segunda-feira, 18 de julho de 2011

OS CRÉDITOS SOBRE AS DENÚNCIAS DO JORNAL O GLOBO E REVISTAS ÉPOCA E VEJA - JEFF CASTRO.

BLOG DO JEFF CASTRO.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
OS CRÉDITOS SOBRE AS DENÚNCIAS NO JORNAL O GLOBO E REVISTAS ÉPOCA E VEJA.
“Inicialmente devemos salientar a tendência para se transformar a imprensa, de atividade econômica profissional e cultural privada, em serviço público. Isto se deu com o Marxismo, o Fascismo e o Nazismo, sempre com o mesmo pretexto de que jornal representa interesses capitalistas e não a liberdade de pensamento. Não se pode negar o poder econômico sobre a imprensa como sobre qualquer outra atividade humana, no Estado moderno. No regime democrático, porém, este poder econômico atuando livremente atua diversamente, isto é, se distribui entre diferentes opiniões que oferecem base de apoio a diferentes tipos de jornais. A submissão dos jornais aos governos não diminui a influência do poder econômico sobre eles; apenas concentra este poder que, exercendo-se sobre o governo, faz dele o seu conduto único de pressão sobre a imprensa. Então, ainda que nos situemos no campo exclusivamente material do interesse econômico, desprezando a parte moral e ideológica que sabemos existir na imprensa, ficaremos diante de um poder econômico que atua sem oposição, o que é muito pior, pois livre da fiscalização e da crítica dos interesses contrários, ele se expande em prejuízo da moral pública e das verdadeiras necessidades do Povo.” - Afonso Arinos de Melo Franco, Pela Liberdade de Imprensa, Editora José Olympio, 1957.
Nestes tempos de escândalos em um dos maiores conglomerados de imprensa do mundo, que provocaram o fechamento do jornal britânico News of the World e impediram que seu proprietário e agora investigado Rupert Murdoch fechasse um negócio de bilhões de dólares na compra da maior rede de TV a cabo no Reino Unido, derrubando o chefe da Scotland Yard e elevando a pressão sobre o primeiro-ministro britânico David Cameron, eu tento entender a lógica da grande imprensa.
Na segunda-feira, dia 04 de julho, recebi em minha residência a reportagem da revista Época, Editora Globo, interessada em minha denúncia sobre a desapropriação de uma casa em Barra do Piraí, assinada pelo vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão (PMDB), como uma espécie de presentinho para sua família no interior. Naquela oportunidade, além de toda documentação por mim pesquisada sobre a desapropriação escandalosa da casa na Rua Dona Guilhermina, entreguei ao repórter da Época vários documentos pesquisados sobre mais duas denúncias não menos escandalosas, uma envolvendo o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a Light S/A e Prefeitura de Barra do Piraí, e outra sobre a fabricação de UPAs pela Metalúrgica Barra do Piraí, com notas emitidas pela Metalúrgica Valença, ambas do Grupo MBP.
Leia posts neste blog com as denúncias que também foram publicadas em minha coluna Na VOZ do JEFF, no jornal A VOZ DA CIDADE, diário com sede em Barra Mansa e circulação nas cidades do Sul Fluminense, repercutidas posteriormente no jornal O TASQUIM, semanário que lancei no dia 19 de março deste ano:
12/06/2010 – CABRAL E PEZÃO VISITAM CIDADES DO CENTRO-SUL
16/09/2010 - CAUSA PRÓPRIA PELO COLETIVO
23/09/2010 - SISTEMA MODULAR REVOLUCIONÁRIO IMPORTADO DA CHINA - VIA PARAGUAI?
01/11/2010 - RELAÇÃO PROMÍSCUA ENTRE A LIGHT E PREFEITURA DE BARRA DO PIRAÍ.
02/12/2010 – DO PEZÃO PARA O POVO DA CASA DELE
23/01/2011 - DENUNCIEI O VICE-GOVERNADOR PEZÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO.
26/01/2011 - VALENCIANOS QUESTIONAM “BENEFÍCIOS” DO GOVERNO SÉRGIO CABRAL.
09/02/2011 - METALÚRGICA VALENÇA VENDEU R$ 92.278.124,91 PARA O GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DO RIO - MILAGRE EMPRESARIAL!
11/02/2011 - PREFEITO ZÉ LUIZ TENTOU CONCEDER INCENTIVOS IRRISÓRIOS E RIDÍCULOS PARA A METALÚRGICA VALENÇA
Em sua edição de sábado (09/06) a revista Época publicou matéria sobre a escandalosa desapropriação da casa da família de Pezão (leia posts neste blog: EU SÓ ASSINEI, DIZ PEZÃO, EU SÓ ASSINEI, DIZ PEZÃO – DENUNCIA DE UM JORNALISTA SEM DIPLOMA), deixando-me intrigado sobre os motivos que teriam levado uma revista da Editora Globo a denunciar o Governo do Estado do Rio de Janeiro, já que a relação entre o maior conglomerado de imprensa brasileiro e o governador Sérgio Cabral (PMDB), assim como também com seu vice Luiz Fernando de Souza, o Pezão (PMDB), aparentemente, caminhava na “bruma leve das paixões que vem dentro”.
Então, na noite de quinta-feira (14/06), a Agência O GLOBO requisitou-me através de e-mails, fotografias do empresário Ronald de Carvalho para ilustrar uma matéria dominical.
Já que o reconhecimento ao trabalho de um Jornalista sem diploma, que edita seu jornal sozinho e remando contra a maré há décadas, não parece fazer parte das intenções nas redações da grande imprensa, me vejo no direito de revelar os e-mails para garantir os créditos jornalísticos sobre as denúncias (leiam e vejam as fotos).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
PROFESSO E CORONEL
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: