terça-feira, 29 de setembro de 2009

É HORA DE AUMENTARMOS A MOBILIZAÇÃO E DE DIVERSIFICARMOS AS NOSSAS AÇÕES.


O sucesso da nossa mobilização de domingo aumentou a nossa responsabilidade tendo em vista que cada um de nós (mobilizados) está lutando por todos nós, pelas nossas famílias, pelas nossas Instituições, mas também estamos lutando pelos companheiros que não participam da luta e pelas suas respectivas famílias.
Não podemos esquecer que lutamos não só pela PEC 300/2008, mas também para que Sérgio Cabral (PMDB) comece a conceder reajustes que nos aproximem o mais rápido possível dessa igualdade salarial, como fez o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), apesar do seu estado não ser o segundo em arrecadação, como é o caso do Rio de Janeiro.
Além da questão salarial precisamos cobrar o comando próprio e independente, com o Comandante Geral sendo escolhido pelas Instituições Militares, chega de indicados politicamente; a criação da pensão militar; a melhoria do fluxo de carreira premiando o aspecto meritório; as alterações no RDPMERJ; a concessão do RioCard para todos; acabar com as gratificações discriminatórias; o pagamento dos valores não recebidos (atrasados) com relação ao RioCard e a essas gratificações absurdas; etc.
A nossa luta possui várias frentes, não podemos nos enfraquecer, pois juntos somos fortes, Oficiais e Praças, Soldados e Coronéis.
Nesse sentido, abrindo um parêntese, perceberam quantos Praças participaram de forma atuante na comissão organizadora? Quantos estiveram no caminhão de som?
A luta é de todos, somos todos soldados.
Temos que ter em mente que existem várias formas de mobilização, todas legais, ordeiras e pacíficas, as quais podem ser realizadas por um único PM ou BM, um pequeno grupo ou uma multidão com milhares de participantes.
Lembrem que o organizador desse blog já fez dezenas de atos cívicos sozinho, sem qualquer problema, pelas ruas do Rio de Janeiro, inclusive nas proximidades de quartéis da PMERJ e do CBMERJ.
Sonhem com grupos de Policiais Militares e de Bombeiros Militares realizando atos simultâneos em cada área de atuação, espalhados por todo Estado do Rio de Janeiro. Esses atos não demandariam maiores despesas e nem deslocamentos, poderiam ser feitos por quem estive saindo de serviço, durando uma ou duas horas.
Um exemplo: No dia X realizaríamos atos cívicos em todo Rio de Janeiro, no horário das 08:30 às 09:30 horas, cobrando a concessão do RioCard (um dos nossos objetivos) para todos.
Os Policiais Militares que saíssem de serviço no 13º BPM realizariam o ato na Praça Tiradentes; os do 3º BPM no Jardim do Méier; os do 5º BPM na Avenida Rodrigues Alves; os do Fazenda dos Afonsos na Avenida Marechal Fontenelle; os do Quartel General na Cinelândia, etc.
Os Bombeiros Militares fariam a mesma coisa, inclusive os atos poderiam ser em conjunto.
Os inativos e as pensionistas seriam mobilizados pela internet.
O custo desses atos seria muito baixo.
Uma faixa custa em média R$ 15,00 e duas ou três já permitiram uma grande visibilidade, podendo ser usadas incontáveis vezes.
Panfletos xerocopiados poderiam ser distribuídos, considerando que em média com tiragem superior a 500 cópias, cada custa R$ 0,08.
Obviamente, cada núcleo poderia realizar o ato na dimensão da mobilização dos seus companheiros, pois quanto maior esse número, menor as despesas e os sacrifícios.
O que nos impede de fixarmos faixas próximas às nossas OPMs e OBMs, fora da área militar, cobrando do governador o cumprimento das promessas de campanha ou a concessão do RioCard para todos?
As alternativas são muitas e as operações tolerância zero e padrão são outros exemplos, as quais não constituem crime de qualquer natureza ou transgressão, desde que devidamente organizadas e operacionalizadas, como já foi feito pela Polícia Federal inúmeras vezes na luta por melhores salários e eles tem conseguido os seus objetivos.
O que nós precisamos é estarmos juntos na busca dos nossos ideais, agindo na legalidade, ordeira e pacificamente, pois o maior temor dos políticos não é que façamos greve e sim que aprendamos a lutar pelos nossos direitos de forma organizada.
A preocupação deles é tão grande nesse sentido que seus emissários dentro das nossas Instituições pregam a separação entre Oficiais e Praças, por exemplo, pois esse é o meio mais fácil de nos enfraquecer.
Vocês lembram a fala constante desses emissários do mal:
- Os Coronéis não lutam por nós, nunca fazem nada, só pensam neles.
Em 2007, surgem os Coronéis Barbonos e os 40 da Evaristo e o que fazem esses nossos inimigos internos: mentem, trapaceiam, conspiram, etc.
Ao invés de apoiarem a nossa luta, já que sempre cobraram posicionamentos dos Coronéis e pela primeira vez Coronéis tinham tomado a frente da luta, se omitem, só pensam nos seus umbigos e nas vantagens que poderiam obter, boicotando a mobilização.
A luta deve continuar.
Hoje estaremos na ALERJ, às 16:00 horas, para acompanhar a votação do nosso reajuste pelos deputados estaduais, se estiver de folga compareça, leve a sua opinião e mostre a força da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
A nossa mobilização não pode parar e a comissão organizadora dos atos cívicos em defesa da aprovação da PEC 300/2008 irá preparar uma nova manifestação, na qual teremos um recorde de participantes para superar em face do sucesso da Segunda Marcha.
Todavia para que possamos ter sucesso temos que manter um contato direto com todas as OPM e as OBM, que nos possibilidade mobilizar o maior número possível de Policiais Militares, de Bombeiros militares e da família Bombeiro Militar-Policial Militar, a qualquer momento para que possamos realizar atos simultâneos como o proposto anteriormente.
A internet e o contato pessoal (quartéis, vizinhança e via pública) são os meios adequados para criarmos essa rede de mobilização, pois a comunicação precisa ser rápida e o mais capilarizada possível.
Diante dessa necessidade, estamos criando um cadastro de emails (uma mala direta) para divulgar a mobilização e permitir que em 1 ou 2 dias consigamos alcançar todos os quartéis.
Não faremos nada escondido, pois esse não é o nosso objetivo, a blogosfera da segurança pública continuará anunciando os eventos, mas queremos alcançar aos Policiais Militares e aos Bombeiros Militares que não acessem à internet. Essa será a missão de cada núcleo de OPM e de OBM, espalhar as notícias com a rapidez do relâmpago.
Portanto, PM e BM cadastrem o seu email nessa rede, informando a OPM ou OBM, a identificação do nome não é necessária, encaminhando email para
celprpaul@yahoo.com.br
Mãos à obra, o tempo precisa ser nosso aliado.
Se for possível imprima e distribua cópias desse artigo na sua OPM ou OBM.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

