terça-feira, 29 de setembro de 2009

UBIRATAN, PITTA E MÁRIO SÉRGIO: OS MISTÉRIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO.

Vocês se lembram do motivo alegado para a exoneração do Coronel de Polícia Ubiratan?
O ano foi 2008, o mês foi janeiro, o motivo alegado foi que Ubiratan não conseguiu controlar a nossa mobilização e foi exonerado logo após a nossa marcha democrática pela orla Ipanema-Leblon.
Na época escrevemos que essa não era a real motivação, inclusive realizamos uma nova marcha no mês de fevereiro no mesmo percurso, foram centenas de participantes mesmo com forte repressão nos quartéis, mas Pitta não foi exonerado.
Então, qual foi o motivo da exoneração de Ubiratan?
E qual foi a razão que levou Pitta e David a traírem os Coronéis Barbonos e outros Coronéis?
Mistérios.
Pitta foi exonerado em julho de 2009, mesmo com o governador Sérgio Cabral (PMDB) declarando na troca de cadeira que ele tinha sido um excelente comandante. Ora, ninguém substitui alguém que é excelente no desempenho de sua função, pelo menos em condições de normalidade.
Surge um novo mistério.
Mário Sérgio assume.
A nossa mobilização realiza duas marchas democráticas, no dia 30 de agosto e no dia 27de setembro de 2009, mas Mário Sérgio não é exonerado?
Isso ratifica que Ubiratan não foi exonerado em razão da marcha, tendo em vista que nem Pitta e nem Mário Sérgio foram exonerados apesar das marchas realizadas por nós.
Na época da exoneração de Ubiratan circulou um boato que um dos motivos seria o fato de Ubiratan ter se recusado a ceder mais Policiais Militares para o DETRO/RJ utilizar nas operações de repressão ao transporte alternativo.
Outro comentário foi o desgaste em razão do comando não ter aceitado realizar a licitação da terceirização das viaturas da PMERJ, que acabou realizado pela Secretária de Segurança chefiada por Beltrame e que foi ganha pelo Grupo Júlio Simões.
Recentemente, ouvimos um comentário novo a respeito da possível razão de Pitta e David terem aceitado o comando, algo que nos parece fantasioso, mas como nesse governo tudo é possível, não podemos desprezar apesar do absurdo.
Teriam ameaçado nomear Mário Sérgio como comandante geral, apesar dele ser ainda Tenente Coronel, o que teria provocado a renúncia aos compromissos firmados diante dos Coronéis por Pitta e David.
Verdade ou mentira, Pitta sempre falou que se eles não assumissem seria pior para a Polícia Militar e como a versão de que o Exército assumiria a Polícia Militar era um factóide sem sentido, não podemos ignorar essa maluquice, além da possibilidade deles terem aceito o convite para atender interesses pessoais.
Cidadão fluminense seria excelente que Beltrame explicasse o que realmente provocou a exoneração de Ubiratan e de Pitta, pois enquanto esses motivos forem ignorados por todos nós, poderemos sempre pensar que existe algo de podre no reino da segurança pública no Rio de Janeiro.
Uma gestão sem transparência é uma gestão que não merece a confiança do povo.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

2 comentários:

Xikinho da Rádio disse...

Militares, nunca mais !

Eu quero deixar bem claro, que nunca fui favorável a governo militar. Como postei anteriormente no meu blog, sou favorável a desmilitarização das polícias estaduais no Brasil. Mais isso não quer dizer que sou favorável a este atual modelo político que se encontra o nosso País.
Conforme a matéria, tenho que admitir que muita obras foram realizadas na época dos militares. Leia mais em www.muriquifm.blogspot.com

Paulo Ricardo Paúl disse...

Grato pelo comentário.
A política brasileira me faz lembrar as fraldas descartáveis.