terça-feira, 1 de novembro de 2011

O FORTALECIMENTO DA CATEGORIA PASSA PELA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DE SUAS BASES - SUBTEN BM JUAREZ DUTRA MOTA.

Temos a clara visão de que o posicionamento dos oficiais em relação a não realização do ato Fora Cabral vai muito mais pela defesa de seu "poder" perante a tropa do que pela simpatia ou obediência ao Governador Sérgio Cabral.
Outro fator que leva o Comando Geral a não participar ativamente do movimento dos Bombeiros estando à frente e guiando os seus praças na luta pela dignidade passa pela manutenção de suas gratificações e pelas benesses que o Governo favorece a toda cúpula.
Será que se o movimento surgisse dos “oficiais”, hoje estaríamos recebendo a tão sonhada remuneração que todos almejam? Acredito que não, infelizmente os oficiais do CBMERJ, são Bombeiros que foram formados por uma Escola que ao invés de qualificá-los profissionalmente, os adestraram com a única e exclusiva finalidade de oprimirem a linha de frente. Tanto é que muitos coronéis mais esclarecidos já deixaram claro que o que se aprende na Escola de Oficiais, Escola de Formação de Praças e CAS não condizem com a realidade do mundo em que vivemos.
Sobre o movimento sempre deixamos claro que para vencer uma guerra se faz necessária estratégia. O Daciolo é um grande líder, merece nosso respeito e admiração, com certeza arrisco a dizer que será o candidato a Deputado mais votado da história política da corporação, se ele assim quiser.
Acreditamos que o movimento com este adiamento da data do "Fora Cabral", deveria realizar uma nova reunião com os líderes de cada quartel e após isto em uma Assembléia Geral fomentar a criação de associações em cidades que houvesse quartel de bombeiros. Assim, realmente teríamos lideranças locais bem definidas e haveria maior fortalecimento da categoria.
Ainda defendemos a ideia que a Associação SOS Bombeiros deveria se tornar uma Federação encampando todas as outras Associações o que com certeza nos tornariam politicamente mais fortes e organizados. Essa ideia já foi colocada para o Daciolo.
O fortalecimento da categoria passa pela organização política de suas bases e por fim como resultado a cúpula. Se tivermos as bases fortalecidas politicamente teremos uma categoria forte sem sofrer qualquer tipo de interferência vinda de fora. Para isso é necessário organizar as bases criando instrumentos e condições para tal. E com certeza o seu fortalecimento passa primeiro pela criação de associações locais.
O SOS Bombeiros tem que aproveitar o momento para desenvolver este trabalho. Caso contrário irá acontecer o que sempre acontece com todos os movimentos sem estratégia, irá se perder ao cair no descrédito de seus seguidores.
Não adianta irmos para frente da ALERJ, Palácio etc., para bradarmos o "Fora Cabral", sem estarmos organizados. Aquele momento do Quartel Central foi maravilhoso, pois uniu uma categoria e recebendo apoio da população descobrimos o quanto somos fortes, porém agora é o momento de nos organizarmos usando sempre da transparência demonstrando para todos quais são os passos a seguir com a finalidade de termos êxito num futuro bem próximo. Mas o êxito só acontecerá se tudo passar pela organização de uma política organizacional associativa.
Muitos irão comentar que isto não dará certo, pois não tem visão de movimento organizado e tem aqueles que criticarão, pois com certeza temem o sucesso a ser alcançado. Outros irão dizer que isto irá dividir o movimento e estes com certeza terão muito a perder, pois estarão sob o crivo da massa em cada cidade quando for definido quem os representará definitivamente.
Neste momento é necessário sentar e repensar as atitudes do movimento para que ele não caia no descrédito. Você Daciolo, esta no caminho certo ao visitar as cidades em que tem bombeiros que participam ativamente do movimento e de forma transparente esclarecer essa tomada de decisão do adiamento da data do "Fora Cabral", apesar de não ter sido votado em Assembléia.
Napoleão Bonaparte que conquistou grande parte da Europa dizia “durante as batalhas, cuide de seus pontos fracos e aproveite seus pontos fortes”. Agora é hora de nos reorganizarmos de forma estratégica e política. Pois como bem disse José Luiz Tejon em seu livro Liderança Para Fazer Acontecer, “em tempos de tempestade, o líder é aquele que tem a coragem de fazer uma profunda auto-análise e trabalhar seu constante aprimoramento”.
Nada como aprender com os próprios erros. Esperamos poder ser ouvidos, pois temos a certeza que este é melhor o caminho para o crescimento político de nossa categoria. E saiba que não devemos confiar demais nos amigos, temos que aprender a usar mais os inimigos. Temos que ter muita cautela com os amigos, eles nos trairão mais rapidamente. Portanto ouçam também seus inimigos, eles sempre têm algo a dizer nas entrelinhas.
Para saber mais como lidar com essas situações sugiro que leia sobre a história de Henry Kissinger, os colegas comentavam que ele parecia se dar melhor com seus inimigos do que com seus amigos. Leia também sobre o posicionamento de Mao Tsé-tung quando na invasão Japonesa a China. Enfim precisamos estar preparado a fim de orientar as lideranças que infelizmente não estão politicamente preparadas.
Para terminar deixo uma frase de Abraham Lincon se referindo aos sulistas quando fora criticado por uma senhora por ele não os ter chamado de inimigos irreconciliáveis que precisavam ser destruídos. “Porque minha senhora, não destruo os meus inimigos quando os torno meus amigos?”
Fica aqui a dica para uma grande conquista num futuro bem próximo.
Juarez Dutra Mota
Subtenente BM RR
Relações Públicas
Pós-Graduado em Assessoria Pública e Privada
Pós-Graduado em Planejamento estratégico e Gestão de Marketing
Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Campos
Bombeiros de Campos
Visite nosso blog: bombeirosdecampos.blogspot.com
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

