quinta-feira, 24 de novembro de 2011

RIO - CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA - NÚMEROS DE BELTRAME PODEM NÃO SER VERDADEIROS, POPULAÇÃO PODE ESTAR SENDO ENGANADA.

1) O DIA:
Violência do Rio na berlinda
Anuário de Segurança Pública questiona números de homicídios divulgados pelo estado
Rio - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) abaixou o grau de confiabilidade do estado do Rio de 1 para 3 na escala de avaliação de dados divulgados. Segundo a 5ª edição do Anuário de Segurança Pública, divulgada ontem na 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code), organizada pelo Ipea em Brasília, o número de homicídios no Estado do Rio apresentou queda de 16,8% entre 2009 e 2010. Os pesquisadores acreditam que a informação não está precisa, pois aumentou o número de mortes violentas não esclarecidas (leiam).

2) O ESTADO DE SÃO PAULO:
O Estado de S.Paulo
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública criou três categorias para classificar os dados enviados pelos Estados. As 27 unidades da Federação estão divididas em grupos: no primeiro, estão os dados de melhor qualidade e no terceiro, os de pior. Ficam no segundo grupo os dados com qualidade intermediária.
Rio e Minas, que vinham obtendo bons resultados na redução das taxas de criminalidade, tiveram seus dados classificados entre os de pior qualidade, juntamente com Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará e Rio Grande do Norte. São Paulo, Sergipe e Paraíba, no outro extremo, estão entre os que têm os dados mais confiáveis.
Os motivos para a baixa classificação dos mineiros e fluminenses são diferentes. No Rio, estudo de Daniel Cerqueira, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontou problemas no registro de mortes a esclarecer, que diminuem o impacto da tendência de queda de homicídios, erro citado no anuário (leiam).

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário: