quarta-feira, 23 de setembro de 2009

BELTRAME AINDA CONTINUA SECRETÁRIO DE SEGURANÇA.

O GLOBO
POLICIAIS (CIVIS) SÃO ACUSADOS DE ...
A manchete do jornal O Globo não adjetivou os Policiais, no caso Policiais Civis.
Preliminarmnete, não devemos esquecer que estamos diante de uma investigação e não de uma condenação. É fundamental destacar essa diferença tendo em vista que no Rio de Janeiro, infelizmente, os Policiais perderam o direito constitucional da pressunção da inocência e essa perda tem várias razões.
A primeira razão é o constante envolvimento de Policiais com desvios de conduta, algo que alcança uma dimensão tão grande que logo colocará em dúvida se precisamos ou não dessas Polícias. É raro encontrar um cidadão fluminense que não tenha sido vítima ou que não conheça alguém de suas relações diretas que tenha sido vítima de uma concusão (extorsão) praticada por um Policial.
Isso é uma tragédia considerando que a Polícia deve servir e proteger o cidadão, essas são as missões precípuas das Polícias Federal, Civil e Militar.
O Policial corrupto tem o mesmo significado do que um médico que matasse ao invés de curar.
Uma outra razão é o descompromisso das chefias e dos comandos com a preservação dos Policiais, individualmente, assim como das Instituições Policiais. Não falo do corporativismo protecionista diante das acusações, mas sim da responsabilização da exposição gratuita e ilegal do Policial e da Polícia, através de manchetes fantasiosas da mídia.
Isso não pode ficar no zero a zero.
Noticiam o que querem e como querem e depois ninguém é responsabilizado.
Volto no tempo para exemplificar citando o caso da Operação Duas Caras realizada pela 59a DP - Duque de Caxias. Em virtude da investigação ter sido transformada em um acontecimento midiático, os Policiais foram expostos à execração pública, inclusive com a publicação de suas fotos nos jornais, afetando inclusive seus familiares.
Os Policiais foram absolvidos e agora?
O que a Instituição Policial irá fazer para cobrar responsabilidades?
Nada, caberá aos ofendidos buscarem os seus direitos na justiça, a Polícia Militar se calará, não quer brigar com a mídia, não quer esse desgaste, não quer correr esse risco, afinal a mídia é poderosa.
Aliás, qual foi o resultado final da investigação sobre o vazamento das fotos dos Policiais Militares para as Organizações Globo? Alguém sabe o resultado? Alguém foi responsabilizado? Creio que não.
E a razão mais forte para a perda da pressunção de inocência: a falta de cidadania dos Policiais.
Impressiona a todos a quase completa falta de cidadania dos Policiais, que parecem aceitar placidamente a qualificação de cidadãos de segunda classe, que só possuem direitos e que não podem exercer os seus direitos constitucionais.
Dar entrada em um simples requerimento solicitando receber o benefício do RioCard, que outros Policiais recebem há mais de um ano, parece o cometimento de crime.
Nós, Policiais, nos fragilizamos.
Nós somos a materialização do elefante preso por um fino barbante.
Um barbante muito fino.
Enquanto isso nos humilham e zombam de nós atirando migalhas...
JUNTOS SOMOS FORTES!
PAULO RICARDO PAÚL
CORONEL DE POLÍCIA
Ex-CORREGEDOR INTERNO

Nenhum comentário: