terça-feira, 22 de novembro de 2011

AS ORGANIZAÇÕES GLOBO QUEREM FAZER BELTRAME GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO?

"Blog Conversa Afiada - Paulo Henrique Amorim.
Dias na Carta: por que a Globo quer o Beltrame?
Saiu na Carta que chega neste fim de semana às bancas, na página 18, análise de Maurício Dias sobre Beltrame, Cabral e o Pai de todos, a Globo:
“A estrela sobe o morro”
José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, é um ás na manga do governador Sérgio Cabral. É uma carta que pode ser deitada à mesa das eleições de 2014 para o governo do estado. Basta Beltrame querer.
Ele tem ganhado a luta contra os traficantes e retoma o controle das favelas, como na Rocinha, na zona sul carioca. Com isso, adquiriu uma virtude e, com ela, uma vantagem sobre a soma de seus defeitos, considerados eleitoralmente inadequados.
Quais seriam os obstáculos a esse projeto político-eleitoral?
Inicialmente, a própria resistência dele, gerada pela timidez e insegurança. Delegado da Polícia Federal, Beltrame tem um perfil pessoal inadequado para os marqueteiros. O discurso dele é monótono e tocado em uma nota só: a segurança.
De alguns pontos de vista, relacionados com a exposição ele pode ser comparado a Dilma Rousseff. E até leva vantagens. Já teria, na partida, mais intimidade com os holofotes e não dependeria de transferência de votos de Sérgio Cabral, como Dilma de Lula. Teria, por fim, o apoio forte das Organizações Globo.
Império no setor de comunicações, a Globo não se dá bem quando pretende “fazer reis” na contramão da opinião pública. No caso de Beltrame, no entanto, nadaria a favor da correnteza.
Após a batalha sem sangue na Rocinha, Beltrame frequentou assiduamente as telas da TV Globo. Deu entrevistas ao Jornal Nacional e ao Bom Dia Brasil. Foi filmado passando a tropa em revista e, ainda, na cerimônia na qual fez elogios, merecidos, aos dois policiais militares que não cederam à tentativa de suborno do traficante Nem.
Por que a Globo prefere Beltrame sem mesmo saber se o secretário aceitaria a investidura de candidato?
Ele tem notória incompatibilidade com a esquerda e a esquerda do PT com ele. Atraiu atenção e crítica por essa declaração infeliz, em 2008: “Os bandidos trazem a cultura da violência do ventre da mãe”.
Em princípio, o governador está amarrado a uma aliança com o PT ou, antes, com Lula. Esse acordo elegeu Cabral em 2006 e o reelegeu em 2010. Foi, em contrapartida, um palanque importante para a eleição de Dilma e poderá ainda mais em 2014. Para a oposição e, consequentemente, para a Globo, o fim desse acordo seria fundamental. E pode ocorrer.
Além das discordâncias com o governo petista em torno dos royalties do petróleo, o PT constrói candidatura própria ao governo estadual: o senador Lindberg Farias, renovação política do partido no Rio.
Sérgio Cabral tem no vice-governador, Luiz Fernando, o Pezão, um candidato inviável. Não dá muita corda a essa candidatura, mas, com ela, mantém o controle do espaço político-eleitoral para negociação. O PT vai apoiar a reeleição do prefeito do PMDB, Eduardo Paes, confiante que haverá reciprocidade à candidatura em 2014.
Aécio Neves, aspirante à Presidência, cultiva a simpatia de Cabral. É a única possibilidade que o tucano tem de montar um palanque forte no Rio. Candidato, o secretário de Segurança seria um dos suportes nesse caso.
Na terça-feira 15, Beltrame apareceu “de surpresa” no front. Foi aplaudido pelos moradores da Favela do Vidigal, contígua à Rocinha, também liberada. Um morador gritou para ele: “O senhor vai ser governador do Rio”. Beltrame sorriu simpaticamente e disse que não tinha interesse pelo cargo. O morador não recuou: “Na hora H, eu sei que o senhor vai aceitar”.
Esse diálogo desaparecerá ou entrará nessa história".
Comento: 
As Organizações Globo querem fazer Beltrame governador do Rio de Janeiro?
Verdade ou mentira, as OGs estão glamourizando Beltrame ao máximo, isso ninguém pode duvidar. As  OGs contribuem de forma decisiva para que Beltrame só apareça nas horas boas, dando um destaque enorme a cada fato positivo e omitindo ou minimizando os incontáveis erros.
As OGs são invencíveis quando o tema é manipular a opinião pública segundo seus interesses. Esse fato, aliado ao destaque que dá ao secretário, reforça a ideia que elas querem Beltrame no Palácio Guanabara.

4 comentários:

Anônimo disse...

Se isto se tornar realidade vou me mudar deste estado, mais infelismente vou continuar a sofrer porque sou servidor deste estado e ja estarei na reserva remunerada.

Anônimo disse...

Eu irei pra China ou as cucuias.
Ass: oficial Superior da PMERJ

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelos comentários.
As Organizações Globo mandam no Brasil.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

No Seminário sobre Justiças Militares, que esta ocorrendo na Escola de Magistratura(21 a 23/11) foi aclamado por uma autoridade judiciária como um homem da paz, que produz a paz. Pensei logo, breve poderá ele ou o Cabral serem indicados para concorrerem ao Nobel da Paz(a repercursão das UPPs é grande independente da maquiagem).
Dra Gizelda, ex- MP da AJMERJ, também presente no evento,contestou o Corregedor da PMERJ, de querer a criação de órgão de 2ªinstância militar no Estado, pois acham que há demora nos julgamento dos Oficiais(E A SEDE DELE DE FAZER "JUSTIÇA" E MUITO GRANDE).
A Desembargadora Dra Gizelda, não deixou por menos, e disse que não há nos quadros da PMERJ Coronéis em número suficientes capacitados para exercerem a função de Juiz de 2ªinstância. A maioria, segundo ela, não dispõem de conhecimento técnico- profissional e jurídico, por serem mal preparados nos Cursos da Corporação.(teria sido melhor ele não ter reclamado - o Corregedor). Conclusão : antes dos Coronéis quererem um Tribunal de 2ªinstância precisam primeiro se prepararem para a função, de resto é chover no molhado, também não vão arrumar nada!(ainda bem que o Tribunal é independente, não é político e não esta preocupado em manter os cargos deles).