quarta-feira, 27 de julho de 2011

PEC 300 - A LUTA NO RIO DE JANEIRO - HISTÓRIA.

A luta pela PEC 300 no Rio de Janeiro foi iniciada no dia 30 de agosto de 2009 através da realização de uma caminhada na Praia de Copacabana, organizada e patrocinada pelo organizador desse espaço democrático.
Cerca de 200 Policiais Militares e Bombeiros Militares participaram da caminhada, a qual teve uma ótima repercussão na mídia:
- O GLOBO (leiam).
- O POVO DO RIO (leiam).
- EXTRA (leiam).
A luta estava começando.
Vários companheiros estão engajados nessa luta no Rio de Janeiro, desde o começo, ombrearam comigo, isso há quase dois anos atrás, alguns estão chegando agora, mas todos são importantes, pois "Juntos Somos Fortes!"
Nesses dois anos, inúmeras caravanas para Brasília foram organizadas. Eu fui no primeiro embate travado no Congresso Nacional, no dia 02 de fevereiro de 2010, acompanhado pelo amigo de turma, o Coronel PM Rosette que fez as imagens desse vídeo amador:

No vídeo falo que eu e o Coronel PM Rosette estávamos representando o RJ em razão da nossa delegação não ter chegado a tempo para participar do início da caminhada, assim sendo, efetivamente, nós dois éramos os únicos representantes do Rio naquele momento.
No início do mês de agosto está prevista uma nova caravana para Brasília partindo do Rio de Janeiro e de outros estados brasileiros. Eu também irei para lutar no Congresso Nacional, pois quero integrar o grupo de Policiais Militares do RJ.
Vamos lutar em Brasília, mas vamos continuar lutando no Rio de Janeiro, onde a luta está paralisada.
Irei para Brasília como sendo um dos lutadores, mas também como Coronel de Polícia, portanto, NINGUÉM estará me liderando ou falando por mim, deixo isso bem claro, pois essa é uma luta de militares, portanto, a hierarquia não pode ser subvertida.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSOR E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

12 comentários:

milton disse...

TALVEZ,POR ESSA SUA POSTURA COMANDANTE, É QUE O SR. INVARIAVELMENTE, EM NOSSAS NMANIFESTAÇÕES, FIQUE MUITO ISOLADO.SOU SARGENTO PM E NÃO ME SINTO MELINDRADO EM TER COMO LIDER UM CABO DO CORPO DE BOMBEIROS.NA VERDADE COMPANHEIRO, LIDERANÇA NÃO VEM DE PATENTES,ELA É INATA,OU EXISTE OU INEXISTE,NÃO É COISA QUE SE APRENDA NA ESCOLA,NEM MATÉRIA QUE SE ESTUDE NO BANCO DAS UNIVERSIDADES.O QUE NÓS TEMOS QUE TER EM MENTE NESSE MOMENTO É QUE, CONSEGUINDO DIGNIDADE SALARIAL,DAREMOS O PRIMEIRO PASSO PRO ENGRANDECIMENTO DE NOSSAS INSTITUIÇÕES,E DE UMA FORMA OU DE OUTRA, PASSAREMOS A RESPEITAR MAIS O PRAÇA,E DIVIDEIRMOS COM ELES A SUBLIME TAREFA DE COLOCARMOS A POLICIA MILITAR DO RJ NO LUGAR QUE ELA MERECE,QUE AO MEU VER É O CORAÇÃO DA POPULAÇÃO FLUMINENSE.

Anônimo disse...

Prezado cel paúl, boa tarde!
Mais uma vez o exmº senhor demonstra arrogância em relação ao movimento SOS BOMBEIROS, quando diz que NINGUÉM estará liderando o RJ na luta pela PEC 300.
Mais uma vez, o senhor demonstra que o único objetivo nesta caminhada é PESSOAL, pois quando estava na ativa não houve pré-disposição para o embate. Percebe-se que, quando o governador mudou o plano de carreira da PMERJ, diminuindo de 6 anos para 2 anos o tempo na ativa dos Coronéis (último posto), prejudicou o senhor e acabou com seu objetivo de ser comandante geral da PMERJ, e a partir daí iniciou-se o movimento pessoal para desmoralizar o governador.
Não resta dúvidas no funcionalismo público da péssima administração do governo estadual, mas o objetivo é MELHORIAS NA CONDIÇÃO SALARIAL DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO ESTADUAL.
Ombreie nessa luta, não importa o líder mas sim a causa da luta.
Convidamos o senhor a caminhar conosco, lado a lado, sem divisas e graduações, afinal JUNTOS SOMOS FORTES.