4 comentários:

Anônimo disse...

com devido respeito senhor Juarez Dutra Mota.até hoje o que o senhor fez com toda essa bagagem para o corpo de bombeiro. meu amigo tem que botar a cara... as coisa só acontece se botar o corpinho. vitoria so vem com luta... filosofia historia so acontecem se colocar em pratica. vem botar a cara ai sim, suas ideias serao ouvidas. um abraço. se os oficiais começassem isto, certamente teriamos mas creditos. porque sao eles que nos representam junta a tropa. mas nimguem quer botar corpinho, porque querem guadar sua posiçao .sem se comprometer.escravos fazem-se desta forma. a istituiçao tem suas diretrizes do dever junta a populaçao . mas coroneis querem manter suas posiçoes devido sua vaidadeso. nao somos iscorias, pois é a sim que nos veem nossos comandos,estamos aqui para realizar suas vontades. merto é a posiçao deles nos representar bem olhar os que seus comandados precisao. presiva acontecer isto para sermos ouvidos. somos vozes que clamam na cidade!!!! um abraço senhor Juarez . pense nisto. historia acontecem com pratica estamos tetando fazer a nosso . vem participar mas juntos com nosco....

Anônimo disse...

concordo com o amigo,as eleições estão chegando,temos que ter representantes nos municipios para termos bases politicas se quizermos sair desse abismo que estamos há muitos anos nas mãos desses politicos corruptos.não devemos mais dividir votos,não vamos votar em nenhum coronel bombeiro,vai aparecer muitos,o sos tem que ter pretensões politicas sim,olhe o exemplo de brasilia com o cabo patricio.

Anônimo disse...

concordo desde que todas as associações locais tenham membros que sejam comprometidos com o sos,amigo subten vc deu uma aula de como conquistarmos nossa independencia politica.abraços !

Anônimo disse...

SENHOR CMTE GERAL SÉRGIO SIMÕES, POR FAVOR TOME PROVIDÊNCIAS QUANTO À TERCEIRIZAÇÃO DA FAXINA NOS QUARTÉIS...A FAXINA ESTÁ ESTRESSANDO A TROPA E ATRASANDO A FOLGA DOS MILITARES. OLHE AS OUTRAS SECRETARIAS DO ESTADO...ESTAMOS EM PLENO SÉC. XXI E BOMBEIRO NÃO É FAXINEIRO NÃO...OBRIGADO. SOMOS TÉCNICOS E ESPECIALISTAS, TEMOS QUE NOS VALORIZAR. TERCEIRIZAÇÃO DA FAXINA JÁ!!!