sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CRISE NA PM: A CORRUPÇÃO COMO FATOR DE DESMOTIVAÇÃO NA LUTA POR MELHORES SALÁRIOS.

Bombeiros e Policiais Militares do Maranhão estão lutando por melhores salários e por condições dignas de trabalho. Mobilizações com os mesmos objetivos tem ocorrido ao longo dos últimos anos em todo país, envolvendo não só os militares estaduais (PMs e BMs), mas também os Policiais Civis. Não seria errado afirmar que a área de segurança pública está em ebulição por quase todo Brasil, um movimento que tende a crescer geometricamente com a aproximação da Copa do Mundo 2014.
Em algumas dessas mobilizações ocorreram atos extremados, como a "invasão" do Quartel General que os Bombeiros Militares do Rio de Janeiro realizaram no dia 03 JUN 2011 e a ocupação da Assembleia Legislativa, como os Bombeiros e Policiais Militares estão realizando no Maranhão, atualmente. Lembro que os militares estaduais são disciplinados por natureza, a disciplina está no nosso DNA profissional, portanto, só avançamos na direção de atos mais contundentes quando todos os outros meios foram esgotados sem sucesso. No dia 27 de janeiro de 2008, Policiais Militares e Bombeiros Militares realizaram a 1a Marcha dos MIlitares Estaduais do Rio de Janeiro, na orla da Zona Sul, um ato pacífico e ordeiro, mas  contundente pois acabou na esquina da rua onde reside o governador. Isso só foi feito após meses de espera por uma solução do governo estadual, que só ficava enrolando sem nada decidir.
Nesse cenário de mobilização, a tropa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro destoa completamente, estando inteiramente acomodada, embora receba os piores salários do Brasil, o que torna a apatia inexplicável. Nem a gigantesca mobilização dos Bombeiros, irmãos siameses em termos salarias dos PMs, fez com que os Oficiais e os Praças da PMERJ acordassem.
O que explica essa completa inércia?
O fato da tropa da PMERJ ser mais disciplinada que as outras?
Não, os desvios de conduta no Rio de Janeiro são tão ou mais frequentes que nos outros estados.
O medo?
Não, isso nunca, a coragem dos PMs do Rio de Janeiro é reconhecida internacionalmente.
Os regulamentos rigorosos?
Não, o regulamento disciplinar dos Bombeiros Militares é tão ameaçador quanto o dos Policiais Militares e eles não recuaram.
Infelizmente, o crescimento da banda podre parece ser a resposta mais viável. O envolvimento em atividades ilícitas se espalhou e se enraizou de tal forma na PMERJ, que os salários passaram a não ser importantes para uma grande parcela dos Oficiais e dos Praças. 
Prezado leitor, caso você tenha outra resposta, por favor, encaminhe, quero me convencer que estou errado e que a prática de atos ilícitos não está tão entranhada na Polícia Militar como eu penso. 
Infelizmente, se eu estiver certo, isso será o sinal mais evidente de que a PMERJ está perto do fim, pois nenhuma sociedade quer uma polícia motivada para a prática do conjunto de ações ilícitas que os Policiais Militares praticam nas ruas do Rio de Janeiro, diuturnamente.
Enquanto não mudarmos essa situação, a Polícia Federal será a nossa corregedoria mais eficaz, como demonstra a ação que estão realizando hoje contra Policiais Militares (leiam).
Leitores, aproveitem o tema tratado para conhecerem o nosso blog "Banda Podre - A Máfia das Polícias" (acesse), milhares de pessoas já leram nossos artigos.
Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

Anônimo disse...

Será possível manter policiais com salários miseráveis e nas circunstâncias que vivem não ser previsível a corrupção?

Penso que não só é previsível, mas que faz parte de uma perspectiva do governo do estado que sujeita os policiais a isto.

Polícia igual a de país de 1º mundo?
Só com salário digno, compatível com a responsabilidade da função.

Se o básico não for resolvido, permanece a enrolação e a corrupção tende a se agravar.