quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DESMILITARIZAÇÃO DA PMERJ - VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR?

A idéia da desmilitarização das Polícias Militares não sai de algumas cabeças desse nosso Brasil varonil, para alguns chega a ser uma obcessão, para outros a verdadeira panacéia que resolverá todos os problemas.
O nosso amigo Coronel de Polícia Corrêa, um dos que encaminha artigos para o nosso espaço, comentou em um email que deveríamos abordar esse tema, pois ele foi alvo de discussão na 1a CONSEG.
Concordamos com Corrêa e em breve postaremos o artigo, porém preliminarmente gostaríamos de deixar claros alguns pontos:
Somos contra a desmilitarização.
Não conhecemos no Brasil nenhuma Polícia organizada fora do modelo militar, que seja minimamente eficiente, ao contrário, apresentam produtividade sofrível.
Reconhecemos que as Polícias Militares sofreram um desvio de finalidade, centrando no adjetivo "militar", esquecendo o substantivo "polícia".
Por derradeiro, informamos que a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro se encontra em processo de desmilitarização há alguns anos e na atual gestão deve dar passos decisivos nessa direção, considerando algumas medidas adotadas por Mário Sérgio.
Mas isso é assunto para o artigo apropriado.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

FORA CABRAL disse...

VAMOS APOIAR
MOVIMENTO FORA SARNEY
O movimento FORA SARNEY está preparando um grande protesto no Palácio das Laranjeiras no próximo dia 7 de setembro às 20hs.
Os organizadores escolheram essa data porque o governador Sérgio Cabral estará recebendo os deputados federais e senadores do Rio para discutir os recursos do pré-sal. A concentração será às 18:30hs na estação do metrô do Largo do Machado. De lá, os manifestantes seguirão até o Palácio Guanabara.

OS PROFESSORES FARÃO UMA CAMINHADA DE PROTESTO
Os profissionais de educação estão revoltados com o descaso do governador, que descumpriu todas suas promessas de campanha e agora ataca diretamente o plano de carreira.
Na terça-feira dia 08/09 às 12h, ocorrerá uma marcha da Candelária até a ALERJ em defesa do Plano de Carreira e pela incorporação imediata da gratificação do Nova Escola. Na ALERJ, os professores e funcionários farão uma vigília nas escadarias e galerias e, ao final da votação do projeto, realizarão uma assembléia geral .


MOVIMENTO FORA CABRAL, FORA PMDB!
E dia 09/09 às 10 h - Faremos uma manifestação contra o governador e seu partido PMDB.
concentração no Largo do Machado rumo ao Palácio Guanabara.

obs: Quem está insatisfeito e indignado leve a sua faixa de protesto. Não importa seu partido político, sua categoria profissional e etc..., é a UNIFICAÇÃO DE TODOS QUE ELEGERAM O GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL, ACREDITANDO EM SUAS PROMESSAS DE CAMPANHA!

Anônimo disse...

O problema não é ser militar. A questão é que já não somos militares faz tempo. Na verdade somos da Polícia Política do Estado do Rio de Janeiro, onde qualquer político manda e desmanda ao sabor de sua vontade. E isso interfere significativamente em toda esfera institucional. Mudanças virão, mas enquanto os políticos do nosso estado tiverem tanta influência nas policias como tem hoje, nada vai mudar. NADA !
Asp 2005.

Unknown disse...

Boa noite meu amigo Cel Ricardo Paul. Como já é do seu conhecimento, sou um crítico regular ao atual governo, mais no tocante a desmilitarização da Polícia, eu sou inteiramente favorável. Tendo em vista o êxito dos Países desenvolvidos. Um forte abraço meu amigo Paúl, a luta continua!!!

Paulo Ricardo Paúl disse...

Meu amigo Muriqui FM:
Grato pelo comentário.
Respeito a sua opinião, porém devo esclarecer que Polícias organizadas militarmente existem em todo o mundo civilizado.
O problema no Brasil não é esse e sim os absurdos que só o Brasil possui:
- As Polícias não realizam o ciclo completo de Polícia.
- As Polícias investigativas permitem que um NÃO POLICIAL, por meio de um concurso público, assuma o topo da carreira, uma insanidade.
- As Polícis Militares tem dado mais enfânse ao adjetivo MILITAR do que ao substantivo POLÍCIA. Esse é o nosso erro, queremos ser militares e esquecemos de ser policiais.
A organização militar é tão superior que a Polícia Civil do Rio está caminhando para isso. usam viaturas ostensivas, possui tropa de assalto (CORE), utiliza blindados e helicópteros militares, usam uniformes e fardas militares, só faltam as divisas e as estrelas.
Um abraço
Paúl

Anônimo disse...

Há defensores dos dois lados, bem sei. Estou, tendo vivido experiência em países desenvolvidos, de acorco com o comentario de muririfm. Embora com todo respeito à experiência e à inteligência do Cel. Paul, mas me utilizo deste espaço democrático que ele próprio, gentilmente nos oferece, para dizer que neste ponto dele discordo e, na minha opinião, noto em seu próprio comentário acima, argumentos favoráveis ao que não se tenha uma polícia "militar" , aliás, que se deveria ter duas polícias, e sim um POLÍCIA DE FATO que cumprisse sua função de prestar segurança urbana. Mas, considero que, no ponto em que estamos em termos de segurança pública no Rio, este não é tema para o momento(até porque de dificil exame desapaixonado), pois que há questões outras mais importantes de serem consideradas, em respeito ao direito à vida, de todos nós.

Anônimo disse...

na verdade nenhum coronel quer que acabe o militarismo na Polícia, porque acabará com a mordomia deles , até mesmo porque a nossa costituição não é democratica. Ate mesmo porque como diz uma música dos Paralamas do sucesso (trezentas picaretas ), no trecho que diz oseguinte: Parabens coroneis vocês venceram outra vez o congresso continua a serviço de vocês.Sabemos ainda que coronel de polícia virou um cáncer em todos os estados , por que todeos ocupam um cargo de diretoria ou de chefia de algum orgão publico , como o sr Cel Paul que é responsável pela segurança da Cedae. Não sei para que existe Cel de Policía . Cel é de exército.