terça-feira, 29 de novembro de 2011

CRISE NA PM: PROMOÇÕES POR TEMPO DE SERVIÇO.

Eis um artigo que servirá para os meus detratores realizarem uma festa.
Nos últimos anos os governantes brasileiros têm buscado formas de gastar o mínimo possível com os funcionários públicos, criando alternativas para não conceder reajuste para todos os ativos e os inativos.
No Rio de Janeiro, não tem sido diferente e o atual governo estadual tem se esmerado em distribuir gratificações, pois assim concede falsos aumentos para pequenos grupos do serviço ativo e deixa a maioria dos ativos, assim como, a totalidade dos inativos, excluídos desse aumento enganoso. Tal tática, além de possibilitar a concessão do benefício para poucos, faz com que esses não se interessem por qualquer mobilização na busca de salários dignos.
No passado recente, o governo fluminense encontrou outra maneira de conceder aumento para uma parcela dos ativos, os Praças, em detrimento de todos os inativos. O governante criou as promoções por tempo de serviço para Praças, sob o falso rótulo de plano de carreira. Além disso, criou a promoção por tempo de serviço ao posto de Coronel, a lei dos 32 anos de serviço.
O ser humano é egoísta e imediatista, logo não liga para a situação do companheiro que não recebe as gratificações e não percebe o mau futuro que está inserido tanto nas gratificações, quanto nas promoções por tempo de serviço.
No caso das gratificações, todas serão perdidas quando o Policial Militar alcançar a inatividade, período em que precisará de mais recursos, considerando o seu envelhecimento. Isso é cruel. Só na velhice o PM entenderá que deveria ter lutado por salários justos quando estava na ativa e em pior situação ficará a sua pensionista.
No que diz respeito ao plano de carreira, não comentarei a sua contribuição para a desqualificação da tropa, pois isso é mais que evidente, diante do afastamento do critério meritório. Prefiro me concentrar no futuro, pois toda promoção é motivo de festa, tanto para o promovido, como para seus familiares, não importando o critério (merecimento ou tempo de serviço).
O que ocorrerá no futuro?
Todos os Oficiais inativos oriundos da APM D. João VI serão Coronéis de Polícia, bastando esperar até os 32 anos de serviço, algo que alcançarão com 50 anos de idade ou um pouco mais. Enquanto isso, todos os Praças serão Subtenentes na inatividade, isso os que não alcançarem o Oficialato.
Prezados Policiais Militares, imaginem a projeção para os próximos 20 anos.
Todos os Praças inativos serão Subtenentes, sendo a maior despesa da folha de pagamento da Polícia Militar. O quantitativo de Subtenentes inativos deverá alcançar algo em torno de 30.000.
Pergunto:
Como pagar um bom salário para os Subtenentes da PMERJ do serviço ativo e da inatividade?
O impacto na folha só nesse nível hierárquico será extraordinário e talvez insustentável.
A solução para os da ativa serão as gratificações, benefício que com o passar dos governos tenderá a ser a maior parte dos vencimentos de todos os PMs da ativa, enquanto os inativos sucumbirão sem a paridade.
Pergunto:
Se não poderão pagar um bom salário para os Subtenentes, imaginem os salários dos Sargentos, Cabos e Soldados da ativa?
A tendência é que esses salários, proporcionalmente, fiquem no futuro ainda menores que os atuais e que as gratificações atenuem a situação enquanto estiverem na ativa, pois na inatividade serão Subtenentes e viverão na miserabilidade com o corte das gratificações.
O raciocínio é semelhante para os Oficiais, embora como o número é muito menor, os efeitos tendem a ser menos deletérios.
Em apertada síntese, a solução está na conscientização dos Policiais Militares no sentido de que devem lutar por salários justos e não por aumentos travestidos de promoções. Além disso, devem dizer não a todas as gratificações discriminatórias, as quais não são incorporadas na inatividade.
Repetindo:
O ser humano é egoísta e imediatista, logo não liga para a situação do companheiro que não recebe as gratificações e não percebe o mau futuro que está inserido tanto nas gratificações, quanto nas promoções por tempo de serviço.
Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Cel, Bom dia tenho 21 anos de caserna se fala muito dos antigos que ja estao na reserva que os mesmos passaram seus 30 anos nas corporaçoes militares esperando melhoras e nada aconteceu eu estou indo para o mesmo caminho aguardando melhoras. Sou do CBMERJ me engajei na luta do SOS mais ja vi que nao vai dar em nada no inicio parecia que todos estavam ali com os mesmos ideais mais nao e bem por ai nao, mais nos praças nao somos culpados por este cenario que nos encontramos eu penso que somos iguais a caes famintos aguardando as migalhas das mesa dos poderosos, por isto que nos conformamos com este plano de carreira que esta ai e o que estar por vir.

Anônimo disse...

A briga tem q ser por tudo concursos com nº proporcional ao de policial que está entrando para caserna ,e aumento digno ,ninguém q ficar rico ,só viver bem ,pelo menos quem não é da banda podre.

Anônimo disse...

Criticar a promoção por tempo de serviço?!?! O oficial chega a Cap em 8 anos, o praça é Cb em 8 anos de serviço. O ultimo concurso para SGT foi em 2005. Fala sério.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
Não podemos desistir de lutar.
Criticar promoção por tempo de serviço? (Anônimo).
Sugiro que leia mais sobre as promoções na PMERJ. O posto de Capitão é o terceiro do Oficialato e o de Cabo o segundo das Graduações. Além disso, não podemos esquecer a enorme diferença entre o efetivo de Praças e de Oficiais. O impacto na folha com todos os Praças sendo Subtenentes é muito maior.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

LAMENTO CEL PAÚL, TALVEZ A UNICA SOLUÇÃO SEJA TODOS PASSANDO A OFICIAIS ASSIM NÃO HAVERIA IMPACTO NA FOLHA E O DINHEIRO SERIA BEM APLICADO!

CB 439

Anônimo disse...

A situação é gravíssima. Todos estaremos condenados a aposentadorias cada vez piores. No tocante a todos serem Oficiais, embora saiba que colocação foi uma gozaçäo, isso é impossível, as empresas e as instituiçöes públicas tem estrutura piramidal, näo pode ser retangular.
#JSF!