sábado, 26 de novembro de 2011

DEPUTADO FLÁVIO BOLSONARO E CORONEL PAÚL COMENTAM PROBLEMAS NA FORMAÇÃO NA POLÍCIA MILITAR.

JORNAL DO BRASIL:
24/11 às 18h05 - Atualizada em 24/11 às 19h14
Recrutas da PM não têm estrutura nem para comer, afirma coronel.
Igor Mello
A formação a jato dos policiais militares destinados para as Unidades de Polícia Pacificadora já sofreu críticas de diversos setores dentro e fora das forças de segurança do estado. Eles são conhecidos como "policiais miojo" dentro da tropa, por conta da formação de baixa qualidade.
Entre as principais reclamações, estão a falta de materiais e estrutura para a realização do curso, e o fato de alguns agentes irem para as ruas sem ter recebido a oportunidade sequer de treinar tiro adequadamente. O governo do estado liberou aproximadamente R$ 23 milhões para a contratação de professores, mas para as autoridades ouvidas pela coluna, a medida não é suficiente.
"Quem acaba sofrendo é o policial"
O deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP-RJ) afirmou que o dinheiro poderia ser melhor empregado:
"Qualquer investimento na formação é bem-vindo, mas essa não é a melhor forma. Há vários policiais da ativa com qualificação para ministrar as aulas, dar os cursos de formação e reciclagem. Você poderia dar algum incentivo, como gratificação, para eles se dedicarem exclusivamente à função. Eles teriam muito mais conhecimento de causa. Os policiais precisam é de melhoria nas instalações e nos materiais para a formação. Quem acaba sofrendo com isso é o policial, que tem uma formação muito aquém da que a PM pode oferecer".
Falta de tudo, até lugar no refeitório
De acordo com o coronel da PM Paulo Ricardo Paúl, crítico da política de segurança do governo Cabral, a situação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) é crítica:
"Por conta da necessidade de inaugurar UPPs a toda hora, existe uma demanda muito maior do que o Cefap pode atender. Os alunos estão fazendo o curso todo, de 6 meses, sem uniforme. Compram camisa branca, uma calça jeans e um tênis e assistem aula assim. Várias turmas ainda não se formaram porque não receberam a farda correspondente. Além disso, às vezes falta munição para pistola calibre 38, outras vezes para outras armas", afirma.
Ainda segundo o coronel, até para se alimentar, os recrutas enfrentariam dificuldades:
"O Cefap tem mais de 3500 recrutas. É tanta gente que, até pra almoçar ou jantar,eles ficam mais de uma hora na fila, pois o rancho não comporta todo mundo". 
Comento:
Agradeço o JB, mais uma vez, a oportunidade de revelar para a população algumas das inúmeras mazelas existentes na atual formação de Soldados da Polícia Militar. Para atender interesses meramente políticos, a subserviência política dos comandos da PMERJ no período de intervenção da SESEG-RJ (2008-2011) , estão destruindo o futuro da Corporação, formando mal os novos PMs, obrigados a uma série de dificuldades já no período de formação.
No final, a população será a grande vítima dessa formação deficitária.
Apenas esclareço que quando tratei da falta de munição, informei que vez por outra faltava munição, como soube através dos alunos, inclusive a munição para instrução com revólver 38, quando aprendem os fundamentos do tiro.
Muito obrigado ao Jornal do Brasil, um integrante da mídia independente do Rio de Janeiro, um grupo pequeno de órgãos da imprensa, os quais não aceitam servir como mera propaganda oficial do governo estadual. 
Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado,vcs apontam o problema mais ñ indicam soluções.Não vejo ninguém sinalizar os BTLS ESCOLAS como solução de emergência p/ desafogar o CFAP...E tem um outro assunto que não se está dando ênfase,é a questão das Policlínicas e Hospitais da POLÍCIA para toda essa turma que está entrando e seus familiares dependentes;;;O QUE O SR.ACHA SOBRE O ASSUNTO CEL. PAÚL????

Anônimo disse...

DUAS POLICIA; EU NÃO ENTENDO COMO UM OFICIAL QUE NÃO TIRA POG FICA A MAIOR PARTE DO TEMPO EM GABINETE TEM O TEMPO DE FORMAÇÃO DE 3 ANOS E O PRAÇA QUE LOGO APOS SUA FORMAÇÃO LHE E DADO UMA ARMA PARA PROTEGER A SOCIEDADE COM TODAS AS RESPONSABILIDADE DO CARGO TEM SOMENTE 06 MESES DE FORMAÇÃO ; PARA MELHORAR A POLICIA TEM QUE SE TER UMA DISCURSSÃO AMPLA SOBRE O ASSUNTO E QUE ENVOLVA A SOCIEDADE E PRINCIPALMENTE OUVIR A TROPA QUE ESTA INSATISFEITA COM O ATUAL REGIME , ONDE A MUITO TEMPO O MANDO JA NÃO CABE AO MAIS DIGNO E COMPETENTE E SIM AO QUE A POLITICA INDICANÃO SE FAZ POLICIA COM POLITICA , AGUARDE MAIS COMENTARIOS