Anônimo disse...

Agora eu entendo porque muitos pms não quiseram participar das nossas manifestações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

COMANDADO POR CABO. disse...

OS BMs E PMs DO DF GANHAM MUITO BEM, E AINDA VÃO RECEBER 2 MIL DE AUMENTO ESTE ANO. LÁ SERÁ 2 MIL, TANTO PARA SOLDADO, QUANTO PARA CORONEL.

O TEN CORONEL BM DF DEVE SER PROMIVIDO A CEL AINDA ESTE ANO. TALVÉS POR MERITOS OU MESMO POR INDICAÇÃO DO MEU COMANDANTE CB BM DACIOLO. CONFORME NÓS FIZEMOS A CASA LEGISLATIVA DO DF AO PRÓPRIO PRESIDENTE CB PM DF PATRICIO.

CONFORME O CORONEL PM RJ PODE CONFIRMAR NO VÍDEO DA ANISTIA, O TEN CEL BM DF, AO ESCUTAR A ORDEM SENTIDO, PRONTAMENTE COM OS OFICIAIS E PRAÇAS SUPERIORES A CABO, SE POSICIONARAM EM SENTIDO E AO COMANDO DO CABO, CANTARAM O HINO. SERÁ QUE O TEN CEL BM DF NÃO SERÁ PROMOVIDO A CEL POR TER OBEDECIDO A UM CABO BM RJ?

SE O SENHOR NÃO SE CONVERTER AO MOVIMENTO DOS BOMBEIROS, POLICIAIS CIVIS E MILITARES, SINTO MUITO INFORMA~LHE, NENHUMA AUTORIDADE DE BRASÍLIA VAI DAR-LHE ATENÇÃO. POIS EM BSB, NÃO SÓ OS DEPUTADOS, SENADORES E PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES DE BOMBEIROS, PMs E POL CIVIS, JÁ CRÉDITAM AO CABO COMO PORTA VOZ DO RIO DE JANEIRO. NINGUÉM É OBRIGADO A SE REPORTAR AO CABO. ASSIM COMO NINGUÉM É OBRIGADO A SE REPORTA A NENHUM CORONEL.

INDO A BSB, O NOBRE CORONEL PM RJ VAI FICAR DECEPCIONADO DE COMO O CORONEL BM DF CONVERSA COM O SOLDADO BM RJ, PODE SER QUE COM O SD BM DF ELE NÃO CONVERSE DE IGUAL PARA IGUAL. MAS NO MOVIMENTO SOS BOMBEIROS, SE HÁ RESPEITO A HIERARQUIA, MAS NÃO PENSE QUE O TRATAMENTO PASSARÁ DO SENHOR. MAS NÃO PELA PATENTE DE CORONEL, MAS SIM PELA IDADE. POIS TODOS NÓS SOMOS IGUAIS NO MOVIMENTO E SENDO IGUAIS, NÃO NOS IMPORTA QUEM É O PORTA VOZ. CABO OU CORONEL. EU PREFIRO SOLDADO. MAS QUEM ELEGEU O DACIOLO COMO PORTA VOZ FOI O NOSSO ÚNICO E VERDADEIRO LIDER.
JESUS CRISTO.

É UMA PENA O NOBRE CORONEL SE AFASTAR DOS SEUS SUBORDINADOS.

ESSE SEU JUNTOS SOMOS FORTES DEVERIA MUDAR PARA:
JUNTO A MIM, EU SOU FORTE.

UM COMANDADO POR CABO.

Profeta disse...

