quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ALÍ BABÁ E OS 40 LADRÕES, DIRETO DO REINO DA AVENTURA.

Essa aventura foi contada na Antiga Pérsia.
O francês Antoine Gallano traduziu esta e outras histórias no livro As Mil e uma Noites. Ela foi contada por Sheherazade para o rei Shariar. A história é a seguinte:
Ali Babá escondido em uma árvore, vê os 40 ladrões entrando em uma caverna, mas para abri-la dizem uma palavra mágica:
Abre-te sesámo. Depois que os ladrões saem , Ali entra e retira alguma moedas de ouro. Lá dentro havia um verdadeiro tesouro.
Quando chega em casa , fala para a mulher. Para contar e pesar as moedas , manda buscar uma panela na casa do irmão Cassim. Sua mulher fica curiosa e coloca azeite no fundo da panela.
Quando esta é devolvida, a cunhada de Ali percebe que tem uma moeda de ouro. Ficam com inveja, ela e o marido, e querem saber de onde veio essa riqueza.
Quando descobrem, Cassim vai até à caverna. Retira muitos tesouros. Porém quando as burras já estavam carregadas, esquece-se da palavra mágica. Os ladrões chegam e o degolam.
Ali Babá desconfia que alguém mais sabe o segredo.
Resgata o corpo do irmão, porém não sabe com colar o corpo à cabeça. Pede que a empregada de Cassim,Morgana, invente que seu amo está muito doente. Vai todos os dias à farmácia.
Ela então convence um velho sapateiro para que o mesmo costure a cabeça no corpo.
Este deveria ir com os olhos vendados.
O corpo é finalmente enterrado. Ali Babá casa-se com a cunhada(Fairuz). Tiveram um filho ( Nuredim) que passa a cuidar do armazém de seu tio.
Entre os bandidos há uma grande curiosidade em saber o mistério do desaparecimento do corpo.
Um é escolhido para ir à cidade fazer a investigação.
O sapateiro diz que sabe onde é a casa. O ladrão marca com giz o local, o armazém de Cassim. Morgana desconfia e marca várias casas com giz, confundindo-os.
Todos os ladrões são mortos com azeite quente, só escapa o chefe, Hussein. Este monta um armazém na cidade e se torna amigo do filho de Ali.
Um dia é convidado para ir à casa do pai do garoto , Ali Babá. A empregada desconfia e dança para o chefe do bando e mata-o. Morgana casa-se com o filho de Ali Babá e herda toda a fortuna da caverna.
Alí Babá e os 40 ladrões, uma aventura repleta de ganância, amor pelo dinheiro e de traições.
Ela pertence ao mundo do imaginário, porém sempre podemos aprender algumas lições.
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Um comentário:

Unknown disse...

Essa foi muito boa. Sabe aonde fica essa caverna? Eu sei. kkkkkk