você mora, não será implantada uma UPP.
O governo do estado do Rio de Janeiro acabou de implantar com enorme sucesso a 19ª UPP, todas localizadas no município do Rio de Janeiro, sendo que a quase totalidade em comunidades situadas na Zona Sul e na Tijuca. Logo após a ocupação, o secretário de segurança anunciou que a meta até 2014 é atingir um total de 40 UPPs (leiam).
Prezados leitores, vocês sabem quantas comunidades carentes existem no estado?
Não? Realmente não é fácil obter esse quantitativo, os dados que encontramos são diferentes e como não temos o interesse de super dimensionar o problema, faremos o contrário, minimizaremos, usando o número 513 como referência, tendo como fonte o Censo de 2000 do IBGE.
Longe de estabelecermos a verdade numérica, tendo por base apenas os números citados, podemos concluir que no final do governo atual, menos de 10% das comunidades carentes serão assistidas com a implantação de UPPs. Diante dessa realidade, uma reflexão precisa povoar o nosso raciocínio, caso a nossa intenção seja não aceitar o embrulho que querem colocar no nosso colo, sem saber o que tem dentro:
Considerando que o governo conhece os dados citados e as suas consequências, não seria democraticamente correto que essas 40 UPPs fossem distribuídas de forma equilibrada, atendendo comunidades carentes de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro?
Afinal, a política de segurança pública é estadual e todos os cidadãos são iguais em termos de direitos e de deveres. Ter segurança pública, ter policiamento na sua região, constitui direito de todos nós. Portanto, o que faz com que o governo estadual só instale UPPs no município do Rio de Janeiro, violando a igualdade de direitos?
Além dessa verdade, pois todas foram implantadas na Capital, devemos somar outra que aumenta a discriminação com relação às demais regiões, ou seja, o fato de que centenas de traficantes estão sendo transferidos das comunidades ocupadas com UPPs para as outras comunidades, aumentado à exposição ao risco para os moradores das regiões receptoras.
Qual a motivação para tamanha injustiça?
Penso que vocês, caros leitores, possam ser levados a acreditar que existem critérios altamente técnicos estabelecidos pela secretária de segurança pública para o planejamento criterioso das ocupações, o que tem feito com que apenas a Capital tenha sido beneficiada em detrimento do “resto” do estado.
Sim, poderia ser isso, entretanto, sinceramente, não é essa a resposta.
O problema é dinheiro.
Os governos estadual e municipal estabeleceram uma parceria que determina que o município do Rio de Janeiro pague a cada Soldado que trabalha nas UPPs uma gratificação mensal no valor de R$ 500,00. Atualmente, arredondando para 2.500 o número de Soldados que são empregados nas UPPs, o prefeito gasta por mês R$ 1.250.000,00 para pagar as gratificações. O custo anual é a ordem de 15 milhões de reais, isso tudo sem considerar os 900 Policiais Militares que integrarão a 19ª UPP.
Obviamente, diante de despesa tão volumosa para os cofres públicos municipais e diante das impossibilidades legais, o prefeito do Rio de Janeiro nunca pagará gratificação para Policiais Militares que trabalhem em UPPs sediadas em outros municípios.
Tal realidade faz com que não se possa implantar UPPs em outros municípios, sem que seja feito o pagamento da gratificação realizado no Rio de Janeiro, ônus que a prefeitura local terá que arcar.
Respeitando todas as opiniões contrárias, eis o motivo para o fato de só serem implantadas UPPs no município do Rio de Janeiro, não existem critérios técnicos, o problema é o pagamento da gratificação. Uma UPP com 200 Policiais Militares significa que  a prefeitura terá que pagar as gratificações, arcando com um custo mensal de 100 mil reais, 1,2 milhões por ano.
Por derradeiro, não sei responder como o prefeito consegue justificar gastos tão elevados pagos mensalmente para funcionários públicos estaduais, por tanto tempo.
Juntos Somos Fortes!

11 comentários:

Anônimo disse...

PEZAO ANDA TRISTE PELOS CANTOS NAO FALA MAIS NADA, OU ESTA COM MEDO DO NEM FALAR ALGUMA COISA OU ESTA VEMDO A SUA CANDIDATURA AO GOVERNO DE 2014 IR PARA O RALO. E O DESGOVERNADOR CAOBRAL LHE DAR UM PONTAPE. BEM FEITO!!!

Anônimo disse...

Moradores denunciam SÉRGIO CORTES, secretário de Cabral, por causa de obra na sua cobertura na Lagoa
.
Eu não consigo entender, como o Secretário Sérgio Cortes conseguiu os milhões para comprar essa cobertura duplex na Lagoa ?

Também não entendo, por o Ministério Público não investiga esse patrimônio milionário do Secretário do Sérgio Cabral, o Sr. Sérgio Cortes ?

O comentário dessa e de outras matérias você poderá ver ao vivo no blog às 22:30 horas, ou no meu canal no youtube (clique aqui).

Reprodução do jornal O Globo, coluna Ancelmo Gois

http://ricardogama.blogspot.com/2011/11/moradores-denunciam-sergio-cortes.html

Anônimo disse...

17/11/2011 11:26
LUPI E CABRAL: DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

O jatinho de Eike Batista foi um dos que Cabral usou, nas suas viagens particulares internacionais

Desde o início do ano, venho tentando, através de um Requerimento de Informação que ingressei na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, obter informações a respeito das viagens feitas pelo governador Sérgio Cabral em aeronaves particulares, pertencentes a grandes empresários que têm contratos milionários com o Estado.