É Coronel mostra-se que o Sr. ainda não apredeu que a maior virtude do homem é a humildade que cada um trás dentro de si, não se mede o homem pela divisa, ele é medido por seu carater. Só para ilustrar, qdo CRISTO vai até JOÃO O BATISTA o mesmo diz que não é digno de o batizar, porém CRISTO na sua humildade diz que essa é a vondade do pai, não digo que seja vontade de DEUS que o CB seja o porta VOZ, digo porém também não posso dizer que não o é, orém o importante é que ele conseguiu unir varios que estavam dispersos para juntos sermos de fato FORTES. A VAIDADE É O PIOR DOS PECADOS CAPITAIS.

Alexandre, The Great disse...

ENTENDI PERFEITAMENTE A MENSAGEM.
O SR. ESTÁ CERTÍSSIMO!
QUEM PARTICIPA DO MOVIMENTO DESDE 2007 COMO O SR. INDEPENDE DE "LÍDERES"; POIS JÁ MOSTROU SOBEJAMENTE QUE SE MANIFESTA E PROTESTA ATÉ SÓZINHO, NÃO PRECISA DE "MASSAS", TAMPOUCO DE PEDIR DINHEIRO PARA ISSO OU AQUILO.
CORRETO O SEU POSICIONAMENTO E NADA TEM A VER COM SOBERBA OU FALTA DE HUMILDADE.
QUANTO AO VÍDEO: "SHOW"!!!

Claudio Velloso disse...

Sou cidadão e sempre lutei e colaborei pela dignidade das instituições de segurança pública do estado do Rio de Janeiro.Defendi e defenderei melhorias salárias e melhores condições de trabalho AOS servidores públicos. Permaneci nos últimos meses atento e ombreando nas ruas não só na capital como no interior sem ter ajuda financeira de ninguém, pelo contrário com meus próprio recursos. É óbvio que o movimento dos militares no Rio de Janeiro tem que ter liderança. Não posso aceitar que Jesus é o líder do movimento, pode até ser líder espiritual, apesar dos meus princípios religiosos e ter respeito e reverência as coisas sagradas não me afasta dos meus princípios de não ser subserviente ao sistema corrupto instalado na política. Lembro a todos que não foi só os bombeiros presos e perseguidos, o coronel Paúl também foi preso junto com os bombeiros e diversas vezes foi as ruas protestar sozinho. Nunca deixei de dar apoio e distribui faixas aos organizadores e nunca as vi expostas durante as manifestações. AGORA QUEM FALA É O CIDADÃO EMPRESÁRIO QUE PAGA SEUS IMPOSTO E TEM O DIREITO DE EXIGIR SEUS DIREITOS. O QUE ADIANTA OS MILITARES RECEBEREM AUMENTO E A BANDA PODRE CONTINUAR? O QUE ADIANTA OS MILITARES RECEBEREM ANISTIA E AUMENTO E O GOVERNO CABRAL CONTINUAR? COM O MOVIMENTO O CIDADÃO FLUMINENSE PODE CONSTATAR O MAIOR ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO QUE O ESTADO DO RIO SOFREU. UM GOVERNO CORRUPTO QUE PODERÁ ATENDER AS REIVINDICAÇÕES SALARIAIS DOS MILITARES E TODOS ACEITARÃO CALADOS, OMISSOS E CONIVENTES COM A CORRUPÇÃO DO GOVERNO. OS BOMBEIROS ERRARAM QUANDO SAÍRAM DAS RUAS DO RIO QUANDO A POPULAÇÃO APOIOU O MOVIMENTO,O HINO NACIONAL DEIXOU DE SER TOCADO DURANTE OS ATOS. O MOVIMENTO ENFRAQUECEU E DEIXOU A POPULAÇÃO COM VÁRIAS PERGUNTAS:A PRINCIPAL "QUEM SERÃO OS HERÓIS DO RIO DE JANEIRO?" TODOS PODEM FICAR SABENDO AGORA QUE ESTAREI PRESENTE NA ASSEMBLÉIA DOS BOMBEIROS E IREI A BRASÍLIA PRA ESCUTAR A RESPOSTAS E COBRAREI UMA LIDERANÇA. AFINAL QUEM QUER O FORA CABRAL É A SOCIEDADE CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E QUEM PAGA OS SALÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, TAMBÉM SOMOS NÓS CIDADÃOS. JUNTOS SOMOS FORTES!

