segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SEGUNDA MARCHA DEMOCRÁTICA - PEC 300/2008 - REPERCUSSÃO NA MÍDIA.

O DIA - Isabela Kassow
O DIA:
- Policiais e bombeiros fazem manifestação na Praia de Copacabana
Eles pedem aprovação da PEC/2008, que iguala salários da categoria com a do Distrito Federal
Foto: Isabela Kassow/ Agência O DIA
Rio - Cerca de 1.500 bombeiros e policiais militares enfrentaram o sol forte de domingo, na Praia de Copacabana, e fizeram uma passeata para pressionar o governo quanto a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 300), no Congresso. O projeto, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), estipula a unificação da remuneração de PMs e Bombeiros de todo o País, tendo como parâmetro os soldos do Distrito Federal. Na primeira manifestação pública por melhores salários na gestão do novo comandante-geral da PM, coronel Mário Sergio Duarte, oficiais da ativa não aderiram ao movimento. Para a Associação de Ativos e Inativos da Polícia Militar, a PEC 300 despertou a esperança nos policiais militares e bombeiros do Rio, que concentra as "piores remunerações do Brasil". O deputado Wagner Montes (PDT) também defendeu a PEC 300. “Todos os interessados estão extremamente focados no movimento, que é muito importante para a categoria. Os soldos do Rio de Janeiro estão defasados. Muitas vezes, eles têm que recorrer aos bicos para manter a família”, avalia o deputado. Muitas esposas e companheiras de militares também marcaram presença na passeata. Elas foram representadas pela Associação das Mulheres de Praças da Polícia Militar do Rio (AMEPM-RJ). Para o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), a Polícia Militar do Distrito Federal deve ser utilizada como exemplo por todas as unidades federativas. "A tropa do Distrito Federal enfrentou várias vezes o Congresso e reivindicou melhores condições de trabalho e dignidade para sua família. O soldado marcha junto com o coronel no combate ao crime ou nas incursões no Legislativo, e o resultado serve de exemplo para as demais PMs do Brasil, no campo da remuneração e de meios de trabalho”.
JORNAL DO BRASIL:
- Policiais e bombeiros fizeram manifestação por melhoria salarial
RIO DE JANEIRO - Centenas de pessoas acompanharam neste domingo na orla de Copacabana uma manifestação feita pelo Movimento Cívico Juntos Somos Fortes (MCJSF), composto por policiais militares e bombeiros que, com faixas e cartazes, protestaram contra o baixo salário e reinvindicaram a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC 300), de autoria do deputado federal paulista Arnaldo Faria de Sá (PTB). O projeto estabelece a equiparação salarial entre as categorias do Rio e do Distrito Federal.
Para um dos integrantes do movimento, o ex-corregedor da Polícia Militar e atualmente lotado na diretoria-geral de pessoal, coronel Paulo Ricardo Paúl, a manifestação deve atingir seu objetivo.
– Temos muita esperança na aprovação da PEC 300. Até porque, se formos esperar o governo estadual aumentar o salário da PM, teremos de nos contentar com migalhas – disse o coronel Paúl, referindo-se ao anúncio feito pelo governador Sérgio Cabral, na última quinta-feira, de que dará um aumento salarial de 5% para os 114 mil servidores ativos, inativos e pensionistas dos bombeiros e das polícias Civil e Militar.
Nesta terça=feira, o projeto que prevê o reajuste será enviado para a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). E, deverá ocorrer nova manifestação do (MCJSF).
– Iremos à Alerj para acompanhar a votação e também para ouvir a posição dos deputados sobre o assunto. O aumento proposto, dependendo de quanto ganha o PM, equivale a um cafezinho a mais por dia. Alguém acha que isso muda ou melhora a vida?
O reajuste, se aprovado, será incluído no contracheque de outubro, referente ao salário pago em novembro.
20:53 - 27/09/2009
O GLOBO:
- Policiais Militares e Bombeiros Militares fazem manifestação na orla (leia).
- Mais fotos da Segunda Marcha Democrática 1, 2 e 3 (veja).
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

edival anchieta disse...

começaram a falar.....