A primeira negativa ao meu pedido partiu da vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas, sob a alegação de que a competência para investigar Cabral é da Assembleia Legislativa. Argumento inconcebível, já que a simples obtenção de informação de quem a detém - um órgão federal - é prerrogativa do deputado federal.

Da decisão da Vice-presidente da Câmara recorri ao conjunto da Mesa Diretora da Casa. Esta também negou, mas sob outro argumento: que a informação deveria ser pedida à Infraero e não à Secretaria Nacional de Aviação Civil, à qual a Infraero é subordinada.

É o fim da picada!

A tentativa de blindar Cabral para protegê-lo contou até mesmo com o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Quanta hipocrisia!

Cobram com razão do ministro Lupi sua viagem num avião pertencente a uma ONG que tem convênio com o seu ministério, mas se negam a fornecer informações sobre AS DEZENAS, QUEM SABE CENTENAS, DE VIAGENS FEITAS POR CABRAL, - a maioria delas para o exterior e a passeio - nas aeronaves de empresários e empreiteiros que ganham bilhões do seu governo.

Por que dois pesos e duas medidas?

Será que o que vale para Lupiu não vale para Cabral?

Quero deixar bem claro que não estou defendendo Lupi. Ele que prestes contas dos seus atos. Mas é inadmissível que a Câmara dos Deputados sonegue informação a um dos seus parlamentares, para acobertar os atos ilegais do governador Sérgio Cabral.

Me restam duas alternativas: recorrer ao Plenário da Casa na semana que vem, e caso a decisão seja mantida, ir à Justiça para que a Câmara cumpra o seu papel.

http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=9479

Anônimo disse...

16/11/2011 14:57
CÓDIGO DE ÉTICA DE CABRAL FOI SÓ ENROLAÇÃO

Reprodução do Informe do Dia

(...)

Quase cinco meses depois de criado, o tal Código de Ética, inventado por Cabral quando vieram a público as suas caronas em jatinhos de empresários amigos e com negócios com o governo, continua dormindo na gaveta. Nem os membros que iriam fiscalizar a conduta de Cabral, secretários e servidores foram indicados. O Código de Ética de Cabral faz companhia aos Princípios Editoriais das Organizações Globo no lugar mais conveniente para ambos: a lata do lixo. Afinal não servem para nada.

Em tempo: Até hoje, também nem o MP nem a ALERJ chamaram o secretário Júlio Lopes para se explicar sobre os bondes. Lopes seguiu a recomendação de Cabral e viajou para espairecer e se fingir de morto. Já voltou e ninguém lhe cobra nada. Que tristeza!

http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=9472

COTURNO CARIOCA disse...

Denúncia anônima liga assessor especial de Sérgio Cabral a advogados detidos junto com traficante Nem
ALERTA TOTAL
http://www.alertatotal.net/2011/11/denuncia-anonima-liga-assessor-especial.html

milton disse...

bem vindo de volta guerreiro!!a explicação pro numero e localização de upps é ótima,acrecento a essas o fato de se o povo do rj quiser upp instalada em todo o estado terá que eleger prefeitos comprometidos com o sr. cabral eterna mente,pois se em 8 anos serão instaladas 40 unidades quando são precisas no minimo mais 500,dividindo-se esse numero por 40,levaremos aproximadamete 120 anos pro complemento do projeto,quer dizer,eternizaremos o pmdb no poder no rj!

Anônimo disse...

CORONEL PAUL VEJA O BLOG DO GAROTINHO A CONEXAO ROCINHA MARICA. UM GRANDE ESQUEMA QUE ENVOLVE DELEGADO, ADVOGADO E TRAFICANTE.

Anônimo disse...

o passarinho azul ,anda cantando que as upas fabricadas, na realidade p3ertence a uma firma ligada ao pezao. a firma em pinheiral e faixadapromotoria investiguem se everdade o que o passaro azul cantou

Anônimo disse...

17/11/2011 19:45
Exclusivo! A estranha Conexão Maricá – Rocinha

http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=9482

Anônimo disse...

Coronel, o senhor viaja!
Em qual cidade do estado do Rio de Janeiro o crime organizado era mais ameaçador aos interesses do estado e ao direito de ir e vir dos cidadãos?
O fato da violência no interior do estado está aumentando dá-se exclusivamente ao sucesso das implantações das UPPs.
Se implantasse um UPP em cada município do Rio, o tempo para se obter resultado seria imensamente maior, pois seria impossível, com elas espalhadas, diminuir os índices de criminalidade de um região. É sabido que para instalar uma UPP muitas etapas são seguidas, desde a escolha da comunidade a formação dos futuros soldados, e que tudo leva tempo.
Daqui a uns dez anos teremos um Rio de Janeiro melhor.

Eusness

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Caro Eusness, penso que vc tenha uma visão setorizada dos fatos, certamente pela invasão que as versões oficiais, via imprensa, fazem na nossa mente.
Não teremos muitas UPPs, não se iluda. Beltrame já anunciou 40 (mais 21) até 2014 e são mais de 500 as comunidades carentes. A verdade é que menos de 10% das comunidades terá UPP e as outras apenas receberão os traficantes transferidos.
Faça uma simulação. Imagine se a implantação começasse na Baixada e na Zona Oeste com os traficantes sendo transferidos para a Zona Sul. Você acha que as UPPs estariam sendo aplaudidas?
Juntos Somos Fortes!