sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RIO DE JANEIRO OU NÁPOLES? SOCORRO, EU NÃO SEI LER.

Eu sou um péssimo leitor de livros, confesso. Tenho um hábito pouco saudável de tentar ler mais de um livro por vez. Isso parece o fruto de uma incapacidade total de evitar a abertura dos próximis livros que pretendo ler. Não consigo comprar e deixar um livro que quero ler, aguardando placidamente na estante, enquanto acabo os que inicei antes. Logo pego o livro novo e me vejo lendo dois ou três, o que não é bom.
Dias atrás recomecei a leitura da parte final do livro Gomorra, de Roberto Saviano, a história real de um jornalista infiltrado na violenta máfia napolitana.
Recomendo a leitura, um livro fascinante para quem vive no Rio de Janeiro, um retrato da realidade carioca.
Os nossos leitores mais antigos sabem que considero que organizações mafiosas estão instaladas no Rio de Janeiro há muito tempo e que a cada dia elas ganham mais espaços em todos os poderes e na vida fluminense. Os tentáculos de tais organizações direcionados para roubar o dinheiro público, por exemplo, são evidentes em cada escândalo que envolve o nosso poder legislativo.
Hoje os jornais estampam o escândalo do DETRAN e o provável envolvimento de políticos (leiam), isso nada mais é que a ação deletéria das  organizaçoes mafiosas com tentáculos no crime e na política.
Prezados leitores, leiam Gomorra, vocês não encontrarão o escândalo do DETRAN, mas encontram o modus operandi que as máfias tupiniquins usam, isso em cada página.
O livro guarda ainda uma grande diferença, devo fazer essa ressalva, nele o judiciário surgem como um grande adversário das máfias italianas, algo que não podemos afirmar que ocorra em nossas terras frequentemente, considerando o número de juízes que estão sendo investigados, como a mídia noticiou recentemente.
Rio de Janeiro ou Nápoles? 
Onde a máfia é mais forte?
Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário: