domingo, 27 de novembro de 2011

AS UPPs E A MULTIPLICAÇÃO DAS SALSICHAS.

Prezados leitores, bom dia!
Nesse domingo, o jornal O Globo segue na sua linha de apoio incondicional ao governo estadual do Rio de Janeiro, realimentando a glamourização de Beltrame, dando a grande manchete para o único projeto governamental que tem aprovação popular: as UPPs.
"UPPs completam três anos e reduzem mortes em 50%" (Leiam).
Quem lendo essa manchete não aplaude de pé as UPPs?
Ela vende a ilusão de que 50% dos homicídios praticados no Rio foram diminuídos e que as UPPs são a fórmula mágica.
Só um louco criticaria esse sucesso extraordinário baseado nos dados do Instituto de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública. Sim, não esqueçam, os dados são da própria secretaria e na primeira vez que foram auditados externamente, acabaram sendo desmentidos, exatamente no tocante à redução dos homicídios (Leiam).
Deixando a polêmica de lado sobre a verdade dos números, ninguém duvidava que as UPPs reduziriam o morte dos homicídios  nas comunidades e nas regiões vizinhas, isso era óbvio, pois a implantação de policiamento ostensivo em regiões antes despoliciadas, reduz a criminalidade em qualquer lugar do mundo.
Primeiro, a própria implantação do policiamento ostensivo produziria esse efeito, como ocorre em qualquer área não policiada e que passa a receber os Policiais Militares. A presença da PMERJ nessas comunidades realizando o policiamento, deu fim ao emprego da tática do "tiro, porrada e bomba" pela própria Polícia Militar e pela Polícia Civil, diminuindo as mortes. Outro fator de diminuição é a venda de drogas feita sem a necessidade do uso de armas, como passou a ocorrer, o que reduziu os confrontos internos no seio das facções. Além desses fatores, a presença da Polícia Militar impede as tentativas invasões de facções rivais para tomar as bocas de fumo, o que também contribui para a diminuição das mortes. A PMERJ passou a exercer a função que era dos "soldados do tráfico", os quais tiveram que buscar outra comunidade, saindo após o aviso prévio governamental.
Ratifico, tal redução ocorrerá em qualquer área que não recebe policiamento ostensivo e que passe a recebê-lo, a causa é a presença da polícia no local, não a sigla que recebe o policiamento empregado. 
Não podemos esquecer que as UPPs nada mais são do que o velho Cosme e Damião, o policiamento à pé, o PO, como conhecemos na Polícia Militar. A presença do PM a pé, constantemente percorrendo um trecho da área é a forma mais eficaz de policiamento preventivo, na área considerada. As UPPs são isso, a saturação de comunidades carentes com PO,  a mais velha modalidade de policiamento do mundo.
Atualmente, se o governo estadual quiser, satura qualquer área do Rio de Janeiro com PO, o que diminuirá os índices em todos os locais beneficiados, provocando o deslocamento dos criminosos para áreas menos policiadas, como ocorre exatamente nas UPPs que transferem os traficantes.
Hoje o governo estadual pode inundar as ruas com PMs, o CFAP foi transformado em uma "fábrica de salsichas", coloca carne de um lado e sai PM do outro. A produção é contínua e sem controle de qualidade, portanto, basta colocar na entrada e fazer a festa de formatura, tendo o aplauso da imprensa chapa branca.
Os crimes serão diminuídos em todas as comunidades que receberem o PO maciço, se aumentarão nas outras regiões, isso pouco importa, pois a imprensa nunca irá nas comunidades que recebem os traficantes das comunidades onde foram implantadas as UPPs, para perguntar o que os moradores acham das UPPs que eles não têm.
Coronel, se era tão fácil, por que os outros governos não fizeram?
Vocês devem estar perguntando. 
Não posso responder por eles, mas talvez os governos anteriores respeitassem a Polícia Militar e não quisessem desqualificar a tropa formando milhares de PMs de qualquer jeito, condenando os PMs aos salários de fome para sempre em face do gigantismo do efetivo. Quem sabe tivessem mais escrúpulos e não quisessem transferir traficantes de uma comunidade para outra, pois é certo é prendê-los. 
Sinceramente, não sei.
O que eu sei é que nesse governo o policiamento (UPPs) é ótimo para quem recebe; traficantes são transferidos de uma comunidade para outra menos importante e os PMs estão sendo condenados ao recebimento de salários miseráveis para sempre , diante da multiplicação das "salsichas".
Isso eu sei!
Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

Anônimo disse...

Coronel, discordo.

"Único projeto que tem aprovação popular". De quem???
Só se for dos traficantes que estão economizando milhões de reais em "seguranças", ou as empresas de comunicação que estão faturando horrores em publicidade paga por esse governador vagabundo.