Anônimo disse...

Cel Paul
Vejo que o que eu preví no meu anonimato, anonimato este necessário quando nos envolvemos com pessoas mal intencionadas e traíras, vai acontecer.
O que foi escrito por você está bem claro, a luta é uma só, os Oficiais estarão juntos, apenas sem a liderança de qualquer que seja ou se considere líder, seja Cabo ou Coronel.
Nunca ví na caserna Cabo liderar tropa ou fração de tropa, comanda soldados, seus subordinados hierárquicos.
O "Juntos Somos fortes", de sua autoria, já começa a soar de forma diferente, principalmente no ouvido dos traíras de plantão, que já passam a ver ameaçada a mais do que clara eleição do Cabo Daciolo a parlamentar nas próximas eleições.Muito breve estarão indicando o Cmt-Geral, o Chefe do Gab. Militar e outros na PM e BM do RJ, como já faz o Sgt. Patrício do CBDF.
Você, Paul, para eles já entrou na fase de descarte, aliás, como você sabe bem, já viu praça gostar de oficial?
Eu anteví que isso iria acontecer nas minhas análises dos fatos, não pensei que fosse tão rápido e infelizmente, pelo óbvio, não pude te avisar. Faça a sua parte, quem quizer a liderança do Cabo ou de quem quer que seja que a aceite.
Você é um homem de valôr e a luta que você encabeçou no passado (sem querer ser líder de nada) tem que continuar, gostem ou não os traíras de plantão.

BOMBEIRO / SAQUAREMA disse...

SENHOR CORONEL, SOU SGT BM E ACOMPANHO EM MEU COTIDIANO O SEU BLOG, DEVO DIZER-LHE DE BOA QUALIDADE SEM DÚVIDAS, POREM NÃO CONCORDO COM ALGUMAS PUBLICAÇÕES QUE A TEMPOS O SENHOR VEM LEVEMENTE COLOCANDO AQUI EM RELAÇÃO AO MOVIMENTO DE BMS E PMS, AGORA O SENHOR RESOLVEU SUBIR O TOM, COLOCANDO-SE EXATAMENTE COMO TODOS OS QUE POR ALGUMA RAZÃO PESSOAL OU POLITICA TENDEM A TENTAR ESVAZIA-LA, CORONEL PENSO QUE NÃO CABE A MIM LEMBRAR-LHE QUE AS INSTITUIÇÕES CBMERJ E PMERJ, SÃO ADMINISTRADAS PELOS SENHORES OFICIAIS, QUE AS TOMARAM PARA SI PRÓPROS ( VIDE NOSSOS ESTATUTOS ), O QUE VEJO DENTRO DE MINHA INSTITUIÇÃO ( CBMERJ )É QUE AOS OFICIAIS DE CARREIRA TUDO, AOS OFICIAIS QOA E PRAÇAS AS MIGALHAS, CREIO QUE NA PMERJ NÃO SEJA DIFERENTE POIS BEM SENHOR, SE VIVEMOS A UM BOM TEMPO NUM EMARANHADO DE LAMA, CERTAMENTE NÃO FORAM OS OFICIAIS QOA E PRAÇAS QUE AS COLOCARAM, FORAM OS DONOS, OS PROPRIETÁRIOS DELAS QUE AS JOGARAM, PARA SUPRIREM SEUS DESEJOS, DEVANEIOS, EGOS E POR ULTIMO A FALSA ÉTICA QUE AOS SENHORES SÃO IMPOSTAS QUANDO NA ACADÊMIA.
CORONEL, O MOVIMENTO SOS BOMBEIROS NASCEU NO CEIO DA TROPA, TROPA ESTA DE PRAÇAS, CONTANDO CERTAMENTE COM A CORAGEM DE ALGUNS OFICIAIS, QUE ESTÃO SENDO DESCRIMINADOS POR SEUS COLEGAS DE OFICIALATO E ESTÃO OMBREADOS AOS PRAÇAS COM TOTAL DIGNIDADE, HUMILDADE, CORAGEM E DETERMINAÇÃO VENHA CORONEL, TIRE A ARMADURA DA ARROGÂNCIA, DO AUTORITARISMO E VISTA A DA HULMILDADE, DO COMPANHEIRISMO E VAMOS GANHAR ESTA GUERRA, A VITÓRIA SERÁ DE TODOS NÓS.
O QUE O SENHOR É , E SUAS CONQUISTAS NINGUEM IRÁ TIRAR, LIDERANÇA SE CONQUISTA COM RESPEITO E AMIZADE E CERTAMENTE O SENHOR NÃO DEIXARÁ DE TE-LA

