quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O TRAFICANTE NEM TERIA PROVOCADO A ANTECIPAÇÃO DA OCUPAÇÃO DA ROCINHA?

O nosso blog não tem a pretensão de ser a expressão da verdade, a versão inquestionável, mas queremos ser um espaço que estimule a dúvida e a reflexão com o objetivo que os leitores possam ter mais ferramentas (subsídios) para alcançarem as suas próprias conclusões, fugindo do lugar comum de aceitar como verdade os enlatados e a versão oficial do governo que é divulgada por vários órgãos da imprensa fluminense.
Nos acontecimentos relacionados com a ocupação da Rocinha e a prisão do traficante Nem, parece não existir dúvida de que a ocupação foi antecipada, como já comentamos no blog. O que ainda não está claro é o motivo da antecipação. Hoje O Globo publica a versão oficial:
“Um estrategista na linha de frente.
Movimentação de Nem para fugir precipitou cerco à Rocinha em 4 dias”.
Eis o que o governo quer que aceitemos, pode ser a verdade, pode não ser.
Lembro que ainda não ficou claro se Nem foi preso quando fugia ou foi preso quando ia se entregar para Policiais Civis, portanto, a versão oficial fica de início prejudicada.
Penso que Nem tenha influenciado verdadeiramente na antecipação, mas isso pode ter ocorrido em razão da sua pressa em se entregar. Se ele se entrega antes da ocupação, toda a festa da tomada da Rocinha teria caído por terra e não seria glamourizada pelas Organizações Globo.
E por que Nem teria pressa em se entregar?
Arrisco um palpite, apenas um palpite, que pode estar completamente errado.
Nem é um arquivo vivo, conhecido como pagador de policiais e de campanhas políticas, o que o tornava um traficante fácil de localizar e de prender, além de prejudicar uma tentativa de fuga. O próprio secretário de segurança chegou a afirmar que sabia onde Nem se escondia, isso em agosto de 2010.
Blog do Sidney Resende.
25 de agosto de 2010.
Beltrame afirma que sabe paradeiro do traficante Nem.
(...)Em entrevista a revista "Época", o secretário de segurança do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que sabe onde o chefe do tráfico da Rocinha, Nem, está escondido. Porém, ele disse que não quer prejudicar os moradores da comunidade com um possível confronto.
"Sei onde está o Nem, e sei até o que tem dentro da casa dele. Não tenho medo de traficante. Mas não posso arriscar a vida dos moradores. Para eu ir buscar essa pessoa, a sociedade está disposta a pagar o custo de algumas vidas? Eu tenho que pensar nisso, porque eu sou um administrador público. Quando decidir entrar lá, eu vou entrar e buscar porque se tiver que fazer guerra, vou fazer uma vez só", declarou Beltrame (...). (leiam).
Penso que ele ou a sua família poderiam estar sendo ameaçados pela banda podre, o que poderia justificar o ato desesperado de se entregar.
Afinal, é melhor ser preso do que ser morto.
Alguém discorda?
Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

Anônimo disse...

Polícia investiga ligação entre delegados e o traficante "Nem" da Favela da Rocinha
.
O comentário dessa e de outras matérias você poderá ver ao vivo no blog às 22:30 horas, ou no meu canal no youtube (clique aqui).

Repropdução da Folha de São Paulo

A Polícia Federal investiga se dois delegados e três advogados planejaram a fuga de Antônio Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico da Rocinha (zona sul do Rio).
Os advogados Demóstenes Dantas Cruz, Luiz Carlos Azenha e André Luís da Cruz estavam com Nem quando ele foi preso, no dia 10.

Um dos delegados, Roberto Gomes, da 82ª DP (Maricá), foi chamado ao local pelo trio. O segundo policial tem seu nome mantido sob sigilo, mas a suspeita é que ele seja sócio de Gomes em um escritório de advocacia.

A polícia tenta saber se os advogados trabalhavam para Gomes. A PF suspeita que Nem tinha um abrigo em Maricá à sua espera.

Os policiais acreditam que, até o dia 8, Nem cogitava se entregar, mas desistiu com medo de ser morto. Horas depois, decidiu fugir com a escolta dos advogados.

A comitiva foi interceptada por PMs. Os advogados, então, chamaram Gomes, que tentou levar o carro onde Nem se escondia. Um PM impediu. Quando a Polícia Federal chegou, encontrou Nem no porta-malas.

A Polícia Civil diz que Gomes estava no local para negociar a rendição, mas não se pronuncia sobre a relação dele com os advogados. Azenha e Dantas Cruz foram presos. André Cruz não foi achado para comentar o caso.

http://ricardogama.blogspot.com/2011/11/policia-investiga-ligacao-entre.html

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo comentário.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

o nem já tá longe ainda se fala nisso? enquanto isso há rumores que estão articulando lá em brasilia acabar com o décimo terceiro do estados, se ninguém falar nada durante esta cortina de fumaça que bombardeiam e desviam o foco,a gente pode ficar na estrada,agora tá todo mundo preucupado com recesso,justiça,férias ,natal aqui é assim um mes antes para terminar o ano para tudo, ai só depois de março,lembra do plano cruzado ?nós ficamos na estrada. levanta essa bola ai.cmt.

Anônimo disse...

Piada pronta essa né?
Se fosse se entregar, faria isso na rua, livre, leve e solto com dinheio vivo nas mãos?

Como ele saiu da rocinha sem ninguém perceber de carro?

se saiu da rocinha, iria se entregar?

se estava em outro local, pq se arriscar na rua se a PC iria ao seu encontro?

pq os adv ofereceram dinheiro, não seria mais fácil a chefia mandar via rádio ao choque, escolte o preso até o local combinado?

só quem é cego não leu a mentira publicada?

desculpe a vergonha que passei.