6 comentários:

Anônimo disse...

é uam vergonha o salário do policial no riode janeiro, chega de corrupção, salário digno já.

Paulo Ricardo Paúl disse...

Perfeito.
Juntos Somos Fortes!

Anônimo disse...

Salário Digno Já !!
Chega de Corrupção !!

Luiz Maia disse...

meus cumprimentos Cel.Paulo Ricardo!venho ultimamente acompamhado os seus trabalhos em defesa dos PM/BM e valendo-me desta oportunidade,gostaria de concitar aos companheiros, sem distinçao, a se unirem neste proposito e assim poderemos novamente dizer com altivez"Somos Força na paz e na Guerra em Combate Constante ao que é Vil...".que nosso Deus lhe conceda animo e destemor para prosseguir nesta nobre e justa causa.
Luiz Maia-Ten.BM R/R

Luiz Freddy R. Aguirre disse...

Parabéns Cel Paulo, fiz dois cursos na PMERJ, CIPC (93)e CSPM (95), tive a oportunidade de conhecer ótimos policiais, colegas e amigos, acompanho o movimento e te felicito pelo teu destemor em prol de melhorias salariais e condições de trabalho.
Cel RR Brigada Militar, Luiz Freddy R. Aguirre

Paulo Ricardo Paúl disse...

Prezados Aguirre e Luiz Maia, grato pelo apoio. A luta contra o poder político é muito difícil, algo como sonhar um sonho impossível. O importante é aprendermos que Juntos Somos Fortes!