NÃO FOMOS NÓS CORONEL.....!!!!!

Anônimo disse...

Cel Paul
Aí acima está a resposta.
Deixaram e "os caras" estão se achando acima do bem e do mal.
Nota-se claramente um ranço com relação ao Oficial, por ter cursado uma Academia, por saber o que é ética, por comandar.
Esquecem que a muito pouco tempo a carreira de praças terminava como segundo tenente na reserva e os oficiais aplaudiram quando puderam alçar o posto de Capitão e agora de Major, com vencimentos de ten-Cel. E isso partiu de quem?, de Oficiais das Corporações que encaminharam as mudanças e por parlamentares simpáticos a justiça que seria feita a eles.
Foram os "proprietários", os "donos" que fizeram as mudanças que hoje estão aí em benefício de todos, da ativa e da reserva.
Se há Oficiais ruins, há também uma grande maioria de praças que não vestem a camisa da Corporação e não respeitam a sua história.
Afinal, também, ninguém é culpado de não existir "juruna" para se cursar as Academias D. João VI e Pedro II.
Vade retro.

Anônimo disse...

Poxa obrigado mesmo por serem tão bons com os praças, valeu mesmo.Penso que a maioria dos praças entraram na corporação sabendo das diferenças entre praças e oficiais, mas não essas que nós vemos no dia a dia, onde muitos pensam que o CBMERJ é dos oficiais, fazem o que querem e o que bem entendem, tem o rei na barriga por causa de uma merda de Academia onde a maioria são filhinhos de papai que tiveram tudo do bom e do melhor agora querem cagar goma, sou da fileira e vejo todos os dias as merdas que aprenderam na academia onde tudo o que fazer é mal organizado e para ferrar o praça, não me parece que esse ranço parta de praça para oficial e sim o contrário, lógico que não são todos, mas 99,8%. E para finalizar só sendo muito anjinho para não saber porque a grande maioria dos praças não estão vestindo a camisa da corporação, vou dar somente algumas dicas:
será que é porque os oficiais já estão com a vida ganha nela?
será que é porque a maioria está usando o CBMERJ como trampolim para algo melhor? pois existem oficiais que se acham por serem oficiais penso que muitos outros concursos e muitos praças o acham uns merdas que não conseguiram algo melhor.
será que é porque perceberam que a corporação está acabando por conta da mal administração de oficiais que tanto vestiram a camisa da corporação?
será que porque os praças estão vendo esse carnaval todo com dinheiro do FUNESBOM, Engenharia e outros mais que seve para bancar luxos de oficiais que tanto vestiram a camisa da corporação?
etc
etc
etc
etc...

SD PM REVOLTADO disse...

Boa noite, estou realmente tendo uma aula neste blog, não sabia que ética era prerrogativa de oficial, ora senhor se a PM e BM chegaram ao ponto que chegou certamente a culpa é dos que delas sempre se entitularam donos, por que o quadro de oficiais não faz uma manifestação contra os desmandos dos que passaram pelo palácio, bem vamos para com mentiras os beneficios aos praças foram evoluindo de acordo com o grau de cultura dos mesmos, pois eu mesmo qdo na ativa tive que ajudar a muitos em seus serviços. Todos ficam pianinho para ver se chegam ao posto máximo e quem sabe CMT GERAL. ao anônimo das 14:46 eu digo, sempre escutei manda quem pode obedece quem tem juízo. ou então cadeia o cuturno ta sujo.