quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O PROTAGONISMO DO NOSSO BLOG, UMA VITÓRIA DE TODOS NÓS.

Prezados leitores, bom dia!
Quatro anos se passaram. Milhares de artigos, centenas de fotos e vídeos foram postados. Tudo fruto do esforço de todos nós que começamos a construir esse espaço democrático no mês de setembro de 2007, no início da mobilização dos 40 da Evaristo e dos Coronéis Barbonos pela dignidade dos Bombeiros e Policiais Militares. A conjunção dos nossos esforços, não podemos mais negar, colocou o nosso blog na posição de um dos espaços da mídia que podem ser considerados como protagonistas nos temas relacionados com a segurança pública.
O alcance dessa posição só foi possível em razão das dezenas ou centenas de mãos que diariamente interagem no blog, quer seja através de email, de comentários ou de mensagens nas redes sociais. Somos um verdadeiro exército trabalhando diuturnamente pela construção de um novo modelo de segurança pública para o Rio de Janeiro e para o Brasil.
A nossa marca registrada é a independência, não temos qualquer patrocínio, não recebemos um único centavo para criticar ou para elogiar quem quer que seja. Não somos profissionais, não fazemos isso para ganhar dinheiro, não nos submetendo aos filtros impostos pelos patrões sobre o que podemos ou não comentar. Somos livres no uso da nossa liberdade de expressão, direito constitucional de todos os brasileiros.
Sim, somos protagonistas, ninguém de boa índole pode negar. Basta uma rápida passagem pelos nossos milhares de artigos para constatar que estamos na vanguarda.
Comentamos, logo no início do atual governo estadual, sobre a ineficácia da política do “tiro, porrada e bomba”, que era a única adotada até o final do segundo ano de mandato e que continua sendo empregada até a presente data em quase todas as comunidades carentes do Rio de Janeiro. A exceção são as comunidades onde foram implantadas as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), espaço que simboliza cerca de 5% do total das comunidades carentes.
Afirmamos que ocupar as comunidades era imprescindível, isso muito antes da implantação da primeira UPP, o que só ocorreu em dezembro de 2008. Além disso, antecipamos, ainda em 2008, que o uso das Forças Armadas também era necessário para a promoção das ocupações, o que só veio a ocorrer em 2010, no Complexo do Alemão.
No auge da explosão midiática das UPPs, fomos os primeiros a denunciar as contra-indicações do projeto, enquanto todos aplaudiam efusivamente, enumeramos os vários problemas, sobretudo, o sofrimento dos Policiais Militares, obrigados a atuar nas UPPs da Zona Sul, quando muitos deles deveriam estar no Interior por força do edital do concurso. Denunciamos a transferência de traficantes muito antes da primeira linha escrita pela imprensa a esse respeito, fato que ocorreu na imprensa de São Paulo, diga-se de passagem. No tocante ainda às UPPs, também inauguramos as denúncias sobre os indícios do envolvimento criminoso com os traficantes, isso bem antes de explodir o mensalão das UPPs do Centro do Rio de Janeiro. E, por tratar desse tema, atenção na jovem UPP da Mangueira.
Atualmente, saímos na frente com relação às denúncias sobre a péssima formação a que estão submetidos os novos Soldados da PMERJ no CFAP, diante da transformação do local em uma fábrica de Soldados PM. Temos destacado os inúmeros óbices que os alunos estão enfrentando e os problemas que a população enfrentará no futuro com esse exército de Soldados PM mal formados.
Isso bastaria, mas fomos além, publicamos um livro sobre a luta de todos nós, documento que doamos para muitas pessoas e que fornecemos ao preço de custo, sem ganhar um centavo, pois o nosso objetivo não é o lucro, mas sim deixar a verdade histórica materializada. Nessa mesma direção, optamos em não imprimir o segundo livro, publicando diretamente na internet os seus capítulos, para que todos possam ler gratuitamente e assistir os vídeos sobre os atos realizados pelos Bombeiros Militares.
Nas ruas do Rio de Janeiro estivemos mais de uma centena de vezes, levando a luta de todos nós até a população. Lutamos isoladamente, lutamos com o Excluído Fardado ao lado e lutamos também com milhares. Lutamos, isso é o que importa. Não nos escondemos em nenhum momento, despimos todas as armaduras do militarismo, dogmas que os Coronéis usam como desculpa para não darem a cara para bater e fomos para as ruas distribuir panfletos, segurar faixas e gritar palavras de ordem. Nos afastamos das simbologias . O organizador do blog “matou” o Coronel, no melhor sentido, para fazermos nascer o cidadão, assim como tantos outros “mataram” os seus postos e graduações na defesa da PMERJ e do CBMERJ. A todos eles a nossa gratidão.
Obviamente, não foram apenas conquistas. Tanto enfrentamento de peito aberto e cara limpa, trouxe também sofrimentos. Vários de nos fomos ameaçados, presos, punidos disciplinarmente e fomos transferidos, a punição geográfica. Os Coronéis Barbonos e os 40 da Evaristo sofreram inúmeras retaliações. O organizador do blog, Coronel Barbono, foi exonerado; perdeu gratificações; ficou mais de um ano na geladeira (sem função na DGP); foi inativado compulsoriamente, inclusive com violação de direito adquirido; adoeceu emocionalmente de forma grave e foi preso arbitrariamente no dia 03 de junho de 2011. Apesar de tudo, sacudimos a poeira e fomos em frente, todos nós que acreditamos na luta por cidadania.
Além de tudo isso, também comprova a nossa posição de protagonistas, o fato de que hoje ao ouvirmos discursos de jornalistas, políticos, sociólogos, policiólogos, especialistas em segurança pública e similares, identificarmos com facilidade os temas que abordamos no nosso espaço, nunca citado, mas que sem dúvida é uma referência.
Sim, somos protagonistas.
Parabéns a todos e a todas.
Juntos Somos Fortes!

4 comentários:

Anônimo disse...

parabens pelo seu blog coronel paul, sou bombeiro e leio diariamente é muito bom!!!

1° Sgt.BM Valdelei cidadão brasileiro. disse...

Protagonista, Democrático e Pioneiro.
Parabéns Coronel.

JUNTOS SOMOS FORTES.

Anônimo disse...

O Blog cresceu, sendo hoje um marco importante na defesa da cidadania dos Policiais e Bombeiros, nas denúncias dos absurdos do governo e no estímulo à reflexão e ação por um Rio de Janeiro melhor.
Parabéns e avante!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo comentário.
Juntos Somos Fortes!